topo

Postado em 06 de Dezembro de 2021 às 15h43

MENSAGEIRO SEGURO 1133

Institucional (165)
Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Mensageiro Seguro Número 1.133 – Ano XIV – 03/12/2021 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros...

Mensageiro Seguro
Número 1.133 – Ano XIV – 03/12/2021
Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda.
Edição: Samara Braghini


Leia nesta edição do Mensageiro Seguro


1. Criando o futuro futuro
2. Como manter sua casa segura durante as viagens de fim de ano
3. Como renovar o Seguro Auto quando o segurado vem a óbito
4. Saúde: Seja um homem de atitude, com a saúde em dia!
5. Orientação segura: Tendências para 2022: um mundo híbrido multinuvem
6. Ação Positiva


Criando o futuro

Você é uma pessoa criativa? E os seus colegas de trabalho? E os seus amigos? No próximo churrasco, pergunte para ver o que eles acham. Você pode se surpreender com as respostas. Trabalhei com pessoas e organizações do mundo todo e por onde passo encontro sempre o mesmo paradoxo. A maior parte das crianças acha que é criativa, e muitos adultos não se consideram assim. Essa questão é mais relevante do que pode parecer.

A humanidade nunca enfrentou tantas e tão rápidas mudanças quanto as de hoje e, como se isso não bastasse, essas mudanças não têm precedentes. Não sabemos como as complexidades do presente vão se manifestar no futuro. As mudanças culturais nunca são lineares e raramente podem ser previstas. Se fossem, as legiões de gurus e adivinhos perderiam seu ganha-pão. Foi provavelmente com isso em mente que o economista J. K. Galbraith declarou: “O maior objetivo do campo da projeção econômica é dar um pouco de respeitabilidade à astrologia”.

Em um mundo que gira cada vez mais rápido, todas as empresas precisam de pessoas que saibam pensar com criatividade, comunicar-se bem e trabalhar em equipe, ou, em outras palavras, pessoas flexíveis e capazes de se adaptar rapidamente. O problema é que muitas organizações simplesmente não estão conseguindo encontrar essas pessoas. Por que isso acontece?

Por que é imprescindível promover a criatividade? Líderes empresariais, políticos e educadores enfatizam a importância de promover a criatividade e a inovação. Por que isso faria tanta diferença? Por que as pessoas precisam de ajuda para serem criativas? A cabeça das crianças fervilha com novas ideias. O que acontece durante nosso crescimento que nos leva a acreditar que não somos criativos? O que a criatividade envolve? O que é criatividade? Será que todos nós somos criativos ou só alguns poucos escolhidos? A criatividade pode ser desenvolvida e, se for o caso, como isso pode ser feito? Todo mundo tem ideias novas de vez em quando, mas como é possível promover a criatividade no dia a dia? Se for líder de uma empresa, uma organização ou uma escola, como você pode tornar sistemática a inovação? Como promover uma cultura de inovação?

Repensando a criatividade - Para responder a essas perguntas, é importante partir de uma definição clara da criatividade e de seu funcionamento. São três conceitos relacionados. Esses conceitos são a imaginação, que é o processo de usar a mente para pensar em coisas que não estão presentes aos nossos sentidos; a criatividade, que é o processo de desenvolver ideias originais que tenham valor; e a inovação, que é o processo de colocar as novas ideias em prática. Desses conceitos, o que gera mais mal-entendidos é a criatividade.

Um desses mal-entendidos é a ideia de que só pessoas especiais são criativas. Ela é reforçada por histórias de ícones criativos como Pablo Picasso, Albert Einstein, Thomas Edison e Steve Jobs. As empresas parecem concordar com isso, não raro dividindo sua força de trabalho em dois grupos: os “criativos” e os “certinhos”. Em geral, é fácil dizer quem são os criativos da empresa: são aqueles que não vestem terno. No entanto, qualquer pessoa pode ser muito criativa se tiver as condições corretas. Todo mundo tem um talento criativo. O desafio é desenvolvê-lo.

O segundo equívoco é que a criatividade só se desenvolve em áreas como as artes, a publicidade, o design ou o marketing. É verdade que todas essas atividades podem ser criativas, mas o mesmo pode ser dito das ciências, da matemática, da pedagogia, da medicina, dos esportes, da culinária ou qualquer outra atividade. A criatividade não se restringe às artes. Outras disciplinas podem ser tão criativas quanto as artes. É possível ser criativo em qualquer atividade que envolva inteligência.

As empresas são criativas em diferentes áreas. A Apple com sua capacidade de criar produtos completamente novos. A força criativa do Wal-Mart está na área de sistemas, como gestão da cadeia de suprimento e precificação. A Starbucks não inventou o café, mas criou uma cultura especial de atendimento ao redor dele. Uma cultura de inovação deve incluir todas as áreas da organização.

A criatividade, não raro, é associada à liberdade de expressão, e algumas pessoas acham que pode ser problemático encorajar demais o desenvolvimento dessa habilidade nas escolas. Elas pensam em crianças correndo desenfreadas, gritando e quebrando tudo o que veem pela frente, em oposição a crianças fazendo a lição quietinhas. Ser criativo, muitas vezes, envolve brincar com as ideias e se divertir no processo. Também envolve trabalhar duro em ideias e projetos, desenvolvendo-os da melhor maneira possível, sempre avaliando quais são melhores e por quê. Em todas as disciplinas, a criatividade se fundamenta em habilidade, conhecimento e controle. A criatividade não é apenas diversão, mas também foco e empenho. Por Ken Robinson, PhD, no livro “Somos todos criativos”

Como manter sua casa segura durante as viagens de fim de ano

Com o avanço da vacinação, a retomada do planejamento das viagens de fim de ano está ganhando força. Dados de buscas apresentados pelo Google mostram que o interesse dos brasileiros por viagens atingiu, em setembro, o maior patamar desde março do ano passado. A procura mira especialmente em datas como Réveillon e Natal.

Além do planejamento do roteiro da tão sonhada viagem, também é preciso ter em mente cuidados básicos com a residência, que ficará sem manutenção diária por um tempo, antes de partir para o seu destino. Estar atento a qualquer problema que possa surgir durante a estadia fora de casa é fundamental para uma viagem sem maiores problemas e um retorno tranquilo ao lar.

“Ao ficar muito tempo longe de casa o imóvel fica vulnerável podendo ser alvo de assaltos e outras atitudes que depredam o patrimônio, ou de até mesmo alguma avaria como vazamento de gás, problemas nas instalações elétricas e outros. Para isso, é sempre importante contar com um seguro residencial que poderá ressarcir o proprietário em caso de arrombamento, furto ou outros tipos de danos aos seus bens”, alerta Jefferson Silvestrin, Superintendente de Produtos Massificados da HDI Seguros.

Seja para cobrir prejuízos como os provocados por incêndios, explosão e queda de raio, ou acionar assistências complementares para serviço de limpeza de caixa de água, conserto de telhado, bombeiro, vidros, vazamento de tubulações e outros, o seguro residencial pode fazer toda diferença. Silvestrin ainda reforça que o serviço vai além das emergências e também “pode servir para garantir a manutenção do lar, evitando futuros problemas e trazendo tranquilidade para o segurado”.

Além de aderir a um seguro residencial, existe medidas que podem ajudar quem está planejando uma viagem de fim de ano, mas quer garantir a segurança e o bom funcionamento do seu lar. Confira:
- No caso de ausências prolongadas, peça que um parente visite sua casa para demonstrar a presença de pessoas. Abrir janelas, regar o jardim, entrar com o carro na garagem, por exemplo, deixam sua casa mais segura.

- Deixe algum telefone de contato com um vizinho, parente ou amigo, para ser informado de alguma ocorrência.

- Durante as férias, suspenda a entrega de jornais e peça que alguém recolha a correspondência.

- Tire das tomadas os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos. Em caso de queda ou falta de energia, seu restabelecimento pode danificar os equipamentos e até causar incêndio.

- Joias, dinheiro, documentos importantes e chaves de veículos estacionados na garagem da residência devem ser guardados em local de difícil acesso.

- Feche os registros gerais de gás e água, caso ninguém fique na casa.
- Não deixe luzes acesas no imóvel. Fonte: HDI Seguros

Como renovar o Seguro Auto quando o segurado vem a óbito

Quando um segurado de auto falece, como será feita a renovação do seguro? Esse detalhe que levanta dúvidas entre segurados e até entre corretores é sobre renovação durante o inventário. Se o seguro vence durante esse período, a apólice vai no nome de quem?

O corretor de seguros e advogado, Dorival Alves, explica que a palavra-chave nesses casos é espólio. “Essa palavra indica que o segurado veio a óbito e existe um processo de inventário para regularização da divisão de bens em curso”, explicou. Segundo o corretor, o que é preciso fazer é alterar o perfil. “Basta fazer um aditamento na apólice para alterar o condutor do veículo”, esclarece.

Dorival explica que se o seguro do veículo vencer durante o processo de inventário, deve seguir o padrão “a palavra espólio e o nome do segurado”. Ou seja, o nome do segurado falecido continua na apólice. “A companhia deve ser notificada sobre a morte do segurado e a existência do inventário. Com isso, ela passa a usar a palavra espólio”, disse.

Dessa forma, Dorival esclarece que, se acontecer um sinistro, acredita-se que esse veículo faça parte do inventário do falecido e, nesse caso, basta comunicar em juízo ou no cartório que o veículo teve um sinistro e a companhia vai indenizar. “O valor da indenização será colocado à disposição dos herdeiros e, sobre esse dinheiro, é preciso pagar um imposto ao estado”, ressaltou.

O advogado lembra que ao fim do inventário, rompe-se o contrato e faz-se um novo seguro. “O veículo será transferido ao herdeiro e a seguradora avisada”. Fonte: Segs

Saúde: Seja um homem de atitude, com a saúde em dia!

Com a saúde em dia, você pode viver com mais disposição, evitar doenças graves e até alcançar a tão desejada longevidade. Mas no caso dos homens, a preocupação com a saúde nem sempre é prioridade. Em geral, eles não têm a mesma preocupação com a saúde que as mulheres, pois elas iniciam os cuidados desde a adolescência quando começam as visitas ao ginecologista.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, cerca de 60 mil novos casos de câncer de próstata aparecem no Brasil anualmente. E, junto a esse tipo de câncer, as doenças coronarianas também são motivo de preocupação, por serem assintomáticas e de difícil tratamento. Com métodos avançados de medicina diagnóstica, é possível identificar até mesmo as doenças mais silenciosas e permitir um tratamento rápido e mais eficiente.

Cuidar da sua saúde é ter atitude. O ideal é que o homem procure um clínico geral ou um urologista pelo menos uma vez por ano na fase adulta. Veja os principais exames para cada faixa etária:

- A partir dos 20 anos: Avaliação de glicemia, hemograma completo, palpação da bolsa testicular, perfil lipídico e urina.

- A partir dos 30 anos: Eletrocardiograma, raio-X de tórax e teste ergométrico.

- A partir dos 40 anos: Audiometria, toque retal da próstata, PSA, ressonância magnética multiparamétrica da próstata e ultrassonografia de abdômen.

- A partir dos 50 anos: Todos os exames a partir dos 20 anos, colonoscopia e colonoscopia virtual por tomografia. Fonte: Fundação Oswaldo Cruz

Orientação segura: Tendências para 2022: um mundo híbrido em multinuvem

Ficou claro em 2021 que a abordagem de provedor único para nuvem não funciona mais. Um estudo recente da IBM reforçou isso: apenas 5% dos entrevistados no Brasil relataram usar uma única nuvem privada ou pública em 2021, em comparação a 45% em 2019.

As consequências do vendor lock-in, que ocorre quando uma empresa fica presa a apenas um fornecedor, tornaram-se claras: falta de inovação e preocupações com segurança e confiabilidade. A pandemia da COVID-19 forneceu uma plataforma para acelerar a transformação digital e as empresas começaram a repensar o valor de manter aplicações nas instalações, refletindo mais sobre quais devem migrar para a nuvem e quais delas permanecem on premise.

O cenário para uma abordagem híbrida e multinuvem nunca foi tão propício. Então o que vem a seguir? Considerando esse panorama, prevemos três tendências sobre o que podemos esperar no próximo ano: - As empresas vão migrar estrategicamente as cargas de trabalho enquanto abraçam a modernização; - À medida que as organizações avançam em suas jornadas híbridas e de multinuvem, sua abordagem será direcionada a determinar para onde vão as cargas de trabalho.

Desde o início de sua migração para a nuvem, as empresas, muitas vezes, movimentam cargas de trabalho simples e agora avaliam a migração de cargas mais complexas e de missão crítica em seu processo de modernização. No próximo ano, será necessário fazer um inventário de seus ambientes de TI para selecionar quais aplicações e cargas de trabalho são mais adequadas para a nuvem e quais devem permanecer on premise.

Cloud Future: segurança estará à frente e ao centro enquanto ameaças cibernéticas crescem. Uma das muitas razões pelas quais as organizações estão cada vez mais adotando uma abordagem híbrida e multinuvem é para mitigar o risco de concentração de fornecedores à medida que as ameaças cibernéticas aumentam. Com a proteção de dados como prioridade, as empresas também favorecerão a segurança projetada com um único ponto de controle para obter acesso a uma visão abrangente das ameaças e mitigar a complexidade no próximo ano.

Enquanto as companhias realizam seus planejamentos para 2022, também devem se lembrar da preparação para o futuro no longo prazo. À medida que a computação quântica avança e apresenta riscos potenciais, como a capacidade de quebrar rapidamente algoritmos de criptografia e acessar dados confidenciais, é preciso olhar para além das ameaças de curto prazo e considerar os próximos 10, 15 e 20 anos.

Preparação para a governança de dados: a evolução das nuvens para a indústria - O estudo também aponta que 65% dos entrevistados no Brasil concordam que a conformidade regulatória relacionada à indústria é um obstáculo significativo. Atingir os requisitos de segurança e de conformidade regulatória é importante para indústrias altamente reguladas, como o setor de serviços financeiros e agências governamentais, por exemplo. À medida que essas indústrias se esforçam para atender às demandas dos clientes e dos cidadãos digitais, a adoção da nuvem evolui para nuvens especializadas. As plataformas específicas da indústria serão cada vez mais usadas para ajudar a equilibrar a inovação com protocolos de conformidade rigorosos. Ao escolher a plataforma certa, com controles integrados, poderão inovar no ritmo da mudança garantindo que você não fique para trás enquanto sua indústria implementa novos regulamentos ou modifica os já existentes.

Enquanto ninguém sabe exatamente como 2022 será, podemos ficar tranquilos, pois os últimos dois anos foram um ponto de inflexão para a transformação digital. Na América Latina, como em todo o mundo, as empresas estão acelerando suas jornadas: abraçam novos modelos comerciais, movem cargas de trabalho para a nuvem e digitalizam suas operações. Esperamos que a nuvem híbrida continue a desempenhar um papel crítico na condução da inovação necessária para construir resiliência e abrir novas oportunidades para as organizações no futuro. Fonte: Segs

Ação Positiva

"O respeito da lei é a primeira expressão da liberdade." Machado de Assis


Certa Seguros
Avenida Getulio Vargas 1403N Sala 201
Ed. Don Ricardo
Centro, Chapecó/SC
certa@certacorretoradeseguros.com.br
(49)3321-1100

Veja também

Mensageiro Seguro 97309/11/18 A importância de um seguro Nos últimos anos, ter um seguro se tornou quase um item de primeira necessidade. Na tentativa de amenizar prejuízos, muitas pessoas recorrem aos serviços de seguros e consequentemente movimentam milhões na economia todos os anos, correspondendo a aproximadamente cerca de 6% do PIB brasileiro, com projeção de alcance de 7,4% em......
MENSAGEIRO SEGURO 113119/11/21 Mensageiro Seguro Número 1.131 – Ano XIV – 19/11/2021 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro......
MENSAGEIRO SEGURO 111713/08/21 Mensageiro Seguro Número 1.117 – Ano XIV – 13/08/2021 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro......

Voltar para Blog

Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.