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Postado em 10 de Junho de 2022 às 12h00

MENSAGEIRO SEGURO 1160

Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Número 1.160 – Ano XIV – 10/06/2022 Publicação Semanal Certa Seguros e Certificação Digital Edição: Samara...

Número 1.160 – Ano XIV – 10/06/2022
Publicação Semanal
Certa Seguros e Certificação Digital
Edição: Samara Braghini


Leia nesta edição do Mensageiro Seguro

1. Três hábitos das pessoas altamente produtivas
2. Previdência Privada: aportes crescem 23,2% em abril
3. Seguradoras avaliam o crescimento do PIB, essencial para o avanço do setor
4. Consumidores contratam mais seguros RC
5. O contrato de locação e a cláusula de seguro incêndio
6. Saúde: O papel do sono na imunidade
7. Orientação segura: O incrível poder da tecnologia nos negócios
8. Ação Positiva


Três hábitos das pessoas altamente produtivas

Vários pensadores acreditam que os resultados que obtemos no mundo não são aleatórios, na verdade, são fruto de nossas próprias ações e escolhas. A este fenômeno chamam de Lei da Causa e Efeito, ou seja, se queremos determinados resultados, devemos plantar ou tomar determinadas ações.

Neste sentido, sempre acreditei haver uma causa específica para pessoas serem bem-sucedidas na vida e nos negócios. Qual é a razão, as ações e comportamentos, de pessoas que conseguem atingir patamares mais elevados de realização? Acontece que este é um assunto vasto e, em minha opinião, de necessidade crucial a todos que desejam realizar sonhos e progredir na vida. Dentre vários elementos da personalidade de um ser humano, algo extremamente importante e a disposição de todos para ser mudado e aprimorado são os hábitos.

Grandes seres humanos são capazes de criar bons hábitos que sustentam suas performances pessoal e profissional. Essas performances, sustentadas por um longo período de tempo, geram frutos maravilhosos, nada mais justo seguindo a Lei da Causa e Efeito. Você pode se perguntar: certo, mas quais são alguns desses hábitos das pessoas altamente bem-sucedidas?

Lembro que existem várias esferas na vida de um ser humano. Vou comentar sobre três hábitos relacionados a pessoas altamente produtivas, ou seja, capazes de conseguir resultados maiores e mais rápido que as demais.

1) Planejamento semanal e diário: Planejar e listar suas tarefas mais importantes da semana e do dia, talvez, seja o hábito mais relevante de produtividade possível. Ele significa concentrar seus esforços e energia no que realmente é relevante e traz resultados concretos.

2) Organização do ambiente de trabalho: Quer saber se uma determinada pessoa realmente é produtiva e planejada? É só você olhar seu ambiente de trabalho. Se for desorganizado, com certeza a maior chance será de que ela não tenha grande produtividade.

3) Terminar o que começa: Deixar coisas pela metade é uma das maiores perdas de tempo possíveis. A energia gasta em retomar uma atividade multiplica o tempo gasto na mesma. Terminar tarefas nos dá uma bela sensação de bem-estar e de estarmos progredindo!

Espero que tenham surgido várias ideias sobre como implementar esses hábitos nas suas vidas pessoal e profissional. Talvez não haja algo tão impactante e de resultados tão imediatos quanto implementar bons hábitos. Convido você a refletir: quais desses hábitos, ou variações deles, você pode implementar hoje em sua vida?

Lembro que, para um novo hábito se firmar, você deve praticá-lo por um período de cerca de 30 dias com foco e dedicação. Então, mãos à obra! Se você leu até aqui você entendeu que bons hábitos constroem grandes pessoas. Torço para que a partir desse conhecimento você possa ter melhores comportamentos e, com isso, melhores resultados em sua vida pessoal e profissional. Valdez Monterazo, Master Coach


Previdência Privada: aportes crescem 23,2% em abril

Segundo a Fenaprevi, números do quadrimestre seguem tendência de alta e indicam novo olhar do consumidor para a importância do planejamento financeiro.

Os prêmios e contribuições em previdência privada somaram mais de R$ 11 bilhões no último mês de abril, um aumento de 23,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Já em resgates foi registrada elevação de 0,4% no intervalo.

Os dados são do levantamento mensal da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida - Fenaprevi, que analisa que a média de contribuições mensais vem se mantendo em patamar superior ao verificado nos anos anteriores à pandemia.

A Federação considera os resultados como um bom sinalizador sobre a importância dada pelos consumidores ao planejamento financeiro familiar e ao crescimento, também entre eles, da relevância desses produtos. Atualmente o setor chegou a R$ 1,1 trilhão de ativos.

Recente pesquisa encomendada pela Fenaprevi ao Instituto DataFolha indica que o potencial dos planos ainda é enorme, pois apenas 8% da população brasileira possui planos de previdência privada no Brasil.

Alta no 1° quadrimestre - A leitura dos valores acumulados entre janeiro e abril de 2022 também confirma a tendência de crescimento observada na análise da entidade. Houve cerca de R$ 48 bilhões em prêmios e contribuições, alta de 16,4%, e mais de R$ 40 bi em resgates no quadrimestre. A captação líquida no ano está próxima aos R$ 8 bi, valor positivo, mesmo com acréscimo no volume de resgates nesses primeiros quatro meses do ano. Fonte: Segs


Seguradoras avaliam o crescimento do PIB, essencial para o avanço do setor

O PIB do primeiro trimestre desse ano apresentou crescimento de 1% em relação ao trimestre imediatamente anterior, e de 1,7% na comparação interanual, de acordo com os dados das Contas Nacionais, divulgados pelo IBGE na semana passada. A confirmação do crescimento de 1%, levemente abaixo das estimativas da maioria dos analistas e de indicadores como o Monitor do PIB, lega ao ano um carregamento estatístico de 1,5%.

“Se o PIB permanecer estável até o final do ano, a média do PIB este ano já será 1,5% maior que a média do ano passado. Entretanto, este é um cálculo que precisa de dessazonalização para ser feito, e a trajetória dessazonalizada do PIB no ano passado foi revista, algo para o qual vimos alertando há algum tempo”, comenta Pedro Simões, economista do Comitê de Estudos de Mercado da CNseg.

Segundo ele, não houve alteração no crescimento anual em 2021 (4,6%), mas a aceleração no segundo semestre foi mais acentuada, com as taxas de variação passando de -0,1% e 0,5%, para 0,1% e 0,7% no terceiro e quarto trimestre, respectivamente. “Tal revisão pode, inclusive, ter “retirado” alguns pontos de crescimento do primeiro trimestre, já que a base de comparação foi mais alta”, acrescenta. Com esses números, devem ocorrer revisões nas projeções de crescimento este ano e no ano que vem, acredita o economista. Fonte: Segs


Consumidores contratam mais seguros RC

A linha de seguros de Responsabilidade Civil (RC) confirma as projeções de expansão, em consequência dos maiores benefícios que passaram a ofertar seus produtos com as novas regras aprovadas a partir do segundo semestre de 2021.

Pela média móvel de 12 meses até março (abr/21 a mar/22) por exemplo, a alta foi de 18,1% sobre o período imediatamente anterior. Essas e outras informações sobre o desempenho do setor segurador - responsável pela geração de 177 mil empregos diretos no País - constam na nova edição (nº 72) da Conjuntura CNseg, publicação da Confederação Nacional das Seguradoras – CNseg.

Segundo a Conjuntura CNseg, o Estado de São Paulo, carro-chefe do PIB nacional, se confirma como a principal praça de negócios dos seguros de Responsabilidade Civil (RC), com arrecadação de R$ 540,7 milhões no primeiro trimestre, representando 59% dos prêmios gerados para esse produto em todo o país, de janeiro a março. No primeiro trimestre do ano, a carteira de RC cresceu 5,3% (R$ 917,95 milhões, nacionalmente) em relação aos primeiros três meses do ano passado.

Há cinco modalidades no ramo de RC: Responsabilidade Civil Geral, E&O (Erros e Omissões, também conhecido como RC Profissional), D&O (do inglês Directors and Officers), Riscos Ambientais e Riscos Cibernéticos. Contratado por executivos para proteger-se de perdas financeiras em razão de ações judiciais contra atos corporativos que gerem prejuízos a terceiros, o D&O respondeu por mais de um terço da receita total do primeiro trimestre no ramo de RC. “Entre os fatores em prol do Responsabilidade Civil a partir de novas normas, há o fim dos planos padronizados, a possibilidade de pagar indenização antes mesmo do trânsito em julgado e o uso dos seguros de RC nas decisões administrativas do poder público. Em razão disso, cresce a percepção da sociedade de ter em mãos um instrumento para evitar perdas ao patrimônio”, ressalta Dyogo Oliveira, presidente da Confederação Nacional das Seguradoras.

A nova edição da Conjuntura CNseg apresenta, além do desempenho de ramos e modalidades, o comportamento das vendas do setor segurador em estados e regiões no primeiro trimestre do ano. Na região Sudeste, o estado de São Paulo deteve 38,2% do market share nacional (sem Saúde e DPVAT). No Sul, foi o Paraná, com 7,4% da arrecadação nacional acumulada de janeiro a março. No Nordeste, a Bahia, com participação de 3,4% da receita total do período. No Norte, o Pará, com 1,2% do total. No País, nos três primeiros meses do ano, o setor movimentou mais de R$ 82 bilhões em prêmios de seguros, contribuições em previdência privada e faturamento de capitalização (sem Saúde e DPVAT), alta de 15,4% sobre o primeiro trimestre de 2021. Fonte: Segs


O contrato de locação de imóveis e a cláusula de seguro incêndio

Quando a responsabilidade pela contratação do seguro incêndio em uma operação de locação de imóvel ficar exclusivamente a cargo do locatário, o inquilino, a inclusão de uma cláusula beneficiária a favor do locador, o proprietário do imóvel, temos constatado que nem sempre esse compromisso é respeitado pois é comum o inquilino esquecer da inclusão do proprietário do imóvel como beneficiário na apólice de seguro incêndio.

Podemos exemplificar que no caso de esquecimento por parte do inquilino da não inclusão do proprietário na apólice de seguro e se o imóvel locado pegar fogo, o locador não receberá da seguradora a sua indenização para reparar os danos causados pelo incêndio. Buscando evitar este tipo de esquecimento por parte dos locatários, os proprietários de imóveis residenciais e comercias, bem como as imobiliárias, estão trabalhando de forma praticamente inversa aos sistemas tradicionais.

Nos atuais contratos de locação estão sendo inseridas cláusulas em que o locatário deverá, em até 10 (dez) dias a contar do início de vigência do contrato, contratar uma apólice de seguro contra incêndio e demais riscos do imóvel, móveis, objetos e utensílios que guarnecem o referido imóvel, respeitando o valor para reposição do patrimônio locado, sob pena de rescisão do contrato de locação, devendo a apólice de seguro ser emitida em favor do locador, ficando o pagamento da apólice, o valor total do prêmio, de responsabilidade do locatário.

Para evitar os possíveis esquecimentos, é incluída no contrato de locação uma nova cláusula que penaliza o locatário a pagar multas quando infringir qualquer das cláusulas e condições estipuladas no contrato, independentemente de outras penalidades bem como, a rescisão contratual.

Um excelente nicho a ser explorado pelos colegas e amigos profissionais corretores de seguros, além de oferecer produtos seguros como o Fiança Locatícia, Vida e Empresarial. Fonte: Segs


Saúde:Exercite a gratidão

Quem expressa gratidão pelas coisas da vida tem melhor humor. Isso foi comprovado por pesquisa da Universidade da Califórnia, publicada na revista científica Spirituality in Clinical Practice, que observou 186 voluntários durante dois meses. Segundo Diniz, a gratidão melhora a saúde mental, pois direciona os pensamentos para emoção e ação positivas. Ser grato dissolve medo, angústia e raiva, reduz ansiedade, aumenta sensação de prazer, eleva autoconfiança. “Esse sentimento eleva a dopamina, neurotransmissor responsável pelo bem-estar. Também ativa um sistema de recompensa do cérebro que, na prática, identifica situações que merecem reconhecimento”, detalha. Uma dica: antes de dormir, pense em três acontecimentos/pessoas do seu dia e demonstre gratidão. Faça disso um hábito. Fonte: Viva Bem.uol


Orientação segura:O incrível poder da tecnologia nos negócios

Que a tecnologia tem mudado a forma de se trabalhar e de fazer negócio já não é mais novidade. É praticamente impossível pensar em empreender sem utilizar as facilidades que surgiram em decorrência das ferramentas que tem transformado e facilitado o dia a dia das pessoas. Com isso, vejo a tecnologia como um grande fator impulsionador do empreendedorismo.

Mas, empreender vai além de saber utilizar a tecnologia, é preciso direcioná-la de forma assertiva, assim como o seu capital e intelectual, para criar soluções capazes de resolver os problemas dos seus clientes. Portanto, a soma do empreendedorismo e da tecnologia podem gerar resultados capazes de fazer com que sua empresa se destaque em seu meio de atuação.

Além desta ferramenta ter modificado o comportamento humano, ela tornou o acesso rápido e fácil ao conhecimento, de forma a simplificar a troca de informação e a quebrar as barreiras da comunicação, além de ter diminuído os custos operacionais e, consequentemente, aumentando os ganhos na produtividade das empresas. Já com a escalabilidade, diferentemente de negócios tradicionais e físicos, ela faz com que haja um crescimento na receita de forma desproporcional, agregando valor ao seu negócio e atendendo as demandas dos clientes, sem precisar aumentar expressivamente os custos.

Se no passado você precisava de milhões para colocar um negócio de pé, isso mudou. Hoje, muitas pessoas conseguem começar um negócio com pouco dinheiro, ou, literalmente, com nada, e faturar milhões. Está mais simples empreender. Não estou dizendo que é fácil, até porque seus concorrentes também usam a tecnologia. Mas, comparando com alguns anos atrás, é transformador.

Já as redes sociais têm um poder absurdo como canal de distribuição e engajamento e não demandam grandes investimentos para iniciar, descentralizando o "poder" de influência. É o caso dos influencers e criadores de conteúdo, que têm ganhado notoriedade e dinheiro através de redes sociais como: Youtube, Instagram, TikTok, entre outros. Com baixo nível de complexibilidade, é possível criar posts, vídeos, interagir com milhares e/ou milhões de pessoas. E o melhor, essas ferramentas tornam esse mercado acessível, possibilitando a entrada de qualquer pessoa, quebrando muitas barreiras, uma vez que o principal diferencial está em você e na conexão que você cria com a comunidade.

Hoje o Brasil tem um cenário mais propício para empreendedores, criadores de conteúdo e startups, devido aos avanços tecnológicos. Dados da Associação Brasileira das Empresas de Software, apontam que a expectativa é que o setor de TI cresça 14% este ano no Brasil, com potencial para representar entre 2,5% e 3% dos investimentos globais em tecnologia da informação. O país é o 2º maior utilizador de internet no mundo, com cada brasileiro conectado por mais de 10 horas por dia, e o 2º em termos de redes sociais, com quase 4 horas, de acordo com o levantamento da Sortlist.

O brasileiro é muito bem familiarizado com tecnologias no dia a dia. Quem está apenas no físico está perdendo oportunidades. O empreendedor conectado, expande o negócio, otimiza recursos financeiros e se aproxima do consumidor, essa é a visão do futuro, uma vez que a empresa está no celular da pessoa que acessa e o olha várias vezes ao dia. É importante ser omnichannel, ou seja, marcar presença em vários canais, online e offline. Negligenciar o online é um “tiro no pé”. Portanto, o sucesso de uma empresa depende de vários fatores, e estar presente nas redes sociais pode aumentar participação no mercado e tornar a sua empresa mais competitiva em um todo. Fonte: Segs


Ação Positiva

“Seus clientes mais insatisfeitos são sua melhor fonte de aprendizado.” Bill Gates


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