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Postado em 09 de Fevereiro às 23h39

MENSAGEIRO SEGURO 1.247

Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Número 1.247 - Ano XV - 09/02/2024 Publicação Semanal Certa Seguros e Certificação Digital Edição: Samara...


Número 1.247 - Ano XV - 09/02/2024
Publicação Semanal
Certa Seguros e Certificação Digital
Edição: Samara Braghini


Leia nesta edição do Mensageiro Seguro

1-Saiba perder no varejo para ganhar no atacado

2- Consórcios: Setor registra crescimento recorde em 2023

3- Normas para o pagamento do DPVAT seguem sem definição

4- História do comércio e fidelização de clientes

5- Saúde: Meditação e qualidade de vida

6- Orientação segura: Marketing Digital: seis tendências a serem investidas em 2024

7- Ação Positiva


Saiba perder no varejo para ganhar no atacado



Tem gente que não sabe que a regra do sucesso é saber ganhar no atacado e, muitas vezes, aceitar perder no varejo. Gente que só quer ganhar, na maioria das vezes, acaba ganhando no varejo e perdendo no atacado. Ganha nas pequenas coisas e perde nas grandes coisas que realmente interessam no longo prazo.
Ter uma visão ?curta? é fatal para o sucesso. Discutir e brigar por migalhas, não aceitar pequenas perdas pode fazer uma grande ideia ou um grande projeto não sair do papel. Quantas vezes vejo grandes negócios não serem concretizados por detalhes que no cômputo geral teria pouca importância. É preciso ter uma visão global dos resultados a longo prazo e não ficar ?empacado? em detalhes que fazem pouca diferença.
Mas há pessoas que não enxergam isso e inviabilizam grandes negócios e projetos porque não admitem ?serem passados para trás? em coisa alguma e aí a negociação emperra, não sai e todos perdem. Fico intrigado ao ver funcionários que têm a mesma atitude com relação à empresa em que trabalham. Pessoas mesquinhas que vivem controlando minúcias em benefício próprio. Não são vistas como comprometidas e, portanto, são pobremente avaliadas. Fico intrigado ao ver pessoas querendo dar ?pequenos golpes? deixando de pagar pequenas contas que de tão pequenas são incobráveis como um chopp após a conta ter sido encerrada num restaurante ou outras coisas do tipo.
Nesta semana, gostaria que você pensasse um pouco se você tem tido a visão de ganhar no atacado sabendo perder no varejo quando necessário. Pense nisso. Sucesso! Prof. Luiz Marins


Consórcios: Setor registra crescimento recorde em 2023


Em 2023, o segmento de consórcio superou expectativas, impactando positivamente diversos setores da economia. Segundo dados da ABAC, os negócios do setor bateram recorde em relação a 2022 e atingiram a marca de R? 316,70 bilhões, 25,6% acima dos R? 252,09 bilhões anteriores, no mesmo período.
De janeiro a dezembro, o acumulado de vendas de novas cotas atingiu 4,18 milhões, crescendo 6,4% sobre as 3,93 milhões de adesões de 2022. Já o número de participantes ativos foi de 10,29 milhões, volume inédito e crescente mês a mês, durante 2023.
O crescimento é resultado da procura dos consumidores por alternativas acessíveis e planejadas para a aquisição de bens e serviços. Diferente do financiamento, que possui taxas de juros atreladas, a modalidade é vantajosa, justamente pela ausência de juros e entrada em sua contratação.
O desempenho recorde do setor também pode ser constatado pela Ademicon, maior administradora independente de consórcio do Brasil em créditos ativos, que alcançou mais um recorde de vendas na sua história de 33 anos. Em 2023, a companhia comercializou mais de R? 18,5 bilhões em créditos, um crescimento de 54% em relação a 2022. O resultado anual ainda supera em 23% a meta de R? 15 bilhões estabelecida para o período.
Mauricio Poliquesi, 60 anos, advogado e farmacêutico de Curitiba (PR), tem cotas de imóveis e veículos e acredita no consórcio para a aquisição de bens. ?Sou adepto da modalidade pois acredito que ele funciona como investimento, ampliação de patrimônio, renovação de veículos e também para uma futura aposentadoria?, explica o consorciado. Fonte: Segs

Normas para o pagamento do DPVAT seguem sem definição



A situação do DPVAT continua sem definição, deixando cerca de 10 mil pessoas sem o recebimento do auxílio.
Embora a Caixa Econômica Federal ? CEF, responsável pela gestão do DPVAT ? pagamento referente a danos pessoais causados por veículos automotores de vias terrestres, conte com 9.925 solicitações de benefícios após a interrupção do pagamento, em novembro último, a situação do DPVAT continua sem definição, deixando cerca de 10 mil pessoas sem o recebimento do auxílio.
Isso porque a instituição comunicou que pagaria o seguro apenas para acidentes ocorridos no período entre 1º de janeiro de 2021 e 14 de novembro de 2023, e que a continuidade do pagamento depende da aprovação da lei no Congresso.
Ainda em 2023, um projeto de lei que reformula o DPVAT foi encaminhado em regime de urgência à Câmara dos Deputados, cuja exigência se justifica, segundo o governo, pela ?inexistência de cobertura para sinistros ocorridos após 31 de dezembro de 2023?. A medida segue sem andamento.
Destaca-se a gravidade da situação em informações do Centro de Qualificação do Corretor de Seguros ? CQCS. De acordo com os especialistas, tais circunstâncias contradizem o que se alegava, de que existiriam 4 bilhões em caixa, que seriam transferidos para a Caixa Econômica Federal. Esta, por sua vez, garantiu que teria fundos para realizar indenizações até o final de 2024.
O CQCS adverte ainda, que as solicitações em caso de sinistros devem continuar, mesmo que se informe que não há verba para o pagamento. Isso porque a gestão do DPVAT foi transferida para a Caixa, mas o DPVAT não foi instinto. E a criação do seguro ocorreu por uma lei que está em vigor. A orientação é que em caso de sinistro, todos devem entrar em contato com a CEF solicitando indenização. Ainda que a Caixa alegue insuficiência de verba para realizar o pagamento, deve-se fazer o registro. Assim como a resolução do referido registro, uma vez que o DPVAT continua existindo.
Além de recriar o seguro DPVAT, o projeto estipula uma nova infração de trânsito destinada aos motoristas que não pagarem o imposto na data correta. Até agora, as pessoas pagam o DPVAT ao quitar o licenciamento do veículo ? sem data específica. No entanto, a nova proposta estabelece uma data específica para quitar o imposto. Haverá também penalidade por infração para aqueles que não efetuarem o pagamento dentro deste prazo. A nova medida está prevista a partir da inclusão de um novo artigo no Código de Trânsito Brasileiro: Artigo 242-A.
A nova proposta inclui, ainda, a alteração da nomenclatura do DPVAT para SPVAT ? Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito. Assim como, a extinção do ressarcimento para as despesas médicas e hospitalares para as vítimas de acidentes com veículos, passando a cobrir, apenas, indenização por morte ou invalidez, seja ela permanente, total ou parcial. Dessa forma, permanecendo também sob a gestão da Caixa Econômica Federal. Fonte: Segs


História do comércio e a fidelização de clientes


?O consumo é a única finalidade e o único propósito de toda a produção?, essa frase de Adam Smith, que é tido como pai da economia moderna, proferida no século XVIII, teve uma influência que perdura por séculos, moldando a maneira como o mundo entendeu e pratica a economia nos dias de hoje.
Com a publicação do livro ?A riqueza das nações? Adam Smith lançou as bases para o desenvolvimento de noções de livre comércio e competitividade de mercado, exatamente no momento em que a revolução industrial impulsionava mudanças em todos os setores, inclusive no conceito de comércio, que deixava de ser uma atividade caseira de artesãos e pequenos produtores, para se tornar a maior forma de rentabilidade das cidades.
Historicamente, diante de tantas mudanças, ficou evidente a importância do cliente, que passa a ter várias opções de aquisição de produtos, delineando o início das equipes de atendimento nos mais diferentes segmentos empresariais. No entanto, na época, obviamente, atendimento ao cliente era bastante diferente do que é hoje. Mas em essência já se sabia que um atendimento correto ao cliente era necessidade de todo negócio que pretendesse ser bem sucedido. Ali provavelmente, segundo alguns estudiosos, surgia a premissa de que a busca pela qualidade no atendimento ao cliente já era uma necessidade de sobrevivência.
E ali começava inclusive a necessidade de comunicação com os ?compradores?, cujo meio disponível era através de cartas e correspondências. Os clientes escreviam cartas para fazer perguntas, enviar feedback ou resolver problemas. As empresas respondiam por escrito, muitas vezes com prazos muito mais longos do que os esperados hoje.
Nesse contexto, podemos colocar o telefone como a melhor invenção da história, que rapidamente se tornou o principal meio de comunicação para o atendimento ao cliente. As empresas tinham linhas telefônicas dedicadas para receber chamadas de clientes. Os atendentes respondiam dúvidas, processavam pedidos e lidavam com reclamações por meio de ligações telefônicas.
E antes da era digital, as interações com os clientes geralmente ocorriam pessoalmente, em lojas físicas ou escritórios. Os clientes visitavam os estabelecimentos para fazer perguntas, resolver problemas ou fazer compras, sendo que o atendimento ao cliente estava restrito aos horários comerciais. Fora desse período, os clientes precisavam esperar até o próximo dia útil para obter ajuda.
Daí para a automação dos processos de venda e fidelização de clientes foi um longo percurso, já que o atendimento ao cliente antigamente era mais demorado, menos personalizado e dependia de meios de comunicação tradicionais, como telefone e correspondências.
Com a tecnologia, temos opções rápidas e eficientes, como chat online, redes sociais, e-mails, que permitem uma comunicação ágil e personalizada com os clientes, além de ferramentas de fidelização, como estratégias de preço, planos de fidelidade e experiências. Cada um desses tem suas próprias estratégias para criar um relacionamento forte e duradouro com o cliente. Para concluir, citamos Peter Drucker, considerado o pai da Administração Moderna: ?Só existe uma definição válida para a finalidade de uma empresa: Criar um consumidor?. Fonte: Segs


Saúde: Meditação e qualidade de vida


Meditar pode te ajudar a ter mais qualidade de vida! A prática diária da meditação traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental e pode ajudar a te relaxar, melhorando o seu dia a dia. Existem diversas técnicas para meditar e alcançar o objetivo de deixar a mente quieta, sob controle, calma e organizada, ensina Wladmir Pimentel, professor de Yoga.
Ao acordar, sente-se com as pernas cruzadas numa posição estável e confortável. As mãos devem ficar descansadas sobre as pernas ou joelhos. Mantenha as costas retas e relaxe os ombros e músculos da face. Comece a observar a sua respiração e, aos poucos, respire de forma lenta e suave, sempre pelo nariz, para soltar o ar de forma controlada. Cada vez que perceber que a mente foi tomada por algum pensamento, deixe esse pensamento para depois e volte a observar a sua respiração.
Uma das dicas para meditar é manter o seu foco. Se precisar, conte a respiração em 4 segundos e mantenha a mente focada no ponto entre as sobrancelhas. Para sentir os benefícios da meditação, faça com que a prática se torne rotineira. Repita o exercício todas as manhãs durante 5 ou 10 minutos, aumentando o tempo aos poucos. Você terá muito mais saúde e energia. Fonte: Viva Saúde


Orientação segura: Marketing digital: seis tendências a serem investidas em 2024


É comum no início de ano as empresas olharem para seu segmento em busca de ações e tendências que possam ser aproveitadas internamente para um melhor desempenho e atração de clientes, principalmente, no marketing. Essa análise de mercado é benéfica e importante de ser feita como reforço para impulsionar as estratégias que serão adotadas em 2024 ? mas, é preciso muita cautela nessa estruturação. Afinal, existem muitos cuidados a serem tomados para que este direcionamento atinja os objetivos esperados.
Ficar por dentro destas tendências de marketing é vital para o crescimento da empresa, uma vez que darão a base necessária para que compreendam as necessidades de seu público-alvo e se reinventem no atendimento a essas demandas. Especialmente diante de um mercado globalizado e pautado nos avanços tecnológicos que moldam os mais diversos setores. Conheça tendências que estão ganhando força e que podem trazer resultados excelentes para o destaque das marcas:
Inteligência artificial ? No marketing, essa tecnologia é capaz de auxiliar as empresas a obterem dados em tempo real sobre seus clientes, maiores demandas, comportamentos, e como proporcionar um atendimento otimizado e assertivo perante essas preferências. Estudo da Hootsuite Social Trends aponta um aumento de 318% no uso da IA para suporte às necessidades dos clientes este ano. Assim como qualquer outra tecnologia, é preciso que sempre haja profissionais capacitados por trás para manuseá-la e garantir que permaneça operando com assertividade.
Redes sociais ? a população passa, em média, 36,4% do dia nas redes sociais, segundo Relatório Global de Inteligência de Mídia da eMarketer. Produzir conteúdos autênticos e de qualidade nesses canais é uma excelente forma de consagrar a presença da marca online e, ainda, estreitar o relacionamento com clientes. Ao contrário do que muitos pensam, não é estratégico direcionar esforços em todas as plataformas. As empresas precisam entender sua persona e identificar onde ela prefere se comunicar, para que consigam manter um bom relacionamento com seus usuários.
Vídeos longos ? os conteúdos em vídeo estão ganhando cada vez mais o gosto do brasileiro. Apenas no primeiro semestre de 2023, dados do estudo "Aquarelas de Vídeo do Brasil ? Explorando o Consumo Cross-media no País" identificaram que este tipo de divulgação atingiu 99,2% dos lares dos consumidores no país. Neste ano, essa é uma estratégia valiosa de ser investida pelas empresas, já que, em vídeos de cerca de dois a cinco minutos, elas podem explorar perfeitamente seus produtos e serviços de forma atrativa para reter a atenção dos usuários.
Micro influenciadores ? firmar parcerias com famosos sempre foi uma estratégia comum no mercado. Mas, planejar ações, especificamente, com micro influenciadores, além de ser economicamente mais em conta, é uma ótima forma de criar uma maior identificação entre seu público e pessoas ?mais comuns?. Gente como a gente, que vivenciam nossa realidade. O poder de identificação pode ser enorme, além de favorecer sua imagem e destaque no segmento.
Humanização dos conteúdos ? por mais que existam diversas tecnologias de produção de conteúdo automatizado, nada se mostra mais eficiente do que a humanização nestes. A mensagem passada ao seu consumidor, independente do canal, precisa ter uma linguagem mais coloquial e natural, e não aquelas frias e corporativas. Essa estratégia criará um diálogo espontâneo, favorecendo a identificação com os consumidores e estreitando a conexão para uma maior fidelização com a marca.
Criação de comunidades ? em 2023, um em cada cinco usuários se juntou a uma comunidade online de suas marcas prediletas, apotou pesquisa do HubSpot. A criação destes grupos por um negócio é vantajosa para a promoção de seus produtos e serviços a pessoas que estejam realmente interessadas neles, aprimorando a experiência dos clientes, estreitando o relacionamento e o senso de pertencimento e, com isso, elevando a conversão de leads e vendas. Neste ano, aquelas que investirem nessa estratégia, certamente, poderão conquistar resultados ainda maiores.
É importante ressaltar que, para que obtenham essas conquistas, precisam ter uma base sólida por trás, por meio de um bom planejamento e cuidados básicos que permitam a implementação de qualquer uma dessas estratégias. O bom feijão com arroz do marketing significa ter um estudo aprofundado sobre o público-alvo, saber onde preferem se comunicar, quais as suas maiores demandas, e prover o necessário para atender a seus desejos com assertividade. Com esta atenção, ficará muito mais fácil identificar qual tendência poderá impulsionar ainda mais seu negócio e contribuir para que sobressaia em meio aos concorrentes este ano. Fonte: Segs

Ação Positiva


"Saber parar é a essência de caminhar." autor desconhecido


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