topo

Postado em 13 de Janeiro de 2023 às 14h07

MENSAGEIRO SEGURO 1195

Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Número 1.191 – Ano XIV – 13/01/2023 Publicação Semanal Certa Seguros e Certificação Digital Edição: Samara...

Número 1.191 – Ano XIV – 13/01/2023
Publicação Semanal
Certa Seguros e Certificação Digital
Edição: Samara Braghini


Leia nesta edição do Mensageiro Seguro

1.Há um entardecer chuvoso em todos nós
2.Planejamento previdenciário: quando e por que pensar nisso?
3.Mediação extrajudicial online é tendência para o mercado de seguros em 2023
4.Saúde: Alimentos que hipertensos devem evitar
5.Orientação segura: Tendências tecnológicas que vão moldar o setor de seguros em 2023
6.Ação Positiva

 

Há um entardecer chuvoso em todos nós

Quantas vezes olhamos para além da janela e nos confrontamos com o tempo frio, chuvoso e com nuvens escuras que parecem esconder o sol e torcemos ansiosamente para que o tempo mude e a alegria surja como em um passe de mágica?

Detestamos tudo o que nos tira da zona de conforto e nos lança frente ao universo do desconhecido. Somo seres humanos, temos a tendência de preservamos aquilo que nos traz segurança e comodidade. E isso envolve uma série de ações, pensamentos e comportamentos que não causam nenhum tipo de medo, ansiedade ou risco. É um lugar onde nenhum indivíduo se sente ameaçado e muito menos “molhado”.

Ficando nesse lugarzinho confortável, subestimamos a chuva, a noite, o frio e tudo mais que a vida tem a nós oferecer. Somos feitos de sol, chuva, dia e também noite. Há um entardecer chuvoso em cada um de nós… E isso é bom!

De fato, a gente sempre quer mudar de vida. Buscamos, habitualmente, no mesmo lugar o segredo que nos trará essa mudança. Em meio a essa busca insaciável, não nos damos conta de que existe uma alternativa que nos trará uma mudança duradoura e significativa. Mude o modo como enxerga o mundo, a chuva, o sol, o dia e a noite. Mude de perspectiva e tudo mudará com você.

O modo como enxergamos a realidade é influenciado pela posição em que nos colocamos na vida. Se da janela da cozinha você só consegue enxergar as mesmas coisas, talvez tenha chegado o momento de você se admirar com outra vista.

A posição em que você se coloca te permite observar as coisas de uma perspectiva, mas se você se colocar na posição de outro indivíduo, mudar de janela, passará a observar sob a perspectiva dele. E isso afeta basicamente a nossa mentalidade de um modo geral.

O tempo em que permanecemos em uma mesma situação está diretamente ligado ao tempo em que permanecemos pensando do mesmo jeito. E não porque existiam poucas ou nenhuma alternativa para uma saída, pois de nada adiantaria duas portas escancaradas se você não decidir sair, não é?

É importante concluir que todos nós temos padrões de pensamentos e que esses padrões te colocam exatamente onde você está. E que se você quiser mudar algo na sua vida, ou ela completamente, precisará mudar a forma como enxerga e reflete sobre a sua realidade.

Perspectiva tem a ver com mudar o seu ponto de vista. Tem a ver com trocar de janela de vez em quando. Observe um dia chuvoso e nublado, assim como quem observa um dia de sol pleno. E você se surpreenderá com a beleza que sempre esteve ali. Verás que a chuva, de uma certa forma, foi sempre a mesma. Você que a observou com outros olhos.

Você pode fazer isso pensando nas possibilidades, ou olhando para a moldura toda, e estará habituando o seu cérebro a se concentrar menos em irritações sem sentido e problemas que não merecem sua atenção. E consequentemente se sentirá melhor. Fonte: Edu Rocha, psicólogo


Planejamento previdenciário: quando e por que pensar nisso?

O sistema previdenciário no Brasil é conhecido por suas regras burocráticas e complexas. É natural que muitos se sintam perdidos quando estão prestes a se aposentar, já que apenas nessa fase começam a se preocupar com documentos trabalhistas e valores a receber, entre outros pontos. Para tornar o processo mais tranquilo e minimizar erros, existe o planejamento previdenciário.

De acordo com a advogada Tatiana Sampaio, especialista em Direito Previdenciário, o planejamento é uma medida que ajuda a conquistar os objetivos, fazendo com que o trabalhador consiga se organizar antes da aposentadoria para que possa receber o melhor benefício possível.

“O planejamento previdenciário é algo para todos, já que permite que o trabalhador se prepare para o futuro, ajudando, inclusive, a definir as contribuições que ele deve fazer para receber um determinado valor de aposentadoria”, esclarece Tatiana.

A especialista explica que, sem planejamento, o trabalhador pode contribuir de forma errônea inclusive. “Se alguém espera receber o teto, mas contribui toda a vida com o valor de um salário mínimo, isso não vai se realizar”, afirma.

O planejamento previdenciário garante que seja feito uma espécie de estudo preliminar que vai indicar os melhores caminhos para a aposentadoria do trabalhador. “Ele evita sustos desnecessários e permite definições mais claras para que a fase da aposentadoria não seja uma incógnita, mas algo planejado”, avalia a advogada.

E quando é o momento ideal para começar a pensar em planejamento previdenciário? De acordo com a especialista, quanto antes o planejamento começar, mais fácil será obter o resultado esperado. “Podemos dizer que por volta dos 30 ou 35 anos já seria indicado começar a organizar a documentação e buscar ajuda especializada”, alerta Tatiana.

Ela argumenta que um planejamento previdenciário é indicado para quem quer se aposentar no momento certo, considerando as diversas mudanças na legislação.
“Também é para quem deseja contribuir com o valor correto. Ou seja, nem mais e nem menos que o ideal para receber o esperado. Trata-se de uma medida importante para planejar o futuro sem erros”, conclui. Fonte: Segs


Mediação extrajudicial online é tendência para o mercado de seguros em 2023

Ao iniciarmos um novo ano, especialistas apontam tendências e expectativas para o mercado. No setor securitário não é diferente, o uso da tecnologia e as ações que colocam o cliente no centro do negócio foram listadas como algumas tendências para 2023. Nesse sentido, a mediação extrajudicial online surge como um mecanismo inovador na prevenção de litígios e na finalização de ações processuais em tramitação.

O procedimento jurídico une tecnologia, pois as tratativas para o encerramento da disputa ocorrem em ambiente online e coloca o cliente no centro, o segurado participa ativamente na construção do acordo apresentando suas necessidades. Esta alternativa preza pela satisfação do cliente. Para a advogada, mediadora e diretora da MediarSeg - primeira empresa brasileira especializada em solucionar conflitos do setor securitário, “não basta simplesmente satisfazer os clientes, é preciso encantá-los”, do pai do marketing, Philip Kotler, deve ser um lema para as companhias de seguros que procuram fidelizar o cliente mesmo em caso de controvérsias.

“Alcançamos resultados bem expressivos com o uso da mediação extrajudicial online. Recebemos muitos feedbacks dos advogados das partes demonstrando satisfação por finalizarem a lide por meio do acordo. Ao utilizar o método alternativo à jurisdição, a seguradora reduz os dispêndios, o procedimento é mais econômico que o processo judicial, gera imagem positiva para a companhia, pois o segurado percebe que a empresa está agindo de boa-fé e se sente valorizado por apresentar soluções”, explica a diretora.

A via judicial ainda é o meio mais utilizado pelos segurados para solucionar as lides, mas isso pode mudar. Este ano, o Poder Judiciário instituiu como meta incentivar as práticas autocompositivas. “Todos os anos batemos na tecla de que o Poder Judiciário pode entrar em colapso, os dados divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça são preocupantes. Em 2021, mais de 77 milhões de ações estavam à espera de uma solução. Precisamos fazer um trabalho em conjunto para que ocorra a diminuição de processos. O setor securitário pode contribuir ativamente para o bom funcionamento do Poder Judiciário. Por meio da mediação extrajudicial online, todos saem ganhando”, afirma Mírian.

A mediação extrajudicial online é um procedimento amparado pela Lei 13.140/2015, ela é indicada para a resolução de conflitos que envolvam direitos disponíveis, pode ser utilizada em qualquer parte da controvérsia, ou seja, na fase pré-processual, durante a tramitação do processo ou após sentença prolatada. “Já acompanhamos casos em que uma das partes não estava satisfeita com a determinação do juiz e recorreu. Quando isso acontece, instaura-se uma verdadeira batalha judicial. Isso representa mais custos, desgaste emocional e, até mesmo, o fim da relação entre cliente e empresa. Em casos de conflitos, acaba tornando-se comum o cliente cancelar o serviço para colocar fim na relação com a companhia de seguros. A mediação extrajudicial online preserva os laços e extingue de maneira satisfatória a disputa”, revela a mediadora.

O trabalho da MediarSeg é colaborativo, humanizado e tecnológico. “Trabalhamos com Inteligência Artificial para localizar processos em todo Brasil antes da companhia receber a citação. Isso possibilita que a nossa equipe trabalhe em conjunto com o departamento jurídico para encerrar a ação de maneira célere. Além disso, nossos especialistas utilizam técnicas de psicologia para aproximar as partes e gerar empatia entre os envolvidos. O resultado é muito positivo, o cliente permanece na carteira e a relação com a companhia é preservada”, finaliza Mírian Queiroz. Fonte: Segs

 

Saúde:Alimentos que hipertensos devem evitar

Estima-se que 32% da população adulta brasileira têm hipertensão. Desses 36 milhões, somente 50% sabem que são hipertensos, dos quais apenas 50% se tratam. A pressão 120 por 80 é considerada muito boa. Já acima de 140 por 90, a pessoa já é hipertensa.

Embora não tenha cura, a hipertensão pode ser controlada através de acompanhamento médico e de mudanças de hábitos alimentares. Segundo o médico nutrólogo Alexander Gomes de Azevedo, os seguintes alimentos devem ser evitados, pois aumentam a pressão arterial:

Alimentos industrializados ricos em sódio como linguiça, salaminho, salsichas, bacon, os chamados embutidos, frituras, molhos processados, refrigerantes, salgadinhos, entre outros.

Sal de mesa; consumo excessivo de canela, como o próprio chá; bebida alcoólica em excesso; consumo excessivo de café; consumo excessivo de chás com alto teor de cafeína, como o chá verde; molho à base de soja presente em comidas chinesas.

Já alguns devem ser inseridos no cardápio, como alimentos in natura, dentre esses: melancia, principalmente a parte branca que chamamos de citrulina; chuchu; cereais integrais- aveia, quinoa; abacate; legumes no geral; kiwi; pimentão vermelho; beterraba fresca e seu suco.

Ainda segundo o médico, os alimentos mais naturais são favoráveis a manter a pressão arterial normal, devido a quantidade de vitaminas e minerais presente e ao baixo nível de sal. “Existem alimentos naturais que são potencializadores e elevam a pressão, mas acontece quando o seu consumo é altamente excessivo. Ao contrário dos alimentos industrializados ricos em sal e gorduras, que são propiciadores da elevação da pressão sanguínea. Equilíbrio é a chave do sucesso para manter a saúde do corpo normal e saudável”, pontua Azevedo. Fonte: Viva Saúde


Orientação segura:Tendências tecnológicas que vão moldar o setor de seguros em 2023


A evolução digital no ramo segurador é notável e comprovável. Um estudo global da NTT Data apontou que a pandemia levou 42% das seguradoras a criarem plataformas de negócios digitais, parciais ou completas. A pesquisa constatou que o setor avançou quase um ano somente durante os primeiros 90 dias da pandemia, em 2020.

De acordo com informações do Relatório do Mercado Global da Indústria Insurtech, o volume do mercado deve atingir US$10,42 bilhões e crescer para US$158,9 bilhões até 2030, confirmando que a transformação digital do setor de seguros veio para ficar.

O relatório em questão também apontou para o fortalecimento da consciência dos players de seguros em relação à importância da digitalização, já que 85% das seguradoras enxergam a digitalização como prioridade estratégica. Além disso, o estudo apurou um crescimento de 35%, nos últimos 5 anos, dos financiamentos no espaço das insurtechs. Tecnologias ajudam seguradoras a operar de forma mais barata e eficiente.

Há muitos desafios a serem enfrentados pela indústria de seguros: são as interrupções na cadeia de suprimentos, as crises geopolíticas, a escassez de mão de obra, as mudanças nos hábitos do consumidor, a inflação global, etc. Essas e outras questões criam um aumento nos custos dos negócios. Por isso, as seguradoras estão em uma busca desenfreada para reduzir os custos operacionais e fortalecer seus negócios.

Nessa busca, as Companhias estão acelerando seus investimentos em tecnologias digitais, aplicando Inteligência Artificial (IA) e estratégias de automação em todas as funções de negócios. Essas tecnologias estão ajudando as seguradoras a operar de forma mais barata e muito mais eficiente.

Há cerca de cinco anos e meio atrás, a Tecnoblog lançou uma matéria que descrevia a experiência do jornalista Felipe Ventura ao visitar o primeiro restaurante tecnológico do McDonald’s no Brasil. Logo no começo, o jornalista explica que fica muito dividido em relação aos terminais de autoatendimento, porque “em tese, eles deveriam acelerar o processo de comprar um lanche, ou fazer check-in em um voo, ou sacar dinheiro no caixa eletrônico. Na prática, eu já tive que esperar bastante em algumas filas porque as pessoas não sabiam usar direito o sistema”. Sobre a experiência de autoatendimento no McDonald’s, especificamente, ele relatou frustração porque o pedido não aparecia no painel e veio com itens errados, dentre outras questões. O relato ilustra bem o tipo de experiência que nenhum cliente quer ter ao utilizar portais online, aplicativos móveis, chatbots e demais formas de autoatendimento ou interação. Por isso, é importante que as seguradoras ofereçam uma experiência digital eficaz ao cliente.

Apesar de as ferramentas digitais ajudarem os clientes a navegarem em tudo, desde comparações de preços, cotações online até processamento de reclamações em um só lugar, o corretor é parte fundamental da distribuição digital, conforme explicou Claudio Lendecker, Diretor Comercial da Pottencial. “Digitalização não é desintermediação. O corretor continua sendo fundamental nesse processo. Se o corretor não comprar esse processo, ele não vai acontecer. Às vezes a gente fala de digitalizar e pode passar uma ideia de que estamos falando de algo que vai excluir o corretor e não é isso. É uma forma, inclusive, de tornar o corretor cada vez mais importante e relevante nesse processo”.

Aumento da demanda por soluções tecnológicas que alavanquem e incorporem dados de risco climático. Segundo o Relatório Mundial de Seguros de Propriedade e Acidentes da Capgemini e Efma, apesar de as mudanças climáticas terem um grande impacto na indústria de seguro, apenas 8% das seguradoras estão se preparando adequadamente.

A solução apontada para a resiliência climática é equilibrar a prevenção de riscos com a gestão de riscos. Além disso, uma tendência apontada é a continuidade do crescimento da demanda por soluções de tecnologia que possam ajudar as empresas a alavancar e incorporar dados de risco climático em seus modelos. Seguradoras vão dobrar aposta em soluções tecnológicas.

Por conta de todos os desafios já mencionados e os que sempre surgem relacionados à economia e às mudanças climáticas, a tendência, segundo estudos, é que as seguradoras dobrem as apostas em soluções tecnológicas para conseguirem reduzir custos, fidelizar clientes por meio de experiências digitais incríveis e garantir o futuro dos negócios. Fonte: Insurtalks


Ação Positiva

“Ler livros bons é como conversar com as melhores mentes do passado.” René Descartes


Certa Seguros
Avenida Getulio Vargas 1403N Sala 201
Ed. Don Ricardo
Centro, Chapecó/SC
certa@certacorretoradeseguros.com.br
(49)3321-1100

Veja também

MENSAGEIRO SEGURO 108211/12/20 Mensageiro Seguro Número 1.082 – Ano XIV – 11/12/2020 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro Seguro 1. Liderança tóxica, a influência poderosa do medo 2. Entenda o que é e para que serve o Seguro Rural 3. Modalidades de......
MENSAGEIRO SEGURO 119223/12/22 Número 1.188 – Ano XIV – 23/12/2022 Publicação Semanal Certa Seguros e Certificação Digital Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro Seguro 1.Fuja......
Mensageiro Seguro 97921/12/18 Chapecoense estará em cruzeiro com Roberto Carlos O contador Kermis Marins Silva, de Chapecó, foi um dos ganhadores da promoção Certisign “Emoções com Roberto Carlos 2019”. No período de 22......

Voltar para Blog

Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.