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Postado em 18 de Agosto de 2023 às 23h59

MENSAGEIRO SEGURO 1.222

Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Número 1.222 - Ano XIV - 18/08/2023 Publicação Semanal Certa Seguros e Certificação Digital Edição: Samara...


Número 1.222 - Ano XIV - 18/08/2023
Publicação Semanal
Certa Seguros e Certificação Digital
Edição: Samara Braghini


Leia nesta edição do Mensageiro Seguro

1-Insumo do consumo

2- Furto de veículo em estacionamento de supermercado

3- Seguradoras atenderam mais de 3 mil casos após passagem de ciclone no Sul

4- Como os seguros podem ajudar na implementação dede uma economia verde

5- Saúde: Exercícios físicos e as toxinas das células

6- Orientação segura: Excelência no atendimento: o grande diferencial para qualquer negócio

7- Ação Positiva


Insumo do consumo

O poder está cada vez mais disperso. E a capacidade das pessoas de se informar e se organizar continuará crescendo. O velho slogan "power to the people" nunca foi tão novo. Ele impacta a política, mas também a economia em seu conceito mais básico: a oferta e a procura. Poder para as pessoas significa poder para os consumidores.
A rápida transição do consumidor passivo do século 20 para o consumidor ativo do século 21 é uma das evoluções mais importantes dessa era de revoluções. Estamos cada vez mais longe da máxima atribuída a Henry Ford sobre o lançamento do automóvel: "Se eu tivesse perguntado aos consumidores o que queriam, eles teriam respondido: 'Cavalos mais rápidos'".
Hoje os consumidores estão bem mais informados e exigentes. E são cada vez mais ouvidos. Criar canais adequados para esse diálogo, processá-lo de forma inteligente e produtiva e responder com rapidez e correção é uma das ferramentas mais ricas da nova gestão. Fico feliz toda vez que compro algo e recebo logo um e-mail de avaliação da empresa que o vendeu.
O novo consumidor nasceu da abundância de canais de consumo, informação e comunicação da nova ordem mundial. Ele tem diante de si ofertas quase infinitas que pode comprar e receber como, onde e quando quiser.
Mas a força do consumidor não deve ser a fraqueza do vendedor. É preciso entrar do lado certo nessa equação. As mesmas ferramentas que empoderam o consumidor também ajudam as empresas a compreendê-lo e alcançá-lo. As redes sociais são armas de pressão e também oportunidades de venda, comunicação e coleta de dados.
Pesquisa da McKinsey com 22 mil pessoas em 26 países consolidou cinco características básicas dos hábitos desses novos consumidores: 1) Procuram descontos e promoções ativamente na média global, 44% disseram buscar reduções de preço; no Brasil, passam de 70%. 2) São leais a marcas desde que o preço seja justo ?para isso, procuram descontos em diferentes canais de compra e, não encontrando, podem abandoná-las. 3) Quando trocam marcas mais caras por mais baratas, tendem a não voltar a consumi-las. 4) Gostam de esbanjar seletivamente e podem manter a compra de produtos mais caros se as marcas os convencerem de que valem o gasto extra. 5) Compram em diferentes canais e usam assiduamente internet e lojas de desconto.
Com os dados da pesquisa, a McKinsey traçou considerações às empresas: 1) Justifique seu preço ? diante de tantas opções, as marcas devem dar motivos claros para o consumidor optar por elas, e não por produtos mais baratos. 2) Evite o meio da escala de preços ?é melhor ter opções acima ou abaixo da média e, se possível, uma escada dentro do portfólio para o consumidor optar. 3) Entenda os aumentos de receita ?invista na análise das estratégias e promoções de venda mais efetivas e espalhe as lições pela companhia. 4) Tenha clareza sobre o público-alvo e o que o motiva a consumir seu produto ou os da concorrência ? esqueça o consumidor genérico e segmente públicos e ações. 5)
Garanta a oferta do produto e a consistência de preços estruturando seus canais para maximizar alcance e minimizar conflitos entre eles, dando ênfase aos canais de maior crescimento. Esses são alguns dos caminhos que se abrem entre a sua empresa e o novo consumidor. Não há insumo mais importante que esse. Se o cliente sempre foi rei, ele ganhou majestade. Por Nizan Guanaes ? Publicitário

Furto de veículo em estacionamento de supermercado

Trata-se de ação indenizatória proposta por seguradora, sub-rogando-se nos direitos da proprietária do veículo segurado, furtado no estacionamento de supermercado, localizado na QS 3, Águas Claras, Brasília, DF.
Relata a seguradora que o veículo segurado foi deixado no estacionamento do supermercado às 13h30 e quando a motorista retornou ao estacionamento, às 14h10, meliantes desconhecidos, tinham subtraído o veículo.
Informa que o veículo possuía cobertura básica, para roubo e furto, cujo valor da importância segurada era correspondente a 100% da Tabela FIPE e que a seguradora indenizou a segurada no montante de R$49.167,22 (quarenta e nove mil, cento e sessenta e sete reais e vinte e dois centavos). Requer a seguradora a condenação do supermercado para ressarcir o valor indenizado.
O supermercado compareceu espontaneamente nos autos, juntou procuração, bem como contestou. Alega que: não há provas de que o furto teria ocorrido no interior de seu estabelecimento, pois não foi colacionado cupom fiscal ou ticket de estacionamento, havendo apenas a apresentação de boletim de ocorrência; não possui mais as imagens do dia do ocorrido, pois estas ficam armazenadas por apenas 15 (quinze) dias; deve ser afastada sua responsabilidade, uma vez que eventual dando teria sido causado em razão de fato de terceiro e caso fortuito caso seja arbitrada condenação/indenização por danos materiais e o veículo venha a ser encontrado, que o referido veículo seja incorporado ao patrimônio do supermercado.
A seguradora, pugnou pela expedição de ofício à 21ª Delegacia de Polícia Civil de Taguatinga Sul, Brasília, DF, para que o supermercado apresente nos autos cópias das imagens do estacionamento do supermercado que foram apreendidas. As imagens do circuito interno de filmagens do supermercado estão compiladas em DVD que foi apreendido pela polícia, em que é possível verificar o veículo furtado saindo do estacionamento às 13h49.
No que tange ao ?salvado?, a seguradora afirma que o veículo furtado foi localizado e vendido em leilão. Assim, não se afigura possível a transferência do veículo como pretende o supermercado.
Todavia, nos termos do art. 786, caput, do Código Civil o direito subjetivo da seguradora corresponde à diferença entre o valor da indenização paga à segurada e o valor do veículo recuperado/vendido em leilão, salvado.
Os Desembargadores da 5ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, entenderam que o supermercado deve ressarcir a seguradora a quantia de R$ 49.167,22 (quarenta e nove mil, cento e sessenta e sete reais e vinte e dois centavos), abatido do valor auferido com a venda do salvado. Fonte: Segs

Seguradoras atenderam mais de 3 mil casos após passagem de ciclone no Sul

Balanço feito pela Federação Nacional de Seguros Gerais registrou 3.100 sinistros atendidos pelas seguradoras, sobretudo em SC e RS. Força-tarefa garantiu o pagamento das indenizações em até oito dias.
O ciclone extratropical que atingiu boa parte do Sul do Brasil, em julho, atingiu casas, condomínios e empresas, causando danos e prejuízos de diversas espécies e volumes. Concluído o trabalho emergencial realizado ao longo de três semanas pelas seguradoras, o balanço é de 3.100 casos atendidos, com indenizações pagas em até oito dias, conforme levantamento da comissão de riscos patrimoniais massificados da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg).
?Os fortes ventos, as chuvas e a queda de granizo causaram muita destruição aos imóveis, pelo destelhamento e pelas entradas de água que danificaram as propriedades e os bens de pessoas e empresas da região?, explica Jarbas Medeiros, presidente da comissão FenSeg e executivo de uma das seguradoras acionadas.
De acordo com Medeiros, as seguradoras montaram uma força-tarefa, mandando para as cidades funcionários e prestadores de serviços, com o objetivo de realizar o atendimento imediato e agilizar o pagamento das indenizações. ?Foram mais de 3 mil clientes atendidos e verificamos que as indenizações foram pagas em até cinco dias?, diz.
Muitas companhias também disponibilizaram lonas para minimizar os prejuízos, naquelas situações em que o imóvel foi destelhado, por exemplo, além de fornecer cestas básicas à população.
Só no Rio Grande do Sul, 52 municípios foram atingidos pelas chuvas, além de queda de granizo, inundação, alagamento e vendaval. Pouco mais de 800 mil pessoas também ficaram sem luz, além dos registros de uma morte e 23 pessoas feridas. Segundo a Defesa Civil do estado, 17.399 pessoas foram afetadas pelo evento climático.
Santa Catarina chegou a registrar ventos intensos que atingiram a casa dos 100 km/h, com quedas de árvores pela raiz e o desabamento de um galpão na região Oeste, com mais de 80 municípios atingidos, segundo relatou a Defesa Civil local. Fonte: Segs

Como os seguros podem ajudar na implementação de uma economia verde

A adoção de uma frota elétrica, diminuindo as emissões de gases poluentes produzidos pelo processo de deslocamento usando autos e outros veículos, é um dos passos importantes para a implementação de uma economia verde. Substituindo a frota nacional por opções menos poluentes, com motores elétricos ou abastecidos com biocombustíveis, podemos pensar em um freio para o avanço da crise climática.
É cada vez mais comum vermos vagas em estacionamentos ou condomínios que estão sendo lançados, preparados para carregarem as baterias de motores elétricos. E, aos poucos, a gente começa a ver também esses veículos circulando. O 1º quadrimestre de 2023 bateu um recorde no aumento das vendas de carros elétricos no Brasil. De acordo com o relatório da ABVE - Associação Brasileira do Veículo Elétrico, durante esse período as vendas de modelos eletrificados aumentou 51% no país. E esse número deve continuar crescendo.
Segundo a Associação Nacional de Veículos Automotores (Anfavea) prevê que, até 2035, dois terços dos veículos vendidos no Brasil serão eletrificados, caso as empresas por aqui sigam as tendências internacionais. Porém, é preciso uma série de medidas para que isso aconteça de fato mais do que a troca de modelos de veículos: incentivos fiscais para a produção de carros elétricos, infraestrutura nas cidades para receber esses automóveis e, por que não, seguros atualizados que contemplem todas as especificidades de carros elétricos, deixando seu condutor mais tranquilo.
As mudanças climáticas já são uma preocupação constante dentro do Grupo AXA que aposta na iniciativa AXA Climate para contribuir para a criação de um ambiente de negócios regenerativo não só dentro do nosso segmento, mas em outros setores que atuamos direta e indiretamente. No Brasil, também temos projetos que impactam positivamente o meio ambiente. E estimular o uso de carro elétrico é uma dessas ações. Somos a primeira seguradora do mercado a oferecer o seguro para frotas com cobertura adicional de danos elétricos para veículos elétricos com carregamento via plug-in. A cobertura faz parte do Auto Frota Flex lançado em junho deste ano.
O seguro é uma opção personalizável e flexível para veículos comerciais de empresas, proprietários de empreendimentos, sócios e dependentes diretos, sendo cônjuge e filhos. Oferecendo proteção que abrange do pequeno ao grande risco, o produto é válido para frotas a partir de três itens, sem limite máximo, e conta com diversas opções de serviços.
Com essa cobertura, mais do que atualizar nosso produto a uma realidade mais limpa, acreditamos que também incentivamos empresas a optarem por veículos menos poluentes ao montar sua frota elétrica, uma vez que estarão cobertos e irão diminuir seus riscos com uma cobertura mais ampla. O mercado de seguros é dinâmico e precisa se atualizar constantemente para acompanhar o ritmo de um mundo em constante evolução e, por que não, assumir o compromisso de apoiar mudanças de hábito em grande escala. Fonte: Core


Saúde
Exercícios físicos e as toxinas das células


As descobertas científicas confirmam, vez após vez, os benefícios incontáveis dos exercícios físicos para a saúde e longevidade humana. Agora a ciência revela os processos celulares envolvidos na atividade. Um deles é a prevenção da disfunção muscular.
Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com colegas dos Estados Unidos e Noruega, estudaram como funcionam os estímulos usados para reduzir ou mesmo reverter a disfunção muscular. Isso ocorre, por exemplo, geralmente, em indivíduos que passam muito tempo sentados, como motoristas de ônibus, ou doentes acamados por longos períodos.
Diante disso os pesquisadores descobriram que a falta de estímulos ocasiona o acúmulo de proteínas mal processadas dentro das células musculares, o que explica o prejuízo na função do órgão. Esse acúmulo decorre do prejuízo na maquinaria celular, responsável por identificar e remover tais ?lixos? celulares.
?A atividade física diária sensibiliza o sistema de retirada desses ?lixos?, facilitando a eliminação de proteínas e organelas pouco funcionais no músculo. A remoção desses componentes é importante, pois quando acumulados tornam-se tóxicos e contribuem para a disfunção ou mesmo a morte da célula muscular?, explica o professor Júlio César, da equipe da USP. Fonte: Viva Saúde

Orientação segura
Excelência no atendimento: o grande diferencial para qualquer negócio


A excelência no atendimento é uma meta contínua, que exige esforço e comprometimento e que vale a pena perseguir. Ao fornecer um serviço de alta qualidade, as empresas podem construir relacionamentos fortes com seus clientes, aumentar as vendas, melhorar sua reputação e lucratividade.
Entendo que o essencial para o sucesso de qualquer negócio é que ele esteja concentrado, focado, em satisfazer seu cliente e a estabelecer uma relação positiva com ele. Destaco abaixo algumas dicas que vão te ajudar a evoluir neste tema:
- Clientes possuem necessidades específicas de uma maneira geral, e é importante que a equipe de atendimento conheça bem cada cliente, suas necessidades e expectativas, para poder oferecer um atendimento personalizado e eficiente.
- Invista em treinamentos para que sua equipe saiba como lidar com diferentes tipos de clientes, resolvendo problemas e prestando um atendimento cordial.
- Os clientes querem ter suas dúvidas e problemas resolvidos o mais rápido e eficaz possível. Portanto, é importante estar disponível para atendê-los em diferentes canais, como telefone, e-mail, chat online ou redes sociais.
- O atendimento deve ser feito com empatia, ou seja, compreendendo as necessidades e emoções do cliente e oferecendo soluções para seus problemas.
- Seja transparente e honesto sobre prazos, custos e outras informações importantes.
- Forneça atualizações e relatórios detalhados sobre seus projetos e serviços prestados.
- Entenda como o cliente percebe o atendimento prestado. Isso pode ajudar a identificar pontos de melhoria e aprimorar o serviço oferecido.
Lembre-se sempre de que um bom atendimento pode ser um diferencial competitivo para sua empresa, contribuindo para o sucesso do negócio. Por Fábio Sant?Anna - Fonte: Segs

Ação Positiva
"Obstáculos são aquelas coisas assustadoras que você vê quando desvia os seus olhos da sua meta." Henry Ford


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