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Postado em 22 de Abril de 2022 às 14h26

MENSAGEIRO SEGURO 1153

Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Número 1.153 – Ano XIV – 22/04/2022 Publicação Semanal Certa Seguros e Certificação Digital Edição: Samara...

Número 1.153 – Ano XIV – 22/04/2022
Publicação Semanal
Certa Seguros e Certificação Digital
Edição: Samara Braghini


Leia nesta edição do Mensageiro Seguro

1.Líder é ser alguém capaz de fazer a diferença
2.IR 2022: aportes extras no plano de previdência garantem dedução de até 12%
3.Receita Federal exige declaração do custo do seguro na DI
4.É possível humanizar os assistentes virtuais
5.Saúde: Evite excessos tecnológicos
7.Orientação segura: Por que fidelizar clientes é mais importante do que conquistar novos?
8.Ação Positiva


Líder é ser alguém capaz de fazer a diferença

O líder é uma pessoa que foge ao senso comum. Realiza o papel dele e ainda possui competências e qualidades que o colocam à frente dos demais. É sempre identificado como alguém que inspira boas mudanças e transforma o ambiente por onde passa.

Um líder possui habilidades especiais para enxergar situações difíceis e agir de modo a resolvê-las. Sempre é um bom ouvinte, respeita as opiniões alheias, está em aprendizado constante e busca melhorias. É alguém que merece a confiança de todos e, para ser melhor, há de ter autoconhecimento. Então, ele constantemente está em evolução. Nunca está pronto, mas pronto está para enfrentar as vicissitudes.

Em um ambiente organizacional, como uma empresa, é fundamental a confiança. Esta gera um sentimento de pertencimento à equipe e isso impulsiona os liderados a obterem os resultados esperados. É imprescindível, portanto, passarmos a enxergar os líderes não apenas como pessoas capazes de motivar, mas, muito mais do que isso, de absorver os anseios da equipe e extrair o que de melhor cada um tem para atingir o alvo.

Reforçando algumas qualidades inerentes a um bom líder:
É um bom ouvinte - Ouve além das palavras. Consegue enxergar tudo que está por trás delas e o contexto, traduz e interpreta os gestos, a expressão facial e todo meio da comunicação presente no ambiente onde ele se encontra.

Adéqua-se às situações - Está sempre preparado para algo novo. Entretanto, adapta-se facilmente às circunstâncias positivas. Usa a criatividade visando enfrentar situações de mudança. Tem fórmulas múltiplas para soluções de problemas.

Respeita a opinião de todos - É muito importante que ele se conheça e tenha certeza das próprias convicções, porém o respeito ao outro é indispensável. Vivemos em um mundo de diversidade e, em um ambiente de equipe, encontrar opiniões diferentes, até mesmo opostas, é inevitável. Nessas circunstâncias, o líder tem de ser hábil para evitar enfrentamentos e conflitos desnecessários. Nesse momento, é preciso que o respeito impere.

Um líder nunca para de estudar e está sempre em busca de melhorar. Quem deseja liderar deve “saber que nada sabe”. Estar em aprendizado constante e em busca de lapidar um diamante. Ser incansável por natureza e estar à frente do seu tempo quando necessário. Buscar sempre conhecimento e desenvolvimento de habilidades. Nesse sentido, o líder é dinâmico.

Visando ser alguém capaz de fazer a diferença na vida das pessoas, o líder busca transformar corações. Para um líder, nada está concluído. Tudo pode ser aperfeiçoado. O céu é o limite! Se você deseja ser um líder, motive-se e mãos à obra.
Por Renato dos Santos Lisboa - neuropsicanalista, d
iretor nacional de expansão da AbrapCoach

 

IR 2022: aportes extras no plano de previdência
garantem dedução de até 12%

Para além do benefício fiscal, a modalidade de investimento é uma forma de planejamento financeiro para a vida inteira.

A Receita Federal ampliou o prazo para declaração do Imposto de Renda. Agora, os brasileiros têm até 31 de maio para acertar as contas com o leão. Quem tem um plano de previdência na modalidade PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) pode deduzir os valores em até 12% da renda bruta anual tributável, o que significa pagar menos ou restituir mais imposto agora.

“Esse incentivo fiscal do PGBL é um adiamento do imposto, cobrado no resgate ou no pagamento do benefício lá na frente”, explica Carlos Eduardo Gondim, diretor de Vida e Previdência da Porto. “Uma dica é reinvestir o valor da dedução no próprio plano para aumentar a reserva futura. Outra possibilidade é optar pelo regime regressivo de tributação e manter cada contribuição aplicada por mais de 10 anos, assim, o cliente terá uma alíquota de 10% na hora de retirar o dinheiro”.

Como uma opção de planejamento financeiro para toda vida, a previdência privada da Porto conta com proteções em caso de acidentes cobertos no plano. “Por meio da inclusão de rendas e pensões, o segurado consegue manter o equilíbrio das finanças na família, repondo a perda da renda em função da impossibilidade de trabalhar ou mesmo garantir o padrão de vida para os seus familiares”, informa Gondim.

A seguradora traz, ainda, uma variedade de fundos de investimentos de gestão externa com parceiros renomados no mercado, proporcionando maior diversificação na aplicação do dinheiro, que é feita de acordo com o perfil de investidor. Fonte: Segs

 

Receita Federal exige declaração do custo do seguro na DI

A Receita Federal está cada vez mais atenta ao comércio internacional e intensifica a verificação de possibilidades sobre irregularidades nas operações de importação. Dentre os aspectos examinados está o valor do seguro informado na Declaração de Importação (DI).

De acordo com o Art. 4º, incisos I, II e III da Instrução Normativa Nº 327/2003, para a determinação do valor aduaneiro deverá ser considerado o custo do seguro das mercadorias importadas. O prêmio de seguro é um dos componentes do valor aduaneiro sobre o qual são calculados os impostos para a nacionalização da mercadoria importada. Sendo o seguro efetuado pelo importador brasileiro ou pelo exportador na importação CIF/CIP, o custo deverá ser inserido no campo específico para este fim na DI.

O seguro de transporte internacional de importação não é obrigatório. Caso seja contratado, o prêmio (custo) do seguro precisa ser lançado na DI. O prêmio do seguro é calculado conforme a taxa constante na apólice contratada e com base nos valores segurados, que podem ser compostos das verbas equivalentes ao Custo da Mercadoria (Valor Fob) + Frete + Despesas de 10% + Lucros Esperados de 10% (para as mercadorias destinadas a comercialização e industrialização) + Impostos.

As empresas que contratam seguro de transporte para as suas importações e não declaram o prêmio do seguro na DI ou declaram de forma incorreta, estão sujeitas a responderem por falsidade ideológica e sonegação fiscal caso o valor declarado seja menor que o custo correto do seguro. Nessa possibilidade, a RF poderá autuar o importador para o pagamento dos tributos devidos e multas.

As multas aplicáveis pela Receita Federal são: 1% sobre o valor Valor Aduaneiro aplicado em todas as DIs registradas nos últimos cinco anos, por erro de natureza tributária; e multa de 75% sobre I.I., IPI, PIS e Cofins, por aumento das bases de cálculo e diferenças de impostos a serem recolhidos, por declaração inexata ou incorreta.

Não havendo a contratação de seguro, o campo na DI para a informação do custo do seguro deve permanecer em branco. Se algum valor for declarado e não houver seguro, o importador poderá responder por falsidade ideológica, além de pagar impostos maiores sobre algo inexistente. Fonte: Segs


É possível humanizar os assistentes virtuais

Os chatbots estão cada vez mais presentes nas empresas de atendimento ao cliente, trazendo mais autonomia para o consumidor final, além de proporcionar uma comunicação mais imediata, com alta disponibilidade, possibilitando reduções de custo e ampliando ainda mais a capacidade de resposta entre cliente e consumidor de uma forma ágil.

Os assistentes virtuais são capazes de atender vários canais ao mesmo tempo, manter memórias contextuais e realizar o que chamamos de atendimento assíncrono e síncrono (com ou sem um atendente imediatamente conectado), durante 24 horas por dia. Os chatbots também podem liberar as equipes de atendimento para os processos que demandam tomadas de decisão, assumindo processos repetitivos e aumentando a eficiência de todo o time.

Experiência, eficiência e rapidez são sinônimos de omnicanalidade aliada à automação - Inteligência Artificial (IA), chatbot e Robotic Proccess Automation (RPA) -, pois o cliente precisa ser atendido de forma ágil de qualquer canal, sem perder seu histórico de relacionamento na jornada. Bots de chat e voz cada vez mais resolutivos, utilizando a linguagem do cliente, facilitam muito nessa jornada de engajamento.

Outro ponto importante é a análise de dados. Precisamos de times com visão data-driven. Com essa análise, saberemos qual o canal mais aderente para o cliente, qual público você está se relacionando, sem falar no feedback de pesquisas de satisfação. Por meio dessa massa de dados, o fornecedor tem insumos suficiente para melhorar seu processo e, consequentemente, a experiência do consumidor final.

A IA consegue também armazenar o histórico de processos de cada usuário e aprender com ele, permitindo uma experiência única e singular para cada consumidor e sua jornada específica. No entanto, saber treinar os chatbots é fundamental para que atendam melhor as expectativas do consumidor. Partimos do princípio básico de colocar o cliente no centro, ter métricas de retenção claras, agressivas e objetivas. Possuir um time de curadoria que conheça do negócio do cliente, lembrando que o relacionamento será de pessoas para pessoas. Nesse sentido, tenha assistentes virtuais cada vez mais humanizados, crie uma persona que facilite essa jornada com seu consumidor.

Bots são altamente eficientes em canais de texto. Há casos comprovados de atendimento em vários setores da economia com índices de retenção (isto é, chamados resolvidos pelo bot) acima de 60%, e índices de satisfação do consumidor acima de 90% em canais com funcionalidades de aplicativos de mensagens, Telegram, web e Microsoft Teams, por exemplo.

Hoje estão entre as principais tendências tecnológicas para as áreas de relacionamento com o cliente a experiência omnichannel, o autoatendimento utilizando IA, bots de voz e de texto, atendimento por redes sociais, incluindo analytics, cada vez mais decisões são tomadas por dados.

O que vemos é a Inteligência Artificial inserida em todos os cenários que venham trazer melhor experiência e produtividade dos times. Além de tudo até o momento (bots, Ura, Analytics), temos a IA presente em bases de conhecimento inteligentes, que facilitam e agilizam a tomada de decisão do atendente conforme os problemas vão sendo resolvidos e alimentados pelo próprio atendente.

Os avanços no processamento de linguagem natural e compreensão de voz e contextos permitem que as interações entre usuários e sistemas se tornem mais fluidas e inteligentes. Os novos algoritmos de processamento de linguagem possibilitam a compreensão de fala e textos mais longos, bem como a definição automática de respostas, sem necessidade de curadoria, por meio de pesquisas em bases de conhecimento e na própria web. Todos esses processos, cada vez mais humanizados, são fundamentais para atender às novas necessidades do mercado e expectativas do consumidor em constante transformação. Fonte: Segs


Saúde:Evite excessos tecnológicos

Quanto tempo você passa nas redes sociais? Algumas pessoas trabalham com isso ou param frequentemente o que estão fazendo apenas para dar uma checadinha nas redes, entretanto, esse hábito nem sempre é saudável. A psicóloga do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (SP), Dora Sampaio Góes, recomenda alguns passos para que você faça um detox tecnológico:

- Faça uma autoavaliação e veja por quanto tempo você usa as redes sociais.

- Para fazer um detox tecnológico; saia do modo automático e deixe o celular parado por alguns minutos durante o dia. Deixe-o carregando em outro ambiente da casa.

- Não precisa ver tudo que te mandam e ter acesso a todas as imagens e vídeos.

Muitos deles não acrescentam em nada na sua rotina e evitá-los pode ajudar no detox tecnológico. Fonte: Viva Saúde

 

Orientação segura:Por que fidelizar clientes é mais importante do que conquistar novos?

Fidelizar clientes é muito mais importante do que se preocupar apenas em atrair volumes crescentes de novos consumidores. De nada adianta oferecer um produto ou serviço de excepcional qualidade, sem garantir que o consumidor busque sua marca novamente para uma futura compra.

Conquistar a fidelização do cliente depende de um bom relacionamento. Um simples feedback positivo é capaz de bombardear positivamente a imagem da marca no mercado, atestando a qualidade do atendimento e produto oferecidos, atingindo outros que procuram pelas mesmas soluções.

Pesquisa feita pela SmarterHQ, apontou que 90% dos consumidores estão dispostos a oferecer seus dados de comportamento às companhias, em troca benefícios adicionais que melhorem sua experiência de compra. Os benefícios são inegáveis – assim como os prejuízos no pior cenário de atendimento. Um cliente insatisfeito pode impactar muitos outros negativamente, ocasionando um efeito cascata que nenhum empresário deseja passar.

É preciso resolver as dores de seu público-alvo, entender seus anseios e necessidades e, acima de tudo, garantir que ele volte a procurar seus serviços futuramente. Seja por via própria ou por indicação para terceiros.

Como fidelizar clientes? O consumidor é o melhor vendedor do seu negócio. Em um mercado completamente digital, é muito fácil encontrar inúmeras companhias com os mesmos produtos e serviços.O mercado está repleto do “mais do mesmo”, o que eleva a importância e necessidade de estratégias de fidelização para seus clientes.

Conquistar tal satisfação e recompra vai muito além do que oferecer os famosos programas de pontuação. O leque de bonificações deve ser muito maior e inovador, com pacotes mais atrativos que façam sentido para o perfil e desejos de seus usuários. Tenha uma promoção real e diferenciada, que estimule a geração de verdadeiros discípulos de engajamento do seu negócio.

Fora as recompensas financeiras em cashback a serem utilizados em futuras compras, os programas de evolução se mostram extremamente vantajosos para fidelizar clientes. A cada aquisição, o consumidor pode conquistar um novo selo de comprador, com a acumulação de scores conforme os valores gastos. Em cada categoria atingida, novos prêmios podem ser oferecidos como recompensa – seja por meio de vouchers em jantares, descontos exclusivos, milhas de viagem, dentre muitos outros. Use a criatividade a seu favor, sempre visando trazer a melhor experiência possível.

As estratégias de fidelização dos clientes são imensamente eficazes por si só. Mas, quando engajadas ainda mais via os mais modernos e interativos canais de comunicação, poderão conquistar resultados ainda melhores. Cada segmento e nicho de atuação possui sua própria vertente e perfis de consumidores. Antes de delimitar qualquer ação de fidelidade, é imprescindível entender todas as trilhas de abordagem possíveis e, como estabelecer uma comunicação saudável e flexível com todos.

Emerja no universo de seu público-alvo. Reconheça suas demandas e, se adeque às suas necessidades. Fidelizar seus clientes não exige nenhuma estratégia mirabolante ou revolucionária. Atitudes simples podem surtir efeitos tão excelentes. Fonte: Segs

 

Ação Positiva

“É parte da cura o desejo de ser curado.” Sêneca


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