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Postado em 07 de Outubro de 2022 às 15h58

MENSAGEIRO SEGURO 1177

Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Número 1.177 – Ano XIV – 07/10/2022 Publicação Semanal Certa Seguros e Certificação Digital Edição: Samara...

Número 1.177 – Ano XIV – 07/10/2022
Publicação Semanal
Certa Seguros e Certificação Digital
Edição: Samara Braghini


Leia nesta edição do Mensageiro Seguro

1. Invista em você!
2. A nova onda do mercado de seguros: o universo pet
3. Copa do Mundo: seguro viagem é obrigatório para entrada no Qatar
4. Cresce demanda do mercado por seguros D&O
5. Saúde: Dicas para a saúde mental
6. Orientação segura: Todo empresário deve ser um vendedor?
7. Ação Positiva

 

Invista em você

O mundo de hoje é extremamente tenso. Os problemas não passarão com a sua ansiedade. Eles só irão piorar. Pense nisso. Pare de reclamar. Tem gente que só consegue ver defeitos, erros. Essas pessoas precisam ser treinadas novamente para ver o lado bom do mundo. Precisam mudar enquanto é tempo.

Imaginar-se vencendo todos os obstáculos durante a caminhada profissional é ingrediente fundamental para o sucesso. Sonhe Alto. Permita o erro. Chefes que fazem escândalos a cada erro que descobrem, jamais terão como funcionários pessoas proativas.

Nada é mais fora de moda do que chegar atrasado aos compromissos marcados e nada é mais impeditivo para o sucesso do que não cumprir os prazos prometidos. Cumpra horários e prazos. Só não erra quem não faz O desenvolvimento e a aprendizagem ocorrem muito mais através da análise de nossos erros do que pelo louvor de nossos acertos. É preciso ter a coragem de errar.

Quem não investe em si próprio perde o direito de reclamar dos outros. A arrogância de achar que sabe tudo, que é "o bom", que não precisa acatar críticas, não tem mais vez. Cuidado! A arrogância é o começo do fim de uma pessoa e da empresa. Pratique a humildade. Seja acessível Administrar de portas abertas não significa apenas permitir que as pessoas adentrem à sua sala. Significa abrir a mente e o coração aos seus subordinados.

Procure não perder nenhuma oportunidade de crescer, aperfeiçoar-se com a experiência alheia, trocar ideias, enfim aprender. Tenha a atitude de aprender sempre. Temos que olhar o novo como oportunidade de medir a nossa capacidade de vencer obstáculos, de criar, de inovar. Sinta coragem e avance em direção ao sucesso. Sinta coragem e avance

Estamos precisando de pessoas que façam bem feito. Que se importem. Que se comprometam com o certo, com o correto. Que tomem para si a responsabilidade de fazer. Precisa-se de um herói. Chega de desculpas. A vida é curta e não há desculpas para o fracasso. O mundo está cheio de oportunidades para aqueles que se comprometem.

Quanto mais você der crédito aos seus subordinados, mas eles lhe trarão novas ideias. Não tome para si um crédito que não lhe pertence. Dê crédito para quem realmente merece. Acostume-se a agradecer. Faça do agradecimento um hábito em sua vida. Muito obrigado. Pense nisso! Sucesso! Por Luiz Marins – consultor, escritor e palestrante


A nova onda do mercado de seguros: o universo pet

Estudo de entidade norte-americana prevê uma expansão do mercado global de proteção pet dos US$ 6,05 bilhões de 2018 para US$ 11,25 bilhões, em 2026.

Perante a lei, os animais são inimputáveis. Logo seus donos pagam a conta dos danos que eventualmente os pets causem. Embora esse entendimento seja óbvio e simples, muitos tutores desconsideram o risco de um eventual comportamento inadequado de seus animais de estimação gerar problemas judiciais e financeiros.

Além da paz de espírito e de constrangimentos, atos agressivos dos animais podem resultar na obrigação de indenizar terceiros.Seguradoras avançam para esquadrinhar mais riscos no mercado pet. Depois de serviços de assistência à saúde dos animais cada vez mais inovadores e conhecidos do público, os olhos do mercado voltam-se para proteção por danos causados por eles.

Mesmo sem o status de seguros são considerados serviços de assistência acoplados a modalidades tradicionais, as seguradoras no País seguem o rastro do mercado mundial com a oferta de coberturas para donos de animais de estimação. O fato de o produto não ser regulamentado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) abre caminho para que o mercado crie as mais variadas proteções, oferecidas como cobertura facultativa em modalidades tradicionais, principalmente o residencial ou o de viagem.

No exterior, o chamado insurance pet (acidentes pessoais e saúde veterinária) é apontado como um dos mais promissores nos próximos anos. Estudo prevê uma expansão do mercado global de proteção dos US$ 6,05 bilhões de 2018 para US$ 11,25 bilhões, em 2026. Relatório do Future Market Insights destaca que as vendas mundiais de seguros para animais de estimação, projetadas em US$ 7,8 bilhões neste ano, deverão alcançar US$ 38,8 bilhões até 2030, com uma taxa de crescimento de 11% por ano.

O novo comportamento das famílias, com a “humanização dos animais de estimação”, a renda dos tutores em alta nos maiores mercados globais de pet care e novas tecnologias que facilitam a compra de proteção estão entre os fatores do diagnóstico positivo. Pelos cálculos, estima-se que a receita de prêmios pet representa algo em torno de 3% a 4% da cadeia global de pet care.

Os Estados Unidos lideram o mercado pet. Segundo a Pesquisa Nacional de Proprietários de Animais de Estimação 2021-2022, feita pela American Pet Products Association (APPA), a posse de animais de estimação aumentou de 67% para 70% das famílias nos Estados Unidos. Os Millennials são os principais tutores, representando 32%, seguidos pelos Boomers (27%) e Gen X (24%).

Os negócios de proteção pets andam de forma mais acelerada nos países desenvolvidos, onde atuam grandes grupos e competição acirrada. As coberturas pets são bastante comuns nos mercados globais, como nos Estados Unidos, negociadas no seguro residencial (home owners).

Segundo a Susep, não há qualquer empecilho regulatório envolvendo a oferta de assistência pet nem planos de regulamentar tais coberturas. Logo, as empresas podem comercializar esse tipo de cobertura livremente, montar “combos”, cobrindo, inclusive, danos causados por outros animais como vacas, touros, cavalos, aves. Ainda não é possível aferir o desempenho das assistências pets no mercado de seguros. Por não ser um produto padrão, a Susep não tem dados específicos como o de número de seguradoras que oferecem proteções pets, o de receita aferida ou o de sinistros ocorridos.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) informa não ter dados estatísticos consolidados sobre ações cíveis envolvendo danos causados por animais domésticos. Ainda assim, a percepção é de que os sinistros pet avançam, seguindo o salto da população de animais domésticos.

Ao cruzar dados sobre a população pet ou de plantéis, conclui-se que o mercado brasileiro é uma janela de oportunidades e de riscos. Dados do Instituto Pet Brasil (IPB) dão conta de que o Brasil encerrou 2021 com 149,6 milhões de animais de estimação, um aumento de 3,7% sobre os 144,3 milhões do ano anterior. Os cães lideram, com 58,1 milhões de indivíduos. As aves canoras vêm em segundo, com 41 milhões. Os gatos figuram em terceiro lugar, com 27,1 milhões. A população é também numerosa no meio rural. Somavam 218,2 milhões de cabeças de gado e outros 41,1 milhões de rebanho suíno, segundo o censo mais recente IBGE, relativo a 2020.

O certo é que o universo animal abre um caminho promissor para o mercado, principalmente no caso de coberturas para a saúde dos animais. Hoje, algumas empresas já contam com mais de 70 mil vidas seguradas no universo de saúde pet. Os mercados emergentes, porém, devem andar em ritmo de expansão abaixo dos países desenvolvidos. Isso porque, ainda segundo o relatório do Future Market Insights, alguns desafios permeiam a expansão, principalmente o desconhecimento das coberturas e a renda das famílias. Fonte: CNseg


Copa do Mundo: seguro vigem é obrigatório para entrada no Qatar

Qatar tem previsão para receber mais de 1 milhão de torcedores entre 20 de novembro e 18 de dezembro. Além da obrigatoriedade, o alto fluxo de turistas pode ocasionar extravios e perdas de bagagens durante o mundial de futebol.

A bola vai rolar no Qatar entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro durante a 22ª edição da Copa do Mundo. O turista que for acompanhar o primeiro mundial de futebol da FIFA em um país árabe precisa submeter alguns documentos obrigatórios no site de registro para turistas, o Ehteraz, entre eles o certificado de vacinação contra Covid-19 e o seguro viagem internacional.

“É fundamental que o turista embarque com um seguro viagem estruturado que lhe dê segurança diante de algum imprevisto”, afirma a executiva de seguro viagem da Omint Seguros, Ana Carolina Carvalho. “Nenhuma viagem internacional está isenta de contratempos, sobretudo quando o destino é um evento tão movimentado como a Copa do Mundo”.

Considerado um dos países mais ricos do mundo, o Qatar faz fronteira com a Arábia Saudita e tem o árabe como idioma oficial. Com uma cultura e hábitos pouco conhecidos, qualquer situação inesperada pode ganhar uma dimensão descomunal. “Ter a garantia de amparo em português e de alto nível é um dos benefícios do seguro viagem Omint. A qualquer momento, 24 horas por dia, o turista terá à disposição um suporte que contempla o intermédio com hospitais, clínicas, companhias aéreas e órgãos governamentais, por exemplo”, declara a executiva.

Por ser uma seguradora, a Omint cuida do processo do início ao fim. A Omint Seguros possui uma central própria de atendimento telefônico em até cinco idiomas, para dar suporte aos viajantes que estão a lazer, negócios, esportes e intercâmbio ao redor do mundo.

De acordo com a SITA, empresa especializada em tecnologia para a indústria de transporte aéreo, 25 milhões de bagagens são extraviadas por ano em todo o mundo. Desse número, 75% dos casos são malas que chegam atrasadas, 20% são bagagens danificadas e 5% acabam roubadas ou perdidas. “Para extravio de bagagem, temos a cobertura de Compensação por Demora na Localização da Bagagem, após as primeiras 24 horas, para suprir necessidades imediatas. Em situações como extravio permanente, roubo ou furto de bagagem, o cliente recebe integralmente o valor da cobertura contratada, independentemente do valor pago pela companhia aérea”, destaca Ana Carvalho.

Para apreciar os jogos com entusiasmo, é importante contar com uma rede médico-hospitalar de primeira linha. “Todo atendimento médico e odontológico coberto pelo seguro viagem têm a mesma qualidade do serviço prestado no Brasil pela Omint”, explica Ana. Fonte: Segs


Cresce demanda do mercado por seguros D&O

Entrada em vigor da LGPD e início de aplicação das multas motiva empresas a buscar seguros para proteger seu patrimônio e dos principais executivos para garantir a continuidade dos negócios em eventuais ocorrências de erros na gestão de dados.

Dados recentes da Superintendência de Seguros Privados (Susep) demonstram um aumento na procura pelo chamado seguro D&O (Directors and Officers). O crescimento foi de 25% no comparativo entre os anos de 2020 e 2021, com uma elevação na arrecadação de R?969 milhões para 1,290 bilhão no ano seguinte.

Essa é uma tendência global, pois um relatório publicado pela consultoria Next Move Strategy identificou que o mercado global de seguros D&O gerou US? 21,70 bilhões em 2020, e espera-se que alcance US? 53,76 bilhões até 2030, registrando uma Taxa de Crescimento Anual Composta (TCAC) de 11,7% de 2021 a 2030.

“Muito se especula sobre as razões desse aumento. Uma das hipóteses é a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que regulamenta o tratamento de dados pessoais. As multas por infração à lei já são aplicadas e as empresas que incorrem no uso indevido e no vazamento de dados pessoais estão sendo penalizadas”, afirma Marcelo Barsotti, CRO da Pryor Global.

A LGPD prevê multa simples, de até 2% (dois por cento) do faturamento da pessoa jurídica de direito privado, grupo ou conglomerado no Brasil no seu último exercício, excluídos os tributos, limitada, no total, a R? 50 milhões de reais por infração. “O potencial de dano financeiro para empresas que descumprem a LGPD pode até arruinar um negócio, o que torna a contratação de um seguro D&O fundamental para dar continuidade aos negócios”, explica Barsotti.

O seguro D&O atende a diferentes necessidades legais e protege os executivos de uma empresa no caso de processos judiciais por ato cometido no exercício de sua função, como uma investigação devido a irregularidades na contabilidade ou fraudes. O seguro D&O não cobre despesas que ocorram devido a atividades criminosas, irregularidades intencionais e danos punitivos. Ou seja, em relação à LGPD, o referido seguro protege o patrimônio financeiro pessoal de executivos que venham a ser processados em casos de desobediência à lei. Afinal, os riscos podem atingir tanto o patrimônio de empresas quanto de seus executivos. Fonte: Segs

 

Saúde:Dicas para a saúde mental

Seja realista. Adapte suas expectativas aos seus ideais levando em consideração as possibilidades que você teve para alcançar as metas pretendidas. Evite frustrações. Não exija mais do que você realmente pode fazer.

Evite o consumo de álcool e outras drogas. O consumo e abuso das substancias psicoativas aumentam as chances de você desenvolver transtornos mentais. Se você tiver algum transtorno, o consumo delas pode agravar sua situação. Além disso, elas causam problemas degenerativos ao cérebro. Seja sociável. A interação social é um fator de proteção ao surgimento de transtornos mentais. Saia com os amigos, vá à casa de familiares ou faça atividades em grupos.

Cuide do corpo. É comprovado cientificamente que aliar a alimentação balanceada às atividades físicas é uma medida que ajuda a combater transtornos mentais. Durma bem. Privação ou má qualidade do sono pode levar ao surgimento de transtornos mentais. Evite celular, tablete, computador ou ver televisão, pelo menos 30 minutos antes de dormir, assim como se deve evitar luz forte ou moderada no ambiente. Fonte: Viva Saúde


Orientação segura:Todo empresário deve ser um vendedor?

A pergunta é recorrente entre os participantes das palestras do escritor Alan Sant´Anna, que tem mais de duas décadas de experiência como consultor em liderança, vendas, desenvolvimento pessoal e administração do tempo. Sant´Anna explica que se nos limitarmos à figura de um vendedor típico, cuja principal demanda é passar o dia conversando com clientes, aí podemos desconsiderar a relação. Mas, se avançarmos na reflexão e visualizarmos alguém que enxerga além das transações comerciais de produtos, aí, sim, podemos afirmar que todo empresário deve ser um vendedor. Afinal, vendedor consegue nos mostrar o valor de algo, e isso é necessário no mundo corporativo.

“O empresário é basicamente alguém que quer resolver um problema. Quer vender um produto ou um serviço para alguém, portanto, um vendedor”, pontua. “Ele não terá sucesso se não conseguir alcançar as pessoas e se elas não entenderem o valor do que ele está fazendo, ou seja, comprarem”, explica. É por isso que o sucesso empresarial passa pelo aprimoramento das técnicas de vendas. “Quem não desenvolver habilidades em vendas tende a não alcançar objetivos nem como pai e mãe. Por exemplo, a família vende valores para os filhos e, se ela não vender, alguém vai vender e podem ser valores completamente contrários aos da família”, exemplifica.

De acordo com o palestrante, o sucesso empresarial é conquistado por meio das habilidades de venda. Essas habilidades são treináveis e estão baseadas em um tripé: ambição - que pode ser despertada -, técnica de venda e resiliência. “Venda é uma tarefa dura, afinal é da natureza humana não gostar de rejeição. O vendedor vai ouvir mais não do que sim. É preciso saber enfrentar as decepções. É assim para o empresário”, explica. Fonte: Segs

 

Ação Positiva

“Os problemas não são resolvidos com carisma.” Angela Merkel


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