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Postado em 08 de Março às 23h43

MENSAGEIRO SEGURO 11.251

Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Número 1.251 - Ano XV - 08/03/2024 Publicação Semanal Certa Seguros e Certificação Digital Edição: Samara Braghini Leia...

Número 1.251 - Ano XV - 08/03/2024
Publicação Semanal
Certa Seguros e Certificação Digital
Edição: Samara Braghini

Leia nesta edição do Mensageiro Seguro:

1. O verdadeiro Dia da Mulher
2. Recorde histórico e mais arrecadação: seguro de pessoas cresce 8% em 2023
3. Balança comercial de fevereiro de 2024 registrou superávit de US$ 5,447 bilhões
4. O futuro promissor do open insurance para o mercado de seguros
5. Saúde: Março Lilás
6. Orientação segura: O papel do RH nas iniciativas de sustentabilidade ambiental
7. Ação Positiva

 O verdadeiro Dia da Mulher


A origem do Dia da Mulher não envolveu homenagens, flores, chocolates ou perfumes, como costuma-se comemorar a data nos dias de hoje. Teve origem na luta por direitos iguais. Trata-se de um triste capítulo que envolveu muita luta, dor e sangue derramado. A igualdade foi sendo conquistada pouco a pouco e, cabe a nós, em nosso dia a dia, honrar e aperfeiçoar o direito de igualdade entre os sexos.
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas)."
Portanto, o Dia Internacional da Mulher é mais que uma data comemorativa, representa em seu contexto histórico todas as conquistas das mulheres, sejam elas, sociais, históricas, econômicas ou culturais. Não apenas sua beleza deve ser aclamada, a mulher, sinônimo de grandeza, representa a valentia de viver na contemporaneidade, mostrando-se cada vez mais capaz de ocupar espaços e, assim, contribuir lado a lado com os homens pela evolução de nossas famílias, empresas sociedade.
Fonte: Mesageiro Seguro

Recorde histórico e mais arrecadação:
seguro de pessoas cresce 8% em 2023

A venda de seguros de pessoas apresentou alta de 8% em 2023 e atingiu o maior patamar da série histórica iniciada em 2014. É o que revela relatório da Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), com base nos dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados). De acordo com o levantamento, o setor arrecadou R$ 62,5 bilhões em prêmios no ano passado.
Considerando os ramos, 48% correspondem aos seguros de vida (modalidades individuais e coletivo), seguidos por 27% em seguro prestamista e de 13% em acidentes pessoais. Ao mesmo tempo, os seguros com o maior crescimento no período foram o funeral, vida individual e o de doenças graves/terminais, que registraram altas de 23,7%, 20,8% e 11,5% respectivamente.

?Os prêmios (preço do seguro) arrecadados superaram o resultado de 2022, entretanto muito ainda pode ser feito neste mercado. Quando comparado a outros países, o Brasil ainda está aquém de seu potencial, a participação dos prêmios de seguro de vida no PIB é de apenas 0,6%. Estamos no 41º lugar no ranking da OCDE de 2022 quanto ao volume de prêmios de seguros de vida, considerando 53 nacionalidades. Países com PIB relativamente próximo ao do Brasil, possuem mercados de seguro de pessoas com uma maior participação?, explicou Edson Franco, presidente da Fenaprevi.
O levantamento revela também que em 2023 foram pagos R$ 15,1 bilhões em benefícios à população segurada (sinistros), resultado 5,7% superior ao do ano anterior. O maior crescimento ocorreu nos ramos de viagem, com alta de 58,6%; de seguros dotais (18,8%) e o de doenças graves/terminais, cuja variação foi de 17,6%. Fonte: Urgente News

Balança comercial de fevereiro de 2024 registrou
superávit de US$ 5,447 bilhões

De acordo com os da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a balança comercial brasileira de fevereiro de 2024 registrou um superávit de US$ 5,447 bilhões. As exportações somaram US$ 23,538 bilhões, enquanto as importações totalizaram US$ 17,67 bilhões, resultando em uma corrente de comércio de US$ 41,629 bilhões. Os números de fevereiro representam os maiores resultados para o mês desde o início da série histórica em 1989.
No acumulado do ano, as exportações alcançaram US$ 50,51 bilhões, contra US$ 43,04 bilhões no ano passado. Já as importações cresceram 1%, subindo de US$ 38,18 bilhões em 2023 para US$ 38,56 bilhões. Assim, a corrente comercial totalizou US$ 89,07 bilhões, crescimento de 9,7%.
Do lado das exportações, a safra recorde de café e soja e a recuperação do preço do açúcar e do minério de ferro compensaram a queda internacional no preço de algumas commodities (bens primários com cotação internacional). Além disso, as exportações de petróleo bruto subiram 119,7%, beneficiadas pelo atraso na contabilização de algumas exportações. Do lado das importações, o recuo nas compras de petróleo, de derivados e de compostos químicos foi o principal responsável pelo elevado saldo na balança comercial.
Em relação ao mesmo mês do ano passado, houve alta nas vendas de café não torrado (71,5%), soja (4,5%), algodão bruto (498,1%) na agropecuária. Também houve crescimento do minério de ferro (41,4%) na indústria extrativa e de carne bovina fresca, refrigerada ou congelada (32,2%), açúcares e melaços (201,2%) na indústria de transformação. Minério de metais preciosos e seus concentrados tiveram uma variação expressiva. Em fevereiro de 2023, não houve registro de exportação dos produtos, que somou US$ 39,1 em vendas no mês passado.
Nas importações, em relação a fevereiro de 2023, o pequeno aumento foi influenciado pelo crescimento das compras de trigo e centeio não moídos (21,7%), produtos hortícolas (38,9%) e frutas e nozes (18,4%) na agropecuária. Mesmo em queda, a indústria extrativa registrou crescimento de minerais bruto (4,2%), minérios e concentrados dos metais de base (18,0%) e gás natural (40,5%). A indústria de transformação teve alta em medicamentos, incluindo os veterinários (39,4%); motores e máquinas não elétricos, exceto motores de pistão e geradores (34,7%), entre outros.
Apesar da desvalorização das commodities, o governo projeta superávit de US$ 94,4 bilhões este ano, com queda de 4,5% em relação a 2023. A próxima projeção será divulgada em abril. Segundo o MDIC, as exportações subirão 2,5% este ano, encerrando o ano em US$ 348,2 bilhões. As importações avançarão 5,4% e fecharão o ano em US$ 253,8 bilhões. As compras do exterior deverão subir por causa da recuperação da economia, que aumenta o consumo, em um cenário de preços internacionais menos voláteis do que no início do conflito entre Rússia e Ucrânia. Fonte: Segs


O futuro promissor do open insurance para o mercado de seguros

O open insurance é um conceito inovador que está revolucionando o mercado de seguros e ganhando destaque no mundo dos negócios. Com o uso de tecnologia e dados, esse modelo propõe uma abordagem mais aberta e colaborativa, permitindo a integração de diferentes empresas e prestadores de serviços para oferecer soluções de seguros de forma ágil, personalizada, transparente e segura.
O sistema é regido por três pilares. O primeiro é o open innovation, que se refere à disponibilização de dados e serviços integrados e padronizados, possibilitando a criação e desenvolvimento de novas soluções para as seguradoras e instituições de previdência. Em seguida, os novos modelos de negócio surgem a partir do compartilhamento de dados e informações, permitindo às instituições do setor de seguros acessar insights para melhorar seus serviços e produtos, além de desenvolver novos negócios. Por fim, a experiência digital, que se baseia no uso de tecnologias de transformação digital, como a big data e a inteligência artificial, para proporcionar uma melhor experiência digital aos consumidores, com mais agilidade no uso de serviços e dados.
No entanto, esse conceito também delimita que o compartilhamento de dados só será feito com a autorização e consentimento dos consumidores. Os clientes também poderão escolher com quais entidades desejam compartilhar as informações, assim como podem interromper o compartilhamento a qualquer momento.
Recente estudo conduzido pela consultoria Accenture evidencia uma percepção bastante positiva das empresas em relação ao open insurance: mais de 70% dos líderes empresariais entrevistados acreditam que o sistema pode levar a uma maior eficiência no setor de seguros, ao mesmo tempo em que aprimora a experiência do cliente e intensifica a competitividade do mercado.
Para as seguradoras e outras corporações do setor, a adoção do sistema não é isenta de desafios. Requer investimentos significativos em tecnologia e infraestrutura para viabilizar a integração entre diferentes prestadores de serviços e garantir a proteção e privacidade dos dados dos clientes. É fundamental estratégias de comunicação eficazes e programas de educação pública para disseminar o conceito e demonstrar os benefícios dessa nova abordagem aos envolvidos.
O sistema tem o potencial de revolucionar o mercado de seguros, promovendo maior transparência, competição e inovação. Ao permitir que os consumidores compartilhem seus dados de seguros de forma segura e conveniente, esse sistema capacita os consumidores, estimula a concorrência e impulsiona o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores.
O open insurance destaca-se como um marco na evolução e maturidade do setor na gestão eficaz das informações. Além de fomentar a inovação e possibilitar transformações profundas na experiência dos clientes, este modelo é crucial para a transição do setor de seguros de uma perspectiva focada em produtos centrados no cliente. Fonte: Segs

Saúde: Março Lilás

Março é o mês de prevenção ao câncer de colo do útero. Hoje, no Brasil, o câncer de colo do útero é o 2º que mais mata mulheres entre 20 e 49 anos. Cerca de 99% dos casos são causados pelo HPV. A sigla HPV corresponde a um conjunto de vírus chamado papilomavírus humano. Os HPV são vírus sexualmente transmissíveis que infectam pele ou mucosa, provocando verrugas ou lesões que podem ser precursoras de cânceres.
A transmissão do vírus se dá por contato direto com a pele ou a mucosa infectadas, durante qualquer contato sexual. Não existem medicamentos que curem ou eliminem o vírus, mas há tratamentos para as lesões causadas por ele. A prevenção é feita através da vacinação e uso de preservativos. Na maioria dos casos, o vírus é eliminado espontaneamente pelo sistema imunológico, sem que a pessoa infectada apresente qualquer sinal ou sintoma. Em algumas pessoas, o vírus pode permanecer inativo e se manifestar apenas quando o sistema imunológico estiver mais fragilizado.
Ao suspeitar de uma infecção pelo HPV, é imprescindível procurar por ginecologistas, urologistas ou proctologistas. Outras especialidades médicas podem ser indicadas após análise de cada caso. Fonte: www.podeacontecer.com.br

Orientação segura:
O papel do RH nas iniciativas de sustentabilidade ambiental

No cenário corporativo moderno, a sustentabilidade ambiental tornou-se uma prioridade para organizações de todos os setores. À medida que as empresas reconhecem a importância de práticas responsáveis e sustentáveis, o papel dos profissionais de Recursos Humanos (RH) se amplia e passa a incluir entre as suas demandas a liderança de iniciativas ambientais no local de trabalho.
Sustentabilidade ambiental resume-se à busca por formas de utilizar os recursos com a maior eficiência possível e de forma renovável. Com as mudanças climáticas e a escassez de recursos se tornando preocupante, as empresas estão sob crescente pressão para maximizar a pegada ecológica e promover práticas sustentáveis. Ao adotar estratégias ambientalmente responsáveis, as organizações melhoram a imagem, atraem talentos e contribuem para um planeta mais saudável.
Tradicionalmente, os departamentos de RH concentram-se na gestão de pessoal, recrutamento e bem-estar dos funcionários. No entanto, à medida que a sustentabilidade ganha relevância estratégica, os profissionais da área estão se tornando impulsionadores de iniciativas ambientais nas suas organizações. Confira alguns exemplos de como o RH pode contribuir para promover a sustentabilidade ambiental:
Desenvolvendo políticas de sustentabilidade ? Para isso, as equipes de RH podem realizar avaliações minuciosas do atual impacto ambiental da organização, identificar áreas para melhoria e definir metas para reduzir o consumo de recursos, a geração de resíduos e as emissões de gases de efeito de estufa. Estas políticas servem como princípios orientadores para todos os colaboradores, o que contribui para a conscientização e para os objetivos de sustentabilidade.
Incentivando o envolvimento dos funcionários - O RH pode atuar na promoção de pautas ambientais que conscientizem e envolvam os funcionários. Ao organizar campanhas de sensibilização, workshops e sessões de formação, o setor ajuda os colaboradores a compreenderem a importância da sustentabilidade e fornece as ferramentas e os recursos necessários para que possam implementar boas prática em suas rotinas. Além de incentivar os funcionários, também gera um senso de responsabilidade coletiva para com o meio ambiente.
Implementando iniciativas verdes - Colaborar com equipes multifuncionais para implementar iniciativas de sustentabilidade inclui a adoção de tecnologias energeticamente eficientes, a implementação de programas de reciclagem, a redução do consumo de água, a promoção de opções de transporte sustentáveis e o incentivo ao teletrabalho ou a regimes de trabalho flexíveis para reduzir as emissões de carbono.
Monitorando e gerando relatórios - Também é possível que a área de RH crie métricas para monitorar os avanços rumo aos objetivos de sustentabilidade ambiental da organização. Ao acompanhar os principais indicadores de desempenho (KPIs), como uso de energia, geração de resíduos, emissões de gases de efeito estufa e consumo de água, o setor pode identificar áreas de melhoria e medir o progresso ao longo do tempo. Relatórios precisos e transparentes demonstram o compromisso da organização com a sustentabilidade e promovem a responsabilização.
Com maior consciência ambiental, os profissionais de RH desempenham um papel crucial na condução de iniciativas de sustentabilidade nas organizações. Ao liderar o desenvolvimento de políticas sustentáveis, promover o envolvimento dos colaboradores, implementar iniciativas verdes e monitorar o progresso, o setor se torna fundamental na integração da sustentabilidade ambiental na cultura corporativa. Fonte: Segs

Ação Positiva
Uma mulher, quando reconhece a sua força, se torna uma fonte inesgotável de inspiração. Um Feliz Dia da Mulher para nossas colaboradoras, amigas e clientes!

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