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Postado em 11 de Fevereiro de 2022 às 15h31

MENSAGEIRO SEGURO 1143

Institucional (165)
Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Mensageiro Seguro Número 1.143 – Ano XIV – 11/02/2022 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros...

Mensageiro Seguro
Número 1.143 – Ano XIV – 11/02/2022
Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda.
Edição: Samara Braghini

Leia nesta edição do Mensageiro Seguro

1. Como aperfeiçoar a jornada do cliente na sua empresa?
2. Economia digital é futuro próximo: entenda as mudanças que devem acontecer
3. Nova carteira de identidade digital começará a ser emitida em março
4. Saúde: Truques para comer menos
5. Orientação segura: Inteligência Emocional
6. Ação Positiva

Como aperfeiçoar a jornada do cliente na sua empresa?

Conduzir uma jornada do cliente marcante é um dos maiores desafios do mercado. Com as mudanças do comportamento do consumidor, se adequar frente às suas necessidades e anseios é primordial para atrair e reter cada vez mais usuários.

É preciso acompanhamento constante e análise minuciosa das preferências dos clientes para garantir a entrega do que valorizam – evitando ruídos que possam prejudicar sua marca frente aos concorrentes e, assim, criar uma jornada memorável.

Cada companhia possui seu público-alvo, com desejos e necessidades diferentes, conforme o nicho de atuação. Mesmo com essas peculiaridades, uma boa experiência já se mostra como fator decisivo para a decisão de compra – e, inclusive, a fidelização do consumidor com a marca. Em pesquisa conduzida pela PwC, essa relação se mostrou extremamente importante.

De acordo com o estudo, 47% das pessoas deixariam de comprar de uma empresa após uma única experiência negativa. Mas, quando a compra é conduzida de forma próxima e personalizada, a satisfação do consumidor é grande. Tanto que o Brasil lidera o ranking mundial no que atribui maior importância à experiência do usuário com as marcas.

Em outro estudo, feito pela Think With Google, 63% dos usuários esperam que as marcas tenham uma experiência consistente em todas as interações. Diante dessa demanda, não há como deixar de investir no aperfeiçoamento da jornada de compra dos consumidores. Felizmente, os avanços tecnológicos trouxeram importantes ferramentas, mecanismos e canais capazes de beneficiar essa missão – contribuindo com a satisfação dos clientes com a marca e, sua consequente fidelização.

Benefícios do omnichannel para a jornada do cliente - No desenvolvimento de uma comunicação próxima, individualizada e assertiva para a jornada do cliente, a estratégia omnichannel vem sendo aplicada por diversas companhias como forma de aperfeiçoar a jornada de seus clientes. Seu foco está em proporcionar uma multiplicidade de canais de atendimento para os usuários – e, acima de tudo, integrá-los para que o atendimento possa ser percorrido em diferentes meios, sem prejuízos de perdas de informações.

Essa união de canais traz, justamente, a experiência rica valorizada pelos clientes nesta era digital. Com ela, cada um pode escolher o meio que lhe for mais cômodo para sua jornada de compra, proporcionando um maior empoderamento frente à escolha de seu canal predileto para interagir com a marca. Dentre todos os meios mais utilizados nessa integração, o SMS se destacou dentre os mais eficazes.

De acordo com o Relatório de Estatísticas de Marketing Digital, de 2020, as campanhas que envolvem este sistema de mensageria curta apresentam 47,7% mais chances de terminarem em conversão – aliados à uma taxa de CTR média de 14,2% e um ROI médio de mais de 2700%. Como justificativa para resultados tão positivos, o SMS permite o envio de informações de maneira rápida e praticamente instantânea, possibilitando um relacionamento próximo e praticamente em tempo real. Ainda, as mensagens podem ser disparadas de forma massiva ou segmentada, com adaptação do conteúdo para cada grupo.

Além dele, o RCS (Rich Communication Service) é um novo canal de mensageria que também vem se destacando no aprimoramento da jornada do cliente. Sua tecnologia permite que as empresas se comuniquem com seus consumidores de forma mais simples e eficiente – por meio de diversos recursos que tornam a experiência mais interativa e personalizada como imagens, vídeos, áudios e gifs. Um perfil mais dinâmico, interativo, atrativo e confiável, abrindo portas para uma relação mais próxima.

Estamos presenciando um novo modo de olhar para o consumidor, focando em um cuidado em trazer uma melhor experiência. A transformação, fortemente impulsionada pela pandemia, apenas ressaltou a importância de prover a satisfação e poder de escolha em seu atendimento, com rapidez, qualidade e proximidade. O cliente omnichannel é a grande maioria do público-alvo das companhias, e deve ser cuidado de forma que possa conduzir sua jornada da maneira que lhe for mais apropriada. Por Marcos Guerra – Segs.com.br

Economia digital é futuro próximo: entenda as mudanças
que devem acontecer

Não faz muito tempo que a caderneta de poupança era — literalmente — um livrinho onde eram registrados valores poupados. Também não faz muitos anos que pagávamos quase todas as despesas maiores com cheque. De lá para cá, surgiram cartão de crédito, pagamentos por aproximação, QR Code, carteiras digitais, Pix. A digitalização, segundo especialistas, não acabou. Pelo contrário, está só começando.

A professora doutora em Finanças da USP Elaine Borges defende que o maior uso da tecnologia Blockchain (banco de dados compartilhado que registra as transações dos usuários) vai revolucionar o sistema financeiro: — Até ontem, a gente dependia de bancos para tudo. O Blockchain permite que a gente não precise mais de uma autoridade central para intermediar as nossas relações. E por que ele é tão transformador? Porque é impossível falsificar, resolve o problema das fraudes.

Elaine explica que a tecnologia permitirá que as finanças sejam descentralizadas, com a realização de transações diretas entre cidadãos. Por causa disso, sugere que os bancos terão que se reinventar.

Na mesma linha de raciocínio, Luiz Fabbrine, líder da área de finanças da consultoria Bip, acredita que as transações com criptomoedas serão predominantes em breve: — Bancos centrais de diversos países conduzem estudos para emissão de moeda digital com segurança maior, quando comparado a outras criptomoedas, com reserva de valor. As vantagens são o menor custo com emissão do papel-moeda, logística e a redução de violência social.

Daniel Peres Chor, CEO Tropix, marketplace de NFTs (token não fungível, na tradução para o português) de arte, acrescenta que essa tecnologia pode aumentar o uso de criptomoedas: — NFT é um registro, espécie de cartório virtual, em que você consegue registrar uma obra digital ou física, um ativo financeiro, um apartamento, seja lá o que for. Quando começa a ter todos os ativos do mundo registrados por NFT, ela vira meio de pagamento.

‘O 5G impacta toda a lógica de consumo’ - Depoimento: Vivian Almeida, economista e professora do Ibmec RJ. “Quando falamos em tecnologia 5G, com volume de transações de dados muito intenso, saímos da lógica da prateleira, de produtos e serviços prontos, e vamos para a lógica de plataformas exclusivas para a gente, como as de streaming. Isso pode transformar a economia, na medida que o 5G impacta toda a lógica de consumo. Ao reduzir o processo de tomada de decisão, a nossa vida é facilitada, com mais tempo disponível para enxergar outros aspectos que a correria do dia a dia não permite”.

Gasto maior com a sua persona virtual - Cada vez mais, o Metaverso (mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais) deixa de ser enxergado como algo ficcional e assume relevância sob a perspectiva econômica, opina o advogado Claudio Miranda, do escritório Chalfin, Goldberg & Vainboimé, que atua com mercado de capitais e direito bancário. Para ele, é possível considerar que o gasto de dinheiro com o virtual venha a superar o com o “mundo real”. — A compra de bens para “avatares”, assim como o desenvolvimento de produtos e serviços nesse universo, não encontra limites físicos e operacionais, seja de tempo, de espaço ou de matéria-prima, como acontece na realidade física — explica Miranda.

Esdras Eler, coordenador de tecnologias do Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação, indica que as marcas vão, simultaneamente, lançar produtos no mundo físico e virtual, para que o avatar possa consumi-los: — Recentemente, uma operadora de telefone lançou loja virtual no Metaverso para que pessoas possam adquirir produtos desse universo. O digital pode ser uma forma de validar ideias antes de lançar novos produtos no mundo físico.

Para quem se assusta com essa digitalização, o coordenador do MBA de Marketing e Negócios Digitais da FGV, André Miceli, traz um alerta: — A gente já gasta dinheiro no mundo digital para armazenar fotos e arquivos, por exemplo. Vamos continuar e intensificar essa prática. Fonte: AARB

Nova carteira de identidade digital começará a ser emitida em março

Documento único, que reunirá CPF, CNH, título de eleitor entre outros, passa por uma nova etapa de implementação.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lançou no dia 08 de fevereiro nova etapa de implementação do DNI (Documento Nacional de Identidade), a nova carteira de identidade digital. A emissão terá início em março, para servidores da Justiça Eleitoral e de outros órgãos públicos. O lançamento contou com a participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, também ministro do STF (Supremo Tribunal Federal).

O novo modelo traz dispositivos para aumentar a segurança contra a falsificação e contém mais informações, como registros do título de eleitor, numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social, certificado militar, Carteira Nacional de Habilitação, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde e números de NIS/PIS/Pasep. Também poderá ser incluído o nome social sem a necessidade de alteração no registro civil.

A partir de agosto, cidadãos de Minas Gerais terão acesso ao documento. O estado foi escolhido em decorrência do acordo de cooperação firmado no final de 2021 com previsão de emissão do DNI também pelo Instituto de Identificação do estado. Além disso, a iniciativa ajudará a reforçar os processos de coleta de dados biométricos dos cidadãos brasileiros residentes em Minas Gerais.

Ao longo do ano, cidadãos de outros estados poderão emitir o DNI, que estará disponível para toda a população a partir de fevereiro de 2023. O DNI faz parte do programa de ICN (Identificação Civil Nacional), criado pela Lei n° 13.444/2017 visando a implantação de um sistema nacional de identificação do cidadão de forma integrada em todo o país. O documento digital será gerado por meio de aplicativo gratuito disponível para smartphones e tablets nas plataformas Android e iOS e utilizará tecnologias do TSE e do Serpro.

Apenas as pessoas que tiveram as impressões digitais inseridas na Base de Dados da Identificação Civil Nacional (BDICN) poderão emitir o DNI, ou seja, somente quem já fez o cadastramento biométrico (coleta de foto e das impressões digitais) na Justiça Eleitoral ou em institutos de identificação parceiros. Esse procedimento tem como objetivo reforçar a segurança, a confiabilidade e a higidez da identificação.

Após instalar o aplicativo do DNI, o cidadão deverá preencher um pré-cadastro informando: CPF; nome; filiação; data de nascimento; endereço de e-mail; número do telefone e senha de sua escolha. O cadastro também permitirá a declaração múltipla de filiação, inclusão de nome social e declaração de gênero não binário. Depois, é só finalizar a solicitação em um ponto de atendimento, físico ou virtual, disponível.

A partir da validação do DNI com os dados biométricos na base da ICN, as pessoas terão acesso facilitado a outros serviços públicos, como a realização digital da prova de vida para o INSS, além de auxiliar na identificação do cidadão para a concessão de benefícios e adesão a programas federais. Também facilitará o acesso a serviços privados, como a abertura de contas e a concessão de créditos, o embarque em portos e aeroportos, entre outros.

Responsável por um dos maiores bancos de dados biométricos das Américas, com mais de 120 milhões de cidadãs e cidadãos cadastrados em arquivo eletrônico – com foto, assinatura e impressões digitais – o TSE também irá gerir o BDICN e emitir a Identidade Digital, ou irá certificar outros órgãos para a expedição do documento, a fim de facilitar o acesso pela população.

Devido ao uso de dados biométricos, que são únicos para cada indivíduo, o documento digital oferecerá mais segurança e ajudará a coibir fraudes mediante a conferência de dados com a base de dados da Justiça Eleitoral.

Uma das funcionalidades do DNI é a conferência por meio da leitura digital do QR Code, o que aumenta a verificabilidade do documento, dificultando que uma pessoa possa se passar por outra no momento de se identificar. Essa leitura será feita com o próprio app ou com o VIO, que, assim como o DNI, é desenvolvido com tecnologia Serpro, e permite a verificação da autenticidade, confiabilidade e integridade dos documentos. Fonte: AARB

Saúde: Truques para comer menos

Com simples ações diárias é possível diminuir a quantidade de alimentos ingerida em cada refeição. Conheça truques supersimples para transformar sua relação com o que consome.

- Coma devagar e mastigue bem. Quando mastigamos adequadamente, damos tempo para o centro de saciedade do cérebro entender que estamos alimentados.

- Ao fazer o seu prato, coloque inicialmente as saladas de folhas cruas, em seguida os legumes e verduras e, por fim, arroz, feijão e carne. Os vegetais são os alimentos que mais promovem saciedade e devem ser consumidos em maior quantidade.

- Nas refeições e na despensa de casa, evite alimentos ricos em carboidratos simples, como doces, bolos, pães e massas, digeridos com maior rapidez. Eles fazem com que a fome volte logo.

- Procure não comer enquanto assiste TV ou manuseia celulares e tablets. É importante se concentrar e saborear o que está sendo consumindo, o que lhe trará saciedade.

- Aumente a quantidade de fibras e alimentos proteicos (aveia, pão integral, brócolis e amêndoas, entre outras) no cardápio diário. Eles aumentam nossa saciedade e, com isso, comemos menos e demoramos mais para sentir fome.

- Consuma ao menos 2 litros de água por dia – pois, muitas vezes, ao sentirmos sede, nosso organismo pode interpretar o sinal como vontade de comer. «Além disso, evite ingerir líquidos no almoço e no jantar”, destaca a coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina.
Fonte: Disney Babble

Orientação segura: Inteligência emocional

Nossa qualidade de vida é altamente dependente das nossas emoções. Mais até que nossa capacidade financeira. Uma pessoa financeiramente limitada mas repleta de emoções positivas como alegria, paz e autoconfiança vive melhor que uma pessoa com dinheiro sobrando mas que vive em meio a emoções negativas como tristeza, stress, raiva e medo.

Afinal, nossa felicidade e bem-estar é determinada pelo que sentimos. Pelo nível de satisfação e felicidade que alcançamos. Por isso, aprender a ter controle das nossas emoções é chave para uma maior qualidade de vida. Ajuda a nos sentirmos melhor. Vivermos melhor com nós mesmos e nos relacionarmos melhor com os outros.

E isso tem nome. Chama-se inteligência emocional. Esse é um termo que popularizado por Daniel Goleman, em seu livro sobre o tema. Inteligência emocional é a nossa capacidade de entender e gerenciar as emoções existentes em nós e nos nossos relacionamentos.
Fonte: evolucaopessoal.com.br

Ação Positiva

"O conformismo é carcereiro da liberdade e inimigo do crescimento." John Kennedy


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