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Postado em 24 de Dezembro de 2020 às 10h16

MENSAGEIRO SEGURO 1084

Institucional (108)
Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Mensageiro Seguro Número 1.084 – Ano XIV – 25/12/2020 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda....

Mensageiro Seguro
Número 1.084 – Ano XIV – 25/12/2020
Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini

Leia nesta edição do Mensageiro Seguro


1. Os pensamentos desencadeiam as emoções
2. Assinaturas eletrônicas: validando documentos sem precisar de casa
3. Um ano de superação e evolução para o mercado digital
4. Saúde: Comer demais
5. Orientação segura: O que pesa mais: o valor dos serviços ou o atendimento ao cliente?
6. Ação Positiva

1. Os pensamentos desencadeiam as emoções

Muitos pensadores têm procurado estudar a emoção, mas não poucos ficam confusos à medida que avançam. O que são os sentimentos? Que natureza constitui as emoções? Às vezes estamos nos patamares mais altos da tranquilidade e, de repente, detonamos o gatilho da ansiedade e da irritação. Como transformamos as emoções tão rapidamente? Por que temos facilidade de governar o mundo que nos envolve, mas grandes dificuldades de governar as emoções? Qual a relação que as emoções têm com os pensamentos?

Cada ser humano é um mundo de mistérios. Nunca pense que você é um ser comum e sem importância. Há mais mistérios no cerne da sua alma do que no universo. Os fenômenos psicológicos são mais complexos do que os físicos.

A emoção deve influenciar todos os campos da razão, mas não deve escravizá-la. Quem é governado pela razão é calculista e insensível, quem é governado pela emoção é hipersensível. As duas situações adoecem a alma humana.

Lembro-me de um empresário que começou a ter medo de empobrecer. Sua saúde financeira estava ótima, mas sua mente era perturbada com a ideia do empobrecimento. A emoção entrou em cena e deu realismo à fantasia. Ele vivenciou tanto essa ideia que gerou intensa ansiedade. Depois de um mês ele estava andando corcunda, imaginando que iria pedir esmola à porta do templo.

Não há ninguém que não pense tolices. Você teria coragem de chamar os seus amigos e parentes para dar uma conferência sobre todos os pensamentos que passam em sua mente? Pensamos tantos absurdos que acho que ninguém se animaria a fazer tal conferência. Alguns têm motivos para ser felizes, mas os pensamentos que produzem roubam-lhes paz. Cuidado com os pensamentos que geram autopunição, perfeccionismo, preocupações exageradas.

Há pensamento sem emoção, mas não há emoção sem pensamento. As emoções são desencadeadas pelos pensamentos, ainda que eles sejam inconscientes ou pouco perceptíveis. As únicas exceções são as emoções induzidas por drogas ou por transtornos metabólicos.

Da qualidade dos seus pensamentos deriva a qualidade das suas emoções. Cuide do que você pensa e estará cuidando do presente e do futuro da sua emoção. Precisamos garimpar o prazer nos pequenos estímulos no ambiente que nos cerca. A vida parece uma insolúvel rotina, mas no fundo tudo é tão novo. Até a lembrança do passado nunca é a mesma. Há sempre algo novo dentro da mesmice e belo dentro da rotina. Aqueles que olham os lírios do campo dessa maneira sempre considerarão sua beleza mais sublimes do que as vestes de um grande rei, como fez o mestre das emoções, Jesus Cristo.
Augusto Cury - médio psiquiatra, no livro “Treinando a emoção para ser feliz”

2. Assinaturas eletrônicas: validando documentos sem precisar de casa

Novos tempos pedem novas demandas. Com a pandemia do coronavírus e, consequentemente, a popularização dos trabalhos home-office e de serviços diversos ofertados de forma on-line, tanto empresas quanto cidadãos necessitam de agilidade e segurança em seus negócios e na transmissão dos seus documentos.

Como ter certeza de que quem está do outro lado da tela consentiu legalmente com determinado contrato ou transação? Nesse contexto, entram as assinaturas eletrônicas para facilitar os procedimentos jurídicos brasileiros. A assinatura eletrônica é a maneira mais simples de autenticar um documento sem a vulnerabilidade da assinatura manual realizada em papel. São eletrônicas todas as formas de subscrição que utilizem os meios computacionais para confirmação.

Assim, documentos que antes necessitavam da presença física das pessoas envolvidas em sua elaboração para serem assinados à caneta, agora podem ser rubricados via dispositivos eletrônicos que tenham conexão à internet e algum tipo de gadget que capture movimentos das mãos, como um mouse, caneta touch e/ou tela sensível ao toque.

Dessa forma, ao invés de ter que sair de casa e comparecer a um lugar específico só para fazer sua assinatura, você pode simplesmente receber o documento através de um link e assiná-lo de forma on-line. Essa é a essência da assinatura eletrônica.
Os segmentos da economia mais beneficiados pelas assinaturas eletrônicas são as empresas de prestação de serviços, bancos, corretoras de seguros, instituições de ensino, imobiliárias ou simplesmente pessoas físicas que desejarem fazer acordos entre si. Entre os tipos de documentos que podem ser assinados eletronicamente estão os contratos e relatórios de qualquer natureza, processos e procurações jurídicas, recibos de entrega, laudos, entre outros.

A validade jurídica das assinaturas eletrônicas é a mesma das rubricas convencionais feitas com a caneta no papel, conforme regulamentado no Brasil pela Medida Provisória n° 2.200-2, de 24 de agosto de 2001. Porém, é necessário que as assinaturas eletrônicas tenham alguns atributos para serem reconhecidas legalmente.

Autenticação: a assinatura deve ter mecanismos que possam confirmar que determinada pessoa assinou o documento. Integridade: o documento não pode ter sinais de modificações feitas após a assinatura. Irretratabilidade ou não-repúdio: o documento deve ser confiável juridicamente, não podendo ser negado ou contestado.
Assinatura eletrônica versus assinatura digital - Existe outro tipo de assinatura on-line que difere da eletrônica: é a assinatura digital, que conta com diferentes níveis de autenticação, utiliza a criptografia e os certificados digitais. A criptografia é feita ao se usar um par de chaves (uma pública e outra privada), que se associam para autenticar a assinatura ao seu usuário. Outros recursos extras, como confirmação via SMS ou tokens, podem ser utilizados para validar o processo.

Já o certificado digital é uma identificação expedida e validada por uma Autoridade Certificada (AC) ou um provedor de serviço de confiança (TSP). A função desses órgãos é a de agirem como cartórios digitais e, para isso, os que atuam legalmente devem ser subordinados à Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
Escolher qual assinatura utilizar (eletrônica ou digital) depende muito do tipo de documento e do valor agregado a ele. Por exemplo, para assinar uma Nota Fiscal de forma on-line, só é aceita legalmente a assinatura digital, devido à segurança a mais que a criptografia e o certificado digital trazem. Porém, ambos os tipos de assinatura são reconhecidos na legislação e, portanto, para a maior parte dos documentos cotidianos, a assinatura eletrônica costuma ser suficiente.

Assinatura eletrônica na prática - Assinar documentos de forma on-line é algo simples e rápido, basta seguir alguns passos: 1) Selecione uma plataforma segura (site especializado nesses serviços). 2) Realize o upload do documento (geralmente, em formato PDF). 3) Através de um mouse, caneta touch ou toque na tela, faça sua rubrica como se estivesse assinando em papel. 4) A fim de garantir a autenticidade da operação, a plataforma de assinatura eletrônica pode recolher dados, como o IP do dispositivo e a sua localização geográfica, para gerar um carimbo eletrônico no documento. 5) Dependendo do tipo de plataforma utilizada, podem ser solicitados alguns procedimentos para validar a assinatura, como confirmação de link por e-mail ou de código por SMS. 6) Por último, o documento assinado será disponibilizado para download ou poderá ser compartilhado por e-mail para outras pessoas também assinarem.

Como se pode perceber, as assinaturas eletrônicas são excelentes alternativas para agilizar negociações, permitindo que as contrapartes envolvidas nos processos afirmem seus acordos sem precisarem sair do conforto de seus lares. Fonte: Economia SC

3. Um ano de superação e evolução para o mercado digital

A Infraestrutura, Autoridades Certificadoras e Autoridades de Registro, mostrou-se pronta para atender à crescente demanda pelas assinaturas eletrônicas em tempos de mobilidade reduzida, proporcionando à população e às empresas brasileiras a possibilidade de continuarem em funcionamento à distância, com segurança e credibilidade.

É notável que mesmo em um ano impactado pela pandemia, já tenham sido emitidos 5.804.404 certificados digitais, dados de 18 de dezembro do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI. O número já representa um recorde de emissões anuais e aponta para constante adesão da população ao certificado digital. O avanço foi possível graças à rápida resposta do ITI e do mercado da certificação digital à necessidade da emissão dos certificados ICP-Brasil via videoconferência, garantindo a manutenção das emissões mesmo durante o isolamento.

O ano também foi de grandes transformações que possibilitaram as mais importantes atualizações normativas no campo das assinaturas digitais e eletrônicas desde 2001. A Associação Nacional da Certificação Digital – ANCD participou ativamente dos intensos debates em torno das Medidas Provisórias nº 951 e 983 que culminaram na aprovação da Lei nº 14.063/20, o novo marco das assinaturas eletrônicas no Brasil.

É importante salientar que o próprio setor de certificação ajudou na construção desta legislação, complementar a MP nº 2200-2/2001, que criou mais duas alternativas de assinaturas eletrônicas, as simples e avançadas, e positivou a ICP-Brasil, assinatura qualificada, como a mais forte e segura entre todas.

A forte aceleração digital foi uma das marcas deste ano. Com a rápida transformação digital dos Governos Federal e Estaduais e de diversas empresas, o número de ataques cibernéticos também teve um grande aumento, segundo estudo da empresa de cibersegurança Kaspersky, o Brasil foi o país da América Latina que registrou o maior número de ataques cibernéticos durante a pandemia, os dados apontam para a necessidade de estratégias rigorosas de segurança cibernética para garantia da proteção de sistemas e dados.

Para além disso, em 2021 entrarão em vigor as punições previstas na Lei Geral de Proteção de Dados, logo, a questão da segurança digital deve tornar-se ainda mais estratégica. Neste cenário é relevante destacar que o Brasil possui uma Infraestrutura nacional, altamente segura e em constante atualização: a ICP-Brasil, que promete continuar sendo uma das principais tecnologias para assinatura de documentos que necessitam de validade jurídica e autenticação em sistemas de alta criticidade.
A ANCD seguirá em 2021 defendendo a ICP-Brasil, assinatura qualificada, e divulgando os benefícios desta tecnologia que mesmo em meio a um ano de tantos desafios mostrou-se forte e sólida para continuar inovando, evoluindo e garantindo a segurança cibernética do Brasil.

Por fim, neste momento de pandemia tão crítico e doloroso para todo o mundo, lembramos que a ICP-Brasil é mais do que uma sigla e um serviço eletrônico, é uma cadeia de confiança construída por milhares de pessoas diariamente.
São milhares de agentes de registro Brasil afora aplicando técnicas de identificação e validação, milhares de técnicos, fornecedores e especialistas em segurança da informação e centenas de profissionais capacitados atuando na massificação e expansão dos certificados digitais.
Fonte: AARB Notícias


4. Saúde: Comer demais


Porque muitas pessoas reclamam de indigestão depois no Natal? A ceia de Natal não está entre os banquetes mais gordurosos. Um churrasco é muito mais gorduroso do que uma fatia de peru com arroz e nozes, mesmo que exista gordura nas aves e na carne de porco servidas na ceia. Mas quem se queixa de dor de estômago e de barriga depois da festa é porque comeu muito.

A dificuldade do organismo em lidar com excesso de nutrientes está ligada à capacidade que o corpo tem de produzir as substâncias que degradam os alimentos, o suco gástrico com ácido e enzimas. Quem come demais acaba dando mais trabalho para o estômago e para o intestino do que esses órgãos estavam esperando.

A melhor dica para evitar indigestão é a moderação. O estômago e intestino têm capacidade para digerir bastante alimento. Mas não consegue lidar essa mesma quantidade ao mesmo tempo. É importante mesclar nos pratos alimentos com fibras que ajudam na digestão, presentes em legumes, verduras, frutas e castanhas. Contudo, é necessário também ter parcimônia da ingestão de fibras, já que são elas as que levam à fermentação no intestino grosso. E bebida alcoólica em excesso dilui o suco gástrico e torna a digestão menos eficiente. Fonte: Uol

5. Orientação segura: O que pesa mais: o valor dos serviços ou o atendimento ao cliente?

Sempre que ouvimos esta pergunta ficamos nos questionando sobre posicionamento de mercado. Não temos como separar um do outro, pois, ambos são de extrema importância para seu posicionamento. O que é o valor de serviços? Quem define o valor de uma mercadoria ou serviços são os clientes, e não temos como valorizar um serviço sem um bom atendimento.

Um produto ou serviço é complementado por um bom atendimento, a atenção prestada ao cliente e isto faz diferença em seu preço final. Ter um produto de boa qualidade, pode ser vendido por um preço de mercado, mas se inserir um excelente atendimento e seduzir seu cliente, pode conduzir este produto a um valor agregado, permitindo que possa cobrar mais por ele.

Porque o valor não é somente pela peça, mas sim o “valor” do atendimento incluso no produto. Tenha como foco o atendimento para que possa ter maior valorização de seus serviços. As melhores lembranças dos clientes será sempre a maneira como foi atendido e a maneira como será aplicada esta atenção será seu diferencial de mercado.
Permita com que os clientes informem a você o valor de seus serviços, através de seu atendimento. Ou seja, cobrar um valor maior e não ser questionando ou solicitado um desconto ou abatimento, mostrará que está no caminho certo. Afinal, são eles que farão com que você seja referenciado e manterá seu valor de mercado. Não necessitando se preocupar com a concorrência pois seu valor será mantido pela qualidade de seus atendimentos.

É muito importante o treinamento de sua equipe, mantendo a coesão entre todos, incentivando todos a manterem o padrão de qualidade na prestação e serviços. Pois, se eles conseguirem manter o padrão de qualidade, além de trazer receita uma maior para a empresa, eles receberão benefícios por este padrão de qualidade. Fazendo com que eles participem do conceito da empresa, gerando automaticamente maior valorização pelo atendimento de qualidade oferecido.

Não há possibilidade da sua empresa ter sucesso, sem o treinamento e compreensão de seus colaboradores na conduta de qualidade no atendimento junto aos clientes. Pois, serão eles a valorizarem e precificarem seus serviços. Portanto, valorize seu serviço com um atendimento atencioso e diferenciado, focando em relacionamento entre as partes e automaticamente será valorizado por todos. Pratique, verá que valerá a pena! Fonte: Segs

6. Ação Positiva

“O Natal, crianças, não é uma data. É um estado de espírito”. Mary Ellen Chase


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