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Postado em 10 de Dezembro de 2021 às 16h32

MENSAGEIRO SEGURO 1134

Institucional (165)
Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Mensageiro Seguro Número 1.134 – Ano XIV – 10/12/2021 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros...

Mensageiro Seguro
Número 1.134 – Ano XIV – 10/12/2021
Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda.
Edição: Samara Braghini


Leia nesta edição do Mensageiro Seguro


1. Como ter sorte na vida?
2. Com possível aumento de vendas no varejo, contratação de seguro de crédito ganha força
3. Empresas buscam modernização no atendimento ao cliente
4. Saúde: Como combater a dengue
5. Orientação segura: Valorizar a inovação é uma causa social
6. Ação Positiva


Como ter sorte na vida?

Você sabe como ter sorte na vida? Sabe como fazer as coisas conspirarem a seu favor? Será que a sorte encontra respaldo na ciência? Ou é mera superstição?

Michael Jordan, considerado o maior jogador de basquete de todos os tempos, usava dois shorts em suas partidas. Por baixo da bermuda do Chicago Bulls, time que o consagrou, o jogador usava a bermuda da Universidade da Carolina do Norte por acreditar que trazia sorte. Obviamente, a bermuda da sorte era o fator de menor importância no seu desempenho. O sucesso dependia muito mais do talento, do aperfeiçoamento constante e dos colegas de time.

Por que mesmo pessoas de alto desempenho como Michael Jordan acreditam em sorte? Segundo um estudo da Koeln University, quando uma crença em uma superstição é ativada, a performance em uma atividade motora ou cognitiva tende a aumentar. Essa melhoria ocorre por conta de um mecanismo de auto eficácia percebida. Sentindo-se sortudas, as pessoas se consideram mais capazes para enfrentar desafios. E com essa maior disposição acabam conseguindo melhores resultados práticos.

Mas o que, de fato, significa ter sorte? No dicionário, sorte é definida como uma força sem explicação que influencia de forma favorável certos acontecimentos. Já grandes filósofos, como Sêneca, dizem que sorte é aquilo que acontece quando a preparação se encontra com a oportunidade.

A percepção da sorte como uma crença foi analisada por pesquisadores. A University of California publicou que, se você acreditar em sorte, o melhor é que sua crença seja em se ver como uma pessoa sortuda. Na pesquisa, as pessoas que acreditavam ser sortudas obtiveram resultados práticos melhores do que aquelas que acreditavam que a sorte é algo passageiro. As pessoas que acreditam na sorte como um atributo estável mostraram um nível maior de autodeterminação. Por se sentirem mais confiantes, essas pessoas tendem a ser mais ousadas em suas ações e decisões. Com isso, correm atrás de seus objetivos pessoais com mais persistência e assim conseguem melhores resultados práticos. Por outro lado, quem acredita que a sorte é um elemento imprevisível, aleatório ou passageiro, não se vê no controle dos resultados. E assim acabam agindo menos e obtendo resultados piores.

A sorte por si mesma não é capaz de gerar resultados práticos. A Universidade da Pensilvânia mostrou isso em um estudo com alunos que se preparavam para o exame TIMSS (Trends in International Mathematics and Science Study). O resultado foi que os estudantes que mais acreditavam na sorte foram os que tiveram pior desempenho no exame. A razão é simples. Eles acreditavam que sabiam como ter sorte e por isso não precisavam estudar tanto.

Isso é bem diferente do caso do Michael Jordan. Além de acreditar em como ter sorte, ele treinava, se preparava e se dedicava como poucos. Se você quer acreditar que é naturalmente sortudo e isso te faz bem, ótimo. Você pode continuar usando seu talismã, seu amuleto ou seu ritual da sorte. Mas não fique dependendo da sorte para obter seus resultados.

Para saber como ter sorte na vida, você precisa se preparar para aproveitar as oportunidades que aparecem. E, se elas não aparecerem, você precisa criar suas oportunidades. Não adianta apenas querer saber como ter sorte. É melhor ter vontade de se preparar para ter sorte. Com mais confiança, determinação e vontade, você estará pronto para dar o seu melhor e colher os resultados. Seiiti Arata

Com possível aumento de vendas no varejo,
contratação de seguro de crédito ganha força


Modalidade garante o pagamento das vendas dos segurados para os compradores.

O setor varejista é de grande importância na indústria e comércio, e por isso requer grandes capacidades de cobertura e condições bastante especiais. Nesse momento de pós-pandemia e de final de ano, onde a projeção de vendas no varejo é maior, consequentemente os pedidos de limites também aumentam e é neste cenário que o seguro de crédito ganha mais força.

O seguro de crédito garante o pagamento das vendas do segurado para seus compradores. Já o não pagamento das vendas pode ocorrer por simples atraso (mora prolongada) e/ou por recuperação judicial/falência (insolvência) do comprador. Estes dois casos podem ocorrer a qualquer momento da vida de uma empresa, e podem afetar duramente os fornecedores.

“Se uma empresa tem um importante comprador e este não realiza o pagamento das vendas feitas a ele meses atrás, o fluxo de caixa da empresa vendedora sofre um importante desencaixe: as contas a receber não estão sendo recebidas no tempo devido, enquanto as contas a pagar não podem ser adiadas. Por isto, o desencaixe de fluxo de caixa é uma das principais razões de quebra das empresas no Brasil”, explica o diretor comercial da Euler Hermes, Luciano Mendonça.

A Euler Hermes, que é líder mundial em seguro de crédito, possui cerca de 34% de market share do setor, com coberturas de mais de 1 trilhão de euros em mais de 84 milhões de empresas em todo o mundo. Com a pandemia, houve um aumento considerável de pedidos de indenização em 2020, e que se reduziu no último trimestre. “Neste ano, começamos com uma baixa demanda de indenizações, o que felizmente se mantém até agora, e implementamos programas de aumento da cobertura de crédito. Hoje temos mais cobertura que o período pré-pandemia”, revela o diretor.

A importância do seguro de crédito para o varejo - A principal importância da contratação do seguro de crédito é justamente garantir o fluxo de caixa das empresas em momentos de estresse do mercado. O tamanho desta cadeia produtiva é enorme, e assim também é o tamanho da exposição ao risco de crédito neste setor. Segundo o diretor, o setor varejista responde por, no mínimo, 30% de todos os riscos assumidos por qualquer seguradora de crédito no Brasil.

Luciano lembra ainda que a utilização do seguro de crédito no setor de varejo também facilita o financiamento. “Um bom management de contas em qualquer empresa considera que você sempre paga seus fornecedores após receber de seus clientes. Desta forma, o fluxo de caixa é sempre positivo, mas e na situação de que seu cliente não honra o pagamento? Por isto o seguro é importante, para garantir a continuidade sem sustos do seu negócio”, explica.

Empresas estão mais atentas - O diretor acredita que as empresas com um todo estão mais conscientes sobre os riscos de não pagamento e consequentemente mais preocupadas com a dependência de fatores externos que podem afetar a continuidade de seus negócios. “Vender mais é muito bom, mas todo movimento de aumento de vendas também significa aumento de exposição ao risco e, ultimamente, vejo mais empresas fazendo consultas para contratação do seguro de crédito. Assim, focam naquilo que sabem fazer melhor: produzir e vender, deixando para nós, especialistas em crédito, o trabalho de análise de risco, monitoramento e pagamento das perdas, caso ocorram”.

Por fim, o seguro de crédito também é a forma mais barata de financiamento dos clientes pelos fornecedores, pela extensão de prazos de pagamento mais longos e pela certeza do recebimento. Se não houvesse o seguro de crédito, o financiamento das cadeias de produção e seus fluxos de caixa teriam de ser financiados por bancos, com taxas sempre mais altas, comprometendo a saúde financeira das empresas. Fonte: Segs

Empresas buscam modernização no atendimento ao cliente

Atender ao cliente há muito tempo não se resume mais a call center. As empresas modernas estão atentas em observar por onde seu cliente quer ser atendido. Seja no WhatsApp, em outras plataformas, no telefone ou no próprio site da empresa, os consumidores estão sempre em busca de um serviço rápido e eficiente.

A Instant Solutions, que cria soluções corporativas em comunicação avançada para auxiliar empresas na experiência do cliente, oferece um planejamento completo para atender às necessidades de companhias de todos os portes.

O conceito de contact center, capaz de interagir com clientes por voz, chat, mídias sociais, texto, e-mail ou vídeo, vem ganhando espaço justamente pela multicanalidade oferecida aos consumidores. É um tema já existente no mercado há algum tempo, mas ganhou ainda mais popularidade com o avanço da Internet em todas as regiões, classes sociais e faixa etária.

Já há alguns anos, o WhatsApp é o campeão de acessos entre os aplicativos nacionais. Mais de 90% das pessoas possuem conta e utilizam a ferramenta diariamente. Cada vez mais as empresas apostam em chatbots e outras soluções inteligentes para manter contato mais próximo com o público.

“Antigamente, o único caminho viável para se resolver um problema ou assinar um serviço era o telefone. Mas o tempo gasto nesse processo e a falta de praticidade cada vez mais estimula as pessoas a procurarem serviços de chat, e o WhatsApp, por ser quase que unanimidade nos smartphones dos brasileiros, se torna um caminho ainda mais curto para falar com uma empresa”, afirma Paulo Mannheimer, CEO da Instant Solutions.

Mas há quem se sinta mais seguro e familiarizado com o contato direto com um atendente. Por isso, os tradicionais call centers são indispensáveis. “O cenário ideal para as empresas é manter um leque de opções aos clientes. Opções por voz, chat, mensagens, são todas válidas, desde que garantam a agilidade e a segurança necessária”, completa o executivo.

Por isso, a empresa investe continuamente no desenvolvimento dos seus produtos de voz, chat, chatbot, voicebot, IA (inteligência artificial) e integração com dezenas de parceiros em tecnologia. As soluções em nuvem desenvolvidas pela Instant Solutions oferecem segurança e multicanalidade, o que atende a todas as necessidades das companhias de diversos portes.

“A tecnologia evoluiu e, com ela, a forma de se comunicar também. É importante para as empresas estarem atentas a esse movimento, para que assim sejam capazes de dialogar da forma mais prática com cada cliente. Isso gera um impacto muito significativo na receptividade do negócio e nas avaliações, o que gera consumidores fiéis e que indicam as marcas”, conclui Mannheimer. Fonte: Segs

Saúde: Como combater a dengue

Estudo divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que as mudanças climáticas podem favorecer o contágio da doença tanto em períodos quentes quanto frios. O Brasil é um dos países que possui maior risco de difundi-la. “Na maior parte do território brasileiro, as condições são propícias para o desenvolvimento da dengue em praticamente o ano todo”, diz Marcelo de Paula Corrêa, professor do Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá MG. O aedes aegypti, mosquito transmissor, embora prefira a água limpa para depositar seus ovos, já está utilizando águas poluídas. E a melhor maneira de combater a enfermidade ainda é preveni-la. Para combater a dengue, mantenha baldes e garrafas com a boca virada para baixo e tampe tonéis e depósitos de água. Use inseticidas nas áreas internas e externas da casa.

Os sintomas da dengue são: febre, enjoo e mal-estar, dor no corpo, dor de cabeça, dor abdominal (intensa e contínua), vômito e cansaço extremo. Em caso de suspeita, procure atendimento médico o quanto antes. Tome líquidos e repouse. Remédios à base de paracetamol podem ser utilizados para baixar a febre. Não utilize anti-inflamatórios e analgésicos, pois podem levar a sangramentos. Fonte: Viva Saúde
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Orientação segura: Valorizar a inovação é uma causa social

Quando falamos de inovação parece que o principal conceito envolvendo este tema está ligado apenas em “ser algo totalmente novo”. Entretanto, a inovação pode estar em qualquer lugar ao nosso redor, bastando, essencialmente, que seja algo diferente do que já existe. Antes mesmo do ser humano aparecer no mundo, as inovações já aconteciam na natureza. Com a nossa chegada, a capacidade de criar novidades aumentou de forma exponencial. Hoje, além desta capacidade ser gigantesca, considerando-se toda a população existente, o tempo decorrido entre uma novidade e outra é cada vez menor. O que a natureza levava milhares de anos para criar, hoje inovamos na casa dos dias, as vezes em horas.

Toda evolução também está ligada ao ato de inovar. Podemos tomar como exemplo a evolução da roda. O que foi “inventado” em pedras, passou depois para madeiras brutas, que depois passou a ser mais bem trabalhado em metais e por fim, as rodas como conhecemos hoje em dia, com ligas e borracha. Hoje não percebemos mais isso, mas a cada momento houve inovação (nos materiais e nos processos). Com o tempo estas inovações são incorporadas à história, passando a integrar a evolução do sistema. Por isso, sempre digo que “toda inovação em si, tem data de validade”. Novamente, a grande diferença percebida entre as inovações do passado e as de hoje é o tempo. Se antes tínhamos 50 anos para achar a solução do problema, hoje temos 50 minutos.

A inovação não surge pela simples vontade de inovar. Ela sempre surge da necessidade de resolvermos algum problema, alguma demanda específica. É olhando para estes problemas que novas ideias surgem. Depois devemos ser capazes de transformar estas ideias em soluções viáveis, que possam de fato chegar ao mercado. Para mim, “inovação é nota fiscal, senão, não passa de ideia inovadora”. Esta capacidade de execução é o que separa o joio do trigo, pois no final, só conhecemos aquilo que de fato foi realizado. Milhares de ideias e iniciativa morrem pelo caminho.

Com base nesse conceito, a inovação deve ser vista como qualquer nova solução de problemas, onde usufruímos de diversas ferramentas para implementarmos tais soluções. São estas ferramentas que chamamos de tecnologias, independentemente de estarem ligadas às áreas de eletrônica ou de softwares. A tecnologia está presente tanto na startup de aplicativos de mobilidade quanto na indústria de martelos.

Quando nos propomos à criação de um ecossistema de empreendedorismo baseado em inovação tecnológica, temos que ter em mente que ideias inovadoras costumam surgir em ambientes adequados e propícios, que fomentem conexões efetivas e duradouras. Um ambiente atraente, mas não livre em demasia. Regrado e organizado, mas ainda flexível o suficiente para que as mudanças aconteçam. Não pode ser nem muito sólido, nem muito gasoso. Aqui no InovaNEX batizamos este ambiente de “Nexosfera Líquida”, isto é, um ambiente de conexões bastante flexível.

Para que esta estratégia funcione é preciso também ter um propósito muito claro: “Ajudar pessoas e empresas a evoluírem” que está muito alinhado com os valores e princípios dos nossos fundadores e de todos os nossos colaboradores. Este propósito nos orienta à integração total entre comunidade e mercado, focando nos pilares que acreditamos serem os motores desta evolução: conhecimento, comportamento, tecnologia e inovação.

Para que o ecossistema proposto tenha resultados positivos é preciso levar em consideração ainda o conceito do tripé da inovação, que consiste em alinhar a capacidade de uma ideia inovadora ser factível, viável e desejável pela sociedade. Todo projeto ou ideia deve ser analisada por este prisma, para que possamos checar o quanto ela foi pensada e desenvolvida em relação a estes 3 eixos. Esta análise demostra o real potencial de virar inovação. Todos que desejem criar ou investir em inovação e tecnologia devem buscar um equilíbrio dentro deste tripé. Desta forma, toda inovação deve devolver um valor positivo à sociedade, e por isso consideramos que valorizar corretamente a inovação não deixa de ser uma causa social. Fonte: Segs

Ação Positiva

"Sou uma parte de tudo aquilo que encontrei no meu caminho." Alfred Tennyson


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