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Postado em 13 de Maio de 2022 às 11h49

MENSAGEIRO SEGURO 1156

Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Número 1.156 – Ano XIV – 13/05/2022 Publicação Semanal Certa Seguros e Certificação Digital Edição: Samara...


Número 1.156 – Ano XIV – 13/05/2022
Publicação Semanal
Certa Seguros e Certificação Digital
Edição: Samara Braghini


Leia nesta edição do Mensageiro Seguro


1.O sucesso é sua obrigação
2.Contratação de seguro para viagens dentro do Brasil cresce 18%
3.Setor de seguros deve crescer 15% este ano
4.Susep explica novas regras para medidas preventivas
5.Saúde: Invista na sua qualidade de vida
6.Orientação segura: Corretor de Seguros: o elo de confiança com o cliente
7.Ação Positiva


O sucesso é sua obrigação

Um dos momentos decisivos da minha vida aconteceu quando casualmente parei de esperar pelo sucesso e passei a enxergá-lo como obrigação, dever e responsabilidade. Literalmente, comecei a ver o sucesso como uma questão ética – devia isso à minha família, à empresa e ao futuro – em vez de enxergá-lo como algo que podia ou não acontecer comigo.

Passei 17 anos estudando-o para me preparar para o mundo e nenhum dos cursos era sobre o sucesso. Nunca ninguém me falou sobre a importância do sucesso, e muito menos sobre o que eu devia fazer para conquistá-lo. Impressionante! Anos de estudo, informação, centenas de livros, tempo gasto em aulas, dinheiro e ainda assim não via um objetivo.

Porém, tive a sorte de ter duas experiências distintas na minha vida que me fizeram acordar. Minha existência e sobrevivência estavam seriamente ameaçadas em ambos os casos. O primeiro aconteceu aos 25 anos. Minha vida estava uma bagunça devido a anos de atitudes sem propósito, vagando sem um foco. Não tinha dinheiro, muita certeza, nenhuma direção, muito tempo livre e ainda não tinha me comprometido a alcançar o sucesso como sendo uma obrigação.

Se não tivesse me comprometido com uma vida de sucesso, não teria identificado meu objetivo e teria passado a vida atingindo objetivos alheios. Naquela época da minha vida, eu atuava em vendas e tratava isso com desdém. Quando me comprometi com as vendas como carreira e decidi fazer o que fosse necessário para ter sucesso nisso, minha vida mudou.

Acordei pela segunda vez aos 50 anos, quando a economia estava passando pela maior crise da história. Literalmente, todos os aspectos da minha vida estavam em risco – assim como para bilhões de outras pessoas, empresas, indústrias e até economias inteiras. Do dia para a noite, ficou evidente que minha empresa não era tão forte no setor e que seu futuro estava em risco.

Percebi, então, que eu tinha colocado minha família, minhas empresas e a mim mesmo em uma situação precária, porque tinha começado a relaxar, não enxergava mais o sucesso como meu dever, obrigação e responsabilidade. Tinha perdido meu foco e o meu objetivo. Nesses dois momentos cruciais da minha vida, acordei para o fato de que o sucesso é importante para se conquistar uma vida repleta. No segundo caso, percebi que maiores quantidades de sucesso, além do que as pessoas calculam, são necessárias, e a contínua busca por ele deve ser vista como uma obrigação.

A maioria das pessoas vê o sucesso da mesma forma como eu o via antes de me comprometer com ele. Olham como se não importasse, como se fosse uma opção ou talvez algo que só aconteça com os outros. Encarar o sucesso como uma opção é uma das principais razões pelas quais as pessoas não o criam para si mesmas – e também é por isso que elas não chegam nem perto de alcançarem seu potencial máximo.
Pergunte-se: quanto falta para eu chegar ao máximo da minha capacidade? Talvez você não goste da resposta. Se você não achar que alcançar o máximo do seu potencial é uma obrigação, então simplesmente não o alcançará. As pessoas no geral passam suas vidas inventando desculpas para explicar por que não conseguiram.

Não falo de ter sucesso em termos de dinheiro, mas em todas as áreas –casamento, saúde, religião, contribuições à comunidade e futuro. Não há nenhum problema em admitir que você não tenha conseguido algo que queria. Na verdade, essa é a única coisa que pode ajudá-lo a alcançar esse objetivo. A sorte é somente um dos componentes para aqueles que têm muita atitude. As pessoas criam seu próprio sucesso atingindo seus objetivos, o que as faz estabelecer – e, por fim, alcançar – objetivos até mais audaciosos. Você não vê nem ouve falar da quantidade de vezes que as pessoas de sucesso tentaram e falharam. Afinal, o mundo só presta atenção nelas quando estão ganhando.

Stallone escreveu o roteiro de Rocky em somente três dias e o filme arrecadou U$ 200 milhões. Porém, ao escrever, ele não tinha dinheiro, não podia comprar um aquecedor para seu apartamento e até teve que vender seu cachorro por U$ 50 para comprar comida.

O sucesso é resultado de uma busca mental e espiritual, juntamente com as ações necessárias com o tempo para adquiri-lo. Se você fizer isso com menos motivação do que sendo seu dever moral e ético, obrigação e responsabilidade para com a sua família, sua empresa e seu futuro, provavelmente não irá alcançá-lo. Por Grant Cardone, no livro “10X a regra”



Contratação de seguro para viagens dentro do Brasil cresce 18%

De acordo com a Allianz Travel, pandemia tem feito brasileiros investirem mais em cobertura para viagens nacionais.

A contração de seguro-viagem por parte de brasileiros para destinos internacionais já é uma realidade há alguns anos. A preocupação em ter que arcar, principalmente, com altos gastos médicos em solo norte-americano ou europeu assusta o bolso de muitos viajantes, que não se arriscam em sair do Brasil sem uma cobertura. No entanto, a Allianz Travel, empresa de seguro-viagem, que, no Brasil, atua como representante da Allianz Seguros, tem registrado um novo comportamento por parte dos brasileiros: a contratação do seguro também para viagens nacionais.

Nos primeiros meses de 2022, a empresa já registrou um aumento de 18% na emissão de apólices dos planos nacionais em relação ao mesmo período do ano passado. “Muitas famílias e casais que estavam há dois anos impossibilitados de viajar, agora querem recuperar o ‘tempo perdido’, mas com o respaldo dos serviços relacionados à pandemia, que o momento ainda requer”, afirma Vincent Bleunven, CEO da Allianz Partners Brasil, empresa detentora da marca Allianz Travel.

É fato que, com o avanço da vacinação no país, 44% dos brasileiros demonstraram o interesse em viajar, sobretudo dentro do Brasil. De acordo com o estudo da empresa de consultoria e auditoria PwC, 50% dos entrevistados afirmaram não se sentirem seguros para realizar viagens internacionais. Os dados são do fim do ano passado.

“A pandemia provocou uma mudança nos hábitos dos viajantes brasileiros. O consumidor que contrata o seguro-viagem hoje em dia está mais atento a quais são as garantias oferecidas nas coberturas por Covid-19, como despesas médicas e hospitalares”, ressalta o executivo.

Ainda segundo o gestor, a tradicional razão do desinteresse dos brasileiros pela contratação do seguro-viagem para trechos nacionais se deve ao fato de que muitos ainda acreditam que a apólice cobre apenas gastos com saúde. “Muitos viajantes desconhecem outros aspectos da cobertura, como suporte no caso de extravio de mala, de cancelamento do voo por diversas causas, entre outros”. Entretanto, é exatamente a preocupação com a contaminação pelo coronavírus e, consequentemente, com eventuais gastos extras, que tem alavancado a popularidade deste serviço.

A seguradora identificou que o público que mais procura os serviços de seguro-viagem são pessoas entre 31 e 40 anos. Elas correspondem a 24% do total das vendas no segmento. A informação casa com o estudo da PwC, que ouviu 9.370 consumidores de diferentes países e afirma que a maioria dos interessados em retomar os hábitos de viagem eram das Gerações X e Millennials. Fonte: Segs



Setor de seguros deve crescer 15% este ano

De acordo com dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), mesmo em um cenário de baixo crescimento econômico, inflação em alta e juros elevados, o setor de seguros deve crescer entre 13% e 15% este ano. Só em fevereiro, o aumento foi de 21,3% em relação ao mesmo mês de 2021.

Os números positivos refletem investimentos, tanto financeiro, como na modernização dos serviços. A CNseg afirma que, só em saúde suplementar, foram aplicados R$ 200 bilhões em atendimentos, consultas, exames e cirurgias em 2021. A indústria pagou, ainda, R$ 393,2 bilhões em benefícios, indenizações e sorteios, um total de 6,3% do PIB, reforçando a importância do segmento.

Somado aos valores, a aplicação em tecnologia, com foco no aprimoramento do setor, trouxe comodidade ao cliente e a implantação de dispositivos como a telemedicina, impactou de forma positiva no lucro de seguros e além disso, a desburocratização resultou positivamente para o setor.

Wladimir Chinchio, CEO da Emotion Seguros, afirma: “O diferencial é oferecer conforto e facilidade e a tecnologia é uma forte aliada para o crescimento do setor. Na Emotion Seguros, tudo é feito de forma virtual. Nós trabalhamos com seguro emocional, para que nossos clientes possam guardar recordações de momentos bons e rever posteriormente. O segurado acessa o aplicativo e é orientado pelo Guido, um assistente virtual, que utiliza inteligência artificial para dar as boas-vindas e guiá-lo na construção da sua jornada e no registro de suas memórias na plataforma”.

De acordo com um relatório recente da Deloitte, um terço das seguradoras espera que as receitas sejam significativamente melhores este ano e a demanda por seguros deve continuar aumentando em todo o mundo. No seguro de vida emocional a cobertura é apenas para morte acidental. Tem um custo baixo, a partir de R$ 13,75 por mês, para uma indenização de R$ 15 mil e a procura também vem aumentando com o passar dos anos.

Dentre outros segmentos de seguros que também cresceram entre 2021 e 2022, o setor de automóveis teve destaque principalmente em relação à Cobertura de Pessoas, acumulando quase R$16 bilhões. Seguros contra riscos ou economias registraram números altos em razão dos riscos e incertezas trazidos pela pandemia, e podem ultrapassar os R$ 3 milhões só em prêmios globais.

Para 2022, as estimativas apontam a perspectiva positiva no mercado de seguros. “É preciso proporcionar a melhor experiência ao utilizador, e direcionar as apólices de que realmente necessita. Da mesma forma, o trabalho continuará focado na promoção de uma cultura de prevenção para que cada vez mais pessoas conheçam a importância de ter apoio financeiro para amortecer despesas em caso de imprevistos como morte, acidentes, doenças, acidentes”, comenta Wladimir Chinchio.

As tendências apontam fortemente para as apólices de seguro de vida, com uma previsão de crescimento de 4% em 2022. Seguros contra riscos ou economias podem se beneficiar do efeito da pandemia e expandir significativamente seus prêmios globais. Após encerrar o último mês de 2021 com desempenho positivo, no primeiro mês do ano, a contratação de seguros foi 16,1% menor na comparação com dezembro de 2021. A melhor base de comparação, porém, é contra o mês de fevereiro do ano anterior, que registrou crescimento de 21,3%, conforme dados da CNse. Fonte: Segs



Susep explica novas regras para medidas preventivas

Encerrou o dia 12 de maio o prazo estabelecido pela Susep para envio de sugestões referentes à minuta de Resolução do CNSP que dispõe sobre as medidas prudenciais preventivas destinadas a preservar a estabilidade e a solidez do mercado e a assegurar a solvência, a liquidez e o funcionamento das empresas do setor.

Na exposição de motivos para a aprovação das novas regras, a autarquia alerta que a insolvência de uma supervisionada pode representar uma grande ameaça não só para seus segurados, mas também para a estabilidade dos mercados regulados e do Sistema Financeiro como um todo. “A iniciativa tem por objetivo principal permitir uma ação mais tempestiva, ágil e proativa da Susep frente a situações que configurem tal risco, de forma a minimizar o potencial impacto econômico e social dele decorrente”, acentua o órgão regulador.

Ainda de acordo com a Susep, as medidas propostas permitem que a supervisão, com base em uma avaliação de riscos, imponha às supervisionadas ações, restrições ou requisitos adicionais aos previstos na regulamentação prudencial vigente, como forma de impedir o agravamento dessas situações ou de viabilizar sua solução. “Este tipo de atuação está em linha com as melhores práticas internacionais. A nível nacional, o Banco Central e a Previc já possuem regulações que tratam de Medidas Prudenciais Preventivas”, diz o texto divulgado.

De acordo com a minuta colocada, a Susep poderá determinar que outra supervisionada, desde que pertencente ao mesmo grupo prudencial da companhia à qual sejam aplicadas as medidas recebam ou adquiram os respectivos passivos ou ativos. A Susep poderá também determinar que a empresa indique diretor responsável pelo cumprimento das medidas previstas, observando as respectivas atribuições previstas em seu estatuto ou contrato social. Fonte: Cqcs



Saúde:Invista na sua qualidade de vida

Seja mais ativo – O sedentarismo causa mais mortes do que outros hábitos de risco.
Alimente-se bem - Através dos benefícios de uma alimentação saudável é possível evitar uma série de doenças como obesidade, câncer, catarata, artrite, osteoporose, anemia, e por aí vai.

Uma boa alimentação deve incluir alimentos de diferentes grupos como grãos, fibras, proteínas e vitaminas. Essa variedade de alimentos é essencial para nosso corpo, os benefícios de consumir diariamente frutas, legumes e verduras proporciona uma vida mais saudável e livre de doenças.

Durma mais – Um corpo que não descansa é um corpo que não trabalha direito, que economiza calorias diminuindo seu metabolismo, e que aumenta o apetite por alimentos calóricos em busca de energia rápida. Fonte: Vida e Saúde



Orientação segura:Corretor de Seguros: o elo de confiança com o cliente

Confiança é inerente às relações humanas – a base para qualquer tipo de relacionamento, pessoal ou profissional. Nas trocas comerciais, confiança envolve promessa, verdade e competência. No processo de venda, para que o cliente se sinta seguro e tome a decisão de compra, contar com uma figura humana – um vendedor, especialista ou consultor – gera mais confiabilidade.

No setor de seguros, a confiança é ainda mais importante. As pessoas não compram um bem material, mas uma promessa: a proteção para o futuro. Assim, o corretor é indispensável, atuando como o elo de confiança, o especialista capaz de direcionar os melhores produtos, nos melhores momentos, e garantir que a promessa seja cumprida
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O corretor é como “o assessor de segurança do segurado”. Essa definição faz ainda mais sentido neste processo de aceleração digital, em que a interação humana parece cada vez mais distante. A tecnologia não deve ser vista como o fim e sim como um meio para o trabalho dos corretores. Serve como uma ferramenta potencializadora, capaz de proporcionar agilidade, conveniência e capilaridade no atendimento. Ainda assim, o contato humano, seja virtual ou fisicamente, se tornou mais importante para estabelecer confiança. O cliente quer, principalmente, ter alguém com quem contar, que possa esclarecer dúvidas e orientá-lo da melhor forma.

Isso tudo é comprovado pelo Edelman Trust Barometer, um relatório completo sobre confiança. Em 2019, a pesquisa revelou que o fator confiança vinha crescendo na importância para os brasileiros, e trouxe, também, como principais motivos o impacto das empresas na sociedade e o aumento da importância da experiência do consumidor.

Em 2020, a pesquisa mostrou que, no Brasil, os tipos de porta-vozes mais confiáveis são “uma pessoa como você” (77%), “especialista técnico da empresa” (75%) e “especialista acadêmico” (73%). Já em 2021, o mesmo estudo reforçou que a confiança é o novo capital das marcas.

Ainda existem muitos questionamentos a respeito da importância dos seguros, os tipos de coberturas e assistências e os termos utilizados no setor, além das soluções mais adequadas para cada tipo de necessidade de perfil. Por isso, contar com o suporte de um especialista para se adquirir esse tipo de produto de uma forma correta e eficaz faz toda a diferença. Fonte: Segs



Ação Positiva

"Ocupados em descobrir os defeitos alheios, esquecemo-nos de investigar os próprios." Marquês de Maricá


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