topo

Postado em 14 de Outubro de 2022 às 14h32

MENSAGEIRO SEGURO 1178

Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Número 1.178 – Ano XIV – 07/10/2022 Publicação Semanal Certa Seguros e Certificação Digital Edição: Samara...

Número 1.178 – Ano XIV – 07/10/2022
Publicação Semanal
Certa Seguros e Certificação Digital
Edição: Samara Braghini



Leia nesta edição do Mensageiro Seguro

1.Multiplicando as melhores práticas
2.Pagamento de indenizações de seguros superam as expectativas
3.Seguros e previdência: pesquisa apresenta o novo perfil da geração 50+
4.Como descobrir se um familiar falecido deixou seguro de vida
5.Saúde: Os males da má mastigação
6.Orientação segura: Estresse
7.Ação Positiva

 

Multiplicando as melhores práticas

"Onde estão os melhores resultados da sua empresa?". Talvez esta pergunta tenha gerado uma pequena confusão em sua mente: sobre quais "melhores resultados"? Melhores resultados em desempenho, produtividade, segurança, vendas, meio ambiente, ou será outro?

São tantas as variáveis que denotam um bom resultado, que fica difícil responder esta pergunta assim, não é mesmo? É que no mundo moderno, os resultados significam números. Comparamos se estamos em uma situação melhor ou pior do que outra área ou departamento, colocando um número seguido do símbolo de percentagem.

Consultores visitarão sua empresa, e pedirão melhoria de tantos % no desempenho global. Programas de segurança pedirão redução de acidentes, de 8 ocorrências anuais para 2 - uma evolução para todos! (Menos para os 2 acidentados, é claro). Suas metas serão estipuladas em números crescentes, suas recompensas serão numéricas, você possui um número de chapa, trabalha em um andar identificado com um número...

A matemática está presente em quase todas as suas atividades. Mas as empresas ainda não aprenderam a fazer uma importante conta para a melhora dos resultados: a multiplicação. Quem olha os números ainda não percebeu que atrás deles estão as ações feitas por seres humanos cheios de sentimentos, vontades, sonhos, ambições, visões e metas, e que fogem à simples lógica do 1+1.

Conhecer a fundo e valorizar o desempenho destes profissionais, buscando multiplicar o que eles fazem de melhor é essencial para promover qualquer crescimento. Ao contrário do que alguns imaginam, estes profissionais não se negarão a compartilhar suas histórias de sucesso, nem o caminho que estão seguindo para terem um excelente desempenho em suas áreas. Sentir-se-ão honrados, valorizados e aprenderão muito mais, afinal quarto mais ensinamos, mais aprendemos.

Multiplicar as "Melhores Práticas" dentro da empresa, significa em essência, reconhecer que a empresa é um organismo vivo, e que pode aprender com o que tem de melhor dentro de si, num contínuo ciclo de crescimento. Porém, o mais comum é vermos o caminho contrário: empresas que possuem excelentes práticas em determinadas áreas, mas que não são multiplicadas para as demais, subutilizando assim seu próprio conhecimento.

Como a chama de uma vela que acende outra, é possível multiplicar aquelas "boas práticas", sem perder a "luz original". Basta ação, diálogo e oportunidades para que estas práticas possam ser sugeridas e implementadas em larga escala. E aí, voltamos à matemática: os números mostrarão melhores resultados, porque eles são apenas uma forma de medir o que as pessoas fazem de melhor dentro das empresas.

Multiplicar as "Melhores Práticas" criará uma sinergia em todas as áreas, e ironicamente, os números mostrarão que nem sempre a matemática tem razão, afinal quando há foco, objetivo e muitas pessoas envolvidas com o propósito de crescimento, 1 + 1 é sempre mais que 2.
Maurício Louzada – palestrante


Pagamento de indenizações de seguros superam as expectativas

Crescimento da arrecadação e pagamento de indenizações superam as expectativas no acumulado de 8 meses.

As indenizações pagas pelas seguradoras, assim como suas receitas, permaneceram em alta de dois dígitos no acumulado do ano até agosto. As indenizações, benefícios, resgates e sorteios cresceram 21,4% (para R$ 149,3 bilhões no ano), comparando-se ao mesmo período de 2021. Os dados constam da nova edição da Conjuntura CNseg, publicação da Confederação Nacional das Seguradoras. No caso da arrecadação acumulada até agosto, a alta é de 17,3% (R$ 233,3 bilhões) em relação aos oito primeiros meses do ano passado, segundo a CNseg.

As indenizações de agosto totalizaram R$ 18,7 bilhões, 8,7% acima do mesmo mês de 2021. “Ainda que no mês a arrecadação tenha crescido mais do que as indenizações, no ano, a situação permanece inalterada, com as indenizações, benefícios, resgates e sorteios avançando mais do que a arrecadação”, assinala editorial do presidente da CNseg, Dyogo Oliveira.

Em agosto, a arrecadação foi de R$ 33,4 bilhões, 27% a mais do que o movimentado no mesmo mês de 2021. Esse desempenho se deveu à arrecadação forte em carteiras com maior participação de mercado, como o Rural (alta de 45,4% sobre agosto de 2021), Automóvel (+44,4%) – ambas do segmento de Danos e Responsabilidades –, e, em Pessoas, o VGBL (+31,4%). Com isso, a receita do mês (R$ 33,4 bilhões) tornou-se a maior do ano. Agosto foi também o melhor do ano para Automóvel, VGBL, além do Prestamista (20%).

Nos oito primeiros meses de 2022, os resgates e benefícios pagos pelo VGBL (R$ 72,9 bilhões, alta de 22,5% em relação ao mesmo período de 2021) e as indenizações de Auto (R$ 20,2 bilhões, avanço de 43,5% em relação ao ano passado) e do seguro Rural (R$ 9,5 bilhões, 131,6% a mais do que em 2021) “continuam sendo os maiores responsáveis pela alta robusta dos pagamentos feitos pelo setor em 2022”, relata ele.

A publicação destaca também a performance positiva dos Seguros de Responsabilidade Civil (RC). Entre os produtos disponíveis nas gôndolas de Responsabilidades, há o seguro de RC Geral, que teve alta de 38,3% na arrecadação em agosto. Esse seguro indeniza terceiros após sentença judicial transitada em julgado em desfavor do segurado por danos involuntários. No acumulado do ano, a arrecadação desse seguro já cresceu 12,5%, enquanto o pagamento de indenizações, 66%.

O de RC de Diretores e Administradores (D&O – Directors and Officers), contratado por empresas para seus executivos, recuou 6,3% na arrecadação mensal. Em contrapartida, as indenizações subiram 368,9% em agosto e, no acumulado do ano, 468,5%. Já a apólice de RC Profissional (ou E&O- erros e omissões- na sigla em inglês) teve alta na arrecadação em agosto de 20,4%, enquanto as indenizações baixaram 12,2%. Esse seguro é contratado por profissionais liberais e por empresas prestadoras de serviços técnicos especializados e acionado por negligência, imperícia ou imprudência no exercício da profissão ou prestação do serviço. Evita, na prática, que o patrimônio pessoal do segurado seja usado em caso de danos involuntários causados a terceiros.

Outro produto cada vez mais requisitado na linha de RC é o seguro compreensivo de Riscos Cibernéticos. No mês, sua arrecadação subiu 22,5%, ao passo que as indenizações caíram 4,1%. Essa modalidade oferece proteção ao segurado contra danos diretos causados por ataques cibernéticos que gerem perdas materiais, imateriais e de conteúdo informacional, interrupção de negócios, entre outras. Fonte: News Gente Seguradora.


Seguros e previdência: pesquisa apresenta o novo perfil da geração 50+

Planejamento é a palavra de ordem: estudo do Data8, apresentado durante o X Fórum Nacional da Fenaprevi, mostra que longevidade traz desafios, mas abre oportunidades.

As mudanças impostas pela pandemia também afetaram o padrão de comportamento de consumo de homens e mulheres com mais de 50 anos (“50+”). É o que indica uma pesquisa inédita conduzida pelo Núcleo Data8, da consultoria Hype 50+, apresentada durante o X Fórum Nacional de Seguro de Vida e Previdência Privada da Fenaprevi, realizado no início do mês em São Paulo/SP.

“O estudo buscou entender as diferenças encontradas nos novos ciclos dessa faixa da população brasileira no momento em que caminhamos para o fim da crise sanitária, e que certamente provocou novos comportamentos e mudanças no dia a dia profissional, na vida pessoal e também na forma de consumir dessa geração”, explica a especialista no mercado de longevidade e sócia-fundadora do Data8 Hype 50+, Clea Klouri.

De acordo com a pesquisadora, está na hora de aposentar o conceito de “velho” que já está ficando para trás, em especial por meio de discussões na mídia. Ela defende o combate ao chamado “etarismo”, que é a discriminação contra pessoas com base na idade, e chama atenção para o termo “Middlescence”, relacionado ao período ou condição da meia-idade e que representa o que é hoje a nova cara da maturidade, num perfil de 45 a 65 anos.

Segundo o IBGE, já são quase 55 milhões de brasileiros acima de 50 anos, ou seja, 25% da população brasileira. O mercado formado pelos “50+” movimenta, aproximadamente, dois trilhões de reais só no País. No mundo, o valor ultrapassa 15 trilhões de dólares.

O crescimento do número de consumidores maduros dá o tom da urgência das discussões de inclusão em vários setores da sociedade. “Essa é a primeira vez que até quatro gerações das famílias coexistem, e essa característica transforma toda a dinâmica das relações, principalmente, todo o planejamento financeiro”, afirmou Clea.

Segundo a pesquisa, 39% dos brasileiros “50+" dizem que são a única fonte de renda de sua casa, e 73% dos brasileiros “55+” dizem que vivem do seu próprio sustento, sem depender de filhos e/ou netos. Além disso, 60% dos brasileiros “50+” dizem que não se sentem com a idade que têm. Já 40% dos brasileiros “65+” afirmam que vão viver mais de cem anos.

Os números revelam também que a parcela madura da população tem adquirido cada vez mais autonomia digital, além de indicar que sua participação na internet já não é nada desprezível. Segundo o Data8, 77% dos brasileiros “50+” acessam a internet todos os dias, e 43% dos brasileiros “50+” compraram produtos e/ou serviços pela internet nos últimos 12 meses. E 7 de cada 10 brasileiros “50+” usam as redes sociais para se conectar profissionalmente.

Paralelamente à uma maior conectividade, o perfil de consumo também ganhou destaque. De acordo com o estudo, pessoas maduras no Brasil tendem a buscar prazeres imediatos na vida, a aproveitar o agora. A pesquisa mapeou em 2021 cinco perfis inéditos de consumidores brasileiros acima de 50 anos: Autossuficientes: se preparam para quando se tornarem dependentes, a fim de custear uma estrutura que não impacte a família; Sábios: conquistaram reconhecimento e poder de influência dentro do seu grupo social, seja por uma carreira profissional bem-sucedida, seja por uma experiência e bagagem de vida que os diferencia dos demais; Agregadores: perfil mais tradicional que costuma agregar pessoas da família ao entorno de si e cuidam de parentes, inclusive financeiramente;

Cuidadoras: pessoas que se responsabilizam por parentes, quase sempre vivem com um ou mais membros da família e se dedicam a cuidar dos familiares, inclusive parando de trabalhar para isso. São pessoas normalmente mais estressadas e que demandam apoio emocional; Exploradores: buscam viver de maneira mais livre, sem amarras familiares e explorando as possibilidades da maturidade, investindo apenas em si. Neste perfil as pessoas tendem a gastar mais do que ganham.

Para Clea, apoio emocional e educação financeira são fatores-chave para a melhora da qualidade de vida de todos esses perfis. O estudo do Data8 traz ainda um alerta: existe o desafio comum de que ninguém se preparou financeiramente para a extensão da vida, em especial no que diz respeito à aposentadoria. Mas, Clea complementa explicando que esse novo perfil de pessoas tem trazido iniciativas para lidar e/ou custear a vida dos “maduros”. E para ilustrar apresentou projetos, startups e iniciativas de marketing focados em pessoas 50+, incluindo marketplaces adaptados.

“Com a extensão da vida, os novos ciclos apresentam desafios, mas um campo de muitas oportunidades de viver diversas vidas dentro desta. E o planejamento se torna ainda mais essencial em uma trajetória não linear”, defende. Fonte: Segs


Como descobrir se um familiar falecido deixou seguro de vida?

Um dos momentos mais difíceis na vida de qualquer pessoa ocorre quando um familiar próximo vem a falecer, além de ser uma situação muito delicada, existem ainda certas informações que se perdem pelo caminho.

Uma informação muito importante está na possibilidade de o familiar ter deixado algum seguro de vida. Como descobrir se o falecido deixou seguro de vida?

Descobrir se o falecido deixou algum seguro de vida para os familiares é muito importante, isso porque os familiares estarão pleiteando um direito que é deles, deixado pelo falecido. No entanto, muitas vezes, o mais difícil para algumas pessoas é descobrir se o mesmo acabou deixando algum seguro de vida e também quem são os beneficiários deste seguro.

Caso suspeite dessa possibilidade, é importante buscar informações. Você deverá começar a seguir algumas pistas, como: -Verificar se existe alguma conta bancária do falecido, onde há um débito automático de valor que possa ser do seguro de vida; - Procurar em contracheques alguma indicação, pois, as parcelas do seguro podem ser pagas desta maneira; - Pesquisar nas agências onde o falecido tinha conta bancária e questionar sobre uma possível existência do seguro; - Procurar informações junto a empresa em que o falecido trabalhou; - Entrar em contato com o corretor que atenda a família (caso exista).

Existe também a possibilidade de consultar a Superintendência de Seguros Privados (Susep), que é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguros. No Susep, através do número de CPF da pessoa falecida, é possível identificar se existe algum seguro registrado no nome do falecido. Após consulta, caso seja identificado o seguro, é necessário entrar em contato com a seguradora e dar entrada na documentação. Fonte: News Gente Seguradora


Saúde:Os males da má mastigação

Mastigar os alimentos parece uma ação inofensiva, mas não é. A mastigação é extremamente importante na digestão, que começa sempre pela boca. Hábitos como mastigar pouco, comer muito rápido, falar enquanto come ou beber algum líquido durante a refeição podem prejudicar esse processo, como explica o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui.

Quanto mais mastigado o alimento, mais enzimas digestivas grudam em sua superfície e a digestão fica mais fácil e rápida. Se a mastigação for rápida e o alimento for logo engolido, as enzimas perdem a função e o estômago fica sobrecarregado porque recebe o alimento quase inteiro. A má mastigação causa riscos também para a absorção dos nutrientes já que o organismo elimina o alimento que não foi bem mastigado sem absorver substâncias importantes para a saúde. Fonte: g1/bem-estar


Orientação segura:Estresse

O estresse faz parte da vida. Ele é parte importante no processo de nossa evolução, de não nos mantermos na zona de conforto. O problema é quando permitimos que ele afete nossos relacionamentos. E tudo começa pequeno, bem pequeno. A gente releva uma coisa aqui, outra ali, e, quando vê, está como um vulcão em erupção despejando fogo em quem está perto.

Não precisa ser assim. Você pode ter uma vida mais leve. A cada momento de tensão, converse com quem é parte do problema ou parte da solução. Não empurre com a barriga. Escolha o pequeno desconforto do confronto agora ao grande estresse na relação depois. Para termos relacionamentos verdadeiros e profundos precisamos investir tempo e energia. E, acima de tudo, não abrirmos mão de andarmos lado a lado com quem é importante para nós. Fonte: Geração de Valor


Ação Positiva

“Líderes não cuidam de resultados. Líderes cuidam de pessoas. E pessoas geram resultados.” Simon Sinek


Certa Seguros
Avenida Getulio Vargas 1403N Sala 201
Ed. Don Ricardo
Centro, Chapecó/SC
certa@certacorretoradeseguros.com.br
(49)3321-1100

Veja também

MENSAGEIRO SEGURO 109909/04/21 Mensageiro Seguro Número 1.099 – Ano XIV – 09/04/2021 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro Seguro 1. Pensamento sistêmico em tempos de crise 2. Oito em cada dez brasileiros já comprou algum serviço ou produto por Whatsapp 3.......
Mensageiro Seguro 101102/08/19 Seguros ganham espaço com o aumento de ataques cibernéticos No último ano, mais de 62 milhões de brasileiros foram alvos de ataques cibernéticos que resultaram em um prejuízo financeiro de 22 bilhões de......
MENSAGEIRO SEGURO 1.28508/11 Leia nesta edição do Mensageiro Seguro 1. Os otimistas mudam o mundo 2. O avanço do seguro de bicicletas no Brasil 3. Como o seguro de pessoa-chave protege empresas em momentos críticos 4. Saúde: Alimentação é aliada na saúde cerebral 5. Orientação......

Voltar para Blog

Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.