topo

Postado em 04 de Fevereiro de 2022 às 14h45

MENSAGEIRO SEGURO 1142

Institucional (165)
Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Mensageiro Seguro Número 1.142 – Ano XIV – 04/02/2022 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros...

Mensageiro Seguro
Número 1.142 – Ano XIV – 04/02/2022
Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda.
Edição: Samara Braghini


Leia nesta edição do Mensageiro Seguro

1. Vença a ansiedade
2. Seguro de vida é uma ferramenta estratégica na sucessão patrimonial
3. Seguro de equipamentos: entenda a importância
4. Evite perder a cobertura de seguro de veículo durante alagamentos
5. Saúde: Os pais são obrigados a vacinarem seus filhos contra o Covid?
6. Orientação segura: O lucro move o mundo
7.Ação Positiva


Como vencer a ansiedade

Cada vez mais comum na vida de todos nós, a ansiedade é um problema grave e que pode ter reflexos na vida profissional também. Todos já foram ansiosos em algum momento da vida, mas há os casos mais extremos e que são prejudiciais para a saúde, a vida no geral e, claro, o trabalho.

Um profissional ansioso trabalha com pressa e sem fazer o que precisa com excelência, já que a ansiedade para terminar tudo é tão grande que faz com que isso aconteça. É complicado, claro, mas é possível lidar com a situação para ter mais qualidade de vida e sucesso na carreira.

Caso você perceba que a situação está saindo do controle, é interessante procurar ajuda médica e fazer um tratamento. Algumas dicas que podem ser feitas durante o dia a dia são praticar exercícios físicos, tomar bastante água e dormir bem. Basicamente ter uma vida mais equilibrada. Isso auxilia bastante no controle da ansiedade. Outras dicas podem ser úteis nesse sentido.

Invista no seu autoconhecimento
Em várias áreas da sua vida isso é importante. Para a ansiedade também. Você precisa refletir sobre quais são os tipos de situações que te deixam mais aflito. Isso é fundamental, pois assim consegue entender quais são seus pontos fortes e fracos e fazer uma avaliação sobre a forma que agiu nessas ocasiões. Dominar os sentimentos para ter mais controle de sua vida é a grande sacada de pensar no autoconhecimento.

Suas experiências de vida e todos os aprendizados ao longo do caminho podem te ajudar a aceitar e aprender com cada situação e assim você vai saber também quais são suas reais preocupações para ter como lidar com elas.

Saiba como lidar com o inesperado
A pessoa ansiosa tem muito medo do que ainda está por vir, do inesperado. E com isso acaba sofrendo por antecipação. Com um trabalho de autoconhecimento e bastante dedicação para mudar isso, você vai passar a encarar as mudanças da vida como um processo natural.

Coloque na cabeça que qualquer tipo de experiência, seja ela positiva ou negativa, vai te ajudar a tirar aprendizados. E isso sempre é positivo. Nem tudo na vida é possível você ter controle. Ciente disso, vai ficar mais fácil lidar com a ansiedade.

Descansar bem e dormir o mínimo de horas diárias também é importante, já que seu cérebro descansa e se renova sem ficar pensando no que não deveria. A partir do momento que você consegue ter boas noites de sono, sua ansiedade diminui e você acorda no dia seguinte mais tranquilo para as necessidades do seu dia. Por Roberto Shinyashik - escritor

Seguro de vida é uma ferramenta estratégica na sucessão patrimonial

As despesas acerca de um inventário podem chegar a 20% sobre o valor do patrimônio, o que pode obrigar os herdeiros a alienarem parte dos bens para arcar com os custos.

A construção de um patrimônio efetivo permeia o planejamento financeiro de muitas famílias, sobretudo com o objetivo de permitir uma cadência de recursos aos herdeiros. Neste contexto, o seguro de vida é uma ferramenta estratégica que, além da proteção no momento da perda, resguarda o patrimônio construído ao longo de anos.

“Dentro do planejamento financeiro é essencial que existam os ativos de proteção, como o seguro. Cada vez mais ele tem se tornado uma ferramenta de preservação em vida, pois é possível usufruir dos ativos em diversos cenários, como invalidez por acidente, uma doença grave ou internação hospitalar. Contudo, ele é estratégico para gerar liquidez aos herdeiros em um momento de perda, pois é um produto financeiro que não possui tributação e em caso de o sinistro ser acionado, o capital segurado é liberado rapidamente e chegará diretamente nas mãos dos beneficiários”, explica o gerente de produtos da Omint Seguros, Carlos Faria.

De acordo com o Colégio Notarial do Brasil (CNB) de São Paulo, as despesas com um inventário (impostos, honorários advocatícios, certidões, despesas cartorárias) podem chegar a 20% do valor total do patrimônio. Para arcar com os débitos relacionados ao processo, muitas vezes os herdeiros precisam dispor de algumas posses, o que leva a dificuldades ou mesmo dilapidação de bens, caso não exista um planejamento financeiro com essa previsibilidade.

Há ainda um cenário mais preocupante: a impossibilidade de tomar posse da herança. “O seguro de vida é um produto financeiro que não possui tributação, dessa forma ele chega diretamente nas mãos dos beneficiários no momento necessário, sem grandes burocracias”, explica Faria.

Ao colocar os números no papel, é possível perceber o impacto da burocracia na rotina dos herdeiros. Ao pensar em um patrimônio de R$ 1 milhão, o custo de um inventário pode alcançar a quantia de R$ 200 mil. “Devemos considerar como patrimônio todo o tipo de investimento, desde imóveis até aplicações e ações. Por esta razão, é importante priorizar o crescimento orgânico, sustentável, sempre balizado em soluções altamente customizadas para os clientes”, aponta.

Em contrapartida, a legislação brasileira determina a liquidez do capital segurado em até 30 dias a partir do momento que o sinistro for acionado pelos segurados, o que favorece o período legal da entrada do inventário, que é de até 60 dias sem ter juros e multas submetidas. Fonte: Segs

Seguro de equipamentos: entenda a importância

Não tem como negar que estamos cada vez mais dependentes da tecnologia. No mundo organizacional, essa dependência pode significar algumas cifras a menos ou a mais no fim do mês. A automação de algumas tarefas pode agilizar e viabilizar muitos procedimentos no universo médico, por exemplo, e algumas máquinas podem ser vitais, tanto para o negócio, quanto para a vida de alguns pacientes. Já pensou em ficar sem alguma delas de uma hora para a outra? É para isso que existe o seguro equipamento, tão importante para quem não quer ser parado por imprevistos.

Por algum tempo, muita gente torcia o nariz quando ouvia falar em seguro, com uma crença ultrapassada de que aquele dinheiro utilizado no seguro seria um investimento inútil e desnecessário. Mas como diz o ditado, o seguro morreu de velho, e após uma pandemia como a que ainda estamos vivendo, o seguro ganhou um destaque e uma importância que nunca teve antes.

O seguro de equipamentos, particularmente, tem o objetivo de proteger as empresas contra perda, furto e dano de um determinado bem. Podem ser incluídos itens eletrônicos portáteis, como telefones e notebooks, ou até todo o estabelecimento, com todos os equipamentos inclusos.

O seguro irá se adaptar à necessidade do segurado – a depender da cobertura, o valor investido irá variar. O importante é deixar especificado cada item incluso – geralmente, a cobertura inclui danos acidentais e roubos. Não existe também limite de cobertura, e qualquer item poderá estar incluso, desde geladeira até cortador de grama.

Tem quem ache que seguro é coisa para grandes empresas, mas essa é uma enorme falácia. Um equipamento quebrado tem um impacto negativo muito maior para o pequeno empresário do que para o grande, que tem mais condições de repor. Um computador ou celular quebrados em um pequeno negócio pode atrapalhar o faturamento do mês inteiro, e o valor investido para consertar ou comprar outro pode ser muito maior do que a mensalidade do seguro.

Alguns profissionais liberais costumam até dizer que a vida profissional deles está em determinado aparelho eletrônico. Não seria exagero dizer que dependem totalmente daquelas ferramentas de trabalho. Com este foco, existe um seguro específico para equipamentos portáteis, que protege o segurado que precisa transitar com seus aparelhos eletrônicos, como profissionais freelancers. Um fotógrafo, por exemplo, pode colocar seu computador e câmera no seguro, e garantir que não irá deixar de trabalhar, caso algum imprevisto aconteça.

Devo investir? - Basta fazer a cotação e pensar: é mais vantajoso pagar esse valor mensalmente e em uma necessidade recorrer ao seguro, ou dificilmente irei precisar disso? O valor para consertar ou comprar um equipamento é mais caro que a mensalidade do seguro? Com que frequência posso precisar? São alguns pontos que você deve considerar.

O mais indicado é conversar com algum corretor de seguros da sua confiança, para fazer uma simulação dentro da sua realidade e colocar na ponta do lápis qual a opção mais viável. Questione cada item e não fique com dúvidas. O seguro equipamento é mais uma segurança para o funcionamento do seu negócio, e nada poderá ficar subentendido, para que você não tenha uma surpresa desagradável no momento que precisar recorrer. Fonte: Segs

Evite perder a cobertura de seguro de veículo durante alagamentos

Após dias de muito calor, os porto-alegrenses puderam comemorar a chegada de uma frente fria. Mas o que era para trazer alívio aos moradores da capital gaúcha trouxe mais preocupações. Isso porque o volume de água foi muito grande em um curto período de tempo e o sistema de drenagem da cidade não deu conta. Resultado: ruas alagadas.

Muitos motoristas precisaram mudar suas rotas para evitar ruas alagadas, mas outros não tiveram a mesma sorte: com o carro estacionado em ruas ou estacionamentos subterrâneos, restou torcer para a água não subir tanto. Mas o que as pessoas devem fazer quando isso acontece?

“Em caso de alagamento, não deve-se movimentar o veículo, mas acionar a seguradora de imediato para que ela possa fazer a remoção do mesmo e encaminhar a uma oficina para que seja feita a abertura do veículo e constatação dos danos causados”, alertou o presidente do Sindicato das Seguradoras do RS (SINDSEGRS), Guilherme Bini. Isso porque o cliente pode perder direito a cobertura do seguro caso tente utilizar o veículo.
É muito comum que o segurado esteja trafegando e veja uma região alagada. O procedimento é não passar nessa região. Se ele mesmo assim tentar, por conta e risco, ele vai ter agravamento de risco e ter a cobertura negada pela seguradora”, explicou.

Um veículo segurado, em caso de alagamento, está amparado com todos os danos que ocorrerem, desde a necessidade de higienização em função da entrada de água até danos causados ao motor. “O segurado não pode mexer nem dar ignição no veículo porque quando isso acontece essa água, que começa a entrar no veículo desde o cano de escapamento até a água que já está na parte mecânica, entra no motor e gera o famoso calço hidráulico”, salientou Bini.

Para pessoas que tiveram o problema dentro de estacionamentos de condomínios ou shoppings, Bini faz um alerta: se o local possuir seguro, ele cobre apenas danos causados a estruturas do prédio, não de terceiros. “Quando o carro está em um estacionamento de shopping ou condomínio residencial, os mesmos não têm responsabilidades sobre eles porque são interpretados como terceiros. Não foi nada causado pelo shopping. Se fosse o rompimento de uma tubulação que causasse o alagamento, aí sim ele teria responsabilidade”, concluiu. Fonte: Segs

Saúde: Os pais são obrigados a vacinarem seus filhos contra o Covid?

Primeiro é valido lembrar que apesar de ser um tema em alta por razão do COVID que vem assolando todo o mundo, a vacina para outras doenças já é recorrente no país.

O tema vacina vai além do COVID, tendo inclusive orientação expressa no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) sobre vacinação: Art. 14. O Sistema Único de Saúde promoverá programas de assistência médica e odontológica para a prevenção das enfermidades que ordinariamente afetam a população infantil, e campanhas de educação sanitária para pais, educadores e alunos. É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.

Já a Constituição Federal prevê que as crianças tenham o direito à vacina garantido pela lei. Especificamente sobre o COVID atualmente a ANVISA aprovou a vacina para crianças de 05 a 11 anos de idade e segundo a equipe técnica da agência reguladora a vacina é segura e eficaz para o público infantil.

Por ser um tema de muita repercussão o assunto chegou ao Supremo Tribunal Federal que se manifestou sobre, determinando que os chefes dos Ministérios Públicos dos Estados e do Distrito Federal são obrigados a garantir o cumprimento dos dispositivos do ECA na vacinação contra a covid-19 de menores de 18 anos.

A decisão do STF somente ratificou o posicionamento do Tribunal no sentido de que a legislação e outras decisões recentes já determinavam que os pais não têm o direito de negar a vacinação dos seus filhos. Vale destacar que entre os bens jurídicos do direito à saúde das crianças e o da liberdade de crença filosófica e religiosa dos pais, deve prevalecer o primeiro.

Portanto, vacinar menores não é uma opção dos pais, mas uma obrigação legal, desde que não haja contraindicação médica evidentemente. Por Tania Brunelli de Oliveira, Advogada – Fonte: Segs

Orientação segura: O lucro move o mundo

Você investiu, sem garantias, anos de sua vida sentado numa sala de aula, porque acreditou que teria uma vida melhor no futuro. Você investe tempo e esforço, também sem garantias, praticando exercícios físicos em troca de mais saúde. Em outras palavras, você investe tempo e esforço em troca de um possível retorno: longevidade e qualidade de vida.

Ninguém ficaria sentado por 12 anos numa sala de aula sem a promessa de um retorno futuro. Ninguém acordaria cedo para treinar se não tivesse a promessa do retorno que isso lhe daria no futuro. Ou seja, ninguém assume riscos ou faz qualquer esforço se não tiver um benefício.

Isso tem um nome. O benefício em troca de um investimento, sem garantias, chama-se: LUCRO. O possível lucro de estudar se chama “um futuro melhor”. Isso é o que fez seus pais investirem dinheiro em sua educação e o que fez você investir tempo para alcançar bons resultados em sua vida acadêmica para futuramente ter a chance de alcançar um salário melhor.

Se não existisse esse lucro, todo esforço não faria sentido. Sem o lucro, para que alguém colocaria o seu próprio capital em risco? Sem o lucro, sua empresa não contrataria, os empregos desapareceriam, a economia voltaria para a era medieval. Sem o lucro das empresas, o estado míngua, os funcionários públicos não recebem salários, os sindicatos entram em falência, os hospitais públicos fecham suas portas, as hidrelétricas desligariam suas turbinas, o criador de gado abandonaria seu rebanho, o caminhoneiro jamais padeceria de saudades da família enquanto dirige pelas estradas esburacadas do Brasil.

Goste você ou não, o lucro é o que move o mundo. Quem é contra o lucro é contra a própria sobrevivência. Fonte: Geração de Valor

Ação Positiva


"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos." Blaise Pascal


Certa Seguros
Avenida Getulio Vargas 1403N Sala 201
Ed. Don Ricardo
Centro, Chapecó/SC
certa@certacorretoradeseguros.com.br
(49)3321-1100

Veja também

Mensageiro Seguro 101820/09/19 Serviços da Receita Federal podem ser acessados por certificado digital IGP-Brasil Desde agosto de 2019, os serviços disponíveis pelo sistema virtual da Receita Federal – e-CAC poderão ser acessados por smartphone ou tablet com uso do certificado digital em nuvem emitido por qualquer Prestador de Serviço de Confiança – PSC integrante da Infraestrutura de......
MENSAGEIRO SEGURO 110521/05/21 Mensageiro Seguro Número 1.105 – Ano XIV – 21/05/2021 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro......
Mensageiro Seguro 106621/08/20 Ano XIV – 21/08/2020 - Edição 1.066 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro......

Voltar para Blog

Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.