topo

Postado em 07 de Janeiro de 2022 às 14h43

MENSAGEIRO SEGURO 1138

Institucional (165)
Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Mensageiro Seguro Número 1.138 – Ano XIV – 07/01/2022 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros...

Mensageiro Seguro
Número 1.138 – Ano XIV – 07/01/2022
Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda.
Edição: Samara Braghini


Leia nesta edição do Mensageiro Seguro


1. A arte da imperfeição
2. Retrospectiva 2021: resultados e desafios
3. Sancionada lei que exige seguro para entregadores
4. É ilegal a exigência da entrega de certificado digital em operações de empréstimo
5. Saúde: Emagrecer nas férias é possível
6. Orientação segura: 5 dicas para que você seja ultra-produtivo em 2022
7. Ação Positiva


A arte da imperfeição

A pesquisadora e professora Brené Brown desconstrói o ideal de perfeição ao propor um conjunto de diretrizes para conquistar uma vida plena, com compaixão, autenticidade, liberdade e resiliência.

No livro “A arte da imperfeição”, Brown propõe práticas cotidianas para ressignificar a vida, que traduz a busca por uma vida plena.

Cultive a autenticidade: liberte-se do que os outros pensam. Autenticidade diz respeito às escolhas que fizemos todos os dias. “É nos mostrarmos e sermos reais. É optar por sermos francos. É optar por deixarmos que nosso eu verdadeiro seja visto”, realça. Seguir pelo caminho da autenticidade é uma grande empreitada, ainda mais vivendo numa cultura que dita tudo e nos enquadra. A autenticidade “exige que vivamos e amemos plenamente, mesmo quando é difícil, mesmo quando lutamos com a vergonha e o medo de não sermos bons o bastante”.

Cultive a autocompaixão: liberte-se do perfeccionismo: Brown aponta a armadilha do perfeccionismo, cujo berço é a vergonha. Perfeccionismo não é o mesmo que empenho em fazer o melhor, tampouco se compara ao saudável aperfeiçoamento pessoal. A questão é outra. Brown fala daquele perfeccionismo que nos afasta do sucesso. “Perfeccionismo é um sistema de crenças autodestrutivo e viciante, que alimenta este pensamento primário: se eu parecer perfeito(a), levar uma vida perfeita e fizer tudo à perfeição, poderei evitar ou minimizar os sentimentos dolorosos de vergonha, crítica e culpa”, ressalta.

Cultive um espírito resiliente: liberte-se do entorpecimento e da impotência. A capacidade de superar adversidade é marca recorrente em muitas pessoas que cultivam uma vida plena, apesar das pedras no caminho. É essa capacidade, uma força criativa e constante. Nesse sentido, a espiritualidade – não necessariamente a religiosidade – é um componente fundamental da resiliência: “Os sentimentos de desesperança, medo, culpa, dor, desconforto, vulnerabilidade e desconexão sabotam a resiliência. A única experiência que parece ampla e poderosa o bastante para combater uma lista dessas é a crença de que estamos todos no mesmo barco e de que algo maior do que nós tem a capacidade de introduzir amor e compaixão em nossas vidas”.

Cultive a gratidão e a alegria: liberte-se da escassez e do medo. O amor e a sensação de pertencimento caminham lado a lado. Essa conexão também pode ser verificada entre a gratidão e a alegria. Em suas pesquisas, Brown confirmou que pessoas que se descreveram como alegres praticavam ativamente a gratidão e atribuíam sua alegria à prática de gratidão. Muitas vezes, o medo impede que a alegria e a gratidão sejam experimentadas em sua potência máxima. Enquanto não conseguirmos tolerar a vulnerabilidade e transformá-la em gratidão, frequentemente os sentimentos intensos de amor trarão o medo da perda”.

Cultive a intuição e a fé confiante: liberte-se da necessidade da certeza: Brown chama a atenção para a necessidade de certeza, que silencia nossa voz intuitiva. O resultado é que “em vez de respeitarmos uma forte intuição, ficamos temerosos e procuramos confirmação nos outros”. E assim, por não confiarmos no nosso conhecimento, vamos colecionando opiniões alheias e ficamos mais inseguros. Isso acontece porque queremos garantias e alguém com quem possamos dividir a culpa se as coisas não derem certo. Para Brown, a intuição nem sempre é acessar as respostas que vêm de dentro. Ela propõe a seguinte definição: “intuição não é um modo único de conhecer – é nossa capacidade de manter aberto o espaço da incerteza e nossa disposição de confiar nas muitas maneiras de desenvolvermos a sabedoria e a percepção, que incluem o instinto, a experiência, a fé e a razão”.

Cultive a criatividade: liberte-se das comparações. Muitas vezes, nosso ímpeto criativo é sufocado pela competição, pela conformidade e pelo sentimento de adequação. Na urgência de seguir um modelo de sucesso, abandonamos nosso tesouro criativo. “A imposição de comparar torna-se um paradoxo opressivo: ‘Enquadre-se e destaque-se!’ Não é para cultivar a autoaceitação, o pertencimento e a autenticidade. É para ser igual a todo mundo, mas melhor”, alerta Brown. A comparação é o ladrão da felicidade.

Cultive a brincadeira e o descanso: liberte-se da crença de que exaustão é símbolo de status e produtividade é sinônimo de valor pessoal. Vivemos a romantização do sacrifício, ligado à ideia de que a exaustão é sinônimo de eficiência. Os enganos são muitos. “Usamos nossas horas de folga em uma busca desesperada de alegria e sentido para a vida. Achamos que as realizações nos trarão alegria e propósito, mas a busca incessante delas é justamente o que nos mantém tão cansados e com medo de diminuir o ritmo. Se quisermos levar uma vida plena, teremos que pôr em prática a intenção de cultivar o sono e o lazer, além de nos libertar da noção de que exaustão é símbolo de status e produtividade é sinônimo de valor pessoal”, defende Brown. Fonte: Editora Sextante


Retrospectiva 2021: resultados e desafios

2021 foi um ano de grandes desafios e grandes avanços, sempre com resultados positivos para o ITI e a ICP-Brasil. A partir da emissão de Certificado Digital por videoconferência, norma aprovada pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil em janeiro e regulamentada por instrução normativa em fevereiro, o número de certificados digitais emitidos, que já vinha crescendo, bateu recordes.

São agora 17 meses consecutivos de crescimento, com destaque para os meses de junho, que registrou 686 mil novos certificados e agosto, que obteve o maior recorde já registrado em toda a história da ICP-Brasil, 704 mil novas emissões.

O serviço “Meu Certificado”, lançado pelo Instituto em junho e recentemente atualizado para uma versão que oferece mais recursos, permite consultar certificados digitais emitidos pela ICP-Brasil, com detalhamento de data de emissão, entidade emissora e data de validade.

O Comitê Gestor da ICP-Brasil se reuniu três vezes durante 2021. Entre as pautas deliberadas, destaque para a aprovação do DOC-ICP-05 - Requisitos Mínimos para as Declarações de Práticas de Certificação das Autoridades Certificadoras da ICP, que viabilizou a Regulamentação da emissão primária de certificado digital das pessoas físicas através de videoconferência.

O ITI manteve o diálogo transparente e permanente com o mercado e os entes do governo, para ouvir e debater estratégias de aperfeiçoamento da Certificação Digital no país, além de mais de seis reuniões e participações em dez debates sobre Certificado Digital.

Também em 2021, realizou, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid), edição totalmente virtual do CertForum. Nos 20 painéis, com cerca de 40 palestrantes nacionais e internacionais foram debatidos importantes temas, com destaque para os que abordaram serviços essenciais para os cidadãos, como o painel “Unindo Forças por uma Identidade Segura”, que tratou o projeto do Governo Federal sobre a Identidade Civil Única, e o painel “Proteção de dados pessoais no âmbito da ICP-Brasil: desafios, aprendizados e oportunidades”, que discutiu a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

As parcerias entre o ITI, o Governo Federal e o setor privado, resultaram também no aperfeiçoamento do Validador de Assinaturas Digitais, uma iniciativa do ITI, realizada com o apoio técnico do Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Federal de Odontologia (CFO), Conselho Federal de Farmácia (CFF), da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e o Laboratório de Segurança em Computação (Labsec), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O validador permitiu, por meio de portal gratuito, validar assinaturas eletrônicas em prescrições médicas eletrônicas, atestados, solicitações de exames e relatórios quanto à sua autoria, se assinadas por um médico ou cirurgião-dentista habilitado e se dispensadas por um farmacêutico.

Outro destaque em 2021 foi o lançamento do Certificado Digital CFM que possibilitou a captura da biometria no CRM e a confirmação por meio de um Prestador de Serviço Biométrico (PSBio), para que seja realizada a validação.Com isso, o médico consegue emitir seu certificado digital, ganhando tempo e reduzindo custos com deslocamento e atendimentos. Todas essas ações mostram a importância e relevância da assinatura digital qualificada para documentos de saúde, por exemplo.

Fechamos o ano de 2021 com a certeza de ter cumprido a missão institucional do ITI, mas também empolgados para os desafios que nos esperam em 2022. Continuaremos nos empenhando para garantir a massificação do uso do Certificado Digital e de fomentar todos os benefícios que ele pode proporcionar aos cidadãos. Fonte: AARB

Sancionada leite que exige seguro para entregadores

Apólices não deverão ter franquia e devem cobrir acidentes pessoais, invalidez permanente ou temporária e morte

Foi sancionado no dia 05 de janeiro projeto de lei que obriga empresas de aplicativos a contratar para seus entregadores seguro para acidentes durante o período de trabalho. As apólices não deverão ter franquia e devem cobrir acidentes pessoais, invalidez permanente ou temporária e morte, segundo o texto divulgado pela Secretaria-Geral da Presidência da República.

Além disso, as empresas devem assegurar aos entregadores que forem afastados por infecção pelo novo coronavírus assistência financeira por 15 dias, prorrogáveis por mais dois períodos de 15 dias, mediante apresentação de laudo médico.

O presidente Jair Bolsonaro vetou o trecho que mandava as empresas fornecerem alimentação aos entregadores por meio dos programas de alimentação do trabalhador (PAT), alegando que a medida acarretaria renúncia de receita sem medidas compensatórias. Fonte: Segs


É ilegal a exigência da entrega de certificado digital
em operações de empréstimo

A Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB) alerta à sociedade brasileira acerca da prática ilegal de se exigir a entrega de certificado digital ICP-Brasil e a sua respectiva senha como condição para a obtenção de empréstimos financeiros.

Chegaram ao nosso conhecimento relatos de que empresas que atuam na cadeia de emissão de certificados digitais vêm sendo abordadas por pessoas que desejam emitir certificado digital com a finalidade de obter crédito em financeiras e similares. Segundo relatos de empresários do setor, clientes afirmam que vem sendo exigida a entrega do certificado digital com a sua respectiva senha à financeira para que, então, o crédito seja liberado.

Além de ilegal, tal prática é extremamente lesiva, haja vista que o certificado digital ICP-Brasil é um documento que produz assinatura eletrônica com o mesmo valor probante daquelas em papel e reconhecidas em cartório – e, por esse motivo, o certificado digital é de uso pessoal e intransferível.

Quem entrega o seu certificado digital com a respectiva senha a terceiros fica exposto ao risco, por exemplo, de ter empresas abertas em seu nome ou, pior, ser envolvido na prática de ilícitos e fraudes. Além disso, a pessoa que estiver em posse deste certificado digital poderá acessar informações sensíveis, como as de caráter fiscal e previdenciário.

Diante desse cenário, a AARB espera que esse breve alerta seja divulgado ao máximo e que os clientes que compareçam às Autoridades de Registro da ICP-Brasil sejam devidamente orientados.
Fonte: AARB Notícias


Saúde: Emagrecer nas férias é possível

Diversos estudos foram feitos para responder a questão do engordar nas férias e nos finais de semana — e os resultados são interessantes. O principal ponto é que, nas férias, passamos a maior parte do tempo no estado de repouso.

Com isso o nosso gasto energético reduz assustadoramente. Segundo as pesquisas, a magnitude disso se traduz em aproximadamente 450 calorias gastas a menos por dia. Outro ponto que prejudica nossa magreza nas férias é a forma lúdica de comer para passar o tempo. Aí não tem jeito: ao ingerir mais calorias e queimar menos, a barriga tende a crescer.

Mas como lidar com isso? Seguem algumas estratégias práticas:
1) Programe-se para fazer intervalos ativos nas férias. Exemplo: caminhe a cada uma ou duas horas por dez minutos. Pode parecer pouco, mas, ao final de oito horas, serão uma hora e 20 minutos de exercício. O seu celular ou outros dispositivos medem as distâncias e os passos dados.

2) Na praia, tome sol andando. Além de pegar um bronzeado mais uniforme, seu organismo queimará mais energia.

3) Tente organizar as compras em horários que não precise de um automóvel. Aliás, use os carrinhos de compras somente quando os itens adquiridos forem mais pesados.

4) Turistas que estão conhecendo novos locais devem fazer o máximo para seus deslocamentos serem a pé ou de bicicleta. Também é bom levar consigo lanches leves, como frutas, frutas secas, etc. Com isso você eleva o gasto calórico e não volta com uma fome descontrolada.
Fonte: Saúde É Vital


Orientação segura: 5 dicas para que você seja ultra-produtivo em 2022

O novo ano renova esperanças para sonhos e metas. Porém, sem planejamento e mudanças de hábitos específicos, a tendência é que o novo ciclo repita o anterior e os sonhos continuem sendo apenas isto: sonhos. Por isso, Jennifer de Paula, diretora de marketing e gestão da MF Press Global, preparou uma lista com 5 conselhos para que 2022 seja um ano especialmente produtivo.

1 -Aprenda a dizer NÃO - “É a melhor forma de não sair do foco. Isso vale para pedidos externos e dizer não para si mesmo. Evite frases como ‘vou ver se posso’ e seja direto quando o assunto for se negar a fazer algo que não faz parte ou atrapalhe seu objetivo no momento”, pontua.

2 - Organize suas metas - Para Jennifer é essencial ter os objetivos à mão e dar o ‘start’ diário de forma organizada por ordem de prioridade. “Olhe seu plano diário no início, meio e final do dia. Assim saberá se concluiu tudo ou se o final da lista se tornará a prioridade do dia seguinte”, explica.

3- Pare de verificar seu e-mail e whatsapp - A especialista defende que se organizar também quer dizer estipular a quantidade de vezes que você dá aquela checada na caixa de entrada ou no grupo do whatsapp. “Tente definir horários para verificar as mensagens, como uma vez a cada 3 horas dependendo de sua demanda”, aconselha.

4 - Cuidado com o termo "multitarefas" - “Ter várias tarefas diárias e concluir todas com sucesso não quer dizer que tenha que fazer tudo ao mesmo tempo. Isso diminui sua produtividade, pois está pulando de tarefa em tarefa sem se concentrar em nenhuma”.

5 - Fique atento aos sinais de cansaço mental - Fazer pausas saudáveis para recuperar as energias como uma caminhada pelo escritório ou um breve alongamento pode ser fundamental para preservar a saúde mental. “Não se cobre tanto quando a necessidade do descanso chegar. Forçar a barra trará grandes chances de não ser bem-sucedido na tarefa. Descanse e seja recompensado ao se tornar ainda mais produtivo”, detalha Jennifer de Paula. Fonte: Segs


Ação Positiva

“Se você pode mudar de ideia, você pode mudar sua vida.” William James



Certa Seguros
Avenida Getulio Vargas 1403N Sala 201
Ed. Don Ricardo
Centro, Chapecó/SC
certa@certacorretoradeseguros
.com.br
(49)3321-1100






Veja também

Mensageiro Seguro 95723/08/18 Por que os “ultrajovens” ainda vão destruir o país                   Há alguns dias, a revista Época publicou uma edição que viralizou nas redes sociais. O artigo em destaque traz pontos interessantes, a partir dos quais é possível fazer algumas......
Mensageiro Seguro 103227/12/19 Ano XIV – 27/12/2019 - Edição 1.032 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro......
MENSAGEIRO SEGURO 113517/12/21 Mensageiro Seguro Número 1.135 – Ano XIV – 17/12/2021 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro......

Voltar para Blog

Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.