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Postado em 14 de Julho de 2023 às 23h59

MENSAGEIRO SEGURO 1.217

Número 1.217 ? Ano XIV ? 14/07/2023
Publicação Semanal
Certa Seguros e Certificação Digital
Edição: Samara Braghini


Leia nesta edição do Mensageiro Seguro
A síndrome do quem foi...................................................................................................1 Mais de 11 milhões de residências foram seguradas em 2022.......................................1
Os erros mais comuns na hora de contratar um seguro para sua empresa....................2
Seguradora é condenada a indenizar segurado com deficiência visual por falta de informação.......................................................................................................................3
Saúde: Como aliviar a pressão do dia a dia....................................................................4 Orientação segura: O seguro cibernético e a importância de se proteger contra ataques online..............................................................................................................................4
Ação Positiva..................................................................................................................4

A síndrome do quem foi

Uma das coisas que mais se ouve numa empresa é ?Quem foi??. Qualquer coisa que saia errado e lá vem a pergunta: ?Quem foi??. E todos transformam-se em detetives particulares ou promotores de acusação. ?Eu não fui?. ?Nem estava aqui?. ?Só soube agora?. ?Não quero nem saber?.
Você já reparou quanto tempo se perde numa empresa com o ?quem foi?? Não estou querendo dizer que saber a pessoa que cometeu um erro ou criou um problema não seja de todo importante. Mas é preciso que fique bem claro que muito mais importante do que saber ?quem foi? é resolver o problema. Muito mais importante do que achar quem errou é corrigir o erro!
Muitas empresas e pessoas perderam clientes, fornecedores e contratos preciosos porque ficaram procurando os culpados em vez de agir proativamente e consertar o dano causado por alguém. É preciso ter uma ordem clara de prioridade ? primeiro resolver o problema; depois achar o culpado. E não como faz a maioria ? primeiro procura o culpado e depois vê o que fazer com o problema.
Há empresas que são viciadas em buscar culpados para tudo. Com isso incentivam a delação e o ?dedodurismo? e nem sempre os verdadeiros culpados são os punidos. Sem sentirem-se à vontade para dar suas opiniões com liberdade, as pessoas escondem seus sentimentos e o ambiente fica cada vez mais falso. Todos fingem e mentem com medo da punição e o clima é de pessoas se apunhalando pelas costas o tempo todo, embora, aparentemente, o ambiente seja cordial e amigo.
Analise como é o clima de sua empresa ou de seu departamento ou seção. Veja se, mesmo sem ter consciência disso, você não vem criando um clima de ?quem foi?? o tempo todo, e você mesmo está sendo vítima de mentiras cada vez mais frequentes por parte de seus colegas ou subordinados. Lembre-se que atender o cliente; consertar o erro; resolver o problema é muito mais importante para o seu sucesso e de sua empresa do que encontrar o culpado. Por Luiz Marins


Mais de 11 milhões de residências foram seguradas em 2022

É comum encontrar pessoas que já enfrentaram algum imprevisto com suas casas, seja problemas internos ou externos. Porém, com o Seguro Residencial estas situações tornam-se menos estressantes e mais fáceis de resolver. A publicação da CNseg - Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização intitulada ?O Setor de Seguros Brasileiro? informou, conforme levantamento da FenSeg- Federação Nacional de Seguros Gerais, que mais de 11 milhões de residências contaram com este apoio em 2022.
O produto atende vários tipos de residências e garante um apoio financeiro no momento do sinistro, protegendo o domicílio em si, anexos (muros, cercas e garagens) e seu conteúdo (eletrodomésticos, móveis, equipamentos e instalações). As coberturas básicas do Seguro Residencial são: incêndio, explosão, danos elétricos, roubo e eventos climáticos. Com este produto o segurado, também, pode contar com assistência técnica para reparo de diversos equipamentos e instalações.
É válido destacar que essas não são as únicas opções e existe a possibilidade de tirar ou incluir coberturas, tudo vai depender do que o cliente procura e a particularidade da seguradora. Procure um corretor (a) de seguros habilitado, escolha a melhor opção para o seu patrimônio e garanta mais tranquilidade no seu dia a dia. Fonte: SindsegSC


Os erros mais comuns na hora de contratar um seguro para sua empresa

De acordo com a Confederação Nacional das Empresas de Seguros, a CNSeg, as contratações por pessoas jurídicas vêm registrando forte crescimento desde maio de 2020. Um dos motivos para esse aumento foi a pandemia de Covid-19, que deixou claros os riscos envolvidos nas atividades empresariais, bem como a importância de estar protegido para eventualidades.
O seguro empresarial foi projetado para fornecer cobertura para empresas e suas operações. Pode ajudar a proteger contra perdas financeiras decorrentes de riscos como danos à propriedade, roubo, responsabilidade civil, interrupção de negócios e outras situações que não podemos prever.
A contratação pode ser personalizada para atender às necessidades específicas de cada negócio, com coberturas diferentes que podem ser adicionadas ou removidas de acordo com os riscos que a empresa enfrenta. Algumas das coberturas mais comuns:
Cobertura de propriedade - Protege a propriedade da empresa, como edifícios, equipamentos e estoques, contra danos ou perda.
Responsabilidade civil - Protege contra reivindicações de terceiros por danos corporais ou materiais causados pela empresa.
Interrupção de negócios - Ajuda a cobrir as despesas e perdas financeiras associadas à interrupção das operações da empresa após eventos como incêndios ou desastres naturais.
Seguro de vida e de saúde para funcionário, com cobertura de seguro para os funcionários.
Seguro de automóveis comerciais - Protege a frota da empresa contra danos ou perda.
Os prêmios do seguro são baseados nos riscos da empresa e podem variar de acordo com tamanho da empresa, localização, indústria e outros fatores. O importante é avaliar as necessidades da sua empresa e obter a cobertura adequada para proteger seus negócios. Para não cometer erros ao contratar seguro para sua empresa, abaixo, uma lista com os mais frequentes.
Antes de contratar um seguro, é importante avaliar quais são as necessidades da empresa. Isso inclui identificar os riscos que a empresa enfrenta e quais coberturas necessárias para mitigá-los. O melhor contrato será quele que atende às necessidades da empresa e que abrange todos os riscos aos quais o negócio está exposto. Sem fazer com que você pague por eventos considerados improváveis no exercício de suas operações. Contratar uma proteção que jamais será utilizada é um desperdício e a falta de coberturas importantes deixa o negócio vulnerável a riscos frequentes.
Leia as políticas de seguro cuidadosamente e entenda as coberturas e exclusões incluídas. Certifique-se de que você entende os termos e condições do contrato antes de assiná-lo. É importante comparar as opções de seguro disponíveis no mercado para encontrar a melhor opção para sua empresa. Isso pode incluir comparar preços, coberturas e níveis de serviço.
Forneça informações completas e precisas ao corretor de seguros. Isso inclui detalhes sobre suas operações, receita, empregados e histórico de sinistros. Dependendo das suas respostas, o seguro pode ficar mais caro ou mais barato devido ao risco de sinistro. Diante disso, muitos empresários omitem ou fornecem informações erradas. Embora isso possa refletir numa aparente redução no valor do seguro, caso haja um sinistro e seja constatada fraude de informações, a cobertura do sinistro pode ser negada pela seguradora.
As necessidades de seguro de uma empresa podem mudar ao longo do tempo. É importante revisar seu seguro regularmente para garantir que você tenha cobertura adequada e que suas necessidades sejam atendidas. Se algo mudar em sua empresa e você deixar de informar alguma alteração relevante, pode impedir o recebimento da apólice.
Ao não atentarem para o vencimento da contratação, muitos empresários se veem obrigados a aceitar qualquer oferta, porque a apólice está expirada ou muito próxima a expirar. Além de tudo, a demora nos trâmites de renovação ou contratação de nova companhia pode deixar a empresa sem seguro. Apenas um dia pode ser suficiente para ocorrer o sinistro. É importante ficar atento à data do vencimento para que se tenha tempo de pesquisar com calma e escolher a melhor opção.
Um seguro muito barato ou um pacote pronto, pela comodidade, pode parecer ideal a curto prazo, no entanto, pode ocasionar um prejuízo enorme no caso de sinistros. Existem duas formas de tornar o seguro menos oneroso: escolher um contrato de cobertura limitada ou procurar por empresas que ofereçam os mesmos serviços por um preço menor. Atenção: nos casos em que há uma grande discrepância de valor entre concorrentes, o contrato pode ser inapropriado ao perfil ou faltar estrutura para o atendimento.
O prazo de carência é um período no qual se impõem limitações de cobertura. O período de carência é importante para as seguradoras em razão da necessidade de realizar uma reserva para garantir os atendimentos dos segurados. Além disso, a carência evita que o usuário contrate um seguro apenas para utilizar os benefícios de que precisa naquele momento e, em seguida, cancelar o serviço. Assim, é muito importante verificar se seu contrato tem período de carência. Se o evento segurado (sinistro) ocorrer dentro desse período, teoricamente o segurado não teria direito ao recebimento da indenização do seguro. Por Thaynara Andretta, advogada no Rücker Curi Advocacia ? Fonte: Segs


Seguradora é condenada a indenizar segurado com deficiência visual
por falta de informação

A Quarta Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro negou recurso de uma seguradora, confirmando a sentença condenatória a indenizar o segurado, uma pessoa com deficiência visual. O caso decorreu diante da contratação de uma apólice de seguro de um telefone celular contra quebra acidental, roubo e furto qualificado (quando há rompimento de obstáculos, abuso de confiança ou mediante fraude, escalada ou destreza, uso de chave falsa ou participação de duas ou mais pessoas).
Consta no processo que o segurado adquiriu o telefone celular, pelo preço de R$1.199,00 (um mil cento e noventa e nove reais) e que no momento da compra, foram impostos ao autor, deficiente visual, diversos seguros, inclusive de roubo, furto e quebra acidental, pelo valor de R$318,83 (trezentos e dezoito reais e oitenta e três centavos). Relatou o segurado que, seu celular fora furtado dentro de um ônibus coletivo pelo motorista, conforme registro de ocorrência em Delegacia de Polícia. Narrou também que tentou dar entrada no processo de sinistro, mas a indenização pleiteada fora negada pela seguradora, sob o argumento de que os requisitos da apólice não estavam preenchidos.
A seguradora no recurso de apelação ressaltou que, por se tratar de furto simples, o risco não é coberto na apólice de seguro. Narra que o segurado anuiu, voluntariamente, aos termos do contrato e, por isso, inexiste má-fé. Frisa que os limites de eventual indenização securitária são fixados na apólice. Discorre sobre os princípios da autonomia da vontade e da boa-fé contratual. Expõe, em caráter eventual, que o quantum relativo ao dano material dever ser abatido da franquia. Declara que inexiste ilícito a ensejar o dever de reparar por dano moral. Pede a reforma da sentença, para que se julgue improcedente o pedido do segurado.
O Tribunal concluiu que a seguradora não provou que o segurado, havia entendido adequadamente que o furto simples estava excluído da cobertura. A decisão ressaltou a falta de informação e transparência da seguradora, violando os direitos do segurado estabelecidos no Código de Defesa do Consumidor - CDC.
Com base nos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, falha no dever de informação, violação ao princípio da transparência, responsabilidade objetiva, risco do empreendimento, a Turma Recursal manteve a decisão do MM Juiz que determinou que a seguradora indenize o segurado no valor de aquisição do celular, descontando o valor da franquia, bem como ao pagamento de R$5.000,00 (cinco mil reais) como compensação por danos morais.
Por Dorival Alves de Sousa, advogado, corretor de seguros, diretor doSincor-DF e delegado representante da Fenacor ? Fonte: Segs


Saúde: Como aliviar a pressão do dia a dia

1. Respeite os sinais físicos e da mente que apontam para a hora de parar, de não se submeter a uma sobrecarga de trabalho, sobretudo quando essa sobrecarga é prolongada.
2. Entenda que submeter-se a um esforço concentrado de trabalho em um dia ou dois é completamente diferente de expor-se a um esforço de vários dias e até sem prazo para terminar.
3. Trabalhe a ansiedade por meio de psicoterapia, exercícios físicos e alimentação saudável.
4. Tenha uma rotina e tempo para o lazer. Fonte: Revista Viva Saúde


O seguro cibernético e a importância de se proteger contra ataques online

A evolução dos ataques cibernéticos acompanha o crescimento e a complexidade da tecnologia da informação. As investidas dos hackers estão cada vez mais sofisticadas, o que torna mais difícil identificar e mitigar ameaças. Também estão se tornando mais direcionadas, ou seja, os invasores atacam empresas ou indivíduos específicos.
Os criminosos podem ter como objetivo obter ganhos financeiros, acessar dados pessoais ou realizar extorsões virtuais, como o ransomware. Nesse tipo de ataque, o invasor bloqueia o acesso do usuário aos arquivos ou dispositivos e exige um pagamento online anônimo para restaurá-los.
Os dados de uma organização são um ativo valioso, muitas vezes, mais importantes do que o patrimônio físico da empresa. Todas as formas de informações, sejam financeiras ou administrativas, representam potenciais alvos para crimes cibernéticos
Como se preparar para proteger sistemas e dados? Por ser quase impossível ter sistemas totalmente protegidos, é crucial contar com um seguro especializado, o chamado seguro cibernético. No mercado brasileiro, já se verifica uma evolução da maturidade das empresas no que se refere à implementação e gestão de riscos cibernéticos.
O seguro cibernético é uma proteção adicional oferecida às empresas por meio de uma apólice que tem o objetivo de cobrir perdas financeiras resultantes de ataques virtuais, bem como incidentes decorrentes de erros ou negligência interna na empresa que resultem em vazamento de dados e outros danos relacionados à confidencialidade das informações.
Estudo da Seguradora Zurich, em 2021 e 2022, baseado em aspectos do Framework da NIST ? Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia, abordando como a empresa identifica, protege, detecta, responde e se recupera de riscos de segurança cibernética, apontou uma evolução de 13% na gestão de riscos cibernéticos de empresas que procuram o seguro e compõem a sua carteira.
A avaliação da maturidade da gestão de riscos cibernéticos inclui a análise dos principais processos de negócios dos clientes em relação à exposição cibernética. Essa avaliação identifica vulnerabilidades na configuração dos controles, compara a postura cibernética com outros participantes do setor e sugere medidas para aprimorar a segurança cibernética das empresas.
Empresas com um ambiente cibernético protegido têm maior facilidade em adquirir um seguro cibernético, que atua como última linha de defesa. Na contratação do seguro são avaliadas questões relacionadas aos processos de negócios da empresa em relação à exposição cibernética. Isso inclui aspectos de governança, políticas e métricas relacionadas ao tema, bem como o envolvimento da alta administração na promoção de assuntos de segurança da informação. É importante identificar como os responsáveis pela segurança da informação lidam com os riscos internos, direcionam esforços e investimentos adequados, efetivos e aplicáveis a cada modelo de negócio.
É essencial que a empresa interessada em adquirir um seguro cibernético busque a assessoria de profissionais especializados, para um mapeamento dos riscos da organização. É recomendado ainda comparar as opções de seguros cibernéticos disponíveis no mercado, a fim de obter uma apólice alinhada com os interesses da empresa. Por José Marciano da Silva Neto, advogado e sócio no Rücker Curi Advocacia ? Fonte: Segs

Ação Positiva
"As pessoas tendem a colocar palavras onde faltam ideias." Goethe


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