topo

Postado em 05 de Outubro de 2018 às 14h02

Mensageiro Seguro 968

Institucional (165)
Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Dicas para falar em público A comunicação é uma das principais ferramentas do ser humano e, quando bem utilizada, pode trazer grandes...

Dicas para falar em público

A comunicação é uma das principais ferramentas do ser humano e, quando bem utilizada, pode trazer grandes benefícios. Ter a propriedade de falar para uma plateia é uma dessas vantagens. Porém, muitas pessoas não conseguem administrar o nervosismo, a respiração ou a organização de ideias para esse momento e, como resultado, o medo de falar em público raramente é superado.
"Existem maneiras de aumentar a confiança diante dessa situação. Falar de uma forma lógica e que atinja o seu público pode parecer difícil, mas, com o método certo, você pode aprimorar essas habilidades", explica Reinaldo Passadori é especialista em Comunicação Verbal e CEO do Instituto Reinaldo Passadori de Comunicação Verbal.
Para aperfeiçoar essa habilidade, Reinaldo Passadori separou seis (6) dicas que mostram como falar em público é uma questão de estratégia:
1. Observe outras pessoas experientes: Pesquise vídeos de pessoas que são boas em oratória e analise a organização do discurso, a postura, a linguagem corporal — o movimento das mãos, principalmente — e o tempo de fala. Analisando os padrões, veja o que pode ser positivo ou negativo para você.
2. Tenha domínio sobre o assunto: Se você foi o escolhido, é porque deve ter conhecimento sobre o assunto. Então, procure manter pensamentos positivos e passe transparência para os ouvintes. As pessoas estão ali para saber mais sobre o seu tema e para ouvir a sua experiência. Não perca o foco no objetivo e, ao chegar em frente ao público, não fique ansioso para começar.
3. Saiba administrar o ritmo de sua fala: Tenha uma linguagem clara, opte por frases curtas e por um ritmo mais suave, transmitindo segurança e credibilidade. Ao falar com o público, você precisa alternar o ritmo, o tom de voz e a harmonia. Lembre-se, também, de conter alguns vícios, como as palavras vazias “eee” ou “ããã”. Outro ponto importante é pronunciar as palavras com emoção, envolvendo quem escuta com o discurso.
4. Aprenda a controlar o nervosismo: Essa é uma estratégia que pode parecer a parte mais complicada, mas a respiração e o modo com o qual você se prepara para a apresentação, antecipadamente, são essenciais para obter êxito nessa tarefa. Quando se expira e inspira rápido demais, áreas do cérebro são ativadas e estimulam a hiperventilação, funcionando como uma técnica de autodefesa do corpo para que ele busque retomar o equilíbrio. Faça exercícios de controle da respiração desde o início. Assim, o seu corpo já estará dominado e, ao entrar no ambiente de fala, você se sentirá muito mais à vontade.
5. Tenha um roteiro e ensaie: É importante estabelecer um roteiro para que você se sinta mais confiante ao falar. Uma dica é gravar-se. Ao ver e ouvir a si mesmo, você terá noção de sua performance. Outra opção é você se apresentar para seus conhecidos e pedir por críticas construtivas sobre sua linguagem corporal, seu tom de voz e sua expressão facial. Além disso, o ensaio permite que você defina melhor e memorize a mensagem que deseja passar. Não decore o que está escrito ao pé da letra: ensaie e transforme a mensagem em uma conversação ampliada.
6. Invista na conclusão do discurso: “A primeira impressão é a que fica”. Em uma apresentação, isso funciona bem, mas, tão importante quanto, é a impressão final. Acredite: nesse caso, a conclusão será até mais forte. Sendo assim, estruture e ensaie muito bem a sua conclusão. Não termine sua fala dizendo “era isso o que tinha para dizer”, mas, sim, propondo uma reflexão. Enfatize os pontos mais relevantes, agradeça ao público e procure manter uma boa expressão corporal e facial ao final da fala. Fonte: SEGS.com.br

Certificado Digital entra em sua segunda fase

O segmento da certificação digital, que numa primeira onda ficou atrelado ao cumprimento de obrigações com o governo, se prepara agora para uma nova fase, de grande expansão.
Vivemos num mundo movido pela novidade das tecnologias e o certificado digital, que é a identidade digital de pessoas jurídicas, é também, cada vez mais, das pessoas físicas. Há tempos entendemos que é muito interessante o caminho da assinatura digital e do certificado por parte das empresas, não só para cumprir essas obrigações, mas para uso em diversas tarefas do dia a dia.
A partir da utilização da assinatura digital que o certificado digital permite, é possível implantar uma nova cultura empresarial. Desde o controle de acesso na entrada da empresa à manipulação de estoques, relacionamento com fornecedores e clientes, tudo pode ser feito de forma segura e sem o uso de documentos físicos.
Planejamento, gestão financeira, contratos. De um complicado plano estratégico ao simples envio de um e-mail, tudo pode passar a ser regulado pela certificação digital, com rastreamento do autor ou autores das ações.
A convergência do mundo real com o digital é inevitável. Nos últimos quinze anos o setor emitiu em torno de 10 milhões de certificados digitais válidos. Agora, estamos prontos para entrar em um novo patamar, sair das aplicações públicas e entrar em novas fronteiras, ajudando as empresas e as pessoas físicas, e não só os contadores, a dar uma conotação positiva a esta ferramenta.
A ampliação do uso do smartphone fomenta um choque cotidiano na maneira de fazer as coisas e os negócios. Um bom exemplo nesse sentido se deu no Poder Judiciário. No início da certificação digital, há mais de uma década, era preciso explicar muito como funcionava o sistema. Hoje, é inconcebível que um juiz, promotor ou advogado ignore a forma de atuar no meio virtual.
Outro segmento que tem crescido nesse sentido é o voltado aos profissionais da saúde. Com a adoção dos prontuários eletrônicos, que permitem acompanhar todo o histórico do paciente, tratamentos e medicações. Todos estão atuando de forma mais segura, rápida e prática.
Um ponto destacado se dá a partir de novembro, quando o e-Social será exigido a um rol de milhões de empresas. Por que não aproveitar o momento e ampliar o uso, implantar uma ferramenta que permite reduzir custos e, o que é melhor, atuar em níveis de segurança altíssimos, que só a certificação digital permite?
Na primeira fase, a certificação digital tornou os sistemas menos sujeitos às fraudes, facilitou envio de relatórios, o pagamento de tributos, entre outras coisas. Aos poucos, novas funções estão sendo agregadas.
O controle que pode ser implantado com a ajuda do certificado digital: - permite eliminar gargalos e desperdícios; - acaba com a necessidade de se manter arquivos físicos e espaços para a guarda de documentos; - elimina o deslocamento e contratação de mensageiros para a assinatura de documentos e contratos, assim como a necessidade e o custo de cópias autenticadas e reconhecimento de firmas. Mais do que tudo isso, reduz a burocracia própria nos relacionamentos empresariais e públicos, a vida fica mais fácil e permite aos conglomerados a dedicação integral à atividade core. Fonte: Inova


A curiosidade de um bom perito

Em uma tarde de sexta-feira de dezembro de 1995, após uma jornada de trabalho, já iniciando o fim de semana e o merecido descanso, percebi um movimento estranho no canteiro de obras existente em frente à minha casa, um ruído de retroescavadeiras e um movimento de caminhões caçambas fora do normal.
Por óbvio, que a minha curiosidade e o meu instinto de perito me colocaram em ação novamente ? e até esqueci o fim de semana que se avizinhava. Peguei a minha máquina fotográfica e dois rolos de filme de 36 posses (lembram disso?) e me fui à “campo”, como os engenheiros gostam de dizer na minha terra, para vistoriar a obra na medida que tivesse acesso e proceder um relatório fotográfico.
Não tive acesso ao interior do canteiro da obra, mas a partir de um terreno baldio e do pátio das residências de vizinhos que me permitiram acesso, pude perceber que estavam executando uma profunda e extensa escavação, aparentemente além do recomendável, sem os devidos cuidados e proteções. Naquelas circunstâncias, qualquer engenheiro, inevitavelmente, pela sua natureza e formação, pensaria nas consequências nefastas de se executar serviços tais quais àqueles que estavam sendo executados em condições de risco. Comigo não foi diferente, imediatamente, pensei que aquelas extensas e profundas escavações trariam acomodação do solo em toda a região, modificação do nível do lençol freático, recalques diferenciais, etc. e, em consequência, como não havia os devidos escoramentos e proteções dos prédios vizinhos, os mesmos sofreriam abalos e danos de grande importância e monta.
Já na manhã de sábado, meu lazer e descanso foi interrompido pelos vizinhos que, sabendo que sou engenheiro perito, me “pediram socorro”. Lá fui eu, novamente, periciar os imóveis no entorno. Em resumo, todas as residências e edifícios vizinhos sofreram danos e abalos, em maior ou menor grau, em sua maioria decorrente de recalques diferenciais. Um edifício inclusive foi interditado pela prefeitura municipal em decorrência de meu laudo e posteriormente condenado e demolido.
A partir de então, houve muitos desdobramentos. O primeiro deles foi a longa interdição da obra, tentativas de acordo de indenização, processos judiciais etc. Muitos laudos e pareceres técnicos foram desenvolvidos na fase administrativa e na fase judicial até a total solução da lide, muitos elaborados por mim e minha equipe. Enfim, a curiosidade de perito me colocou na hora e no local correto o que propiciou novas oportunidades e vivência profissional.
Este case se presta, também, para demonstrar a importância do laudo cautelar de vizinhança, procedimento altamente recomendável que precede o início da obra e que consiste na análise desta, dos serviços que serão executados e nas caraterísticas construtivas e no estado geral das edificações vizinhas, e que tem por objetivo a mitigação de riscos como estes ora historiados, através de recomendações técnicas de natureza preventiva. Fonte: Segs - Luciano Blessmann, engenheiro e diretor da Lautec Assist

Certificado Digital reduz a burocracia do dia-a-dia

Desde a implantação do Certificado Digital, são inúmeras as iniciativas no sentido de promover a celeridade da economia e desburocratização das relações. Em setembro, por exemplo, foi noticiado que todos os Departamentos de Trânsito (Detrans) do País terão obrigatoriamente que emitir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital. Uma informação importante é que as pessoas que possuem certificado digital válido podem fazer a solicitação sem a necessidade de comparecimento a uma das unidades de atendimento do Detran.
Ou seja, se a pessoa tiver certificado digital, o pedido é feito diretamente no portal do Denatran. A nova medida tem por objetivo, segundo o governo, reduzir as fraudes e padronizar a emissão do documento em todo o País.
O Certificado Digital tornou-se a infraestrutura de conexão universal em muitos segmentos e todos os dias surgem novos aplicativos que destravam a economia e tornam mais fácil a vida de pessoas físicas e jurídicas. Vamos alinhar alguns desses benefícios. Com a utilização da Certificação Digital as transmissões de informações ao governo sobre a empresa e seus empregados se torna mais simples. Por esse instrumento também se emitem as notas fiscais eletrônicas desde 2006, com a componente positiva de se economizar a derrubada de árvores necessárias à produção de papel. São 80 bilhões de páginas economizadas nesse período e a natureza e a sociedade agradecem.
Com a Certificação digital, que tem validade jurídica plena, é possível assinar contratos e documentos e abreviar as etapas de contato entre empresas e seus clientes e fornecedores, assim como para pessoas físicas, já que é possível assinar um contrato de qualquer parte do mundo de forma rápida e eficiente. Com essa infraestrutura se está eliminando uma série de procedimentos burocráticos e promovendo redução do tempo antes gasto. Como os processos são eletrônicos, são eliminados o custo com papel e outros insumos, como tintas e impressoras. O armazenamento de documentos e cópias também dispensa a guarda, que passa a ser eletrônica, gerando maior espaço físico às empresas.
Os empresários que já entenderam essas possibilidades do Certificado Digital, da assinatura digital, perceberam o quanto esse instrumento facilita o dia a dia e reduz custos. Quando foi anunciado, havia grande dificuldade de implantação, como ocorre com toda novidade. Hoje, o sistema judiciário brasileiro, por exemplo, é totalmente digital. Todos os juízes, promotores e advogados se valem do certificado digital. O mesmo tem ocorrido em outras categorias, como contadores e médicos. Estes últimos têm experimentado a implantação dos prontuários eletrônicos dos pacientes, com vantagens excepcionais, como maior confiança e celeridade no sistema.
Há tempos o Certificado Digital faz esse papel, de facilitador de relacionamentos empresariais e pessoais. Com ele se evita gastos com deslocamentos e mensageiros para o envio de contratos em papel e os prazos passam a ser bem menores. Não é necessário reconhecimento de firmas, autenticações etc. As práticas administrativas ganham agilidade e as pessoas podem se dedicar mais às estratégias de sua atividade. Fonte: E-commerce News

Saúde
Não pare

Exercícios físicos regulares e atividade mental (leitura, aprendizado de idiomas, etc) ajudam a tirar o foco excessivo das emoções negativas.

Orientação segura
Qual é a cor da sua vida?

A vida é um acontecimento que merece ser comemorado. Há cada dia, a cada instante, ela se renova generosa nos pequenos espaços. A vida é miúda, feita de pequenas partes. Viver é construir um mosaico, parte por parte, dia após dia. A beleza de um momento unida à tristeza de outras horas passa a ocupar o mesmo espaço no quadro. As cores se misturam e se arquitetam em busca da harmonia tão desejada.
Há dias em que as cores são frias... a vida pede calma, silêncio, pausas... Há dias em que as cores são quentes... a vida rompe com toda forma de calma... Não suportaríamos permanecer em um só lado dessas possibilidades. O que nos torna felizes é justamente a dinâmica que nos envolve com suas eternas variações.
A vida é semelhante à trama dos teares. Fios se entrelaçam para construírem juntos o mesmo tecido. A diferença das cores é que garante a beleza final do tecido... Ninguém pode saber o que é a felicidade, se ainda não tiver passado pela decepção. Só pode saborear bem a vitória aquele que já sentiu o amargo da derrota. O avesso é repleto de ensinamentos, a vida também... Padre Fábio de Melo

Ação positiva
"Pense duas vezes antes de não dizer nada." Lawrence J. Peter

Veja também

Mensageiro Seguro 107416/10/20 Ano XIV – 16/10/2020 - Edição 1.074 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro Seguro 1.Pequenas coisas 2.Riscos Cibernéticos e o futuro do seguro na era digital 3.Previdência privada aberta teve captação de R$ 6,5......
Mensageiro Seguro 98318/01/19 Empresas apostam em soluções digitais para otimizar processos A Indústria 4.0 conquista o mercado empresarial e proporciona mais produtividade e agilidade em atividades burocráticas. Tão disruptivas quanto foram as......
MENSAGEIRO SEGURO 111102/07/21 Mensageiro Seguro Número 1.111 – Ano XIV – 02/07/2021 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro......

Voltar para Blog

Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.