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Postado em 24 de Novembro de 2023 às 23h44

MENSAGEIRO SEGURO 1.236


Número 1.236 - Ano XIV -24/11/2023
Publicação Semanal
Certa Seguros e Certificação Digital
Edição: Samara Braghini

Leia nesta edição do Mensageiro Seguro

1- Dez tendências globais de Comunicação e Marketing para 2024

2- Seguradora responde tão somente e apenas pelos riscos contratados

3- Seguro Prestamista: aliado na proteção ao crédito

4- IA está criando novos empregos ou substituindo os tradicionais

5- Saúde: Vitamina C

6- Orientação segura: Sua vida muda com atitude

7- Ação Positiva

Dez tendências globais de Comunicação e Marketing para 2024



O período que se encerra trouxe desafios e oportunidades notáveis, e representou uma constante transformação, especialmente por ter se concretizado como o fim ?oficial? da pandemia. Nasceram estratégias inovadoras, campanhas memoráveis e avanços tecnológicos que marcaram o caminho da comunicação e do marketing. No entanto, olhar para trás não é suficiente. Devemos mirar adiante e explorar as tendências que moldarão os próximos anos.
Confira as 10 principais tendências globais que os gestores e executivos deverão acompanhar atentamente, independentemente do porte de suas empresas e onde elas se situam no mundo.
Em 2024, o conteúdo interativo ganhará ainda mais força. As marcas buscarão envolver os consumidores de maneira ativa, permitindo que eles participem da narrativa e personalizem suas experiências. Vídeos interativos, realidade aumentada e outras tecnologias proporcionarão um relacionamento mais próximo com o público.
A busca por marcas com propósito continuará a crescer. Os consumidores esperam que as empresas demonstrem compromisso com causas sociais e ambientais. As marcas que incorporarem a responsabilidade social na estratégia verão uma substancial vantagem competitiva.
A IA é a bola da vez. E vem muito mais por aí. Ela continuará a ser uma força impulsionadora no marketing e na comunicação com os clientes, permitindo a personalização em escala, chatbots mais sofisticados e análises avançadas de dados para uma tomada de decisão mais precisa.
O vídeo continuará a reinar como uma forma de conteúdo dominante, especialmente entre os nativos digitais. As transmissões ao vivo, o conteúdo de curta duração e a produção de vídeos de alta qualidade permanecerão no centro das estratégias de marketing.
O cliente precisa ? e deve, com respaldo legal ? saber como os seus dados são usados. Com as crescentes preocupações com a privacidade, a transparência nas práticas de coleta e uso de dados se tornará ainda mais essencial. As empresas precisarão comunicar claramente as políticas de privacidade e manter a confiança dos consumidores.
Parcerias entre empresas, influenciadores e outros stakeholders ganham destaque. Em 2023 ficou claro que as marcas precisam se tornar creators alinhadas às expectativas e à realidade de seus clientes. A colaboração permitirá o alcance de novos públicos e a criação de conteúdo mais autêntico.
Se tivemos um boom dos podcasts, o ano de 2024 servirá como um importante momento de concretização do conteúdo por áudio. Mais do que isso, o conceito de videocast se fortalecerá, com conteúdos nichados, focando nas demandas específicas de cada segmento e público-alvo.
Conteúdo e campanha ?de prateleira? não funcionam mais. A personalização continuará a evoluir, especialmente com IA e a análise de dados permitindo comunicações altamente específicas. Os consumidores esperam conteúdo que ?converse? com suas necessidades e desejos individuais.
E para encerrar, o longo prazo. Afinal, o que fizermos em 2024 deverá ecoar por períodos maiores. Em vez de criarmos campanhas de curto prazo, precisaremos, enquanto executivos de comunicação e marketing, investir em estratégias de conteúdo perene para, assim, construirmos relacionamentos mais profundos e duradouros com os clientes.
O mercado está cada vez mais dinâmico e competitivo. A mudança é a única constante na comunicação e no marketing, e abraçar a inovação é essencial para o sucesso contínuo. Devemos nos manter ágeis, receptivos e focados em criar experiências significativas para nossos stakeholders. O próximo ano promete ser emocionante, com oportunidades empolgantes e desafios que nos tornarão profissionais melhores. Por Cristiano Caporici, jornalista, cientista da comunicação, conselheiro do Núcleo Futuro e Tendências da ADVB/PR e diretor de marketing da Tecnobank


Seguradora responde apenas e tão somente pelos riscos contratados



A 14ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais manteve decisão da 2ª Vara Cível da Comarca de Ubá que negou indenização a uma família de um passageiro de avião que morreu em acidente aéreo quando da realização de acrobacias.
A viúva, que ajuizou a ação em nome do filho menor, afirmou que o marido era comerciante e participava de um voo como convidado. O grupo de amigos se dirigia a uma comemoração do Clube de Voo Floresta, em Visconde do Rio Branco, MG. No trajeto, o piloto efetuou subidas e descidas abruptas e perdeu o controle da aeronave, que se precipitou em uma trajetória vertical até cair, causando a própria morte, do passageiro e a dos tripulantes.
A seguradora comprovou nos autos a existência de uma cláusula das condições gerais do seguro que proibia o uso da aeronave para realização de acrobacias. Mãe e filho alegaram ainda que a suposta inabilitação do piloto para realizar manobras não isenta a seguradora de indenizar terceiros de boa-fé atingidos pelo acidente. Eles reivindicaram ainda reparação por danos morais.
A seguradora defendeu que a negativa de cobertura se deveu ao fato de que o piloto desobedeceu a regras de navegação área. Além disso, voos de exibição e de acrobacias não eram cobertos pela seguradora, já que aquela aeronave não estava homologada para essas atividades.
A juíza da 2ª Vara Cível da Comarca de Ubá julgou o pedido de indenização improcedente, mantendo a negativa de cobertura por parte da seguradora, pois estava excluída a cobertura de responsabilidade por perdas e danos provenientes, direta ou indiretamente, de inobservância às regras de navegação aérea em vigor e de acidentes ocorridos em corridas, competições, tentativas de quebra de recordes, voos de exibição e acrobacias.
Para a magistrada, uma vez que a apólice previa expressamente a exclusão da cobertura para casos como os narrados nos autos, em que o piloto comprovadamente realizava manobras acrobáticas e agravava o risco a que se expunha, ?a seguradora se exonera da obrigação de ressarcir os prejuízos despendidos em razão do acidente?.
Quanto ao dano moral, a juíza considerou que a recusa ao pagamento de indenização não configura dano moral indenizável. Diante da sentença, a família recorreu. Mas o desembargador relator do processo manteve a decisão da Juíza da 2ª Vara Cível da Comarca de Ubá.
O desembargador relator citou também que, o relatório emitido pelo Comando da Aeronáutica que informava que o espaço aéreo em que ocorreu o acidente não permitia a realização de voos acrobáticos e que, de acordo com o manual do fabricante, a aeronave era experimental, não estava habilitada a executar acrobacias. ?O segurador responde apenas e tão somente pelos riscos contratados, não havendo nenhuma ilegalidade ou abusividade na cláusula que limita ou exclui determinada cobertura?, afirmou o desembargador. Fonte: TJMG / SEGS

Seguro Prestamista: aliado na proteção ao crédito


Alcançar a estabilidade financeira, mesmo em momentos de incertezas, é o desejo de muitos brasileiros. Mas, para chegar lá, além de equilibrar os ganhos e as despesas, é preciso ter planejamento para os imprevistos. Nesse cenário, a Bradesco Vida e Previdência explica que o seguro prestamista surge como um grande aliado daqueles que contraem uma dívida, já que sua contratação pode garantir a quitação ou amortização de um débito ou financiamento feito pelo segurado em diversas situações.
Muitas vezes, o pedido de crédito tem como finalidade a realização de um sonho, como a compra de um automóvel ou o custeio de gastos com educação, e o seguro prestamista evita que ele se torne um contratempo para o beneficiário. ?Em ocasiões como morte, invalidez ou desemprego involuntário, é comum a preocupação do segurado ou de sua família com a quitação de dívidas. E o seguro prestamista oferece tranquilidade em relação a inadimplência ou negativação de nome, uma vez que ele assegura o cumprimento do compromisso financeiro?, explica o Superintendente Executivo da Bradesco Vida e Previdência, Ricardo Campos.
O produto atua como proteção para o credor. ?Quando ocorre um dos eventos cobertos, a seguradora oferece compensação financeira para quitar de forma parcial ou total a dívida. Isso representa uma segurança adicional para as instituições ao conceder crédito?, acrescenta Campos.
Ricardo Campos responde às principais perguntas sobre o seguro prestamista:
Esse seguro pode ser aplicado para dívidas resultantes de operações de crédito, tais como cheque especial, cartão de crédito, financiamento de compras de bens móveis, empréstimos e consórcios obtidos junto às instituições financeiras, por exemplo.
Os riscos abordados pelo seguro prestamista incluem situações como morte, invalidez, incapacidade temporária, diagnóstico de doenças graves e desemprego. Isso significa que, se o segurado não conseguir saldar sua dívida devido a alguma dessas circunstâncias, a seguradora intervém. O seguro prestamista pode ser encerrado a qualquer momento, mesmo que a dívida segurada ainda não tenha sido quitada. É recomendada a contratação do seguro prestamista junto à solicitação de crédito, mas é possível fazê-lo a qualquer momento. O seguro prestamista pode ter um período de carência, dependendo da abrangência da cobertura, exceto para acidentes pessoais.
O seguro prestamista oferece segurança para o beneficiário e sua família, garantindo o pagamento de empréstimos e dívidas e evitando uma possível inadimplência. Além de deixar o segurado menos vulnerável aos imprevistos e incertezas que podem ocorrer no dia a dia, ele é uma importante ferramenta no planejamento financeiro e, principalmente, na proteção patrimonial. Especialmente para trabalhadores autônomos, informais ou prestadores de serviços, o seguro prestamista pode ser um poderoso aliado do equilíbrio financeiro.
O mais importante é encontrar um produto que atenda sua necessidade. O seguro prestamista da Bradesco Vida e Previdência, por exemplo, possui opções personalizáveis para diversas faixas de renda, além de parcerias internas e externas da companhia, com centenas de cooperativas de créditos, montadoras, bancos e financeiras. Fonte: Segs


IA está criando novos empregos ou substituindo os tradicionais?


À medida que a Inteligência Artificial (IA) se integra cada vez mais nas empresas, há uma transformação significativa, desde a automação de tarefas rotineiras, até a análise avançada de dados e tomada de decisões. Isso aumenta a eficiência e gera preocupações sobre a substituição de empregos tradicionais. No entanto, é importante observar que a IA não apenas se apresenta como uma ameaça, mas também como uma oportunidade.
Um estudo recente, conduzido pela plataforma de ensino edX, fruto da colaboração entre as instituições Harvard e MIT, revela que a Inteligência Artificial (IA) tem o potencial de impactar as responsabilidades de 56% dos profissionais que ocupam cargos de liderança.
Esta pesquisa, que envolveu a participação de 800 executivos e 800 funcionários, destaca uma projeção: até o ano de 2025, estima-se que 49% das habilidades necessárias na força de trabalho perderão sua relevância devido à crescente influência da IA. Os entrevistados acreditam que a automação de IA irá substituir "total" ou "parcialmente" seus empregos.
Para Felipe Coimbra, CEO da Nexus, especializada em projetos de realidade virtual e aumentada, alguns setores já sentem esse impacto: ?A IA melhora a eficiência e a produtividade em indústrias, o que pode reduzir a demanda por trabalhadores em algumas áreas. Setores como logística, atendimento ao cliente, manufatura e finanças já estão vendo mudanças substanciais?, afirma.
Por outro lado, a IA também tem a habilidade de criar oportunidades de emprego. Segundo informações da Singularity Experts, startup de consultoria no mercado de trabalho, a tecnologia está sendo responsável por criar novos empregos, como: Engenheiro de Prompts, Pesquisador de IA, Especialista em Processamento de Linguagem Natural, Auditor de Algoritmos, entre outros.
?À medida que as empresas adotam a IA, a demanda por especialistas, engenheiros de aprendizado de máquina, cientistas de dados e desenvolvedores da tecnologia continua a crescer. Com a proliferação de assistentes virtuais, chatbots e tecnologias de automação, há uma demanda por designers de experiência do usuário (UX) e especialistas em interação homem-máquina que criem interfaces amigáveis e eficazes para interações entre humanos e sistemas de IA?, comenta Coimbra.
A substituição do homem pela máquina, ou a automação, tem raízes profundas na história da revolução industrial no século XVIII. Na medida em que a tecnologia avançava, as máquinas se tornavam mais eficientes na execução de tarefas manuais. Esse movimento de substituição do trabalho humano pela automação continuou a se expandir ao longo do século XX, com o desenvolvimento da eletrônica, da computação e, mais recentemente, da inteligência artificial.
Embora tenha impulsionado o progresso econômico e tecnológico, a automação também gerou desafios sociais, como a necessidade de requalificação profissional e o debate sobre a distribuição de riqueza e empregos em uma economia cada vez mais automatizada. ?Para enfrentar os desafios da automação, é fundamental investir em educação, treinamento e desenvolvimento de habilidades. O impacto líquido varia de acordo com a indústria e a localização. Além disso, a IA pode ser uma força positiva se for usada para melhorar a eficiência, a produtividade e a qualidade de vida das pessoas, em vez de apenas visar à redução de custos?, finaliza o CEO. Fonte: Segs


Saúde: Vitamina C


A vitamina C participa de diversas ações bioquímicas vitais para o organismo. Entre os benefícios, melhora a imunidade. O nutriente também aumenta os níveis de anticorpos no organismo. Assim, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, deixando nosso corpo menos suscetível a doenças.
As frutas e vegetais são as melhores fontes de vitamina C. As mais ricas no nutriente são a camu-camu e acerola. O nutriente também está presente na goiaba, kiwi,As frutas e vegetais são as melhores fontes de vitamina C. Sendo que as mais ricas no nutriente são a camu-camu (fruta da Amazônia) e acerola. Além disso, o nutriente também está presente na goiaba, kiwi, morango, laranja, goji berry, cranberry e caju e em vegetais como o pimentão, o brócolis e a couve. Fonte: Minha Vida


Orientação segura: Sua vida muda com atitude


Quem nunca sentiu medo? Comum a qualquer pessoa, sinaliza que nos sentimos ameaçados ? física ou psicologicamente. Entramos em estado de alerta e demonstramos receio de fazer algo. Entretanto, há diferentes formas de encarar a situação. Na dificuldade de encarar os próprios medos, a tendência mais natural é a de desviar, evitar e muitas vezes negar que exista. Lidar com os medos é necessário. A melhor forma é identificando-os, delimitando-os e entendendo-os profundamente.
Assumir uma postura de controle diante dos medos só traz benefícios. Superar medos, ou pelo menos minorá-los para que não viva tolhida em sua liberdade, só amplia o campo de atuação na vida. Pessoas que têm medo de viajar, outras de doenças, outras de enfrentar situações públicas, por exemplo, restringem muito as experiências que enriquecem a vida. Quando isso ocorre, ela passa a viver mais de acordo com as suas necessidades e realizações.
Verifique como o medo o afeta. Procure lidar com eles de forma a trazê-los à tona e se permita investigá-los. Assim, você consegue perceber que a restrição que eles provocam afetem a sua vida e aceita que isso pode ser diferente. Aceitar a ajuda como a de um terapeuta, para se estruturar e se libertar de algo que está atrapalhando a sua vida também é importante, conclui. Fonte: Blog Abílio Diniz

Ação Positiva


"Os anos ensinam muitas coisas que os dias jamais chegam a conhecer." Ralph Waldo Emerson



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