topo

Postado em 18 de Dezembro de 2020 às 14h33

MENSAGEIRO SEGURO 1083

Institucional (165)
Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Mensageiro Seguro Número 1.083 – Ano XIV – 18/12/2020 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda....

Mensageiro Seguro
Número 1.083 – Ano XIV – 18/12/2020
Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini


Leia nesta edição do Mensageiro Seguro


1. 2021: Tendências tecnológicas que devem impactar o mundo
2. Emissão de NF eletrônica é obrigatória desde junho para produtores rurais
3. Os impactos da identificação digital
4. Saúde: Qualidade de vida começa com uma boa noite de sono
5. Orientação segura: Como lidar com a rejeição?
6. Ação Positiva


1. 2021: Tendências tecnológicas que devem impactar o mundo


Devido a pandemia causada pela Covid-19 em 2020, organizações de todo mundo se viram obrigadas a enfrentar a aceleração da transformação digital. A necessidade de adaptações fez as empresas mudarem de postura em relação aos investimentos em tecnologia.

De acordo com a pesquisa global “Digital Readiness and COVID-19: Assessing the impact”, realizada pela Tata Consultancy Services, as organizações entrevistadas registraram que, dentre as alterações nos gastos com tecnologia, os maiores aumentos foram em: tecnologias colaborativas, cibersegurança, tecnologias nativas da cloud e analytics avançado.

Em poucos meses, os impactos dessa mudança já são perceptíveis. Em conformidade com o estudo global CEO Outlook 2020, efetuado pela KPMG, empresa de prestação de serviços profissionais, 67% dos executivos entrevistados informaram que o progresso da digitalização de operações posicionou os negócios a meses e até a anos à frente do esperado.

Neste contexto, no qual a tecnologia se faz cada vez mais presente e indispensável, os líderes de tecnologia da BRLink - empresa líder em gerenciamento de nuvem na AWS, destacam 6 tendências tecnológicas que iminentemente acometerão o mundo em 2021.
Cibersegurança - Apesar dos benefícios, a aceleração da transformação digital aumentou a vulnerabilidade das organizações na rede. Em conformidade com dados disponibilizados pela Fortinet, de janeiro a setembro, a América Latina e o Caribe sofreram 20 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos. Dessas investidas, 3,4 bilhões foram somente no Brasil. Assim, a tendência é que a demanda de cibersegurança aumente nos próximos meses.

Realidade Virtual e Realidade Aumentada - Muito utilizadas em jogos, essas tecnologias chamam a atenção por agregar qualidade e inovação em setores como educação, entretenimento e até mesmo no marketing. Também utilizadas para treinamentos, essas tecnologias têm favorecido a flexibilização do trabalho. Deste modo, é natural que em 2021 a realidade virtual e a realidade aumentada conquistem cada vez mais visibilidade e oportunidade de serventia.

Crescimento dos Serviços em Cloud - Devido ao fato de possibilitar o home office e potencializar o conceito de anywhere office, sistemas que foram adotados e normalizados pela maioria das empresas em 2020, a migração de cargas de trabalho para nuvem tornou-se fundamental para a sobrevivência dos negócios. De acordo com as informações levantadas pela Forrester Research, em 2021, além de acelerar a migração para a cloud, 30% das organizações irão expandir esta transferência de dados, proporcionando ao mercado mundial de infraestrutura de nuvem pública, um desenvolvimento de 35%.

Internet das Coisas (IoT) - [1]Recentemente, a pesquisa “The IEEE 2020 Global Survey of CIOs and CTOs”, realizada pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers, revelou que 14% dos executivos entrevistados afirmaram que a Internet das Coisas será a tecnologia mais importante de 2021. Com a ascensão do 5G e os privilégios de latência e capacidade desta rede, a IoT será realidade em inúmeras partes do mundo, viabilizando a conexão de diversos dispositivos e objetos de um local com a internet. Dentre muitas alternativas de intervenção no desempenho de sistemas e processos, essa tecnologia será capaz de impactar positivamente o funcionamento de sociedades do planeta.

Engenharia de Inteligência Artificial - Cada vez mais utilizada pelas empresas para modernizar as ações de negócios e aperfeiçoar as experiências dos clientes, a presença da Inteligência Artificial tem se tornado indispensável no mercado. Em conformidade com o relatório “Top Strategic Technology Trends for 2021”, realizado pela Gartner, sem a engenharia de Inteligência Artificial, a maioria das organizações não conseguirá dar continuidade aos projetos de IA além dos testes de conceito e protótipos para produção em escala real. Espera-se que as empresas invistam na engenharia de IA para que esta seja uma das mais disruptivas tecnologias nos próximos dez anos.

Data & Analytics - Recentemente, durante o Gartner IT Symposium, a empresa apresentou a lista “Top 10 Strategic Technology Trends in Data and Analytics” que indicou que nos próximos anos, os dados e o analytics vão colidir, aumentando a interação entre dados e funções analíticas. Deste modo, é recomendável que além da adesão de ferramentas, as empresas façam uso de ecossistemas de Data & Analytics licenciados capazes de gerar stacks conexos. Fonte: Segs

2. Emissão de NF eletrônica é obrigatória desde junho para produtores rurais

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) surgiu com o objetivo de substituir as notas fiscais físicas, como os antigos talonários de notas fiscais modelo 1, as Notas Fiscais Avulsas (NFA) e também as notas fiscais de produtor rural modelo 4. Os blocos das notas fiscais (talão) para produtores rurais não deverão mais ser utilizados.

Para os produtores rurais, a exigência da NF-e substitui o talão de Nota Fiscal Produtor Rural Modelo 4. A Nota Fiscal Eletrônica para os produtores rurais foi regulamentada em outubro de 2018, por meio da Nota Técnica 2018.001. Desde então os produtores rurais inscritos na Secretaria da Fazenda estão autorizados a emitir as notas. Deixando, assim, de ser exclusividade das empresas, podendo ser emitida também por produtores rurais por meio do CPF e do número da inscrição estadual. Tornando o serviço mais barato e prático para o produtor implantar um programa para emissão.

Dessa forma, desde o dia 1° de junho de 2020, tais contribuintes não podem mais utilizar os blocos de notas fiscais do produtor, modelo 4, nem a nota fiscal avulsa em papel. Por meio da regulamentação, os produtores rurais poderão utilizar de sistemas próprios para emissão das NF-e. Para possibilitar sua emissão é necessário que o contribuinte providencie um programa emissor próprio de nota fiscal e adquira o certificado digital.

O certificado é uma tecnologia utilizada para criptografia de dados e emissão de documentos fiscais eletrônicos, garantindo a integridade, segurança e confidencialidade das informações. A nota fiscal é um documento obrigatório para a circulação de mercadorias e serviços, quando não encontrado pela fiscalização sujeita os infratores a multa, apreensão da mercadoria, dentre outras sanções.

É permitida a impressão de Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e) nas operações de circulação de mercadoria ou bem promovida por unidade familiar de produção rural ou por associações de produtores da agricultura familiar organizadas em pessoas jurídicas, desde que participem do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ou do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) ou do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre (PDSA II), conforme Portaria nº 205, de 17 de agosto de 2020. A taxa de expediente é no valor de R$14,28.

Ao aderir ao sistema de notas fiscais, o produtor também estará beneficiando toda a sociedade. A substituição da nota tradicional pela versão digital é um processo da necessidade de modernização e informatização sendo ecologicamente correto, já que minimiza o uso de papel e os impactos causados à natureza. Ainda evita o acúmulo em grandes espaços físicos e torna mais fácil a busca por um documento específico incorporado ao dia a dia da instituição. Além disso, a mudança previne casos de sonegação de impostos, proporciona maior controle sobre as operações rurais e contribui para a geração de novos empregos e investimentos. Fonte: AARB

3. Os impactos da identificação digital

Como ter uma presença digital nos dias de hoje? Essa foi a pergunta que norteou as estratégias do webinar Dinamo “Novas Formas de Identificação Digital e os Impactos no Mercado Contábil e Jurídico”, dia 26 de novembro, e contou com representantes da área contábil, entre eles o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas – Fenacon, Sérgio Approbato Machado Júnior; e Marcio Massao Shimomoto, presidente do Instituto Fenacon.

Na ocasião foi exposto que, em um mundo cada vez mais conectado via internet, é inverossímil desassociar o crédito que a tecnologia possui em todos os tópicos da vida humana, principalmente no universo empresarial. E, entre os documentos digitais, a assinatura digital é mais que uma obrigação para os negócios, afinal estabelecida a partir da combinação de um certificado digital com uma chave privada criptografada, assinar eletronicamente um documento é nada mais, nada menos do que uma forma legal, transparente e segura para subscrever documentos e firmar acordos, de qualquer lugar, em qualquer momento.

Marcos Zanini, diretor fundador da Dimano, lembrou que não existem fraudes na história da ICP Brasil. Tudo porque, além de divulgar e garantir métodos seguros de gerenciamento de chaves, a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil tem um rito minucioso e eficaz de identificação do requerente, atrelando a chave privada ao titular da mesma.

LGPD - Outro aspecto muito comentado no encontro é que, com a Lei Geral de Proteção de Dados, as empresas que deixarem de cumprir os métodos de seguridade das informações podem ter muita dor de cabeça com multas, bloqueios e até o impedimento de suas atividades.

Segundo Sérgio Approbato, neste sentido, “uma das formas mais seguras de validar documentos é por meio da assinatura eletrônica, atendendo aos preceitos da LGPD, pois ela, através de alta tecnologia, certifica as descrições pessoais dos seus usuários, utilizando-se de ferramentas de inteligência artificial e da conferência humana para impedir a violação de prerrogativas.

Por fim, na visão do presidente da Fenacon, assim como dos advogados, os contadores são fundamentais no que diz respeito à guarda das informações: “Então, sabendo que o contador processa dados pessoais diariamente, nós estamos trabalhando com muito critério para o cumprimento da LGPD. Uma vez que todo negócio, independentemente do porte, terá de seguir uma política de proteção dos dados, as pessoas precisarão de treinamento para entender esses procedimentos. E nós estamos investindo nisso, através de cursos, treinamentos e lives”, garantiu o líder sindical.

O certificado digital ICP-Brasil permite a identificação de autoria de transações feitas em meios eletrônicos. Assim, transações bancárias, envio de declarações, assinaturas de contratos e notas fiscais e login em ambientes virtuais podem ser feitas pela internet com total segurança.
Fonte: Portal Dedução

4. Saúde: Qualidade de vida começa com uma boa noite de sono

“Uma noite mal dormida pode comprometer o desempenho das atividades diárias, pois é responsável por causar dificuldade de concentração, alterações da memória e do humor, entre outros sintomas”, afirma a médica neurologista Ester London, especialista em sono do Hospital VITA.

Durante o repouso o organismo volta à condição na qual iniciou o dia, é nesse período que acontece o relaxamento muscular, redução da pressão arterial, dos batimentos cardíacos e da produção de urina. É também o momento de consolidação da memória e do controle da temperatura corporal. Além disso, diversos hormônios são influenciados pelo sono, como a insulina, que controla a glicose no sangue, a leptina, responsável pela saciedade, a grelina, responsável por estimular o apetite, e a somatotrofina, que age no crescimento.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que cerca de 40% da população apresenta algum tipo de distúrbio do sono, como insônia, terror noturno, apneia e sonambulismo. Mudar alguns hábitos já é um bom caminho para melhorar a qualidade do sono. - Procure deitar e levantar no mesmo horário todos os dias; - Desligue os eletrônicos (celular, tablet, computador) pelo menos 1 hora antes da hora de dormir; - Leia um livro e/ou escute uma música suave para relaxar; - À noite, prefira refeições leves; - A temperatura do quarto deve ser suave também (no máximo, 22 º C); - Vista um pijama confortável; - Evite atividades físicas perto da hora de dormir, prefira os alongamentos e relaxamentos; - Evite ingerir bebida alcoólica ou com cafeína à noite;

O sono é induzido pelo relaxamento e a falta de luz, então relaxe e deixe o quarto escuro para seu cérebro liberar a melatonina. Se acordar durante a noite e não voltar a conciliar no sono, pegue um livro para ler, isso ajuda. Fonte: Segs

5. Orientação segura: Como lidar com a rejeição?

Encarar um “não”, um “fora” ou algo assim não é tarefa fácil. Ainda mais para pessoas que se perdem no comportamento e opinião alheia, se preocupando muito com o que “os outros” vão pensar. Quem vive assim, fica à mercê das ideias e pensamentos externos, ficando limitado e incapaz de pensar por si mesmo, avaliar e tomar uma decisão com segurança, confiança e acreditando em si.

É claro que as avaliações de outras pessoas podem servir como ótimos feedbacks e ajudar na estratégia de escolha, mas não podemos jamais nos misturar no outro, nossa base deve sempre estar em nós. Se dermos a outra pessoa o poder, a energia e a condição de escolher o que é melhor para nós, finalizamos, então, nossa liberdade, ação e bem-estar. Toda e qualquer condição de escolha e autonomia deve ser vinculada em nós mesmos para seguirmos em frente.

Quem não confia em si mesmo, na sua capacidade de análise, vive sem saber o que deve fazer, como agir, se portar, pensar e fica sem autonomia, apresenta dificuldade de escolha, baixa auto estima, submissão e perde a liberdade de ação.

Quem está atento excessivamente ao que “os outros” vão dizer, acaba, por abrir mão de seus próprios sonhos, desejos e vontades. A preocupação exacerbada e o medo de ser rejeitado pode fazer com que pessoas assim tenham um comportamento inseguro em relação às pessoas a sua volta. Quando o outro se torna mais interessante do que nós mesmos, pensamos de forma equivocada sobre nós, gerando grande desconforto e nos privando da nossa liberdade de expressão. Quando isso acontece é preciso rever o que está havendo, é motivo para refletir e mudar com urgência.

É bom ser uma pessoa querida pelos outros. Mas ao querer agradar todos para nunca ser rejeitado ou não ser correspondido nos seus intuitos é algo irreal, negativo e poderá lhe fazer mal. Estar pronto para pagar o preço das ações e com isso enfrentar as pessoas que podem ser contra ou mesmo não entender a necessidade desses desejos, se faz necessário. Saber lidar com a realidade, com o ser aceito ou não faz parte do processo de crescimento pessoal.

É importante conversar, expor os sentimentos e vontades e nem sempre compreendido e aceito. O diálogo nem sempre é fácil, porém é libertador. Saber ser assertivo, falar o que pensa e deseja sem ser agressivo, sem precisar ser irônico, infantil, ou negativo é uma conquista. Conseguir dialogar sobre o desejo sem precisar se impor de forma violenta é libertador, é maduro e adulto. Quem sabe dizer não quando é preciso, sem se rasgar pela ilusão de aceitação e manter-se inteiro é capaz de seguir a vida com tranquilidade de segurança, pois respeita a si e os outros.

Para facilitar a conquista da individualização, no bom sentido, é importante o diálogo claro e aberto com as pessoas à sua volta. Normalmente, o medo da rejeição, da punição e castigo são os mais fortes e que bloqueiam a tomada de decisão. Isso tudo leva à culpa, insatisfação, baixa autoestima, incapacidade de cuidar de si e insegurança.

Para desenvolver confiança, autonomia, liberdade, atitudes livres de expressão, devemos experimentar a liberdade de pensamento e ação. É preciso não se importar de forma rigorosa com que as pessoas vão achar ou opinar sobre a sua vida. Você pode desenvolver o autoconhecimento para o amadurecimento pessoal. Fonte: Adriana de Araújo é Psicóloga, Coach e palestrante

6. Ação Positiva

“Desista de estar certo. Em vez disso, irradie paz, harmonia, amor e riso do seu coração” Deepak Chopra, escritor


Certa Seguros
Av.Getulio Vargas 1403N Sala 201
Ed. Don Ricardo
Centro, Chapecó/SC
certa@certacorretoradeseguros.com.br
(49)3321-1100??

Veja também

Mensageiro Seguro 96329/08/18 O liderado é reflexo do seu líder O tema liderança está presente em todas as organizações e desde os primórdios, ao longo da história humana, vários líderes surgiram: alguns revolucionários ou condutores e outros devastadores. Ser líder é a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor......
Mensageiro Seguro 100310/06/19 Brasileiros contratam mais seguros para proteção de pessoas O valor das contratações de seguros para proteção pessoal cresceu 12,8% no primeiro trimestre de 2019, totalizando R$ 9,97 bilhões, montante que......
MENSAGEIRO SEGURO 114311/02/22 Mensageiro Seguro Número 1.143 – Ano XIV – 11/02/2022 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro......

Voltar para Blog

Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.