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Postado em 13 de Outubro de 2023 às 23h40

MENSAGEIRO SEGURO 1.230




Certa Seguros

Número 1.230 - Ano XIV - 13/10/2023
Publicação Semanal
Certa Seguros e Certificação Digital
Edição: Samara Braghini

Leia nesta edição do Mensageiro Seguro

1-O futuro dos negócios é sustentável, tecnológico e social

2- Crianças podem ter seguro de vida? Conheça as regras para contratar o serviço

3- Seguradoras faturam R$ 15,9 bilhões em julho, alta de 6,5%

4- Corretores de seguro de IA? Não, obrigado, dizem os consumidores

5- Saúde: Existe ansiedade positiva

6- Orientação segura: Reveja suas estratégias

7- Ação Positiva

O futuro dos negócios é sustentável, tecnológico e social



Transformando vidas e impulsionando negócios, o ESG é considerado por 99% dos investidores, e essa startup está usando a tecnologia para gerar impacto social.
A adoção de práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) está se tornando cada vez mais relevante para as empresas. Uma pesquisa global conduzida pela EY revela que a impressionante marca de 99% dos investidores considera ativamente as divulgações ESG como um fator crucial em suas estratégias de investimento. As empresas que abraçam de maneira proativa essas práticas sustentáveis e sociais não apenas trilham um caminho ético, mas também têm exibido consistentemente um desempenho financeiro superior em relação aos seus pares de mercado.
O ESG engloba três áreas fundamentais. Em primeiro lugar, o aspecto ambiental refere-se à gestão responsável dos recursos naturais, a redução das emissões de carbono, a adoção de energias renováveis e a preservação dos ecossistemas. Isso corrobora com o compromisso que diversas empresas brasileiras assumiram para atingir as metas propostas pela agenda 2030 da ONU.
Em segundo lugar, o aspecto social abrange a promoção da diversidade e inclusão, a valorização dos direitos humanos, a segurança dos trabalhadores e a contribuição para as comunidades locais. Por fim, o aspecto de governança diz respeito à transparência, à ética corporativa, à responsabilidade fiscal e à qualidade da gestão.
Ainda assim, apenas 47% das empresas participantes da pesquisa Panorama ESG Brasil se consideram referência em ESG. A Tech do Bem, startup que busca conectar pessoas, empresas e instituições, através da tecnologia, está usando os hackathons, evento que reúne pessoas para desenvolver programas e softwares, para educar jovens e trazer benefícios sociais ao mesmo tempo. "Um dos nossos principais focos tem sido desenvolver soluções tecnológicas para projetos sociais que promovem a inclusão, diversidade, igualdade de oportunidades e maior acesso à educação e informação. Damos prioridade para projetos sociais e instituições que beneficiam comunidades periféricas e grupos de pessoas desfavorecidas?, explica Mariana Kobayashi, co-fundadora do projeto.
Estão criando parcerias e eventos em locais de fomento ao impacto social e à educação. "Por exemplo, nosso principal parceiro, os Caçadores de Bons Exemplos, vêm nos ajudando a organizar o Hackathon do Bem, nosso evento carro-chefe que contou com a sua primeira edição em Brasília, no Impact Hub, uma rede global de negócios sociais. A segunda edição do evento ocorreu em Recife, na Cesar School, pioneira em metodologias de ensino inovadoras. ?Aliamos tecnologia e ESG, o que deve mover as empresas nas próximas décadas. Hoje em dia, as empresas estão sendo observadas de perto por muitas pessoas, e seguir os princípios do ESG mostra que são mais sólidas, se preocupam com seus custos para a sociedade e meio ambiente, têm uma boa reputação e são mais capazes de enfrentar incertezas e dificuldades", mostra Raphael Santos Marques, co-fundador da Tech do Bem
Na prática, o ESG envolve a adoção de políticas e práticas que levam em consideração os aspectos ambientais, sociais e de governança. "Para atingir essas práticas, podemos nos basear nos ODS da ONU para estruturar ações e projetos por meio dos seguintes passos: Você deve antes de mais nada entender os 17 ODS, suas 169 metas e quais delas tem sinergias com suas atividades. Em seguida defina prioridades que fazem mais sentido para seu negócio, colaboradores e público-alvo. Trace objetivos palpáveis para cada uma dessas metas identificadas. Defina métricas e indicadores para medir o avanço das metas e status dos projetos. Inclua esses indicadores e projetos nos processos da empresa, para que isso se torne perene e sustentável. E finalmente, comunique interna e externamente seus resultados e progressos", indica Kobayashi. Fonte: Segs

Crianças podem ter seguro de vida? Conheça as regras
para contratar o serviço




No planejamento financeiro das famílias, é comum buscar serviço de seguro de vida para todos os entes queridos. Ao abordar os diferentes aspectos da contratação, surge a incerteza sobre quais indivíduos podem ser cobertos ou beneficiados. Ao considerar as possibilidades de segurança, é possível realizar planos que incluem todos os membros da família, incluindo menores de idade.
Nem sempre associado ao falecimento, esse tipo de contrato tem o objetivo de oferecer diversas proteções aos beneficiários. No caso das crianças, é possível adquirir apólices individuais ou incluí-las em contratos conjuntos com outros membros da família. Apesar da possibilidade, o órgão responsável sugere regras para a contratação do serviço por menores de 14 anos.
O seguro de vida é um serviço que garante a tranquilidade financeira dos beneficiários em caso de acidentes ou imprevistos. Solicitado pelo segurado, esse tipo de contratação pode ser feito de forma online ou presencial em agências bancárias, empresas especializadas ou corretores. O contrato de seguro de vida oferece diversas formas de proteção ao beneficiário. Entre elas, estão:
Pagamento da apólice em caso de falecimento por causas naturais ou acidentes; A assistência funeral é oferecida com o propósito de simplificar os trâmites burocráticos durante o momento doloroso da perda de um ente querido; A cobertura de despesas médicas se destina a casos de acidentes ou emergências, abrangendo também a internação hospitalar; Pagamento da apólice por invalidez total ou parcial por acidentes ou doenças; Indivíduos portadores de doenças graves, como câncer, infarto e AVC, também têm direito ao recebimento da apólice.
A contratação do seguro de vida visa proteção financeira aos dependentes e ao cônjuge no caso de falecimento, mas também garante o pagamento em vida em diversas modalidades. Antes de finalizar o processo de contratação, é crucial que o segurado peça a leitura integral do contrato para entender todas as cláusulas da empresa encarregada dos pagamentos.
Quais as regras do seguro de vida para crianças? Embora esse tipo de serviço seja contratado em sua grande maioria por donos de negócios, chefes de família e maiores de idade, é viável adquirir o seguro de vida para pessoas menores de 18 anos, desde que sejam observadas determinadas diretrizes. De modo geral, as seguradoras possuem planos para indivíduos a partir dos 14 anos, mas, de acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão responsável pela fiscalização do serviço, a contratação do seguro para pessoas abaixo dessa faixa etária é garantida por lei.
De acordo com o Art. 9° da Circular n° 440, de 27 de junho de 2012, publicado pela SUSEP, a contratação é permitida por menos de 14 anos exclusivamente para coberturas relacionadas ao reembolso de despesas, seja como dependente ou segurado. Ou seja, é garantida a cobertura em casos de sobrevivência ou reembolso para: Despesas funerárias. Pagamento de despesas médicas.
Cobertura de internação hospitalar e cobertura odontológica em caso de acidentes.
A contratação pode ser realizada em conjunto com outro membro da família, o que amplia a apólice e proporciona mais benefícios. Além disso, após os 14 anos, não há limitações quanto aos serviços contratados, ou seja, é possível adicionar outros tipos de benefícios ao plano já adquirido.
Principais motivos para contratar seguro de vida para crianças: Dentro de um planejamento financeiro familiar, é essencial assegurar a capacidade de cobrir despesas adicionais ou imprevistos. Proporcionar um seguro de vida para os mais jovens garante que gastos inesperados sejam amparados em situações de acidentes ou internações. Ao buscar oferecer educação financeira para os pequenos, a contratação desse serviço também estimula o hábito de planejamento financeiro e promove a noção de responsabilidade com os pagamentos.
A segurança e o bem-estar das crianças são prioridades dentro de uma família. Além de garantir itens de qualidade desde o nascimento, como fralda Pampers, os pais preocupados podem adquirir uma apólice de seguro de acordo com as regras de idade e condições da empresa contratada. Além disso, é possível realizar a contratação de serviços adicionais para os pequenos, como seguro saúde, proteção em viagem, seguro para acidentes pessoais, seguro educacional, entre outras possibilidades. Fonte: Segs



Seguradoras faturam R$ 15,9 bilhões em julho, alta de 6,5%


O mercado de seguros faturou R$ 15,9 bilhões em julho, o que representa alta de 6,5% ante o mesmo período de 2022. É o que mostra a 34ª edição do Boletim IRB+Mercado divulgada, dia 10/10, pela plataforma IRB+Inteligência, com base nos dados da Susep. O segmento Individual Contra Danos, cujo avanço foi de 13,1%, foi o destaque. Já no somatório dos sete primeiros meses do ano (7M23), o setor emitiu R$ 106,2 bilhões em prêmios, crescimento de 11,9%. No período, Crédito e Garantia teve a maior variação: 17,9%.

Em julho, a sinistralidade recuou nove pontos percentuais (p.p.) se comparado ao mesmo período de 2022, fechando em 35,6%. Nos 7M23, o índice ficou em 43,1%, o que representa uma queda de 12 pontos percentuais (p.p.), impulsionada, principalmente, pelo segmento Rural.
O segmento de Vida, que representa 32,7% do mercado de seguros, faturou R$ 5 bilhões em julho, alta de 5,4% na base anual. No ano, o aumento foi de 8% devido, sobretudo, à evolução dos seguros de Vida, principalmente, na modalidade Individual (19,2%). A sinistralidade caiu 2,3 p.p. e fechou os 7M23 em 29,9%.
Automóvel, responsável por 30,1% do mercado, também emitiu R$ 5 bilhões em prêmios, registrando alta de 8,3% frente a julho de 2022. Apesar de positiva, a taxa é a menor do ano e segue a trajetória de suavização do crescimento. Um dos efeitos deste comportamento são os altos valores da base de comparação, uma vez que, em 2022, o segmento registrou variação média mensal de 33,2%. No acumulado, a alta foi de 16,5%, e a sinistralidade caiu de 73,1% (7M22) para 59% (7M23).
Corporativo de Danos e Responsabilidades, que responde por 18,7% do mercado, arrecadou R$ 2,6 bilhões em julho, crescimento de 6%. No acumulado de 2023, a alta foi de 11,8% frente aos 7M22. A taxa de sinistralidade caiu de 41,7% (7M22) para 39,4% (7M23), seguindo o comportamento iniciado em 2020.
Individual contra Danos, que detém 7,6% do mercado teve, a maior variação de julho entre os segmentos apurados: +13,1% em relação ao mesmo mês de 2022, com faturamento de R$ 1,2
bilhão. Já no acumulado de 2023, o segmento registrou avanço de 13%, e queda da sinistralidade em cinco p.p.: 33,4%.
Com 7,4% do mercado, Rural acumulou R$ 1,6 bilhão de faturamento em julho, alta de 2,3%. No acumulado, a variação positiva foi de 8,6%, e a taxa de sinistralidade caiu de 144,7% (7M22) para 36,9% (7M23), redução de 107,8 p.p.. Vale ressaltar que a base de comparação, 2022, sentiu os efeitos dos eventos climáticos atípicos.
Por fim, Crédito e Garantia (3,4% do mercado) teve leve alta (1%), com arrecadação de R$ 495 milhões em julho. Nos 7M23, o crescimento é de 17,9% frente aos 7M22. O segmento foi o único que registrou alta na sinistralidade, que cresceu 40,6 p.p. e atingiu 65,9%. Fonte: Segs

Corretores de seguros de IA? Não, obrigado, dizem os consumidores



Os americanos sentem-se extremamente desconfortáveis com a ideia de lidar com corretores de seguros baseados em IA ? uma boa notícia para os 1,6 milhões de corretores de seguros humanos do país, de acordo com um inquérito recente realizado pela agência de seguros online GetSure.

?A IA está chegando à distribuição de seguros e tem potencial para fazer maravilhas pela experiência do cliente?, disse Rikin Shah, fundador e CEO da GetSure. ?Contudo, acertar isto exigirá um diálogo aberto com os consumidores, e é exatamente por isso que realizamos esta pesquisa.? A pesquisa entrevistou 1.000 americanos sobre seus sentimentos ao trabalhar com um corretor de seguros de IA, disse a GetSure.
A pesquisa descobriu que apenas 9% se descreveram como ?muito confortáveis? com a ideia dos corretores de seguros de IA, enquanto 70% não se sentiram confortáveis. Mesmo a promessa de taxas de desconto não mudou muito, com 55% dos entrevistados afirmando que ainda prefeririam um corretor humano a um computadorizado. ?Essa é uma afirmação forte?, disse Shah. ?Os consumidores estão nos dizendo em alto e bom som que não seria possível pagá-los para trabalhar com uma IA.?
As três principais preocupações sobre como trabalhar com um agente de seguros de IA foram: Recomendações imprecisas (59%) Perda de emprego para humanos (53%) Uso indevido de informações pessoais (43%). Apesar da sua relutância, a maioria dos americanos parece ter-se conformado com a ideia de que a IA é o futuro da indústria de seguros. Um total de 68% dos entrevistados disseram esperar que a maioria dos agentes de seguros dos EUA se tornem IA dentro de 20 anos. ?Compreendemos as preocupações que os consumidores têm em relação à IA nos seguros?, disse Shah. ?E estamos comprometidos em manter um diálogo aberto com nossos clientes, ouvindo seus comentários e melhorando continuamente nossos produtos.? Fonte: Insurance Business


Saúde: Existe ansiedade positiva?


Os sintomas podem ser diferentes de pessoa para pessoa e variar de intensidade. O mais comum da ansiedade é perceber reações como: pensamento desorganizado, fala agitada e o raciocínio atrapalhado. Sentimentos de preocupação ocupam a mente. Com isso, os pensamentos se repetem e se torna impossível manter a concentração. A mente deixa de ser serena e calma. O resultado é claro: baixo rendimento, produção com pouca qualidade e muito tempo perdido.
Normalmente essas reações estão diretamente ligadas à forma como cada um pensa e organiza a própria vida. Afinal, a situação em si não é capaz de gerar esse movimento interno, mas o modo com que cada pessoa é capaz de gerenciar suas emoções. A intensidade e o modo com que as pessoas lidam com a ansiedade é determinado pela maneira que o cérebro interpreta a situação. A ansiedade só é boa quando é revertida em energia para execução de atividades, sem desgaste e sofrimento. Ação, produção e resultado sem estresse é o ideal.
Mas o quadro tem cura e você pode superá-lo. O tratamento da ansiedade consiste em educar a pessoa para agir de forma serena e adequada, quando possível, a diferentes situações de estresse da vida. Para isso, diversas técnicas são indicadas, como Programação Neurolinguística (PNL) e hipnose, entre outras. Por Adriana de Araújo ? psicóloga e coach

Orientação segura: Reveja suas estratégias


Não devemos confundir derrotas com fracassos... e muito menos vitórias com sucesso... Isso por razões óbvias, todo sucesso, é precedido de vitórias e de derrotas, praticamente de forma sequencial... Já o fracasso é praticamente uma consequência de um único fator, a desistência, a falta de persistência!!!
A diferença é que, enquanto os vencedores crescem nas derrotas, os perdedores se acomodam nas vitórias.. Vencedores, pessoas preparadas para o êxito, quando se depara com pequenas derrotas durante o árduo e desafiador caminho que leva à glória, ao sucesso, reveem suas estratégias, e não se se entrega frente as dificuldades, até atingir o objetivo final... Aprenda com suas derrotas e busque o topo sempre! Por Lucas Toledo



Ação Positiva



"A coragem é a primeira das qualidades humanas, porque é a qualidade que garante as demais." Winston Churchill


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