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Postado em 17 de Fevereiro de 2023 às 14h26

MENSAGEIRO SEGURO 1200

Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Número 1.196 – Ano XIV – 17/02/2023 Publicação Semanal Certa Seguros e Certificação Digital Edição: Samara...

Número 1.196 – Ano XIV – 17/02/2023
Publicação Semanal
Certa Seguros e Certificação Digital
Edição: Samara Braghini


Leia nesta edição do Mensageiro Seguro

1.Carnaval é uma ótima oportunidade para empreendedores
2.Mercado de capitalização cresceu 16,9% em 2022
3.Seguro residencial: como a tecnologia mudará o mercado, inclusive no Brasil
4.Saúde: Abandone este hábito para viver melhor
5.Orientação segura: Vender pelo WhatsApp é comum para 84% das empresas
6.Ação Positiva


Carnaval é uma ótima oportunidade para empreendedores

O carnaval não é apenas um período de festas. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a projeção da movimentação financeira do Carnaval de 2022 foi de R$ 6,45 bilhões. A tendência para 2023 é que os números cresçam.

Esta época do ano atrai muitos estrangeiros para o Brasil, tornando uma ótima oportunidadepara novos empreendedores, principalmente, para quem sobrevive do turismo. Para o Mentor de Empresários, André Minucci, sempre é bom conhecer algumas estratégias com a ajuda de um treinamento de vendas para aumentar o lucro e atrair mais clientes.

“Com as mudanças no nosso cenário socioeconômico, a tendência é que tenhamos um mercado mais aquecido neste carnaval, em comparação ao ano passado. Para quem trabalha com turismo, uma boa ideia é oferecer serviços mais vantajosos com pacotes promocionais de viagens, com alimentação. Outra ótima oportunidade é para quem trabalha com artigos de festas, sendo um setor que tende a aumentar as vendas nessa época do ano”, comenta André.

Para aproveitar o embalo da folia e lucrar, é preciso estar atento. Confirma dicas de como aproveitar o carnaval para tirar as ideias do papel e fazer os negócios alavancarem.

Faça um bom planejamento: Pode até parecer em cima da hora, mas é importante, antes de começar qualquer estratégia, fazer um bom planejamento. É um ótimo momento para buscar parcerias, participar de eventos e até treinar colaboradores. “Se a pessoa está em dúvida no que investir, uma boa ideia é olhar exemplos do mercado de atuação antes da pandemia. Geralmente, os comércios de alimentação (bares e restaurantes) costumam lucrar mais nesta época do ano, seguidos de transporte e hospedagens. Com a lista do que mais vende, é possível pensar em promoções e propagandas estratégicas”, comenta André.

Entre os planejamentos que podem surgir no carnaval está a decoração do estabelecimento, combos de produtos e customização de serviços. Acompanhe o calendário de eventos do seu município e busque fazer algumas ações nos locais onde acontecem os bloquinhos carnavalescos. Por exemplo, se você vende fantasias, uma publicidade em uma pousada ou perto de uma festa pode ajudar a alavancar as vendas, ou os aluguéis.

Invista em promoção: Depois do planejamento, você já deve saber qual produto vende mais ou qual serviço é mais procurado. Com isso, crie promoções exclusivas, com uma data limite e faça com que a pessoa se sinta especial ao adquirir aquele produto.

Imagine um copo personalizado da loja para o carnaval com um bom preço. Venda apenas algumas unidades e indique que o estoque está acabando após cada compra. Essa estratégia é chamada de senso de urgência e faz com que o cliente seja mais atraído pelo seu produto. Se ele não comprar agora, pode ficar sem.

Outra estratégia é utilizar combos, que ficam mais compensatórios do que comprar um produto avulso. Por exemplo, além do copo, o combo vem uma máscara, uma camisa e uma pulseira. “Planos de fidelização também são bem atrativos. Se uma pessoa já é o seu cliente, você pode oferecer um produto ou serviço com uma promoção. Também invista na indicação. Se um cliente te indicar para outra pessoa, ele ganha um desconto em uma peça da loja, por exemplo”, aconselha o mentor.

Saiba contar boas histórias: Você já ouviu falar da palavra storytelling? Ela é uma técnica que permite a alguém contar histórias de maneira interessante e valorosa para o seu respectivo público. Tenho quase certeza que você já assistiu a algum filme da Disney. Os longas-metragens seguem um padrão, que busca prender o espectador.

No comércio a premissa é a mesma. Escolha relatos dos seus clientes e boas experiências que tiveram usando o seu produto. Outro método é criando o gatilho mental da autoridade. Se o seu produto já apareceu nos noticiários de forma positiva ou tem alguma certificação, está na hora de mostrá-lo e dizer: “Olha, somos diferentes, temos essa certificação. Não acredita? Olha esse relato”.

“O empresário também pode contar a sua própria história de vida para o público e o porquê está investindo naquele produto. Você pode até falar da experiência pessoal e de mudança de vida após usar o seu serviço. Outra dica é investir em parceria com influenciadores. Pessoas relativamente conhecidas já podem trazer bons resultados”, comenta André.

Esteja nas redes sociais: Atualmente, quase todas as pessoas estão nas redes sociais. A ideia do planejamento é também conhecer o seu público, a sua idade e os seus hábitos. O digital contém ferramentas para entender o que os clientes precisam e seus comportamentos. “Investa no atendimento ao cliente. Além dos anúncios, é necessário que você esteja pronto para atender as pessoas que cheguem até o seu produto”, explica André. “Na internet, pode focar em ofertas e promoções em um único nicho. Ofertas segmentadas tendem a ter um resultado melhor. As redes sociais contam com ferramentas que ajudam a fazer campanhas de formas mais assertivas para atrair um público específico”, completa o Mentor. Fonte: Segs


Mercado de capitalização cresceu 16,9% em 2022

Com 93 anos de atuação no Brasil, o setor de Capitalização comemora bons resultados em 2022 com receita de R$ 28,39 bilhões, alta de 16,9% no acumulado se comparada a 2021. As reservas técnicas, que medem a robustez financeira do setor, totalizaram R$ 37,19 bilhões, com alta significativa de 12,10%. Injetou na economia mais de R$ 21,60 bilhões entre resgates e premiações de sorteios.

Para a Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), a expectativa de crescimento de dois dígitos foi confirmada, construída a partir das respostas do ambiente econômico positivo. “Nossa força vem do papel social da Capitalização como reserva de valor, capaz de suportar planos e desejos, tornando-os realidade. Registramos o crescimento de consumidores, focados em sustentabilidade e responsabilidade social.
Estes, entre outros fatores, confirmaram o otimismo com os resultados de 2022 e projetam novos planos para 2023”, declara o presidente da FenaCap, Denis Morais.

Todas as regiões tiveram aumento de dois dígitos. O Norte ganhou a liderança com maior crescimento (29,90%) – tendo o Acre como protagonista, com evolução de 46,74% (a segunda maior do Brasil). Em seguida, há Nordeste (25,99%) e a performance de Alagoas – maior do Brasil – com 56,57%. Na sequência: Centro-Oeste (21,46%), Sul (16,29%) e Sudeste (13,90%). Os títulos da modalidade Tradicional continuam liderando as vendas, com 74% da receita, seguidos pela Filantropia Premiável e Instrumento de Garantia (ambas com 11%), Incentivo (3%) e Popular (1%). A modalidade Tradicional também de destaca com o maior crescimento de 22,4% e receitas de R$ 20,90 bilhões.

A modalidade de Filantropia Premiável direcionou um volume recorde de recursos de R$ 1,48 bilhão às organizações filantrópicas, um crescimento de 12% e se posicionando entre os maiores financiadores de projetos sociais do Brasil. Outra modalidade em sintonia com o cenário atual é o Instrumento de Garantia, que apresentou evolução de 4,6%, somando R$ 3,03 bilhões. Nela, as reservas do titular podem ser vinculadas como garantia de uma operação de crédito, de locação de imóveis (em substituição ao fiador) ou qualquer outro tipo de contrato entre as partes.

“É um mercado aquecido. Os títulos de garantia fiduciária e dos de venda direta para empresas que por meio deles têm a chance, em um mercado mais competitivo, de fidelizar clientes. São cenários que já começam a ser desenhados e nos quais o mundo digital terá forte presença. É nessa direção que todas as empresas estão investindo e o mercado de capitalização não está ausente disso. Ao contrário: tem se focado para atender esses novos consumidores com pesados investimentos”, destaca o presidente da FenaCap, apontando a tecnologia como aliada para expansão dos negócios, em 2023. Fonte: SEGS


Seguro residencial: como a tecnologia mudará o mercado

A transformação do modelo de distribuição de seguros alia tecnologia e comodidade. Finalmente, começamos a enxergar essa possibilidade também no mercado de seguro residencial. O segmento vive momento de disrupção e terá que se adaptar às revoluções tecnológicas impostas a um mercado em constante evolução.

A oferta de seguro residencial, tradicionalmente limitada aos corretores e, principalmente, aos agentes financeiros imobiliários, agora tem também vez nas chamadas “casas conectadas”. As residências que usam IoT (internet das coisas) e contam com a inteligência artificial como aliadas na proteção contra furtos e roubos. O avanço do 5G irá acelerar a implementação das cidades inteligentes e dos lares conectados com dispositivos de segurança. O conceito de cidades inteligentes tem o potencial de transformar uma série de serviços públicos e privados, incluindo sistemas de transporte, câmeras de segurança, iluminação e semáforos, dentre outros serviços.

Nos Estados Unidos, mais de 50% das casas já possuem automação ou dispositivos smarts. As residências norte-americanas têm, em média, oito equipamentos inteligentes. Segundo estudo recente da eMarketer, empresa de pesquisa de mercado, 64,1 milhões de casas dos EUA contarão com um dispositivo doméstico inteligente até 2025! Esses números impressionantes, que ratificam o crescimento acelerado da IoT, coloca o seguro residencial inteligente, que alia contexto, tráfego e dados, como realidade nos Estados Unidos.

Os clientes já podem até adquirir seguros via plataformas digitais por voz, como Alexa e Google, em poucos minutos e de forma prática e eficiente, sem sair de casa. Na Europa o cenário é semelhante. A estimativa é que existam cerca de 50 milhões de lares conectados com dispositivos inteligentes, segundo dados da Berg Insight, consultoria especializada nos mercados de M2M e IoT. As câmeras de segurança estão entre os itens preferidos dos usuários.

Seguro residencial: Como anda o mercado no Brasil? No Brasil, no qual um dos maiores ofensores dos seguros residenciais é o roubo, claramente uma das principais plataformas que possibilitará esta transformação são os equipamentos de segurança eletrônica. O mercado de dispositivos de proteção cresceu mais de 10% ao ano nos últimos cinco anos e já atende milhares de residências. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), o setor faturou R$ 9 bilhões em 2021.

Num país onde a violência assusta e cresce a cada ano, o mercado de seguro residencial se conecta aos alarmes com câmeras, equipamentos touchless, câmeras com reconhecimento facial, drones e outros dispositivos, buscando oferecer experiências digitais. É a plataforma ideal para a oferta de seguros a preços competitivos, comodidade e alta tecnologia! Além da riqueza de dados proporcionados pela internet das coisas, os elementos de mensuração e mitigação de riscos impulsionam a oferta contextualizada, simples e digital.

O foco principal desse mercado em expansão são os clientes de classe média. Crescem os incentivos para proprietários de residências com tecnologia inteligente. Algumas seguradoras recompensam os proprietários com tecnologia inteligente, reduzindo seus prêmios. Em alguns casos, os descontos para usuários de dispositivos eletrônicos podem chegar a 20% do prêmio. Outras até subsidiam o custo da instalação e manutenção dos dispositivos, ou até mesmo pagam a instalação.

Dentre os recursos inteligentes mais comuns que as seguradoras desejam que os segurados adquiram estão detectores de fumaça, monitores de água e sistemas de alarme. Os dispositivos proporcionam proteção extra e reduzem de maneira significativa os riscos de sinistro. Neste contexto de disrupção, as seguradoras precisam se adaptar a esse novo universo, que veio para ficar e revolucionar o mercado. A tecnologia deve ser vista como uma aliada, e não como concorrente.
Afinal, os dispositivos eletrônicos têm o potencial de agregar ainda mais valor ao seguro residencial, reduzindo riscos e custos. Não há tempo a perder. O futuro é tecnológico! Fonte: Money Times


Saúde: Abandone este hábito para viver melhor


Usar sua energia para comparar-se a outras pessoas não é uma boa decisão. Você é único e, por isso, perfeito do seu próprio jeito. Concentre-se na sua jornada e não deixe uma comparação sem sentido roubar sua alegria. Redes sociais, revistas, TV e outras ferramentas devem ser meios para compartilhar, inspirar e passar suas horas de lazer de forma positiva. Se isso não está acontecendo, reveja o conteúdo que está consumindo e a forma como o está encarando. Fonte: Vigilantes do Peso


Orientação segura:Vender pelo WhatsApp é comum para 84% das empresas


O WhatsApp é a plataforma mais utilizada em conversas entre amigos e família, e acabou se tornando um canal de comunicação entre empresas e clientes. Pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), apontou que o WhatsApp é utilizado por 84% dos negócios que vendem de forma digital. Essa aproximação consolida vendas de forma ágil e também nutre as relações com estratégias de marketing.

A inovação trouxe assertividade para refinar o relacionamento entre cliente, mercado e pequenos empresários. Parcerias com empresas de tecnologia, que otimizam essa relação, são fundamentais e podem garantir que os negócios digitais não sejam apenas mais um entre milhares! Um panorama da Mobile Time/Opinion Box, por exemplo, mostra que 78% das pessoas que têm o aplicativo de mensagens instalado no celular buscam o canal para se comunicar com marcas. Assim, filas longas e cansativas vão ficando para trás, dando lugar a diálogos on-line, ágeise eficientes.

Essa aproximação das empresas que fomentam a comunicação com os pequenos negócios vem à tona em um momento oportuno. Desde o início da pandemia de Covid-19, pequenos e médios empresários brasileiros precisaram passar por um processo de adaptação à nova realidade de transformações digitais. Após esse período, essa necessidade de adaptação se transformou em uma oportunidade de crescimento, que tem alavancado vários negócios por meio dos canais digitais de comunicação e das redes sociais, principalmente o WhatsApp.

No mercado, já estão disponíveis soluções que se comunicam com a comunidade, atendendo quem precisa negociar remotamente, mas nem sempre tem conhecimento ou recursos financeiros para explorar as ferramentas para negócios. De acordo com os dados coletados pela Poli, startup brasileira que busca ajudar empresas a anunciar, atender e vender por meio dos canais digitais de comunicação, em diagnóstico inicial de sua base de clientes, 70% nunca utilizaram plataforma on-line de atendimento e 20% ainda não têm Instagram ou Facebook.

As soluções são inovadoras e estáveis. Algumas possibilitam integrar as principais redes sociais de forma ilimitada, com anúncios de mídia paga, catálogos de produtos, carrinhos de compras, controle de vendas com relatórios gerenciais, chatbots, disparador de mensagens em massa e integrações entre ferramentas. São empresas que ajudam outras a anunciar, atender e vender por meio dos canais digitais de comunicação, fazendo com que esse grupo de empreendedores acesse configurações anteriormente disponíveis apenas às empresas de maior porte.

O avanço da tecnologia e o interesse das empresas do setor tornam mais democráticas as relações on-line, transformando uma simples mensagem no telefone em algo extremamente potente, gerando resultado e negócios, alcançando pessoas nos mais diversos horários, lugares e momentos. Reconhecer a importância de estar presente nos meios digitais é o primeiro passo. Aprender a gerir as contas é apenas consequência. Fonte: Segs


Ação Positiva

“Na condução das questões humanas não existe lei melhor do que o autocontrole.” Lao-Tsé


Certa Seguros
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