topo

Postado em 17 de Novembro de 2023 às 18h00

MENSAGEIRO SEGURO 1.235

Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Número 1.235 - Ano XIV - 17/11/2023 Publicação Semanal Certa Seguros e Certificação Digital Edição: Samara...


Número 1.235 - Ano XIV - 17/11/2023
Publicação Semanal
Certa Seguros e Certificação Digital
Edição: Samara Braghini


Leia nesta edição do Mensageiro Seguro

1-A dose mínima eficaz

2- Está no ar o Sistema de Consulta de Seguros da Susep

3- Justiça indeferiu recuperação judicial de cooperativa e clínica de saúde em crise financeira

4-Escola é condenada a indenizar família de estudante por descaso dos professores

5-Saúde: A dose certa de café

6- Orientação segura: Como o seguro auto pode se adaptar frente às novas tecnologias

7- Ação Positiva


A dose mínima eficaz



Quando nosso dia a dia parece uma sucessão de maratonas, é inevitável que a vida pareça difícil. Sabemos que quando os corredores terminam uma maratona, há todo um protocolo a ser seguido, voltado para sua recuperação. Eles têm diversos tipos de apoio, inclusive médico, para restaurar qualquer dano feito ao corpo e sabem que devem repousar por semanas, ou meses, entre as provas. Nós, entretanto, não temos nenhum sistema de apoio similar para nossas ?maratonas? diárias.
Devemos aprender a honrar os ritmos naturais de nossos dias e de nossa vida. Podemos viver como as oliveiras, que produzem azeitonas por centenas de anos, e não como nossos telefones, que são fabricados para durar apenas um ou dois anos. Devemos adotar uma abordagem de rotina escolar para a vida, na qual trabalhamos, aprendemos, produzimos e criamos em períodos previsíveis de tempo, e depois temos períodos igualmente previsíveis de brincadeira, repouso e recuperação.
Há outra lição que podemos aprender com maratonistas e oliveiras: nosso ritmo mais produtivo é sempre o mais constante. Quando estamos produzindo e criando, obtemos maior sucesso se somos constantes em nossos esforços. Os corredores de longa distância têm mais probabilidade de vencer uma prova se correrem cada quilômetro em um ritmo constante. Os expedicionários têm mais chances de êxito quando caminham a mesma distância dia após dia, faça chuva ou faça sol. Ou seja, eles percorrem 30 quilômetros nos dias difíceis, quando o tempo está ruim e o percurso é em aclive, e ? esse é o truque ? param após completar 30 quilômetros nos dias fáceis, quando o tempo está ameno e o terreno é em declive. Em vez de trabalhar até tarde da noite na fase final de um projeto grande, nós temos resultados melhores quando fazemos um progresso diário constante e planejado.
Quando adotamos a abordagem das oliveiras, dos corredores bem-sucedidos e dos expedicionários, descobrimos que podemos viver com força e tranquilidade. Liberamos tempo e energia para recarregar as baterias, para nos conectar com os outros e para encontrar propósitos reais e profundos. Por Christine Carter, no livro O ponto de equilíbrio

Está no ar o Sistema de Consulta de Seguros da Susep



A Superintendência de Seguros Privados disponibilizou em seu site, desde 13 de novembro, o Sistema de Consulta de Seguros, ferramenta que permite que todo cidadão brasileiro pesquise os seguros que possui em seu nome.
Com a nova ferramenta, todo cidadão brasileiro, por meio de autenticação na sua conta ?gov.br?, conseguirá identificar se todos os seus seguros se encontram devidamente registrados e, principalmente, se todos os produtos que constam em seu nome foram voluntariamente e conscientemente por ele contratados.
No momento do lançamento do Sistema, será utilizada uma base de dados que já conta com 800 milhões de apólices e/ou bilhetes, permitindo que sejam consultados, entre outros, os seguros de automóveis, habitacional, patrimonial (por exemplo, seguro residencial), de responsabilidades, rural, riscos financeiros (por exemplo, crédito e fiança locatícia), tanto para os seguros aceitos no Brasil, como no exterior por seguradoras brasileiras. A consulta das demais operações de seguros, previdência e capitalização está em desenvolvimento. No futuro, todas as operações estarão disponíveis. Fonte: Segs


Justiça indeferiu recuperação judicial de cooperativa
e clínica de saúde em crise financeira





A 2ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo, TJSP, deu provimento a agravo de instrumento e indeferiu pedido de recuperação judicial ajuizado por cooperativa médica e clínica de saúde em crise financeira.
De acordo com os autos, as instituições, pertencentes ao mesmo grupo, alegaram problemas econômicos em razão da saída de muitas pessoas do sistema de saúde suplementar e da existência de diversos processos trabalhistas e ações de cobrança em seu desfavor.
Na decisão, o desembargador relator do recurso, destacou que as cooperativas possuem natureza de sociedade simples, não podendo se utilizar do regime de insolvência próprio das sociedades empresárias, motivo pelo qual reconheceu a ilegitimidade ativa da devedora para ingressar com o pedido. ?As operadoras de planos privados de assistência à saúde foram excluídas do regime de concordata e recuperação judicial, pois estão sujeitas a regime próprio de enfrentamento de crise econômico-financeira, assim previsto no artigo 24, caput, da Lei nº 9.656/1998?, afirmou.
O magistrado destacou também que, desde 2015, foram concedidas diversas oportunidades de regularização econômica pela Agência Nacional de Saúde. "Neste cenário, então, além de o deferimento do processamento da recuperação judicial dessa agravada ser contrário à legislação aplicável, também não se coaduna com a proteção do bem jurídico maior da saúde, que vem sendo resguardado pelo órgão regulador competente?, escreveu. Eventual processamento de recuperação judicial apenas com relação à clínica deve ser examinado nos autos de origem. A decisão foi unânime.
Fonte: Segs


Escola é condenada a indenizar família de estudante por descaso dos professores


A lembrança de conclusão do ensino fundamental não estará eternizada para um estudante da região norte do Estado de Santa Catarina. Isso porque, ele sequer estava presente no momento em que a fotografia oficial de formatura foi tirada. O descaso dos professores em comunicar a família da criança sobre o dia combinado para a fotografia causou danos significativos ao estudante, tanto é que ele não mais retornou à escola. O caso chegou à justiça e resultou em uma indenização no valor de R$20.000,00 (vinte mil reais).
Consta na petição que o aluno, representado pela mãe, é portador do transtorno de espectro autista (TEA), possui dificuldade de comunicação e por vezes se mostra introspectivo e até mesmo agressivo. A mãe do aluno, foi surpreendida no último dia de aula com o convite para a celebração da formatura e com a fotografia oficial da turma sem a presença de seu filho. Declarou a mãe que o filho se sentiu excluído e apresentou quadro de regressão em seu tratamento após o ocorrido.
Em juízo, a professora, na qualidade de preposta da escola, alegou que foi realizada uma reunião entre os pais e professores no mês de março para tratar dos assuntos relacionados a formatura e que a mãe do aluno não compareceu.
Portanto, após análise dos fatos e versões colhidas, o magistrado consignou que as afirmações das professoras deixam claro a falta de cuidado com a comunicação entre a escola e a família, ao considerar que a participação efetiva da pessoa com deficiência no ambiente escolar depende primordialmente da boa comunicação.
Sendo de conhecimento da escola que o aluno possui dificuldade de compreensão e comunicação, cabia à escola garantir que a mãe fosse informada de forma clara de toda e qualquer situação envolvendo seu filho. No caso ficou evidente que nenhum profissional da escola tomou esse cuidado, mandando recados pelo aluno, que podem não ter chegado à genitora.
Ainda que prove que a fotografia oficial não foi tirada propositalmente sem o jovem estudante, acrescentou o juiz, restou que houve omissão e negligência da escola na comunicação ao aluno e a sua família sobre a data da fotografia. Deste modo o caso é passível de indenização, definiu o juiz.
É bom destacar que o mercado de seguros através das principais cias. seguradoras disponibilizam o Seguro Profissionais de Escolas, Seguro de Responsabilidade Civil Profissional e o Seguro Escolar. A sugestão aos empresários ou administradores de escolas é que, quando da contratação do seguro, contar com a orientação e a assessoria de um profissional corretor de seguros.
A importância do profissional corretor de seguros é justamente para oferecer produtos que façam sentido para as necessidades do cliente. Os corretores de seguros são facilitadores na conexão entre segurado e seguradora, cuidando para que ambas as partes não sejam prejudicadas e que atinjam os seus objetivos principais. Fonte: TJSCSEGS


Saúde: A dose certa de café



O café é a segunda bebida mais consumida no mundo. Uma xícara vai bem pela manhã, depois do almoço e até para espantar o sono à tarde. Mesmo com efeitos psicoestimulantes, se for consumido com moderação traz benefícios à saúde. ?400 mg de cafeína, o equivalente a quatro xícaras pequenas por dia, são seguros para a maioria dos adultos?, explica a nutricionista Carla Souza (SP). Já acima da dose indicada é possível se sentir nervoso, inquieto, ter insônia e tremores, além de aumento do batimento cardíaco, delírios e até convulsões. Porém, essas reações são individualizadas e dependem da frequência e quantidade por dia. Fonte: Revista Viva Saúde


Orientação segura: Como o Seguro Auto pode se adaptar frente às novas tecnologias


A tecnologia têm impactado diversos setores do mercado securitário. Não é diferente com o setor dos automóveis, que enfrenta desafios que vão desde a incidência de fraudes à alta nos valores dos automóveis no Brasil. As novas tecnologias têm afetado o setor de seguros auto, trazendo mudanças na oferta de produtos, nos processos e na análise e controle de riscos. É importante que as seguradoras atentem para a necessidade de inovação no setor, a fim de reduzir tal cenário.
Segundo levantamento da CNseg, fraudes comprovadas no início de 2021 somaram R$349,3 milhões. A Federação Interamericana de Empresas e Seguros (Fides) revelou que as fraudes nos sinistros ocasionaram uma perda média anual de cerca de US$50 bilhões apenas na América Latina, o que totaliza aproximadamente R$246 bilhões. Conforme aponta o representante do SindSeg N/NE (Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste), Anderson Peixoto, o setor de automóveis é o que mais sofre com os crimes, sendo o líder em número de fraudes, registrando maiores percentuais nos primeiros semestres de 2020 e 2021. 2 milhões pagos apenas um caso de fraude.
Um caso que ocorreu recentemente no Distrito Federal ilustra o cenário. A CNN publicou a notícia do crime que teve início em 2015 e contou com a participação de um ex-policial militar responsável por emitir 150 cheques sem fundo. A quadrilha utilizava veículos importados, e com isso, foram forjados 12 acidentes, além de uma destruição total de 25 veículos. Os criminosos receberam indenização pelos supostos acidentes, o valor aproximado de R$2 milhões das seguradoras. Como forma de burlar as corretoras, eles se revezavam nos cargos de proprietário, condutor, contratante do seguro, bem como terceiro envolvido no acidente apto a receber indenização.
O aumento no valor dos carros no Brasil é um fator que pode ser considerado na contratação do Seguro Auto. Esse aumento varia desde questões econômicas e tributárias até influências específicas do mercado automotivo brasileiro. A carga tributária brasileira é uma das mais altas do mundo, e isso impacta os impostos sobre a produção e venda de carros, como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), isso contribui significativamente para os custos finais dos carros.
Além disso, houve também os reflexos da pandemia da COVID-19, que gerou o aumento na inflação e resultou em condições econômicas desafiadoras. Outro ponto importante são os avanços tecnológicos no segmento automotivo. Com o impulso de novos recursos de segurança, tecnologia digital avançada, entre outras funções, que muitas vezes resultam em veículos mais caros. Papel das tecnologias no Seguro Auto Embora os avanços tecnológicos sejam requisitos que encarecem os serviços securitários, a possibilidade de prevenção e o aumento na confiabilidade na experiência do segurado tornam estes recursos bastante necessários.
Os benefícios que podem ser vivenciados pelo usuário com as novas tecnologias valem o investimento, uma vez que eles garantem uma maior qualidade na contratação e no uso dos serviços. Denise Garth, Diretora de Estratégia da Majesco, alerta para a urgência na mudança das seguradoras. O Energy Portal aponta: ?Em vez de simplesmente fornecer cobertura, as seguradoras devem agora oferecer um produto de risco personalizado combinado com serviços de valor acrescentado que façam parte de um ecossistema de mobilidade mais amplo.?
A implementação da IoT no seguro automóvel promove uma abordagem mais precisa na avaliação de riscos, incentiva práticas de condução seguras e contribui para uma gestão mais eficiente e personalizada das apólices. Através do uso de dados é possível ter uma melhora na concessão de alguns serviços. A telemática, que envolve o uso de dispositivos instalados nos veículos, é capaz de coletar dados em tempo real sobre o comportamento do motorista, como velocidade, frenagem e aceleração. Esses dados são usados pelas seguradoras para avaliar o risco individual de cada motorista e ajustar as taxas de seguro com base no desempenho real de condução.
Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina A inteligência artificial vem demonstrando um desempenho considerável na liquidação de sinistros de seguros automóveis, automatizando várias etapas do processo. Isso inclui a avaliação de danos em veículos, a detecção de fraudes em sinistros e o acompanhamento do status do processo. Os algoritmos de aprendizado de máquina têm a capacidade de analisar instantaneamente imagens fornecidas pelos segurados para determinar a extensão dos danos do automóvel. Isso permite maior agilidade no tratamento com o cliente, que pode receber o pagamento através da interface do aplicativo. A IA também é utilizada para examinar o histórico de condução do solicitante e as circunstâncias do acidente, detectando possíveis fraudes.
Devido a imprescindibilidade de inovação no segmento, sabe-se que as seguradoras devem se manter atualizadas em relação a chegada de instrumentos que auxiliem no seu desempenho frente aos clientes. A TEx lançou o TEx Predicts que promete maior assertividade na previsão de cálculos no Seguro Automóvel. Por meio do uso de dados e de aprendizagem de máquina, a empresa permite que o corretor simule o valor do seguro sem precisar consultar a seguradora, além de oferecê-lo uma experiência personalizada. Esses fatores tornam a TEx autoridade no mercado e fazem com que a companhia se mantenha antenada frente aos benefícios dos avanços na tecnologia.
As mudanças tecnológicas acontecem a todo momento. O segmento de Seguro Auto enfrenta desafios para se manterem relevantes no mercado. As novas tecnologias exigem que as seguradoras se adaptem às necessidades do cenário automotivo atual, proporcionando benefícios tanto para as seguradoras quanto para os segurados. Dessa forma, considerando a conjuntura nacional, é possível diminuir a ocorrência de fraudes com o uso dessas tecnologias, além de promover uma otimização nos serviços de contratação, aprimorando as técnicas de processamento. Fonte: Insurtalks


Ação Positiva


"O impossível, em geral, é o que não se tentou." Jim Goodwin


Certa Seguros
Avenida Getulio Vargas 1403N Sala 201
Ed. Don Ricardo
Centro, Chapecó/SC
certa@certacorretoradeseguros.com.br
(49)3321-1100
Facebook
Flickr
Instagram

Veja também

Mensageiro Seguro 102004/10/19 Como priorizar a experiência do cliente na era digital Preço, qualidade e agilidade são apenas alguns dos pontos para atender às necessidades do novo consumidor. Oferecer serviços de qualidade e praticar preços justos já não são sinônimos de sucesso nos negócios. Com a economia baseada em experiências, é essencial que as......
MENSAGEIRO SEGURO 113119/11/21 Mensageiro Seguro Número 1.131 – Ano XIV – 19/11/2021 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro......
Mensageiro Seguro 102404/11/19 Ano XIV – 01/11/2019 - Edição 1.024 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro......

Voltar para Blog

Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.