topo

Postado em 06 de Maio de 2022 às 15h05

MENSAGEIRO SEGURO 1155

Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Número 1.155 – Ano XIV – 06/05/2022 Publicação Semanal Certa Seguros e Certificação Digital Edição: Samara...

Número 1.155 – Ano XIV – 06/05/2022
Publicação Semanal
Certa Seguros e Certificação Digital
Edição: Samara Braghini


Leia nesta edição do Mensageiro Seguro

1.Produtividade e sucesso: confira os segredos e como melhorar
2.Seguro Paramétrico: uma solução sob medida para o produtor rural
3.Entenda como funciona a Tabela FIPE e seus impactos na precificação de carros e seguros
4.Saúde: Hábitos para manter a saúde do coração
5.Orientação segura: Presença Digital: importância e como conquistar
6.Ação Positiva

 

Produtividade e sucesso: confira os segredos e como melhorar

Muito se fala a respeito da produtividade humana no cotidiano acelerado que vivemos. Com os avanços tecnológicos no mercado de trabalho, a agilidade se tornou essencial para cumprir as demandas. As empresas que mais se destacam no cenário competitivo sabem usar os recursos de forma eficiente e otimizada, o que também denota rapidez em seus processos.

Saber administrar o tempo é essencial para qualquer pessoa. Para isso é preciso ter hábitos produtivos, o que nem sempre é fácil de conseguir.Não existe uma fórmula mágica, mas ter uma rotina produtiva pode levar você a alcançar o sucesso mais cedo.

Um erro comum para alcançar esse objetivo é tentar acelerar os resultados, procurando atalhos, que possibilitariam o sucesso através de pouco esforço ou planejamento. Além de não funcionar, isso será um desperdício de tempo.

Não interessa o quão boas sejam suas habilidades ou quão completo seja seu currículo. Se isso não for convertido em produtividade tudo irá por água abaixo. As empresas querem resultados mais que teorias e conceitos. Cada vez se exige mais no campo profissional. Caso você esteja de olho nas oportunidades de emprego, deve ter reparado que ultimamente os escopos das vagas estão muito mais amplos, o candidato deve além de ser capacitado em suas habilidades técnicas, ser também um bom autogestor, ter visão crítica e um perfil comportamental que permita uma coexistência.

Para a psicologia, autoconhecimento corresponde a uma série de processos de desenvolvimento e amadurecimento emocional, afetivo, cognitivo, relacional e corporal. Essa é uma soft skill valiosa que, quando desenvolvida da forma correta, pode representar a diferença entre desrespeitar os limites do próprio corpo ou alavancar a produtividade. Isso porque o autoconhecimento nos torna capazes de compreender as nossas questões com maior facilidade, o que é fundamental para entender a forma com que nos comportamos, sentimos e reagimos a determinadas situações. É investindo no autoconhecimento que aprendemos a reconhecer nossos limites, identificar sinais de cansaço, esgotamento e, consequentemente, a manter a mente saudável e a saúde equilibrada.

A produtividade é impactada por circunstâncias distintas, como horários, ambientes de trabalho ou o nível de disposição. Algumas pessoas não conseguem manter o foco e produzir bem quando expostas a barulhos. Outras, por outro lado, trabalham melhor enquanto ouvem música. Há, também, quem não renda pela manhã e prefira horários alternativos, como as madrugadas. Cabe a cada um desenvolver autoconhecimento o suficiente não apenas para identificar as situações que colaboram para a nossa produtividade, como também para evitar as que podem miná-la.

Dicas rápidas para atingir a alta produtividade no trabalho e na vida pessoal: - Tenha organização e planejamento; - Desenvolva o foco; - Aprenda a priorizar; - Saiba dizer “não”; - Faça pausas; - Divirta-se: o equilíbrio é a chave da saúde mental.
Por Psicóloga Elizabeth B. Nickel, da BiUP Educação


Seguro Paramétrico: uma solução sob medida para o produtor rural

O seguro paramétrico é voltado para setores da economia que têm receitas e custos de operação diretamente impactados por variações inesperadas no clima, como as empresas de geração de energia elétrica com fonte renovável e do agronegócio.

Como exemplo, quando se pensa no investidor, ele vai alocar recursos em um projeto, e esse projeto ele pode ficar pronto e não ter capacidade de produzir energia pela falta do recurso natural. Esse seguro vai mitigar parte desse risco, protegendo o interesse segurado tanto da escassez de chuva, como do excesso de chuva, falta de vento, excesso de vento etc.

Antes limitado aos grandes players do setor de geração de energia, as seguradoras enxergaram no seguro rural um grande nicho para a comercialização desse tipo de seguro, denominado seguro rural paramétrico. A emissão da primeira apólice de seguro paramétrico para o setor rural registrada no Brasil ocorreu em 2017.

Os números do mercado indicam que o seguro rural no Brasil está em pleno desenvolvimento, passando por uma curva de aprendizado muito importante nos últimos anos, sendo necessário tirar algumas lições para poder avançar com mais segurança e qualidade nas operações de seguro, sem deixar de ter uma visão de futuro em relação às inovações de produtos e serviços que possam ser ainda criados para beneficiar o sistema como um todo.

Para apoiar o seguro rural paramétrico como mais uma das soluções para proteger as atividades dos produtores, o governo brasileiro, por intermédio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), aprovou em 2021 um subsídio de 20% ao prêmio de seguro paramétrico por meio do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). Segundo o MAPA, o número de empresas de seguro habilitadas no PSR passou de 11, em 2018, para 15, em 2021. A expectativa é que mais três seguradoras sejam habilitadas no ano de 2022.

Dados divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) indicam que, tanto na primeira quanto na segunda edição do Sandbox Regulatório foram aprovados projetos que incluem a oferta de seguros que atendem, em formatos inovadores, demandas específicas de mercado como exemplo os seguros agrícolas paramétricos e com uso de tecnologias avançadas para monitoramento e regulação de sinistro, focados na inclusão de produtores rurais de pequeno e médio porte.

O seguro rural paramétrico, também chamado de seguro de índice, é feito sob medida para o produtor. Ele tem como objetivo proteger os agentes do agronegócio de prejuízos econômicos decorrentes da eventual ocorrência de eventos de riscos cobertos, evidenciados pelo índice paramétrico definido nas especificações da apólice ou certificado de seguro, desde que ocorram dentro do período de cobertura, e que a respectiva cobertura seja contratada no momento da apresentação da proposta e aceita pela seguradora.

O índice paramétrico se baseia em variáveis agrometeorológicas, de produtividade regional, de sensoriamento remoto e preço do produto para verificar e quantificar a ocorrência de sinistros, representando de forma objetiva o risco coberto e com a qual o cálculo da indenização será única e exclusivamente baseado. De forma diversa do que ocorre com os contratos de seguro rural tradicionais, no seguro rural paramétrico as perdas do segurado não são avaliadas in loco, ou seja, calcula-se a indenização de forma paramétrica apenas.

Esse seguro pode ser contratado com a indicação de beneficiário (pessoa física ou jurídica) e, em caso de sinistro, a indenização será paga a este até o percentual ou valor previsto, conforme especificado na apólice e, se ainda houver valores a serem pagos a título de indenização, o pagamento será feito ao segurado.

Como exemplo, o contrato pode prever a quantidade de chuva e a estimativa de produção da área segurada. Caso o índice de chuva não seja alcançado, o segurado poderá ser ressarcido em razão do potencial dano à produção. Os parâmetros de medição dos índices são de fontes tecnológicas, como imagens de satélite e dados de estações meteorológicas. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), órgão ligado ao MAPA, vai fornecer dados meteorológicos aos produtores e empresas de seguro.

O início e o término da cobertura serão de acordo com as condições específicas de cada cultura, devendo o risco iniciar-se dentro do prazo de vigência da respectiva apólice ou certificado de seguro. Os dados das variáveis utilizadas no cálculo do índice paramétrico serão obtidos para o período de cobertura.

Na ocorrência de sinistro, o prejuízo indenizável será calculado com base no valor do índice paramétrico apurado e conforme especificações da apólice ou certificado do seguro. A Indenização corresponderá à diferença entre prejuízo indenizável e franquia (ou prejuízo indenizável e participação obrigatória do segurado), a depender das especificações da apólice ou certificado do seguro. A indenização não poderá em hipótese alguma superar o valor do limite máximo de indenização.

Trata-se de uma excelente alternativa para produtores que querem se resguardar de prejuízos gerados a partir de perdas provenientes de variações inesperadas no clima, contribuindo para a estabilidade econômica do negócio, bem como para a segurança da propriedade. Fonte: Segs

 

Entenda como funciona a Tabela FIPE e seus impactos
na precificação de carros e seguros


A tabela FIPE é um índice referência em veículos para negociação, avaliação e reembolso de seguros para automóveis. Os recorrentes reajustes do indicador reacenderam os debates sobre como sua precificação média e variável interferem na oscilação dos valores de carros, deixando em evidência que ainda há falta de conhecimento sobre esse assunto.

Uma dúvida muito comum é sobre a influência da tabela FIPE em automóveis. De forma geral, ela atua sobre o valor médio, ou melhor, o valor que o consumidor poderá vender o seu veículo ou comprar um seminovo. A tabela FIPE reúne os preços médios dos veículos no mercado nacional, ainda que seja somente uma base. Por ser um índice muito significativo, ela é atualizada mensalmente, sempre nos primeiros dias de cada mês, o que resulta em doze atualizações anuais. É importante lembrar que ela sempre avalia o mês anterior.

Diferente do preço final da venda, a tabela não considera pontos como estado do veículo, região que o proprietário vive, quilometragem rodada e a quantidade de acessórios. Assim que os valores são definidos, os pesquisadores do órgão começam o processo de análise para descartar as precificações altas ou baixas e divergências estatísticas, chegando ao montante final do indicador.

Como o índice impacta os veículos e seguros? Algumas concessionárias pagam até 100% da tabela, que antes só era usada como referência. Em 2021, os preços dos carros usados subiram mais de 24% e a valorização dos modelos zero quilômetro foi de 20%. Além disso, no ano passado, o índice teve uma alta que chegou a 34%.

Para essa oscilação existe um processo que depende da venda de veículos em qualquer lugar do país. Assim, a empresa recebe a informação dos órgãos de registro sobre código e a quantia, e usa esses dados para atualizar o preço médio do modelo. Existe também uma forte influência deste indicador no ramo de seguros automotivos, já que o reembolso de um segurado em caso de sinistro ocorre de acordo com a tabela FIPE e o valor médio do veículo conforme mostrado nela.

Outro valor que a tabela FIPE também impacta é o do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores), que varia conforme o cálculo anual. Neste caso, considera-se o preço do ano anterior do carro de acordo com a tabela para acrescentar os 4% previstos pelo tributo para veículos de passeio. Fonte: Segs


Saúde: Hábitos para manter a saúde do coração

Quando falamos da saúde do coração, é essencial controlar os fatores de riscos e mudar alguns hábitos de vida e alimentares. Recente estudo do King’s College London indicou que, homens e mulheres, com 40 anos ou mais, que adotam uma alimentação mais saudável reduzem o risco de um ataque cardíaco ou de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) em até um terço.

Ao adotar algumas mudanças no estilo de vida e na rotina, é possível viver com mais qualidade nos próximos anos e manter seu coração saudável.
Evite o cigarro: além de causar problemas respiratórios e oncológicos, o cigarro também é um dos responsáveis por potencializar os riscos de doenças no coração. Ao deixar de fumar, a pessoa reduz imediatamente pela metade o risco de morrer do coração e, em cinco anos, zera.

Diminua o peso: acima do peso, o coração fica mais espesso e precisa de mais força para bombear o sangue. Além disso, o acúmulo de gorduras provoca a obstrução das artérias, o que dificulta a passagem do sangue. O sobrepeso também dificulta o controle do colesterol e da pressão arterial.

A prática de atividades físicas melhora a saúde do coração e os vasos sanguíneos. Também ajuda na diminuição da glicose, risco de trombose e reduze a inflamação no sangue. O ideal é destinar cerca de 30 a 40 minutos por dia para a realização de atividades físicas, em ritmo moderado.

Controle pressão arterial: a hipertensão arterial é uma doença cardiovascular crônica que atinge principalmente vasos sanguíneos, coração, cérebro e rins.

Evite estresse e tensão: quando esfriamos a cabeça, percebemos que ficar nervoso não resolve nenhum problema. Ao contrário, contribui para danificar o sistema nervoso.
Reduza o consumo do açúcar: evite alimentos com alto teor de açúcar refinado, como bebidas, bolos e outros doces. O açúcar aumenta o índice de glicose no organismo.
Controle o colesterol: a alteração no nível do colesterol faz com se formem placas de gorduras nas artérias, o que pode provocar o endurecimento dos vasos (aterosclerose). Para mantê-lo sob controle é importante incluir na dieta o consumo de alimentos ricos em ácidos graxos e ômega 3, como castanhas e salmão, por exemplo, e também praticar exercícios físicos. Fonte: Hospital Oswaldo Cruz


Orientação segura: Presença Digital: importância e como conquistar

A maneira das marcas se relacionarem com seus consumidores e clientes mudou bastante nos últimos anos e aquelas que sabem da importância das redes sociais no fortalecimento do seu negócio já trabalham para conquistar e impactar seu público com uma forte presença no digital.

É importante saber como elaborar estratégias eficientes para ajudar nesse propósito de construir seu espaço no digital e de se relacionar com as pessoas, divulgando seus produtos, serviços e aumentando a visibilidade de sua marca.

O que é presença digital? É, basicamente, o posicionamento da marca nos canais de comunicação e mídia como, sites, blogs, redes sociais entre outros. É a maneira como a empresa se posiciona e se relaciona com seu público. Não é simplesmente ocupar um espaço no digital mas também conseguir gerar através dessa presença resultados reais e significativos para o seu negócio, gerando mais valor e moldando a percepção do seu cliente em relação a sua marca.

Construir uma presença no digital é importante para aumentar sua visibilidade e ainda, atrair mais clientes e conseguir fidelizar os já existentes. Manter presença no digital é fundamental para humanizar sua comunicação e construir conexões reais.

A presença digital desenvolve seu diferencial competitivo, potencializar vendas, construir reputação no mercado e transformar a maneira de se comunicar com o cliente.
Para desenvolver de maneira eficiente a presença da sua marca no digital, é necessário colocar em prática algumas estratégias. - Entenda aonde quer chegar e quais resultados deseja alcançar para direcionar e definir as estratégias adotadas nas ações de marketing.

Estabelecer uma presença no digital tornou-se fundamental para que as empresas consigam o destaque que tanto desejam e conquistem seu espaço no mercado. Atraindo cada vez mais, novos consumidores e potencializando seus resultados. Fonte: Segs


Ação Positiva


“Curiosidade: instinto que leva alguns a olhar pelo buraco da fechadura, e outros a descobrir a América.”. Eça de Queirós


Certa Seguros
Avenida Getulio Vargas 1403N Sala 201
Ed. Don Ricardo
Centro, Chapecó/SC
certa@certacorretoradeseguros.com.br
(49)3321-1100

Veja também

MENSAGEIRO SEGURO 113119/11/21 Mensageiro Seguro Número 1.131 – Ano XIV – 19/11/2021 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro Seguro 1. Cinco tendências em negócios para 2022 2. CPF como único documento de identidade começa a valer em SC 3.......
MENSAGEIRO SEGURO 118104/11/22 Número 1.181 – Ano XIV – 04/11/2022 Publicação Semanal Certa Seguros e Certificação Digital Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro......
MENSAGEIRO SEGURO 114818/03/22 Mensageiro Seguro Número 1.148 – Ano XIV – 18/03/2022 Publicação Semanal Certa Seguros e Certificação Digital Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro......

Voltar para Blog

Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.