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Postado em 30 de Junho de 2023 às 14h57

MENSAGEIRO SEGURO 1216

Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Número 1.215 – Ano XIV – 30/06/2023 Publicação Semanal Certa Seguros e Certificação Digital Edição: Samara...


Número 1.215 – Ano XIV – 30/06/2023
Publicação Semanal
Certa Seguros e Certificação Digital
Edição: Samara Braghini


Leia nesta edição do Mensageiro Seguro

1-Atendimento bem-feito do início ao fim

2- Seguros de pessoas fecham primeiro quadrimestre em R$ 19,2 bilhões em prêmios

3- Governo sanciona Lei que determina contratação do seguro de carga para o transportador

4- O seguro rural é fundamental para a continuidade do trabalho no campo

5- Saúde: Bem-estar emocional do idoso

6- Orientação segura: Por que os corretores devem adotar a inteligência artificial

7- Ação Positiva


Atendimento bem-feito do início ao fim


Um atendimento bem feito, do início ao fim, requer planejamento e execução com um único objetivo, a satisfação do cliente. O atendimento está entre dos maiores desafios das empresas hoje. Invista em formas mais eficientes de atendimento ao cliente.

O mercado dispõe de uma série enorme de plataformas de relacionamento com o cliente que podem alavancar o seu negócio de modo estruturado e eficaz; então é importante estudá-las e conhecê-las para entender qual delas está mais alinhada ao negócio e à realidade da empresa.

Mantenha um diferencial competitivo: você será reconhecido pelo cliente se mantiver um bom relacionamento e um atendimento de qualidade. Entenda quais os fatores que o cliente enxerga como valor e foque neles ao estruturar sua operação. Identifique erros ou percalços no seu processo de venda e pós-venda e se antecipe ao cliente, não espere que ele entre em contato já irritado: faça ações proativas como envio de e-mails, SMSs e até mesmo torpedos de voz.

Invista na indicação de novos clientes, captação e vendas: boas referências sobre o seu produto e atendimento diferenciado poderão facilitar e incentivar novas vendas. A implantação de um programa de referral pode ser outra arma interessante na captura de novos clientes, principalmente se sua reputação for boa entre os seus clientes.

Trate o cliente como se ele fosse o único: quando surgir um problema, procure rapidamente a solução e esteja pronto para interagir com o seu cliente. Forneça diferentes canais de comunicação para que ele se sinta confortável (telefone, chat, email, app, FAQ, redes sociais). Crie empatia e entenda as suas necessidades. Quando o atendimento dá soluções rápidas aos seus clientes, com precisão e comprometimento pela satisfação dos mesmos, os clientes são fidelizados.

Organize-se: as empresas precisam estar organizadas e conectadas com surgimento das novas tendências do mercado, colocando o cliente no foco dos seus serviços, para identificar qual o desafio de um atendimento e tratar esse desafio.

Transmita confiabilidade: os clientes esperam receber os produtos ou serviços exatamente como compram ou conforme as especificações e requisitos assinados em contrato. Às vezes esta relação entre cliente e fornecedor, principalmente quando se trata de serviços, nem sempre fica clara e não devemos penalizar o cliente por não ser exatamente o que ele pretendia.

A confiabilidade para o cliente sempre está em primeiro lugar. O cliente quer receber aquilo que comprou, o serviço contratado, no prazo, na pontualidade e na qualidade esperada. Por Christiane Braz Heigasi Scabbia

Seguros de pessoas fecham 1º quadrimestre em R$ 19,2 bilhões em prêmios

Montante representa crescimento de 9,5% do setor. Já em benefícios pagos aos segurados houve alta de 6,3%, a maior parte (48%) em Vida. Os números são de janeiro a abril.

Levantamento da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida — Fenaprevi, com base nos dados da Superintendência de Seguros Privados — SUSEP, aponta que os prêmios o setor de seguros de pessoas fechou o 1° quadrimestre de 2023 com R$ 19,2 bilhões em prêmios, valor 9,5% acima do registrado no mesmo período do ano passado. Verificando apenas o resultado do mês, o segmento alcançou em abril R$ 4,6 bilhões.

Analisando detalhadamente os ramos dos seguros de pessoas, 48% do total de prêmios foi em seguro de Vida, 28% em Prestamista, 12% em Acidentes Pessoais e 12% nos demais tipos. O primeiro (Vida) cresceu 11,3% no período, sendo responsável por R$ 9,2 bilhões em prêmios. Ao mesmo tempo, nos Prestamista e Acidentes Pessoais totalizaram, respectivamente, R$ 4,2 bilhões e R$ 3,4 bilhões, com elevações de 8,6% e 3,8% em relação ao observado de janeiro a abril de 2022. Ainda no acumulado dos quatro primeiros meses, as principais variações foram nos ramos Vida Individual, crescendo 17,1%; Funeral, com alta de 18,1% e o seguro Viagem com alta de 20,5%.
“O crescimento no volume de prêmios é um sinal muito positivo para a indústria, pois demonstra o valor percebido destes produtos por parte do cidadão. Em termos nominais crescemos 9,5% e 4,4% quando consideramos a inflação do período. Os R$4,8 bilhões de indenizações pagas nesse primeiro quadrimestre mostram o impacto positivo para a economia do país e principalmente para as famílias assistidas no momento em que mais necessitam de apoio financeiro e emocional.”, avalia Edson Franco, presidente da Fenaprevi.

O estudo traz também as informações sobre os pagamentos de benefícios (sinistros) à população segurada, que subiu 6,3% na comparação com o mesmo quadrimestre do ano passado. Foram pagos R$ 4,8 bilhões no total, cerca de 300 milhões acima do observado em 2022. Do total, 54% (aproximadamente R$ 2,6 bilhões) foram em indenizações do seguro de Vida (coletivo e individual); 18% no Prestamista (R$ 850 milhões), 14% em Acidentes Pessoais (R$ 670 milhões) e outros 14% nos demais ramos. Destes, apenas o pagamento de benefícios no seguro de Vida apresentou retração, com queda de 3,0% no período. O seguro prestamista aumentou o pagamento de benefícios em 2,5%, e em Acidentes Pessoais o crescimento foi de 32,4% no período. Fonte: Segs

Governo sanciona Lei que determina contratação
do seguro de carga pelo transportador



A lei que tira das mãos do embarcador a contratação do seguro de carga trará impactos imediatos para os caminhoneiros e transportadoras de cargas.

O Governo aprovou a Lei n° 14.599 que regulamenta os seguros de responsabilidade civil do transportador de carga. Agora, caminhoneiros autônomos e transportadoras podem contratar o próprio seguro de carga. Desde 2002, as empresas embarcadoras eram as responsáveis pela contratação. Dessa forma, tinham o poder de estabelecer as condições da apólice ao plano de gerenciamento.

A lei trará impactos imediatos. Tanto para a vida dos caminhoneiros autônomos como para as empresas transportadoras. Isso porque devolverá à categoria o direito de contratar o próprio seguro de carga. Seja como for, poderá diminuir o preço dos alimentos. Bem como de outros produtos que dependem do transporte de cargas. Essa é a análise da Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Segundo a entidade, “isso ocorrerá porque, em vez da necessidade de múltiplos contratos com gerenciamento de risco, como ocorre hoje, haverá apenas um”. Assim, isso reduzirá o preço do frete.

A proposta de lei estabelece exclusividade ao transportador na contratação de seguro de cargas. Contudo, com base na lei de 2002, as embarcadoras, ou seja, as donas da carga, passaram a contratar os seguros. Dessa forma, estabelecem condições da apólice ao plano de gerenciamento de risco. Na visão de especialistas do setor, a situação atual cria complexidade com relação a direitos. Bem como deveres em torno das apólices de seguros. Além disso, fomenta desentendimentos judiciais. isso para quem contrata e quem executa o frete.

Outro ponto que a CNT destaca é que a “sanção do projeto de lei trará clareza para o procedimento a ser adotado. O que evita a contratação de seguros diferentes”. Assim, o resultado será a redução de custos. Por outro lado, a indústria de alimentos diz que o efeito será contrário. Ou seja, com a contratação do seguro de carga feito pelo transportador, os componentes da cesta básica poderão subir até 18 vezes. Assim, associações do setor alimentício assinaram, no dia 13 de junho, uma carta aberta contra o projeto de lei. O argumento é que trará aumento de custos logísticos. E em diversas cadeias produtivas. Seja como for, a contratação direta do seguro de cargas pelo embarcador permite mais margem de negociação. E, consequentemente, menos custos. Do contrário, a contratação do seguro exclusivamente pelo transportador significará maior preço individualizado das apólices. Assim, a indústria repassará o custo aos produtos.

Assim como a Lei do Descanso que está em vigor desde 2015, a nova lei poderá garantir ao caminhoneiro autônomo o direito de contratar o seu próprio seguro de carga. Seja como for, garante que o transportador tenha exclusividade pela escolha da sua seguradora. Bem como pelas condições de apólice. Na visão da CNTA, com a nova realidade o caminhoneiro autônomo terá mais chances de gerenciar sua rota e seu tempo. “Isso refletirá em mais segurança ao dirigir. O motorista não precisará exceder seu limite de tempo ao volante para cumprir as regras do gerenciamento de risco. Isso porque o será feito por ele com sua seguradora, não mais pelo embarcador. Fonte: Estadão


O Seguro Rural é fundamental para a continuidade do trabalho no campo

A atividade agrícola é considerada uma das mais importantes do Brasil pois é responsável por movimentar trilhões de reais todos os anos e fornecer os alimentos do nosso dia a dia. Entretanto, a ação do clima pode atrapalhar o plantio e consequentemente afetar a continuidade do trabalho. É neste cenário que entra a proteção do Seguro Rural que fornece amparo financeiro para o agricultor.

Segundo dados do MAPA – Ministério da Agricultura e Pecuária, conforme divulgado na publicação da CNseg “O Setor de Seguros Brasileiro”, foram registrados 7,3 milhões de hectares protegidos pelo produto. Além disso, o setor segurador pagou R$ 10,5 bilhões a 78,6 mil produtores rurais pelos riscos da atividade.

Um bom clima é essencial para uma boa colheita, mas não é sempre que isso acontece. Com o Seguro Rural, o produtor terá uma forma de reparar o dano causado na plantação iniciada ou começar uma nova safra. É válido destacar que o mercado possui opções que vão além da cobertura agrícola e protegem, também, a atividade pecuária e a vida dos envolvidos na produção. Contando com esta ajuda, o trabalho pode ser feito com tranquilidade e sem medo de ter grandes perdas.
Importância do Seguro Rural

A produção agrícola exige investimentos consideráveis e o seu sucesso está sujeito a algo que não é possível controlar, o clima. Esse fato, é motivo de preocupação para muitos agricultores. Nas situações de clima adverso, o Seguro Rural irá auxiliar o produtor a se reerguer e continuar este trabalho que é tão importante para o Brasil.
O primeiro passo para poder contar com o Seguro Rural é procurar um profissional habilitado corretor de seguros especializado no assunto. Com as informações passadas pelo agricultor, o profissional irá verificar a melhor cobertura para o caso em questão e prosseguir com os processos necessários para a contratação. Procure o corretor de seguros mais próximo de você, tire todas as suas dúvidas e não corra mais riscos. Fonte: Sindiseg



Saúde: Bem-estar emocional do idoso

Veja algumas dicas para fortalecer o vínculo familiar e atitudes que deve tomar para manter o bem-estar emocional do idoso.

- Isolamentos não são benéficos. Os principais sinais perceptíveis são o distanciamento social e a solidão. Se o idoso se sente amado e protegido, ele se mantém ativo e fortalece o vínculo familiar.

- Quando considerado referência de conhecimento e experiência, especialmente no contato com as gerações mais novas, tal atitude expressa respeito e admiração.
- Incentive a participação em cursos em que ele possa conviver com pessoas da mesma faixa etária. Socializar é muito importante.

- Acompanhar visitas médicas é preciso, assim como ajudar com os medicamentos. Isso dá a ele sensação de importância. Fonte: Revista Viva Saúde


Orientação segura: Por que os corretores devem adotar a Inteligência Artificial

A inteligência artificial será o divisor de águas número um em seguros. A chave será aprender como usá-lo para maximizar a eficiência e ajudar com tarefas demoradas para liberar os especialistas do setor para se concentrar nas áreas em que podem causar o maior impacto - construindo relacionamentos significativos com os clientes e fornecendo serviço personalizado para exceder as expectativas de seus clientes.

De acordo com a McKinsey, “a IA e suas tecnologias relacionadas terão um impacto sísmico em todos os aspectos da indústria de seguros”. Com o ritmo acelerado da tecnologia, algumas corretoras de seguros inevitavelmente acharão difícil acompanhar. Eles perderão terreno para os concorrentes que o adotarem. Corretores podem estar preocupados com o fato de a tecnologia substituí-los devido ao uso crescente de IA na subscrição, gerenciamento de sinistros e atendimento ao cliente. Em vez disso, eles devem perceber como podem usar a IA para apoiar seu crescimento.

Focar no significado de ser um corretor e nas atividades feitas só por humanos é essencial, além de entender as ferramentas baseadas em IA para absolver tarefas repetitivas. A IA não será capaz de replicar seu pensamento estratégico, habilidades de negociação e abordagem única, tornando-os essenciais para navegar em transações comerciais complexas.

A IA fornece aos corretores de seguros comerciais informações baseadas em dados, agiliza os processos operacionais e ajuda a automatizar tarefas mundanas. Ao adotar essas ferramentas e plataformas digitais, os corretores podem obter uma vantagem competitiva, aumentar sua eficiência e atendimento ao cliente e mitigar seu risco E&O. Em poucas palavras, a tecnologia pode ajudar os corretores a prosperar em um setor que está se transformando rapidamente.

O uso mais eficaz da IA em seguradoras, de acordo com uma pesquisa da PwC de 2021, é oferecer uma experiência positiva ao cliente. A IA permite fornecer respostas rápidas e precisas às consultas dos clientes. Além disso, a análise baseada em IA ajuda os corretores a entender as necessidades e preferências de seus clientes, permitindo que eles adaptem seus serviços de acordo.

A IA também ajuda os corretores a avaliar e gerenciar riscos. A IA pode analisar grandes quantidades de dados e identificar padrões e tendências que os humanos não conseguem ver, permitindo que os corretores tomem decisões mais informadas. Além disso, a IA ajuda os corretores a identificar possíveis fraudes e outros riscos, para que possam tomar medidas para evitá-los.

Ao adotar a IA, os corretores obtêm vantagem competitiva. Os clientes esperam experiências altamente personalizadas, e os corretores com experiência em tecnologia podem atender a essas expectativas com mais rapidez e facilidade e estão mais bem posicionados para atrair e reter clientes.

Estudo da Deloitte apontou que apenas 1,3% das seguradoras investem em IA. De acordo com a Next Move Strategy Consulting, o uso de IA deve crescer vinte vezes até 2030. Cinquenta e dois por cento das empresas aceleraram seus planos de adoção de IA por causa da crise do COVID. Quase 86% disseram que a IA estava se tornando uma “tecnologia dominante” em sua empresa.

Com a IA avançando os corretores de seguros podem obter valor real com sua adoção. Eles não devem se esquivar, mas adotá-lo como uma ferramenta para melhorar a eficiência, o atendimento ao cliente e o gerenciamento de riscos, criando vantagem competitiva. Os adotantes iniciais têm muito a ganhar, enquanto os retardatários podem achar difícil alcançá-los. Embora a IA possa mudar o papel dos corretores no setor de seguros, ela não os substituirá. Em vez disso, permitirá que os corretores se concentrem em tarefas de maior valor, forneçam melhores serviços a seus clientes e construam mais negócios do que jamais imaginaram. Fonte: Insurance Thought Leadership

Ação Positiva


"A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas." Horácio


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