topo

Postado em 31 de Julho de 2020 às 15h15

Mensageiro Seguro 1063

Institucional (165)
Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Ano XIV – 31/07/2020 - Edição 1.063 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara...

Ano XIV – 31/07/2020 - Edição 1.063
Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda.

Edição: Samara Braghini

Leia nesta edição do Mensageiro Seguro

1.Os otimistas mudam o mundo
2.Ciclone-bomba no Sul: já foram contabilizados mais de 20 mil sinistros
3.Pandemia: o uso da assinatura digital e eletrônica nos processos de RH
4.Saúde: Alimentação é aliada na saúde cerebral
5.Orientação segura: Razão X Emoção
6.Ação Positiva


Os otimistas mudam o mundo

Nenhuma situação de desconforto é duradoura e todas as adversidades são válidas para o crescimento pessoal e profissional. Entre o otimismo e o pessimismo, prefira sempre o primeiro e sua vida vai mudar radicalmente.

Existem pessoas que não conseguem dar um passo sem associar desgraça ao mais simples acontecimento. São aquelas que passam pela vida, mas não vivem a vida na sua plenitude. Algumas se mordem de raiva ao menor sinal de sucesso alheio e outras se deliciam diante da tristeza dos outros. Ambas conseguem bater nas suas costas e sorrir com aquela cara de compaixão disfarçada de hipocrisia.

Provavelmente, essa história está ligeiramente associada a uma série de acontecimentos, sentimentos, mágoas e rejeições carregadas desde a mais tenra infância. Fruto dos modelos mentais negativos mais arraigados. Um caso como esse é algo tão pessoal e delicado que somente o próprio ser humano, por sua livre e espontânea vontade, pode mudar.

Conviver com pessoas negativas ou pessimistas é um exercício de paciência e ao mesmo tempo de solidariedade. O cuidado que se deve ter é o de não se deixar contaminar pelos problemas e aborrecimentos alheios.

Olhe ao seu redor e avalie rapidamente o número de pessoas que vivem relativamente bem, um excelente trabalho, uma boa casa, boa saúde, uma bela família e ainda assim insistem no discurso da falta de sorte na vida como se a sorte existisse sem o trabalho e a fé. Algumas não conseguem manter cinco minutos de conversa sem deixar de se lamentar. – Como vai o amigo?. - Vamos levando... Já escutou algo assim?

Os pessimistas morrerão falando mal de tudo e de todos, portanto, não perca energia discutindo com eles. Afaste-se deles, demita-os da sua vida, se necessário, e jamais permita que o negativismo alheio afete o seu modo de pensar e agir. Dificilmente haverá espaço no mundo para pessoas que lamentam o tempo todo em vez de contribuir para torná-lo mais humano, mais alegre e menos violento; se o mundo é difícil, ficará ainda mais difícil com pessimismo.

Pior do que ser pessimista é ser um otimista irresponsável imaginando que tudo se resolve com base no otimismo. Sem trabalho, sem fé e sem atitude, não há otimismo que resolva. A atitude muda tudo.

Quanto mais você reforça o seu discurso negativo, mais o pessimismo vai tomando conta da sua vida. Pode parecer piegas, mas palavras como sorte, amor, dinheiro, paz, esperança, felicidade, alegria e sucesso são verdadeiros antídotos contra o pessimismo que assola o mundo. Torça pelos seus amigos, conhecidos ou desconhecidos, e reze pelos inimigos; desejar-lhes o bem é uma ótima chance mudar o estado de espírito e de afastar definitivamente o pessimismo da sua vida.

Como diria o inesquecível Mahatma Gandhi, seja você a mudança que deseja ver no mundo, portanto, mude o seu discurso, torne-se mais vivo, mais alegre, mais humano e sua vida mudará radicalmente. Respire o otimismo em todas as suas realizações.

Nenhuma situação de desconforto é duradoura e todas as adversidades são válidas para o crescimento pessoal e profissional. Como diz o ditado: para o otimista, é difícil, mas é possível; o pessimista, que possui o dom de inverter o raciocínio, é possível, mas é difícil.
Jerônimo Mendes – professor e escritor de livros sobre empreendedorismo

Ciclone-bomba no Sul: já foram contabilizados mais de 20 mil sinistros

As seguradoras montaram força-tarefa para fazer frente às ocorrências relacionadas ao ciclone-bomba, fenômeno meteorológico que causou grandes estragos na Região Sul.

As companhias mobilizaram equipes de profissionais para acelerar o atendimento aos segurados e agilizar a abertura e regulação dos sinistros, que compreende a apuração dos prejuízos, levantamento de documentos e rápido pagamento das indenizações.

De acordo com a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), já foram contabilizados mais de 20 mil sinistros em apólices de seguro residencial, empresarial e condomínio. Desse total, 70% referem-se a eventos ocorridos em Santa Catarina.

Considerando os danos e prejuízos indenizados pelas seguradoras, 70% estão relacionados a ventos fortes e vendavais, que destelharam casas e alagaram imóveis, 20% referem-se a danos elétricos e 10% a outras causas.

“Esse foi o ciclone que causou o maior impacto no Brasil nos últimos anos, segundo os órgãos especializados. A Região Sul foi a mais afetada, principalmente Santa Catarina. Daí a necessidade de uma força-tarefa para otimizar os procedimentos relativos ao seguro. O uso de soluções digitais ajudou muito na abertura dos sinistros e na realização das vistorias remotas, agilizando todo o processo”, explica Jarbas Medeiros, presidente da Comissão de Riscos Patrimoniais Massificados da FenSeg.

O ciclone-bomba é um intenso sistema de baixa pressão atmosférica. O fenômeno está associado a uma frente fria e provoca temporais, ventania, queda de árvores e baixa acentuada da temperatura. Em alguns municípios, as rajadas de vento chegaram a 120 km/h, destruindo casas e provocando fortes estragos em condomínios e imóveis comerciais.

Segundo Jarbas Medeiros, eventos como o ciclone-bomba vêm se tornando cada vez mais comuns no Brasil. De 2015 para cá, ocorreram pelo menos cinco eventos dessa categoria. Ele lembra que os seguros patrimoniais oferecem coberturas que podem ser moldadas às necessidades de cada cliente, seja uma residência, um condomínio ou uma empresa, independentemente do porte.

De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), até maio, a Região Sul representou 24,5% das receitas dos seguros patrimoniais e 30% do total de indenizações pagas no Brasil, ainda sem considerar o impacto do último ciclone. Essa região também representa cerca de 22% das residências no País com seguro residencial contratado.

Jarbas Medeiros destaca que esses produtos preveem coberturas adicionais contra fenômenos climáticos. É possível contratar a cobertura de Vendaval, por exemplo, que garante ao cliente a indenização por danos causados por vendaval, ciclone, furacão, tornado e granizo – e que foi a cobertura mais acionada no último ciclone. Outra cobertura bastante acionada nessas situações é a de Danos Elétricos, para proteger em caso de queda de raios ou variações de energia que podem causar a queima de eletrodomésticos e eletroeletrônicos em geral.

“Cabe ressaltar que os danos causados pelo ciclone não ficam restritos ao imóvel. É muito comum atingirem os bens no interior da residência e as mercadorias e matérias-primas das empresas, por conta do destelhamento e a entrada de água”, lembra.

Segundo Jarbas Medeiros, outro fator de grande relevância é dimensionar corretamente os valores a serem contratados para cada uma dessas coberturas, de modo a proteger todo o patrimônio do segurado. “É comum nessas situações ver clientes que, embora possuam as coberturas nos seguros contratados, não têm verbas suficientes para reparar todo o prejuízo que tiveram”, alerta.
Fonte: Informe SindisegSC

Pandemia: o uso da assinatura digital e eletrônica nos processos de RH

Ainda que gradativamente as empresas estejam retomando suas atividades, muitas seguem em home office e têm planos de manterem suas operações à distância quando a pandemia terminar. Neste cenário, os pedidos de férias, aceite de banco de horas e de folha de ponto e admissões e demissões não podem parar. E como é que ficam as assinaturas destes documentos?

Na Certisign, a maior Autoridade Certificadora do Brasil, a tramitação e assinatura da documentação dos colaboradores está 100% digital. A empresa, que é especialista em identificação digital, já tinha cerca de 80% dos processos on-line. Com a Covid-19, rapidamente, os demais 20% migraram para o eletrônico também.

"Nós já estávamos neste processo de migrar a tramitação dos documentos de Recursos Humanos para o digital. Como alguns deles envolve, além de mudança de cultura, um alinhamento com o sindicato, nós começamos com a assinatura da folha de ponto e gradativamente expandimos para os demais. Hoje, posso dizer que todos os documentos referentes à administração pessoal estão no formato eletrônico e, com isso, ganhamos agilidade nos processos e reduzimos custos", explica Mario Sampaio, Gerente de Recursos Humanos da Certisign.

A formalização, ou aceite, das atividades de administração pessoal é realizada por meio da assinatura digital proveniente, neste caso, de um Certificado Corporativo. Todas as informações foram sistematizadas em plataformas desenvolvidas internamente. "Para solicitar as férias, por exemplo, o colaborador acessa o sistema, preenche as informações e assina o pedido. O gestor recebe a solicitação e autoriza. No mesmo momento, o RH checa as informações e programa o período de descanso. Pronto. O colaborador recebe o retorno, bem como o recibo de férias, de maneira on-line, e assina digitalmente".

Com a migração destes processos para o eletrônico, a Certisign estima já ter economizado mais de 21 mil folhas de papel e, ainda, reduziu o tempo da tramitação de 5 dias para 3. "Há um outro ganho: o de organização da informação. Como tudo é realizado eletronicamente, temos a rastreabilidade e rápido acesso aos dados".

Admissões à distância
Na contramão de muitas empresas, a Certisign, mesmo durante a pandemia, está contratando colaboradores. "O processo de admissão à distância funciona da seguinte maneira: o candidato envia a documentação digitalizada e assina eletronicamente o contrato pelo Portal de Assinaturas, plataforma que comercializamos e também usamos internamente, na qual é possível formalizar qualquer tipo de documento, sem papel e sem caneta".

A assinatura digital é proveniente do uso de um Certificado Digital ICP-Brasil ou Corporativo. No caso dos processos de Recursos Humanos da Certisign, trata-se de uma assinatura digital resultante do uso de um Certificado Corporativo, que é emitido pela própria empresa aos seus colaboradores. Ele pode ser usado para a assinatura de documentos internos, envio de e-mails e para a identificação segura nos sistemas da empresa. "O Certificado Corporativo, em resumo, é o RG do colaborador dentro da organização".

Já a assinatura eletrônica, usada pela Certisign na formalização do contrato de trabalho, é gerada a partir da grafia de uma assinatura na tela de um dispositivo (computador, celular e tablet) e tem eficácia probatória de acordo com as evidências colhidas, como a geolocalização, voz, imagem, entre outros critérios.

Todas as soluções e infraestrutura tecnológica utilizadas pela Certisign na digitalização da área de Recursos Humanos são provenientes da própria companhia e podem ser replicadas em corporações de todos os tamanhos e segmentos.

A Certisign é pioneira e a maior Autoridade Certificadora do Brasil. Há mais de duas décadas, viabiliza que serviços possam ser realizados on-line proporcionando às empresas agilidade, redução de custos e sustentabilidade e, por consequência, às pessoas mais tempo e dinheiro para que possam fazer o que realmente importa. É referência no mercado por seu tamanho e números: presente em mais de 2200 locais de atendimento em todo o Brasil e em 14 no exterior, já ultrapassou a marca de 12 milhões de clientes atendidos. Com vasto portfólio de produtos e serviços atende empreendedores e empresas de todos os segmentos e portes por meio da tecnologia da Certificação Digital. Fonte: Segs

Saúde: Alimentação é aliada na saúde cerebral

Com alimentação balanceada é possível adiar o declínio cognitivo que ocorre com o passar dos anos. O declínio cognitivo pode levar à dificuldade de lembrar, comunicar ou aprender novas tarefas.

A Academia Americana de Médicos de Família sugere as seguintes medidas para ajudar a melhorar a saúde do cérebro e prevenir o declínio cognitivo:

- Mantenha o peso, o colesterol e a pressão arterial sob controle, com uma dieta nutritiva e alimentos com baixo teor de gordura.

- Consuma em grande quantidade grãos, frutas e vegetais.

- Evite gorduras saturadas.

- Inclua ácidos graxos ômega-3 na dieta, como os contidos em peixes como salmão, sardinha e atum.

- Pergunte a seu médico se você deve tomar algum suplemento com vitaminas.
Fonte: IG Saúde

Orientação segura: Razão X Emoção

Diferentemente do que pensa o senso comum, a força do emocional sobre o racional é muito maior do que o inverso. Se não controlo o que sinto, perco o controle sobre o que penso e logo as minhas atitudes se tornam inconsequentes.

O mais interessante é que depois de anos sentados nos bancos da Escola e da Universidade, sendo avaliados apenas pela capacidade de raciocinar, através da resolução de problemas simulados, na hora que encaram o mercado de trabalho, os jovens apresentam muita dificuldade em lidar com as suas emoções.

Ansiedade, impaciência, falta de foco, incapacidade de lidar com frustrações, inabilidade para lidar e arrazoar o intangível, imediatismo, fraca abstração, medo do novo etc. Quociente de inteligência vale pra boas notas e para no máximo passar em concursos públicos. Mas para ter sucesso como gestor público ou privado e até como empreendedor, vai precisar estar de bem com as suas emoções.

Algumas dicas para manter as emoções saudáveis:

Perdoe com facilidade, nutra baixas expectativas, não olhe para a grama do vizinho, não guarde nada debaixo do tapete de suas emoções, seja transparente ainda que isso represente o risco de ser mal interpretado, não ligue para status, não se importe tanto em ser reconhecido, aprecie as coisas simples da vida, gaste tempo com as crianças e tenha sempre em mente que a vida acaba e que quase nada vale a pena a ponto de você permitir que a sua paz seja jogada na lata do lixo.

Não é nada fácil colocar tudo isso em prática; mas “sorte” de quem consegue. Fonte: Geração de Valor

Ação Positiva

“Quero mostrar às pessoas que elas não precisam ser limitadas por problemas físicos se não tiverem limitações de espírito”. Stephen Hawking

Certa Seguros
Av.Getulio Vargas 1403N Sala 201
Ed.Don Ricardo
Centro, Chapecó/SC
certa@certacorretoradeseguros.com.br
(49)3321-1100

Veja também

Mensageiro Seguro 106117/07/20 Ano XIV – 18/07/2020 - Edição 1.061 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro Seguro 1.Oportunidades em tempos de incertezas 2.A importância do corretor de seguros 3.ANS implementa protocolo eletrônico para envio de documentos por......
MENSAGEIRO SEGURO 111025/06/21 Mensageiro Seguro Número 1.110 – Ano XIV – 25/06/2021 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro......
Mensageiro Seguro 102722/11/19 Ano XIV – 22/11/2019 - Edição 1.027 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro Seguro 1.......

Voltar para Blog

Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.