topo

Postado em 08 de Julho de 2022 às 15h07

MENSAGEIRO SEGURO 1164

Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Número 1.164 – Ano XIV – 08/07/2022 Publicação Semanal Certa Seguros e Certificação Digital Edição: Samara...

Número 1.164 – Ano XIV – 08/07/2022
Publicação Semanal
Certa Seguros e Certificação Digital
Edição: Samara Braghini


Leia nesta edição do Mensageiro Seguro

1. Olha lá, um beija-flor!
2. O Brasil é um dos países com maior número de vítimas de golpes virtuais
3. Baixas temperaturas podem causar problemas no carro
4. Seguro no financiamento imobiliário: porque é necessário
5. Saúde: Apenas cinco minutos
6. Orientação segura: O espetáculo da vida
7. Ação Positiva


Olha lá, um beija-flor!

Existem dois fenômenos na natureza que, de tão belos, nunca passam despercebidos: o arco-íris e o beija flor. Sempre que os vemos, chamamos quem está ao lado e apontamos para exclamar: “olha lá, o arco-íris”, “olha, um beija-flor”.

O beija-flor é uma ave nativa das américas. São cerca de 350 espécies que da Terra do Fogo, no extremo-sul da Argentina ao Alaska. As cores cintilantes do beija-flor não vêm da pigmentação de suas penas. O que ocorre é um fenômeno chamado iridescência, que reflete as cores do arco-íris dependendo do ângulo de visão, luz solar, temperatura, humidade... então, sempre veremos cores, tons e luminâncias diferentes no mesmo beija-flor.

O beija-flor tem um coração grande, 5% do peso de seu corpo. Para se ter uma ideia, o coração humano tem 0,5% do peso do indivíduo. O coração grande desta pequenina ave faz com que haja uma maior circulação sanguínea e maior irrigação dos músculos, o que favorece seu voo.

O voo do beija-flor por si só é um espetáculo. Poucas espécies de aves do mundo conseguem manter-se suspensas no ar. E isso é fascinante porque só é possível por um conjunto de dinâmicas como batimentos cardíacos e metabolismo acelerado, alimentação, ossos fundidos e alongados nas asas, ombro com rotação de 180 graus e bater das asas rápido.

As asas do beija-flor batem em oito, cerca de 80 vezes por segundo. Uma fotografia consegue registrar 30 frames por segundo, então, para congelar a imagem das asas do beija-flor, é preciso uma câmera especial. Também é a única ave que consegue voar para trás.

Ele chega a comer de cinco a oito vezes por hora e, num dia, consome uma quantidade que representa de oito a dez vezes o peso do seu corpo. 90% da alimentação do beija-flor é composta de néctar das flores, que é rapidamente absorvido pelo organismo, librando energia rapidamente.

Ao encostar a cabeça nas flores para sugar o néctar, sempre fica um pouco de pólen no bico do beija-flor. Assim, de planta em planta, ele espalha esse pólen, ajudando na reprodução das plantas.

Muitas espécies de beija-flor não permanecem a vida toda na mesma região, mas migram em busca de temperaturas mais quentes e alimento. O beija-flor-rufous, no inverno, viaja mais de três mil quilômetros do Alaska até o México. O colibri-abelha-cubano é a menor ave do mundo, com apenas seis centímetros de comprimento e peso menor que duas gramas.

O beija-flor é realmente encantador não só por sua beleza, mas pelas características que o tornam único e especial. Ousaria alguém dizer ao beija-flor de quais flores ele poderia se alimentar? Ou, afirmar que é muito pequeno para enfrentar grandes distâncias? E que tem um coração muito grande para sobreviver? Ou ainda, que nenhuma outra ave bate tantos as asas ou voa para trás!

O beija flor não pode ser comparado a nenhuma outra ave, é única, e é nessa singularidade que está toda a sua beleza, raridade e força. Fiquei pensando se, ao criar o beija-flor, Deus estava tomado pelo encanto das flores que havia acabado de desenhar, e quis dar-lhes um pássaro tão belo e único quanto, para beijá-las e viver de sua docilidade.

Assim como o beija-flor, é a raridade humana. Também somos únicos e singulares. No entanto, apegados a crenças, limitamos nosso potencial, ao pensar que somos pequenos, ou de que certos sonhos não são para nós.

O beija-flor apenas é. Vive na beleza que lhe entregou o criador. Então, apenas SÊ também e expresse a sua beleza, a sua singularidade e o seu encanto ao mundo. Você não precisa que lhe digam que é inteligente ou especial. Sua vida, seu corpo e sua mente lhe foram entregues pelo criador, então seja o que foi desenhado para ser, um SER à imagem e semelhança de Deus. Não limite-se por crenças. Apenas Sê e expresse a perfeição que Deus criou. Samara Braghini, jornalista


O Brasil é um dos países com maior número de vítimas de golpes virtuais

Um relatório anual feito por uma plataforma de e-commerce apontou que, no ano de 2021, 5 milhões de pessoas fizeram sua primeira compra pela internet. Como forma de pagamento majoritária estava o cartão de crédito, seguido pelo Pix.

Porém, o que parece positivo à primeira vista esconde um prato cheio para pessoas mal-intencionadas. Essa avalanche de novos consumidores, devido ao boom do e-commerce, abre uma grande brecha para que crimes virtuais sejam praticados, ao se aproveitarem da falta de informação desses novos compradores para direcioná-los por lojas falsas ou enganá-los com falsas promoções.

Por isso, seguir alguns procedimentos e estar atento ao que se faz na internet pode ser crucial para manter a segurança dos dados pessoais e da conta bancária.As fraudes virtuais existem há tempos. Mas as facilidades digitais de hoje em dia, aliadas ao uso maciço de informações pessoais, criaram um ambiente propício para a proliferação dos crimes.

Técnicas como phishing, ainda vigoram e representam quase 20% dos golpes praticados no Brasil, elevando o país para a ingrata posição de líder mundial em vítimas. O levantamento foi feito pela Kaspersky, empresas de segurança da informação, tendo como base o ano de 2020. A técnica do phishing consiste basicamente em um criminoso se passando por uma loja ou instituição financeira e solicitando informações sigilosas, seja por meio de um link malicioso, que direciona a vítima para um site falso, onde os dados serão inseridos e roubados, ou por meio de mensagens de falsas promoções ou conquista de prêmios, que também levarão a vítima a inserir dados para resgatá-los, por exemplo. O importante aqui é se certificar que o site para o qual está sendo direcionado é confiável e se usa o protocolo HTTPS. Se desconfiar de algo, saia da página.

Cuidados básicos para evitar golpes - Evite utilizar Wi-Fi público, capriche nas senhas e mantenha seus aparelhos e softwares atualizados. Essas também são recomendações de especialistas para evitar que seu sistema fique exposto a falhas de segurança ou que você seja direcionado para páginas que visem roubar seus dados. Evite usar a mesma senha para tudo, bem como deixar senhas salvas em apps. De preferência, coloque mais fatores de autenticação em aplicativos de conversa.

Atenção ao contato com estranhos nas redes sociais - Outro golpe que tem sido muito aplicado é o do falso romance. A busca por encontros pela internet é algo muito comum. No entanto, golpistas têm se aproveitado da confiança e do sentimento das pessoas para pedir dinheiro. Geralmente com histórias mal contadas, pedem ajuda financeira para pagar contas, entre outras coisas. E dado o apego emocional que podem causar, acabam conseguindo muito do que pedem.

A tática é quase sempre a mesma. Os golpistas nunca estão indisponíveis para encontros em pessoa ou outras formas de provarem quem são, como chamadas de vídeo, por exemplo, por isso, desconfie. Em alguns casos basta uma busca reversa da foto de perfil da pessoa para descobrir que se trata de um perfil falso e desmascará-la.

Nem empresas estão livres dos golpes - Até mesmo lojas e empresas onlines atualmente investem em segurança contra supostos clientes mal intencionados. Além da checagem de dados, como consultar o score pelo CPF do cliente, para que a loja se certifique de que é um bom pagante, outras formas de proteção entraram em alta durante a pandemia.

A busca por sistemas antifraude, por exemplo, atingiu seu maior pico em mais de um ano, em julho de 2020, de acordo com dados da ferramenta Ahrefs, que monitora o comportamento de usuários na internet. Nesse mesmo período da pandemia, a pesquisa por como “criar loja online” também atingiu seu maior número, demonstrando a preocupação dos novos empresários virtuais com a segurança de seus negócios. Fonte: Revista Seguro Total


Baixas temperaturas podem causar problemas no carro

Com o início do inverno e as baixas temperaturas, os automóveis podem sofrer impacto em algum sistema ou componente. Um problema comum em períodos de frio mais intenso é o carro não ligar, ao ser dada a partida. Isso pode acontecer porque as baixas temperaturas interferem no processo de ignição do veículo, visto que o óleo do motor se torna mais viscoso, levando mais tempo para circular pelo sistema e, consequentemente, a partida no carro exige mais da bateria do veículo.

A HDI Seguros alerta para a importância da manutenção do carro em dia, evitando qualquer desconforto. Confira algumas dicas de cuidados com o carro no inverno:

- Mantenha o reservatório para gasolina ou etanol sempre cheio, com combustível novo e de boa procedência. Em uma manhã fria ou quando o veículo ficou muitos dias parado, ele pode demorar mais do que o comum para pegar. Nesses casos, o tanque de gasolina que auxilia a partida é acionado, quando são registradas temperaturas abaixo dos 15 graus.

- Sempre cheque o reservatório de partida a frio. O etanol exige temperaturas mais elevadas do que a gasolina para mudar seu estado físico durante a queima e, assim, garantir o acionamento do motor. Nos carros com abastecimento a gasolina, ele garante a partida do automóvel, mesmo em dias mais frios, porque injeta o combustível extra diretamente na câmara de combustível.

- No inverno, a bateria pode ter um desgaste maior pois vai necessitar de uma amperagem alta para funcionar e, com baixas temperaturas, a sua capacidade de armazenamento pode ficar comprometida. Por isso, a dica é ligar o carro por pelo menos 10 minutos, mesmo nos dias em que o veículo não será usado. Isso auxilia a manter o bom funcionamento da bateria.

- Os pneus também exigem atenção no frio, já que podem ter sua pressão alterada. Rodar com pneus parcialmente murchos aumenta o consumo de combustível. Calibre os pneus com frequência e verifique seu estado de conservação pois pneus desgastados aumentam o risco de derrapagem e acidentes. “O inverno é uma estação desafiadora que exige muita atenção do motorista. Além de problemas como pane elétrica ou na partida do carro, o condutor precisa reforçar os cuidados durante o seu trajeto. Fonte: HDI Seguros


Seguro no financiamento imobiliário: porque é necessário

Modalidade de seguro é ofertada por instituições financeiras, têm juros baixos e pode durar até 35 anos.

Se você já procurou crédito para o financiamento de um imóvel, deve ter se deparado com uma particularidade. Modalidades de crédito de prazo bastante longo, como de financiamento de casas ou apartamentos, têm uma exigência legal fundamentada na Lei nº 4.380/64, que obriga o pagamento de seguro junto das parcelas, sendo este dividido em dois tipos.

Os seguros obrigatórios para o financiamento imobiliário servem como uma proteção para as partes. Isso porque eles cobrem danos ao imóvel causados por fatores externos, no caso do DFI (Danos Causados ao Imóvel), e cobrem as parcelas faltantes no caso de falecimento ou incapacitação de algum dos titulares do contrato, protegendo a instituição bancária, no caso do seguro MIP (Morte e Invalidez Permanente).

O financiamento imobiliário, por sua vez, é feito por instituições financeiras, podendo durar até 35 anos, e costuma cobrar juros bastante baixos. Pode ser utilizado para aquisição de imóveis na planta ou usados, e até mesmo para construção ou reformas. Os recursos são oriundos do SFH, o Sistema Financeiro de Habitação, que estabelece critérios para sua utilização.

O seguro DFI cobre danos como incêndios, desmoronamentos totais ou parciais, inundações, entre outros fatores, desde que previstos em contrato. Sua alíquota é uma pequena proporção do custo de avaliação do imóvel para compra ou venda. Supondo que ela seja de 0,0089%, para um imóvel de R$ 500 mil, o preço do seguro será de R$ 44,50. A indenização, caso seja acionado, é correspondente ao montante necessário para a recuperação do prejuízo ao estado equivalente ao de antes do sinistro.

Já o MIP serve para liquidar o saldo restante do financiamento caso o contratante, ou alguém que componha renda junto dele, faleça ou sofra de invalidez permanente. Por conta disso, muitas seguradoras utilizam a faixa etária como variável no cálculo do seguro. Na prática, quanto mais velho o contratante, mais alta será a taxa e mais caro será o seguro.

No caso em que a pessoa que compunha a renda venha a falecer, a indenização será correspondente à porcentagem de sua cobertura no contrato sobre o restante das parcelas, ou seja, de maneira proporcional à sua participação. O devedor vivo não deixa de ter que cumprir com sua parte. Logo, o seguro torna-se parte integrante das parcelas. Junto dele, somam-se os juros e a amortização para além do valor da prestação já acordado. Geralmente, o seguro representa um valor de até 3% do crédito. Porém os valores do seguro podem variar, a depender da seguradora ou do banco contratado, sendo ele público ou não.

O seguro obrigatório é importante, pois imprevistos acontecem, ainda mais quando estamos tratando de um compromisso assumido por um tempo tão longo, como no caso do financiamento imobiliário. É importante atentar-se que somente o DFI e o MIP são obrigatórios, e que o contratante pode optar pela seguradora de sua preferência, desde que cumpra as exigências do Sistema Financeiro da Habitação. Fonte: Segs


Saúde:Apenas cinco minutos

Apenas cinco minutos de caminhadas intercaladas no trabalho podem fazer muito por sua saúde. Trabalhar por horas sentado aumenta o risco de doenças cardiovasculares e metabólicas, devido ao acúmulo de colesterol e gordura abdominal propiciados, inclusive, pela posição sentada.

Quando nos sentamos, os músculos se contraem para ajudar a bombear adequadamente o sangue para o coração. Dessa forma, o sangue acaba se acumulando nas pernas. De acordo com estudo realizado pela Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, ficou claro que a postura sentada prolongada prejudica a função endotelial, que é um indicador precoce de doença cardiovascular.

A sugestão da equipe de pesquisa é que de tempo em tempo haja interrupção da posição. Intervalos de apenas cinco minutos a cada uma hora para curtas caminhadas, por exemplo, podem prevenir doenças do coração, tornando o corpo mais saudável. Fonte: Viva Saúde


Orientação segura:O espetáculo da vida

Que você seja um grande empreendedor. Quando empreender, não tenha medo de falhar. Quando falhar, não tenha receio de chorar. Quando chorar, repense a sua vida, mas não recue. Dê sempre uma nova chance para si mesmo. Encontre um oásis em seu deserto. Os perdedores veem os raios. Os vencedores veem a chuva e a oportunidade de cultivar. Os perdedores paralisam-se diante das perdas e dos fracassos. Os vencedores começam tudo de novo.

O maior carrasco do ser humano é ele mesmo. Não seja escravo dos seus pensamentos negativos. Liberte-se da pior prisão do mundo: o cárcere da emoção. O destino raramente é inevitável, mas sim uma escolha. Escolha ser um ser humano consciente, livre e inteligente.

Sua vida é mais importante do que todo o ouro do mundo. Mais bela que as estrelas: obra-prima do Autor da vida. Apesar dos seus defeitos, você não é um número na multidão. Ninguém é igual a você no palco da vida. Você é um ser humano insubstituível.

Jamais desista de quem ama. Jamais desista de ser feliz. Lute sempre pelos seus sonhos. Seja profundamente apaixonado pela vida. Pois a vida é um espetáculo imperdível. Augusto Cury


Ação Positiva

“Gerenciamento é fazer as coisas da forma certa; liderança é fazer as coisas certas.” Peter F. Drucker



Certa Seguros
Avenida Getulio Vargas 1403N Sala 201
Ed. Don Ricardo
Centro, Chapecó/SC
certa@certacorretoradeseguros.com.br
(49)3321-1100

Veja também

MENSAGEIRO SEGURO 121213/06/23 Número 1.210 – Ano XIV – 29/05/2023 Publicação Semanal Certa Seguros e Certificação Digital Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro Seguro 1- Atendimento personalizado: cliente feliz custa caro, mas vale cada centavo 2- Chapecó é palco do primeiro encontro do Santa Catarina Seguro 3- A......
MENSAGEIRO SEGURO 112905/11/21 Mensageiro Seguro Número 1.129 – Ano XIV – 05/11/2021 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro......
MENSAGEIRO SEGURO 110414/05/21 Mensageiro Seguro Número 1.104 – Ano XIV – 14/05/2021 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro......

Voltar para Blog

Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.