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Postado em 09 de Setembro de 2022 às 15h51

MENSAGEIRO SEGURO 1173

Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Número 1.173 – Ano XIV – 09/09/2022 Publicação Semanal Certa Seguros e Certificação Digital Edição: Samara...

Número 1.173 – Ano XIV – 09/09/2022
Publicação Semanal
Certa Seguros e Certificação Digital
Edição: Samara Braghini


Leia nesta edição do Mensageiro Seguro


1. Comunicar bem: um desafio de muitos
2. A experiência do cliente no centro dos negócios
3. Resultados destacam o ranking das seguradoras
4. Fatores que aumentam o valor do seguro auto
5. Saúde: Transforme a ansiedade em algo produtivo
6. Orientação segura: A busca por competências que vão além do domínio da técnica de vendas
7.Ação Positiva


Comunicar bem: um desafio de muitos

Pode não ser um slogan premiado. Mas, sem dúvida, a frase “Servir bem para servir sempre”, que as padarias de todo o Brasil trataram de viralizar ao longo de décadas nos sacos de pão, é um fio de meada para esta conversa sobre comunicação.

Este viral da panificação carrega em suas cinco palavrinhas um quê de sabedoria. É mais ou menos como dizer que quem tem um método eficiente de produção, excelência profissional em seus quadros, que preza por boas práticas para ter o bom produto e atende com distinção o cliente, tem tudo para fidelizar o público que vai se encarregar de viralizar a reputação da padoca.

Saindo do forno da padaria para a mídia tradicional, alcançando as redes sociais e trazendo situações a que muitos profissionais são submetidos no dia a dia, seja expondo ideias em uma reunião presencial, seja participando de uma live ou de um encontro virtual e mesmo conversando com clientes, “comunicar bem para comunicar sempre” é algo que ultrapassa os limites do problema para se tornar desafio.

Frente a frente com o desafio da comunicação, não são poucos os profissionais que experimentam a timidez, o embaraço diante das novas ferramentas e tecnologias e tantas outras “dores” capazes de impactar negócios e performance. Da mesma forma que se pode tentar, errar, tentar novamente e mais uma vez até ter um pão que faça jus de ser colocado no saquinho “Servir bem para servir sempre”, é possível treinar, corrigir, treinar outra vez para “comunicar bem”.

Houve um tempo em que o media training agregava o treinamento de comunicação. O exercício, naquela época, capacitava o profissional, representante de uma empresa, para falar com a mídia tradicional. Mas o treinamento de comunicação mudou, tanto em conceito quanto em conteúdo e também em propósito.

Ainda fiel à comunicação de forma clara, rápida e objetiva, o treinamento considera que não só a voz, mas também o corpo, falam. Há uma atenção cada vez maior aos detalhes. O dress code adequado para determinada ocasião, o comportamento do profissional, a valorização de seu estilo, tudo isso e muito mais, são aspectos considerados e bastante desejáveis na comunicação.

Mesmo quem não sofre a “dor” da timidez precisa saber que discursos elaborados, porém carentes de embasamento, tendem a encontrar seu lugar no vazio dos veículos de comunicação, das redes e dos interlocutores mais próximos. Neste ponto, o profissional de comunicação tem a responsabilidade de buscar dados, estatísticas e avaliações para construir argumentos que interessem à mídia em geral. Informações embasadas têm o poder de escantear o “achismo” para dar às análises criteriosas um lugar de honra na mídia.

Um aspecto que vale a pena ser discutido é a “saúde comunicativa” das corporações. Muitas vezes, departamentos, agências de marketing e profissionais terceirizados, responsáveis pela conexão da empresa com as mídias e as redes sociais, tendem a se encaminhar para uma zona de conforto nada benéfica para imagem e negócios. Para evitar os efeitos colaterais de uma comunicação ineficiente, é recomendável que as organizações façam, de tempos em tempos, um check-up que permita reavaliar suas estratégias. A expertise de uma consultoria de comunicação é capaz de diagnosticar problemas, apontar caminhos diferentes, apresentar ferramentas e compartilhar uma ótica renovada para oportunidades que estejam passando despercebidas.

“Comunicar bem” é sempre um processo minucioso que requer evolução constante, muita disposição para vencer desafios e adaptar-se ao presente e ao futuro das tecnologias, empenho na avaliação da saúde comunicativa e humanidade para interagir com os mais diferentes públicos e interlocutores. Fonte: Segs


A experiência do cliente no centro dos negócios

O relacionamento entre consumidores e empresas passa por diversas etapas até o momento de uma compra ou contratação de serviço – e continua depois, no pós-venda. Por isso, compreender o comportamento durante a jornada do cliente é importante para otimizar e implementar ferramentas para contato, aquisição e manutenção do serviço.

Atualmente, recursos tecnológicos e acesso a dados, muitas vezes em tempo real, podem auxiliar marcas a se adaptarem às demandas do novo perfil de consumidor, entretanto é preciso que todo modelo do negócio esteja voltado para o clientecentrismo.

A prática consiste em operar decisões a partir das necessidades dos usuários, fornecendo uma experiência mais assertiva, prática e moderna. Para isso, empresas devem envolver todas as suas áreas e investir em novas habilidades como ponto de escuta para compreender e desenhar a jornada do cliente.

"Além de consolidar a cultura de centralidade no cliente, o foco também deve estar em internalizar e desenvolver uma série de competências, como CX, UX/design, dados e tecnologia, entendendo que são essenciais para o futuro das companhias. Uma vez que conseguimos amadurecer essa visão, é possível descentralizar e disseminar tais competências pela estrutura da empresa para que todas as áreas sejam capazes de atuar com essa mentalidade, contribuindo para transformar a experiência de nossos cliente e corretores", aponta Giuliano Generali, superintendente executivo de digital e CX do Grupo Bradesco Seguros”.

Para atingir esse objetivo, o estudo Digital Transformation Index, realizado pelas empresas Vanson Bourne e Dell, aponta que 87% das empresas brasileiras começaram a investir em transformação digital. Além do desenvolvimento de novas áreas, os investimentos devem se concentrar em encontrar ferramentas que possam avaliar, mapear e medir o passo a passo do consumidor para que análises mais assertivas e concretas sejam geradas.

As ferramentas de mapeamento e mensuração são essenciais para identificar a efetividade de ações, principalmente digitais, e auxiliar a otimizar outros componentes que podem tornar o percurso do cliente mais fluído, como as plataformas de tagueamento (marcação), usadas para saber as palavras mais pesquisadas pelos clientes. “Estas ferramentas, somadas a recursos de rastreamento de navegação, permitem às empresas saber as principais dúvidas do cliente a partir de palavras-chaves, quais links e botões são mais funcionais e até mesmo a interação do mouse com as telas, no caso de acesso via desktop. Com isso as empresas entendem mais os clientes e oferecem a melhor experiência em cada interação”, finaliza Generali. Fonte: Segs


Resultados destacam o ranking das seguradoras

A melhora do cenário da pandemia e a retomada econômica tem favorecido o mercado segurador brasileiro. Segundo informações da Susep e da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), a arrecadação total das seguradoras alcançou R$ 295,4 bilhões nos seis primeiros meses de 2022. Isso representa uma alta de 1,2 % em relação ao mesmo período do ano passado.

A CNseg aponta que o grupo Bradesco continua na liderança do ranking de arrecadação do setor como um todo, com um total de R$ 45,7 bilhões. A instituição também lidera o segmento de Saúde Suplementar (R$ 16,8 bilhões), Seguros de Pessoas (R$ 5,4 bilhões) e Capitalização (R$ 3,2 bilhões).

Em segundo lugar fica o grupo BB, com receita total de R$ 33,9 bilhões. O BB é líder em planos de Previdência Privada (R$ 24,6 bilhões). O grupo Caixa vem na terceira colocação geral, com R$ 19,9 bilhões. O grupo Sul América (R$ 12,2 bi) e o grupo Zurich (R$ 11,8 bilhões), completam a lista dos cinco maiores em arrecadação. O grupo Porto aparece na sexta colocação do setor, com R$ 10,5 bilhões e é líder em seguros gerais (R$ 7,7 bilhões).

“Esse ranking geral do setor é importante para o posicionamento estratégico das empresas e mostra que é um mercado competitivo e com baixa concentração”, disse o diretor técnico de estudos da CNseg, Alexandre Leal. O ranking geral considera Seguros de Danos e Responsabilidades, Seguros de Pessoas, Planos de Previdência Privada, Saúde Suplementar e Capitalização. Fonte: Segs


Fatores que aumentam o valor do seguro auto

Quando alguém decide comprar um carro, é necessário, também, optar por um seguro para o automóvel, visto que isso pode ser um diferencial caso um dia ocorra algum acidente com o seu veículo. Na realidade, existe algo fundamental para entender:
embora a maioria acredite que o seguro é feito por uma média padrão, a realidade é que existem sim algumas condições que podem afetar diretamente o valor do seguro do carro, ou seja, pode variar bastante. Veja quatro fatores que fazem o preço do seguro crescer.

A idade é um dos fatores principais para mensurar o valor do seguro. Isso ocorre levando em consideração que os índices de acidentes acabam se mostrando maiores entre os sujeitos mais novos, motoristas entre os 18 e 25 anos de idade. Essa faixa etária acaba pagando mais caro nos seguros do que os sujeitos que possuem 25 anos de idade ou mais.

O sexo do motorista também contribui para o aumento do seguro. Os índices apontam que os homens possuem muito mais chances de envolver-se em acidentes de carros.
Levando isso em consideração, as empresas de seguro, majoritariamente, acabam cobrando um valor maior no seguro do carro dos homens do que das mulheres.

A utilização do veículo também conta muito na hora de calcular o valor do seguro. As seguradoras levam em consideração o fato do motorista utilizar seu carro para trabalhar – isso no caso dos vendedores, representantes comerciais, entre outras profissões – ou utilizar somente o carro para locomoção e lazer pessoal. Quando o motorista utiliza o seu veículo somente de forma particular, o valor do seguro é menor. No entanto, quando esse veículo é utilizado para fins comerciais, consequentemente entende-se que esse veículo possui muito mais chances de acabar envolvendo-se em um acidente.

É fundamental deixar claro que o fator “modelo” é um dos que mais influencia no preço do seguro. Isso ocorre, levando em consideração que em determinadas regiões, certos veículos são mais almejados por criminosos. Tendo em vista que alguns modelos são mais atacados com frequência pelos criminosos, isso acaba influenciando diretamente no aumento do valor do seguro do carro, pois os riscos crescem demasiadamente. Além disso, o modelo do carro também influencia diretamente nas peças do veículo. Alguns modelos precisam de peças importadas, o que acaba deixando os custos mais caros. Nesse caso, o preço do frete aumenta e o seguro acompanha esse aumento. Fonte: Rotas de Viagem


Saúde:Transforme a ansiedade em algo produtivo

Os sintomas podem ser diferentes de pessoa para pessoa e variar de intensidade. Quem sofre com isso sabe que é um problema importante a ser resolvido. O mais comum da ansiedade é perceber reações como: pensamento desorganizado, fala agitada e o raciocínio atrapalhado. Sentimentos de preocupação ocupam a mente. Com isso, os pensamentos se repetem e se torna impossível manter a concentração. A mente deixa de ser serena e calma. O resultado é claro: baixo rendimento, produção com pouca qualidade e muito tempo perdido.

Normalmente essas reações estão diretamente ligadas à forma como cada um pensa e organiza a própria vida. Afinal, a situação em si não é capaz de gerar esse movimento interno, mas o modo com que cada pessoa é capaz de gerenciar suas emoções.

A intensidade e o modo com que as pessoas lidam com a ansiedade é determinado pela maneira que o cérebro interpreta a situação. A ansiedade só é boa quando é revertida em energia para execução de atividades, sem desgaste e sofrimento. Ação, produção e resultado sem estresse é o ideal.

Mas o quadro tem cura e você pode superá-lo. O tratamento da ansiedade consiste em educar a pessoa para agir de forma serena e adequada, quando possível, a diferentes situações de estresse da vida. Para isso, diversas técnicas são indicadas, como Programação Neurolinguística (PNL) e hipnose, entre outras. Adriana de Araújo – psicóloga e coach


Orientação segura:A busca por competências que vão além do domínio das técnicas de vendas

As vendas especializadas tem exigido cada vez mais competências que vão além do domínio do produto ou serviço e habilidades para prospectar, relacionar-se com clientes, entender necessidades, negociar e partir para o fechamento de forma bem-sucedida.

Aqueles que trilham o caminho dos campeões de vendas descobriram que algumas atitudes fazem a diferença nos resultados no esforço para mais clientes e maiores vendas.

Para incrementar o desempenho em vendas, o profissional deve procurar entender o consumidor ou cliente potencial. Se o seu grande desejo na hora de comprar é que um vendedor busque o entendimento das suas necessidades antes de lhe fazer qualquer oferta ou recomendação, pratique o mesmo posicionamento com os seus clientes. Se você deseja honestidade na informação e que o vendedor lhe ajuda a tomar uma excelente decisão de compra, haja da mesma forma com os seus clientes.

Os grandes profissionais de vendas interessam-se muito pelos seus prospects e clientes e demonstram isso a todo instante. Da mesma forma, eles alimentam grande interesse pelas necessidades próprias, pela empresa onde trabalham, pelos produtos e serviços que vendem e pelo segmento em que atuam. Acima de tudo, possuem grande interesse em ajudar os clientes a tomarem uma boa decisão na hora de comprar.

Os profissionais de vendas de alto nível posicionam-se como consultores, como um grande recurso para ajudar o seu prospect a tomar uma boa decisão de compra. Eles preocupam-se em fazer com que os clientes os vejam como conselheiros, mentores e amigos. Eles tornam-se emocionalmente envolvidos nas transações e sempre convictos de que o seu produto ou serviço é a solução ideal para as necessidades reais dos clientes potenciais. O grande profissional de vendas terá conquistado definitivamente os clientes quando eles perceberem que o vendedor se preocupa mais com eles do que propriamente com a conquista de mais uma venda. Fonte: Segs

 

Ação Positiva

“O preço da grandeza é a responsabilidade”. Winston Churchill


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