topo

Postado em 13 de Dezembro de 2019 às 12h29

Mensageiro Seguro 1030

Institucional (165)
Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Ano XIV – 13/12/2019 - Edição 1.030 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara...

Ano XIV – 13/12/2019 - Edição 1.030
Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda.


Edição: Samara Braghini


Leia nesta edição do Mensageiro Seguro

1. Autoliderança, o primeiro passo do líder.
2. Países do Mercosul reconhecerão assinaturas digitais mutuamente.
3. Certificado Digital é alternativa para prescrição eletrônica.
4. Vendas de veículos usados são registradas em sistema digital.
5. Saúde: Emagrecimento.
6. Orientação segura: Meditação auxilia na concentração.
7. Ação Positiva.

 

Autoliderança, o primeiro passo do líder

Deixe de lado a ideia de que liderar significa vencer à força; o líder positivo e longevo é, na realidade, aquele que primeiramente comanda a si mesmo com autoconsciência e, assim, consegue despertar no seu entorno o profundo senso de colaboração.
Você já se percebeu repetindo frases como: “sou pavio curto, sou desorganizado, sou muito bonzinho, sou distraído, não sei me controlar em relação a dinheiro, não sei administrar, não sei dizer não, sou autoritário, sou permissivo demais”? Se você costuma reproduzir algumas dessas expressões, está na hora de repensar os paradigmas ou crenças limitantes que aprendeu sobre si mesmo, pois eles podem estar lhe impedindo de liderar sua própria vida e, consequentemente, de liderar a sua equipe.
A autoliderança é uma conquista possível para qualquer um de nós, mas, para alcançá-la, é preciso antes identificar que tipo de pensamentos estão servindo de obstáculo para seu desenvolvimento nesse sentido. É aí então que entra a necessidade de se autoconhecer.
Investir em autoconhecimento é o primeiro passo para alcançar a autoliderança, pois a autoconsciência é o que vai te levar a reconhecer seus pontos fracos e fortes para que possa, então, quebrar paradigmas limitantes. Quando você se autoconhece, passa a usar melhor suas qualidades e identifica também quais são suas falhas. À medida em que você se conscientiza daquilo que precisa melhorar, passa a utilizar melhor suas competências. E é nesse ponto que se autoliderar contribui para o desabrochar do verdadeiro líder.
Um líder inspirador é aquele que vai para frente e aponta o caminho. Ele é o grande motivador do ambiente onde está. Quando uma pessoa se autolidera e tem autoconfiança, ela conquista estabilidade emocional, facilidade na comunicação, habilidade na negociação, calma diante das adversidades, entre outras qualidades necessárias à liderança.
Use o autoconhecimento como alicerce na construção desse caminho. Quebre as crenças limitantes que te impedem de assumir a responsabilidade por suas próprias escolhas. Não tenha medo de sair da zona de conforto ou de ser questionado. Se você der ouvidos aos seus medos e aos seus paradigmas negativos, sempre entrará perdendo em qualquer ambiente ou em qualquer situação, pois estará favorecendo o enfrentamento e o embate. É importante estar ciente de quem você é para negociar com competência.
Desenvolva sua autoestima porque a autoliderança e a liderança estão atreladas a isso. Como líder, diariamente, você precisará estar confiante e com os pés no chão. Uma vez seguro de si, certamente você será o verdadeiro líder inspirador. Aquele que sabe unir seus interesses aos interesses do grupo, contribuindo para que todos à sua volta se sintam vencedores. E esteja ciente: a conquista a autoliderança é um processo contínuo. Fonte: Heloisa Capelas, escritora

Países do Mercosul reconhecerão assinaturas digitais mutuamente

As assinaturas digitais acreditadas no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai serão aceitas com presunção legal de veracidade nas transações entre os países.
Membros do Mercosul, os países vão facilitar ainda mais a relação com os nacionais e empresas do bloco. No atual contexto de digitalização, as assinaturas digitais acreditadas em seus países passarão a ser reconhecidas mutuamente. Isso permitirá a tramitação de documentos de forma ágil, a comercialização de bens com segurança, o reconhecimento de transações com presunção legal de veracidade.
É o que permite o acordo assinado durante LV reunião de cúpula de chefes de Estado do Mercosul e Estados associados, nesta quinta-feira, 5 de dezembro, em Bento Gonçalves (RS). O reconhecimento da assinatura digital dos países do Mercosul é um importante resultado da presidência pro tempore brasileira, exercida no último semestre.
O diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI, Marcelo Buz, defende que o Brasil está na vanguarda dos padrões tecnológicos para assinatura digital e que o acordo “somente pôde ser viabilizado em virtude do estágio de amadurecimento equivalente das infraestruturas dos demais países”.
“Hoje estendemos a fronteira digital pelo Mercosul com a plena garantia de segurança e presunção legal de veracidade. Ultrapassamos as barreiras físicas e reafirmamos nosso compromisso para a digitalização e desburocratização dos serviços e multiplicação de oportunidades para brasileiros e nossos irmãos do bloco”, celebrou Buz.
A expansão digital também foi destacada pela Conselheira Luciana Mancini, chefe de divisão de promoção tecnológica II do Ministério das Relações Exteriores - MRE e coordenadora do Grupo Agenda Digital do Mercosul. “O acordo de reconhecimento mútuo de assinatura digital viabilizará o mercado digital regional e facilitará a interação entre cidadãos, empresas e governos do bloco. Na era da economia digital, este instrumento é pioneiro e servirá de referência para a expansão das fronteiras digitais entre o Mercosul, Aliança do Pacifico e outros blocos e países”, pontuou ao reforçar que o MRE atua para promover o Brasil como país que detém tecnologia de segurança para documentos e transações digitais.
O ITI e o MRE trabalham em parceria para a implementação do reconhecimento mútuo de assinatura digital no Mercosul. No CERTFORUM 2019, inclusive, o assunto foi discutido de forma inédita com a participação de representantes de cada um dos países do bloco.
Rumo ao Brasil digital - Aqui, o processo de digitalização da economia e de demais setores relevantes para o desenvolvimento nacional já é uma realidade para cidadãos, empresas e governo. Cada vez mais, serviços e negócios são realizados via internet. A prestação de serviços públicos por meio digital traz economia de tempo e dinheiro para o cidadão, além de redução de gastos para o governo.
São exemplos a tramitação de processos eletrônicos pelo Poder Judiciário; a assinatura digital de médicos nos prontuários de pacientes; a identificação do estudante pelo Ministério da Educação; a emissão de notas fiscais eletrônicas pelos estabelecimentos comerciais, do passaporte pela Polícia Federal, da CNH digital pelos departamentos de trânsito.
Mas o que todos esses casos têm em comum é a garantia de segurança digital pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira -- ICP-Brasil, que permite o uso da certificação digital com garantia de integridade, confidencialidade, autenticidade, não repúdio e presunção legal de veracidade, concomitantemente.
A tecnologia do certificado digital é a única que permite a assinatura digital com valor jurídico assegurado pela legislação, no caso, pela MP 2.200-2/01. O reconhecimento da assinatura digital, então, é o mesmo que a assinatura feita à mão em uma folha de papel com reconhecimento de firma.
Neste caso, qualquer alteração em um arquivo já assinado rompe de forma irredutível sua integridade e invalida o seu conteúdo. Um documento, então, assinado com certificado digital ICP-Brasil que não tenha sido alterado tem garantia de que é original e autêntico. Fonte: ITI

Certificado Digital é alternativa para prescrição eletrônica

Já pensou em sair de uma consulta médica com a prescrição do medicamento direto no celular? Com a prescrição eletrônica o paciente poderia pesquisar o preço do medicamento indicado nas farmácias online, comprá-lo e recebê-lo em casa. O formato digital também evita a perda da prescrição em papel ou ainda o risco de não entender a letra do médico.
Esse cenário está sendo discutido pelo Conselho Federal de Farmácia com a participação do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI no Grupo Interinstitucional de Trabalho da Farmácia Digital. A transformação digital que influencia diferentes setores chega também à área de saúde com desburocratização e simplificação no atendimento.
A chamada Saúde 4.0 demanda segurança nos processos, na tramitação dos dados dos pacientes e interoperabilidade dos sistemas utilizados em hospitais, farmácias e até no Sistema Único de Saúde - SUS. É o que defende a farmacêutica Renata Lia Frantz diante dos desafios do setor ao citar uma padronização nas transações em ambiente digital.
“Sem uma regulamentação, cada clínica, cada hospital está fazendo de uma maneira e não existe um modelo padrão. A receita chega, muitas vezes impressa, a gente vai num portal para verificar a assinatura eletrônica e não consegue verificar se realmente aquela receita é válida. Há, ainda, a questão do custo, há muitos portais, têm muitos desenvolvedores de sistemas e a gente tem que ter acesso a todos esses”, frisou a profissional.
O uso do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil é uma alternativa viável para a assinatura das prescrições médicas, com confidencialidade dos dados dos pacientes e presunção legal de veracidade. De acordo com o Conselho de Farmácia são emitidas mais de 3 bilhões de prescrições por ano.
O assessor especial do ITI Ruy Ramos frisou a segurança tecnológica da infraestrutura ante às fragilidades observadas atualmente: “o modelo em papel traz uma série de problemas, desde fraudes, adulterações e falsificações. Infelizmente não é raro falsificar o carimbo do profissional da saúde que para a prescrição de medicamentos indiscriminadamente”.
O Conselho Federal de Farmácia deve emitir, em breve, uma nota técnica de orientação aos farmacêuticos em atuação no Brasil sobre como proceder em relação às prescrições eletrônicas que porventura possam chegar em farmácias. Fonte: ITI, com informações do Conselho Federal de Farmácia

Vendas de veículos usados são registradas em sistema digital

O Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave) em formato digital, apresentado no CERTFORUM 2019, é realidade em Santa Catarina. O Detran do estado lançou, no último mês, o projeto inédito no país, que garantirá mais segurança, economia, menos burocracia, maior controle e o fim da informalidade nos processos de venda de veículos usados quando há o intermédio de uma revendedora ou concessionária.
Com a segurança do certificado digital ICP-Brasil, o Renave digital garantirá o registro de entrada e saída do veículo no estoque da empresa responsável pela venda. Esse sistema informatizado comunicará ao Denatran, que enviará as informações para validação do processo. O vendedor pode assinar o documento digitalmente com certificado digital ICP-Brasil e o lojista emitirá a Nota Fiscal e registrará as informações no Renave.
Por costume, hoje no Brasil, para vender um automóvel, o proprietário assina um documento em branco (antigo DUT) e entrega na loja revendedora ou concessionária, sem a garantia de que será feita a transferência do veículo para o nome da empresa. Muitas vezes, a intermediária não realizava a transferência do veículo até a compra pelo cliente final, fazendo com que o antigo proprietário permaneça responsável por multas e quaisquer infrações cometidas mesmo após a sua venda.
Para o diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informalçao, Marcelo Buz, a digitalização do sistema contribui "para o avanço dos serviços no Brasil. Estamos criando as oportunidade para que o brasileiro possa vender seu veículo de forma digital sem burocracia e gastos, com o devido reconhecimento legal", declarou. Fonte: ITI, com informações do Detran/SC

Saúde
Emagrecimento

O excesso de peso e obesidade vêm aumentando de forma preocupante no Brasil e pode ser definida como o acúmulo excessivo de gordura corporal. A obesidade está associada com o aparecimento de diversas comorbidades, entre elas, diabetes, hipertensão, dislipidemia e câncer.
Uma nutrição adequada e humanizada é fundamental no processo de emagrecimento. De acordo com a ABESO (2016), o tratamento dietético é bem sucedido quando aliado a um programa de modificação comportamental associado com um aumento no gasto energético através da atividade física.
Dietas da moda ou dietas muito restritivas, não são sustentáveis em longo prazo. Sabe-se que o emagrecimento saudável é resultado da redução da gordura corporal e não apenas do peso corporal, colaborando com a melhora da saúde, prevenção de doenças e da aparência física.
A reeducação alimentar é uma ótima ferramenta para a perda e manutenção de peso saudável. A American Dietetics Association (ADA) recomenda a distribuição dos macronutrientes em 25% a 35% de gorduras, 50% a 60% de carboidratos, 15% a 20% de proteínas e um consumo de fibras de 25g por dia. Uma dieta planejada individualmente e parte de um programa de emagrecimento deve criar um déficit de 500 a 1.000 kcal, objetivando uma meta realista com diminuição de 0,5 a 1 kg por semana.
Fonte: Hospital Albert Einstein

Orientação segura
Meditação auxilia na concentração

Você tenta se concentrar, mas sua mente não para de trazer pensamentos paralelos? Sua mente anda muito dispersa, sem foco? A meditação é uma técnica milenar com diversos benefícios, sendo uma prática simples que pode ser bastante benéfica para a concentração na produtividade. Para entendê-la, é preciso experienciá-la.
Assim como cada parte do corpo tem a sua função, a mente não é diferente, sendo responsável por produzir pensamentos, sem parar. A meditação é uma atividade de autoconsciência, que nos permite entrar em contato consigo, desacelerando a mente e deixando os pensamentos passarem, sejam bons ou ruins, sem julgamento. A meditação não necessita que se sente no chão com as pernas cruzadas, podendo ser feita sentado ou até caminhando.
Para quem nunca meditou, um minuto de meditação pode ajudar bastante. Um dia possui 1.440 minutos. Gastar um minuto do seu dia é algo que pode ser muito benéfico, e vai treinando a mente para meditar por mais tempo.
Como meditar por um minuto? Medite onde estiver no momento, confortavelmente. Fique sentado com a coluna reta. Cronometre um alarme para despertar em um minuto. Feche os olhos. Preste atenção em sua respiração. Deixe os pensamentos que surgirem irem embora naturalmente, para isso aceite-os e não os julgue-os como bons ou ruins.
Caso não consiga se concentrar, imagine que você está sentado na beira de um rio e está vendo seus pensamentos passarem calmamente pelo rio em forma de folhas. De uma outra forma, imagine que seus pensamentos são bolhas de sabão, e essas bolhas de sabão sobem pelo ar e estouram calmamente. Fonte: Coach Dionatan Moura

Ação Positiva
"O espírito só usa a sua faculdade criadora quando a experiência lhe impõe tal necessidade."
(H. Poincaré)

 

Certa Seguros


Av.Getulio Vargas 1403N Sala 201
Ed.Don Ricardo
Centro, Chapecó/SC
certa@certacorretoradeseguros.com.br
(49)3321-1100

 

Veja também

Mensageiro Seguro 95923/08/18 A vida no piloto automático e as compulsões                   Falta muito para que possamos dizer que conhecemos os detalhes do funcionamento do psiquismo humano. O que é fato é que uma boa parte das nossas ações parecem governadas por um “piloto automático”: em muitos......
MENSAGEIRO SEGURO 113622/12/21MENSAGEIRO SEGURO 1136 Mensageiro Seguro Número 1.136 – Ano XIV – 24/12/2021 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro......
MENSAGEIRO SEGURO 109512/03/21 Mensageiro Seguro Número 1.095 – Ano XIV – 12/03/2021 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro......

Voltar para Blog

Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.