topo

Postado em 22 de Outubro de 2021 às 15h17

MENSAGEIRO SEGURO 1127

Institucional (165)
Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Mensageiro Seguro Número 1.127 – Ano XIV – 22/10/2021 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros...

Mensageiro Seguro
Número 1.127 – Ano XIV – 22/10/2021
Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda.
Edição: Samara Braghini


Leia nesta edição do Mensageiro Seguro

1. As crenças que nos impedem de mudar
2. Índices de confiança do mercado ganham atenção do boletim da CNseg
3. Porto Seguro é a nova vítima de ataque cibernético
4. Cuidados na condução do veículo em dias chuvosos
5. Saúde: Exercícios físicos e as toxinas das células
6. Orientação segura: Seis vantagens de investir em Previdência Privada
7. Ação Positiva


As crenças que nos impedem de mudar

Você já deve ter dito várias vezes a si mesmo que precisa mudar. E por que você não consegue? Uma das coisas que influenciam nossas atitudes diárias é o nosso sistema de crença.

A crença é um sistema de pensamentos que forma a base do que vemos e experimentamos na vida. Assim, nossos pensamentos determinam como percebemos nosso mundo. Formam, então, as nossas fronteiras. Em fotografia é possível colocar filtros sobre as lentes da câmera para modificar aquilo que ela registra. Consequentemente, quando as lentes das câmeras estão com filtro, ela vê uma nova “realidade”. Nossas crenças trabalham da mesma maneira e estão abaixo do nosso nível de consciência. Assim, raramente são entendidas. São as forças invisíveis que formam as fronteiras de nossas vidas.

Nossas crenças definem, limitam e influenciam nosso comportamento. Elas formam o que pensamos e o que não dizemos. Nossas crenças influenciam nossa vida como o trilho influencia o comportamento do trem. A maioria das pessoas acredita que controlam suas vidas, mas este controle é tão limitado quanto o controle que o maquinista tem sobre o trem. Na realidade, a única influência que o maquinista tem é sobre a velocidade. Da mesma forma que os trilhos determinam a direção do trem. Nossas crenças configuram a direção de nossas vidas.

Caso suas crenças permaneçam as mesmas, seu futuro será perfeitamente previsível. Como o trem nos trilhos sempre seguindo a mesma rota para o mesmo destino, sem uma modificação de suas crenças seu futuro será simplesmente uma extensão de seu passado.

Você deve tomar consciência das tuas crenças limitantes, por que elas podem ser as responsáveis por você não estar obtendo sucesso em alguma área da sua vida. A boa notícia é que você pode mudar qualquer crença negativa ou limitante, substituindo-as por crenças positivas e empoderadoras.

Você tem um potencial imenso, eu também – todos temos. Mas pode estar se limitando por causa de suas crenças. Você só é capaz de fazer o que acredita ser possível. Por este motivo é tão importante avançar progressivamente todos os dias para expandir a sua flexibilidade de pensamento e fazer algo que o ajude a crescer e romper com as crenças limitantes.
Prof. Menegatti - gestor e palestrante

Índices de confiança do mercado ganham atenção do boletim da CNseg

“Com a volatilidade apresentada pelos indicadores de atividades, observar os índices de confiança publicados tem sido importante para tentar estimar o rumo da economia a partir do terceiro trimestre”, afirma o economista Pedro Simões, do Comitê de Estudos de Mercado da CNseg, a Confederação Nacional das Seguradoras, em seu boletim sobre expectativas econômicas do dia 18 de outubro.

O economista lembra que tais indicadores vêm sinalizando uma mudança no humor de empresários e consumidores tanto em agosto quanto em setembro. “Apesar da melhora da economia em meio ao avanço da vacinação em massa, vetores como a inflação persistentemente alta, riscos fiscais e as questões de política econômica em tramitação no Congresso, como o Teto de Gastos, os precatórios, a extensão do auxílio emergencial e o programa social que substituiria o Bolsa Família, contribuem para comprometer uma retomada mais previsível”, disse ao comentar as projeções divulgadas no Boletim Focus pelo Banco Central do Brasil nesta manhã.

Os analistas de mercado aumentaram pela 28ª semana consecutiva as projeções para o IPCA este ano, agora de 8,59% para 8,69% e voltaram a reduzir, na margem, a projeção para o PIB, que caiu de 5,04% para 5,01%. Para 2022, a previsão de expansão do PIB passou de 1,54% para 1,50%. Nesta semana, as discussões em torno dos precatórios priorizam a atenção dos agentes de mercados. “A PEC dos Precatórios, que está na Câmara, certamente está entre essas prioridades e deve ter o parecer de seu relator na Comissão Especial votado esta semana”, avalia Simões.

Leia a íntegra do boletim Acompanhamento de Expectativas Econômicas semanal feito pela Superintendência de Estudos e Projetos (Suesp) da CNseg. Fonte: CNseg

Porto Seguro é a nova vítima de ataque cibernético

A Porto Seguro é a mais nova empresa brasileira a sofrer um ataque cibernético. A seguradora reportou no dia 14 de outubro, o ataque à Comissão de Valores Mobiliários, mas disse apenas que sofreu 'uma instabilidade parcial em seus canais de atendimento e alguns de seus sistemas'. Porém, a Porto Seguro não revelou a natureza do ataque - não diz se foi ransomware ou outra modalidade.

A companhia reportou ainda que ativou todos os protocolos de segurança e está reestabelecendo gradualmente o seu ambiente operacional para retomar a normalidade o mais breve possível. A Porto Seguro também esclareceu que, até o momento, não foi identificado qualquer vazamento de dados da companhia, das suas controladas, dos seus clientes e/ou parceiros, incluindo quaisquer dados pessoais. A seguradora se junta ao time dos atacados, entre eles, Lojas Renner, CVC, Embraer e Grupo Fleury, todas nesses últimos meses de 2021.
Fonte: AARB

Cuidados na condução do veículo em dias chuvosos

Motoristas precisam se prevenir dos efeitos da chuva nos veículos; cautela do condutor pode ser decisiva.

Em algumas partes do Brasil, a transição da primavera para o verão pode vir acompanhada de fortes chuvas que pegam todos de surpresa, especialmente os motoristas. Pistas escorregadias, risco de alagamento e baixa visibilidade são apenas alguns obstáculos enfrentados pelos condutores em dias chuvosos.

Para evitar situações de risco ou imprevistos com o automóvel, os cuidados devem começar antes mesmo de sair de casa. Deixar a manutenção do veículo em dia, conferir o fluido de freio e a condição de componentes como discos, cilindros, pastilhas e canos, e garantir que o sistema esteja funcionando perfeitamente é dever constante do motorista. Além desses cuidados, que podem ser decisivos para a segurança no trânsito em um dia de chuva, é importante também:

Conferir sempre a profundidade dos sulcos dos pneus e lembrar-se de realizar a calibragem periodicamente;

Ficar atento a qualquer ruído estranho, demora no acionamento dos freios, trepidação no volante ao frear ou pedais duros;

Conferir sempre o sistema de ventilação, item responsável por impedir que os vidros embacem e a visão do condutor visão seja obstruída;

Ter atenção ao atravessar trechos alagados, que podem prejudicar o motor do carro ou surpreender o motorista com buracos e poças mais profundas;

Ficar atento à forma de dirigir: não ultrapassar a distância de segurança, reduzir a velocidade e dirigir com farol baixo.

“Dirigir em dias chuvosos apresenta alguns riscos e surpresas que podem custar o bom funcionamento do veículo, por isso é fundamental contar com um seguro para situações emergenciais. É importante lembrar também que a cautela do motorista faz toda a diferença no funcionamento do veículo e pode ser decisiva na hora de acionar o socorro”, alerta Frank Nelson Ohi, Diretor de Sinistro da HDI. Fonte: Segs

Saúde: Exercícios físicos e as toxinas das células

As descobertas científicas confirmam, vez após vez, os benefícios incontáveis dos exercícios físicos para a saúde e longevidade humana. Agora a ciência revela os processos celulares envolvidos na atividade. Um deles é a prevenção da disfunção muscular.

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com colegas dos Estados Unidos e Noruega, estudaram como funcionam os estímulos usados para reduzir ou mesmo reverter a disfunção muscular. Isso ocorre, por exemplo, geralmente, em indivíduos que passam muito tempo sentados, como motoristas de ônibus, ou doentes acamados por longos períodos.

Diante disso os pesquisadores descobriram que a falta de estímulos ocasiona o acúmulo de proteínas mal processadas dentro das células musculares, o que explica o prejuízo na função do órgão. Esse acúmulo decorre do prejuízo na maquinaria celular, responsável por identificar e remover tais “lixos” celulares.

“A atividade física diária sensibiliza o sistema de retirada desses “lixos”, facilitando a eliminação de proteínas e organelas pouco funcionais no músculo. A remoção desses componentes é importante, pois quando acumulados tornam-se tóxicos e contribuem para a disfunção ou mesmo a morte da célula muscular”, explica o professor Júlio César, da equipe da USP. Fonte: Viva Saúde

Orientação segura: Seis vantagens de investir em Previdência Privada

Sempre desconfiei das promessas de enriquecimento rápido. Depois de 15 anos trabalhando no mercado financeiro e olhando para os maiores investidores e empreendedores do mundo, é fácil notar que quase todos levaram um bom tempo para chegar onde estão
.
Falando em investimentos, essa mentalidade de longo prazo é muito importante. Afinal, nesse caso, a disciplina de investir todos os meses, trará um impacto tão significativo quanto a rentabilidade do investimento escolhido. Por isso, se o seu objetivo é acumular patrimônio, seja para construir a sua aposentadoria ou fazer a viagem dos seus sonhos, eu posso te garantir que o melhor meio é a previdência privada.

E não sou o único a acreditar nisso. Conforme a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), a previdência privada aberta atingiu em 2021 um aumento de 91,7% em captação líquida, um total de R$11,9 bilhões. Só em maio o setor teve alta de 83,7%, com uma injeção de R$3 bilhões. Para te incentivar a começar a investir na sua previdência privada, separei algumas vantagens dessa modalidade de investimento para você.

As vantagens da previdência privada - 1. A previdência privada é uma ótima forma de realizar objetivos. A previdência privada é conhecida tradicionalmente como uma modalidade eficaz para complementar a aposentadoria pública (INSS). Na verdade, o correto é tentar não depender do INSS. No entanto, pode também auxiliar e financiar outros projetos de vida. Comprar um carro, uma casa, custear o intercâmbio, abrir um negócio, garantir os estudos dos filhos ou netos. As possibilidades são infinitas. Quanto antes você começar, maior será o efeito dos juros compostos.

2. Benefícios fiscais - Entre as principais vantagens da previdência estão os benefícios fiscais, já que com esse investimento é possível pagar menos imposto de renda. Existem dois tipos de plano: o VGBL e o PGBL. O VGBL pode ser contratado por qualquer pessoa e tem todas as vantagens da previdência. Já o PGBL é mais indicado para quem faz a declaração completa do imposto de renda (IR). Isso porque ele funciona como uma dedução legal com um teto de até 12% da renda bruta anual.

As tabelas de tributação são outra vantagem interessante. Existe a progressiva e a regressiva, elas se adaptam bem a diferentes perfis de investidores e objetivos. Para valores investidos por mais de dez anos com a tabela regressiva, por exemplo, é possível alcançar a menor alíquota de IR do mercado: 10%.

Já a progressiva, tem uma alíquota fixa de 15% no momento do resgate, mas esse valor pode ser compensado na declaração de IR, podendo variar de 0% a 27,5%. Para escolher o plano certo, analise o seu perfil de investidor, seu objetivo e o tempo do investimento.

3. Ausência de idade mínima - Trata-se de um investimento que não exige idade mínima e por este motivo, acaba sendo a escolha ideal para pais que querem garantir o futuro de seus filhos. Além de render mais que a poupança, ao fazer a previdência privada no nome dos seus filhos, o patrimônio acumulado já ficará no nome deles. Quanto mais cedo você começar a investir no futuro dos seus filhos, maior será o patrimônio deles.

4. Resgate rápido e versátil - Você escolhe o melhor momento para realizar o resgate na previdência privada! É possível fazer isso a qualquer momento desde que esteja fora do prazo de carência (60 dias após a contratação ou movimentação de saída). Além disso, você pode usufruir do dinheiro acumulado de três formas: - resgate total ou parcial; - renda mensal temporária: você converte o valor investido em uma renda mensal, por um prazo determinado; - renda mensal vitalícia; o pagamento é recebido até o falecimento do titular.

5. Cria o hábito de poupar e investir - É muito prático investir na previdência privada. Você escolhe quanto quer guardar por mês e a forma de pagamento, se boleto ou débito automático. Isso te ajuda a desenvolver o hábito de poupar e investir todos os meses.

Como disse, na previdência privada, o maior valor está no hábito de investir todos os meses por um bom período de tempo. Você não precisa olhar todos os minutos para a tela para acompanhar a rentabilidade.

6. A portabilidade - Claro que quando digo que o hábito de investir todos os meses é mais importante que a rentabilidade, não estou desprezando o impacto que ela terá nos seus investimentos. Se você pode ter uma rentabilidade melhor em algum outro plano de previdência, você deve buscar esse resultado. E essa é uma grande vantagem da previdência. Você não precisa resgatar o dinheiro para migrar para outro fundo de previdência. Fonte: Por Luiz Bacellar - Segs

Ação Positiva

"Obstáculos são aquelas coisas assustadoras que você vê quando desvia os seus olhos da sua meta." Henry Ford



Certa Seguros
Avenida Getulio Vargas 1403N Sala 201
Ed. Don Ricardo
Centro, Chapecó/SC
certa@certacorretoradeseguros.com.br
(49)3321-1100

Veja também

Mensageiro Seguro 101530/08/19 Insumo do consumo O poder está cada vez mais disperso. E a capacidade das pessoas de se informar e se organizar continuará crescendo. O velho slogan "power to the people" nunca foi tão novo. Ele impacta a política, mas também a economia em seu conceito mais básico: a oferta e a procura. Poder para as pessoas significa poder para os consumidores. A......
MENSAGEIRO SEGURO 112615/10/21 Mensageiro Seguro Número 1.126 – Ano XIV – 15/10/2021 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro......
MENSAGEIRO SEGURO 110016/04/21 Mensageiro Seguro Número 1.100 – Ano XIV – 16/04/2021 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro......

Voltar para Blog

Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.