topo

Postado em 24 de Janeiro às 23h00

MENSAGEIRO SEGURO 1.296

Leia nesta edição do Mensageiro Seguro
1. Inteligência emocional não é apenas para a carreira
2. Contratação de seguros de pessoa física cresce 10% no Brasil
3. Seguro residencial no Brasil versus EUA: como funciona a proteção contra incêndios?
4. Menor vence batalha judicial contra seguradora e recebe R$ 150 mil em indenização
5. Saúde: Vitamina D para mulheres
6. segura: O poder da comunicação
7. Ação Positiva
Inteligência emocional não é apenas para a carreira

A autoconsciência emocional é fundamental para melhorar a inteligência emocional e dar início a uma mudança comportamental positiva.
Darnell trabalhava como diretor clínico em um grande hospital. Junto à esposa Emma, era pai de gêmeos recém-nascidos. Durante um período difícil no trabalho, ele perdeu a paciência e gritou com uma enfermeira na frente de uma paciente e sua família. Na mesma semana, em um dia que seus gêmeos não queriam adormecer, Darnell também explodiu em casa. As raízes dos problemas de relacionamento que temos na vida e no trabalho muitas vezes são as mesmas. No caso de Darnell, eram estresse contínuo e falta de autoconsciência.
A Inteligência Emocional não é apenas para o trabalho. O cérebro não faz distinção entre nossa vida pessoal e profissional. Obviamente, aprendemos hábitos que nos levam a comportamentos diferentes: há piadas que faríamos com amigos em um bar que nunca repetiremos em uma reunião com diretores no trabalho. Mas, no geral, nossas fraquezas tendem a ser as mesmas em casa e no trabalho, e se revelam de formas semelhantes, apesar dos contextos distintos. Quando desenvolvemos competências de inteligência emocional, sentimos os benefícios em todos os aspectos da vida.
A autoconsciência emocional é um primeiro passo fundamental para melhorar a inteligência emocional e dar início a uma mudança comportamental positiva. Ela ajuda a reconhecer padrões nas maneiras que reagimos a situações estressantes ou lidamos com desafios inesperados. Com a autoconsciência, podemos dizer a nós mesmos: ?Estou prestes a dar um escândalo por causa da minha raiva. Preciso respirar e reavaliar a situação".
Essa consciência é um catalisador para começar a equilibrar as emoções com mais frequência, para evitar explosões e, consequentemente, para ser mais eficaz e compreensivo na comunicação. Encare a inteligência emocional de forma holística. Assim como uma autoavaliação por si só não é capaz de dar um perfil exato, ter noção das suas competências no local de trabalho não passa uma imagem completa de sua inteligência emocional.
Ao compreender a inteligência emocional em termos de nossas experiências enquanto pessoas (cônjuges, pais, amigos), e não apenas enquanto profissionais, podemos reconhecer, com mais facilidade, padrões em nosso comportamento e tomar medidas para melhorar tudo o que permeia nossos relacionamentos. Daniel Goleman - Escritor e psicólogo

Contratação de seguros de pessoa física cresce 10% no Brasil

De acordo com dados da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), a contratação de seguros cresceu 10,71% em 2024. Os seguros de danos e pessoas (sem o VGBL) arrecadaram R$ 171,65 bilhões entre janeiro e outubro de 2024. O valor é 10,71% maior que o registrado no mesmo período de 2023. Já o pagamento de indenizações nesse segmento totalizou R$ 63,92 bilhões até outubro do ano passado.
A consultora de negócios, Danielle Rampini, ressalta que, mais do que ter a vida e os bens protegidos, amparados em caso de infortúnios, as assistências que os seguros disponibilizam facilitam a resolução de situações imprevistas que impactam na rotina, como a necessidade de um chaveiro, de um encanador, eletricista, entre outras.
?O amparo proporcionado pelos seguros evita que contratempos atrapalhem os momentos em família. Estamos encerrando o período de férias e imagina viajar e ter o programa interrompido por uma situação de saúde. O seguro-viagem cobre destinos nacionais e internacionais que tem amparam; se a família viaja de carro, o seguro auto auxilia em situações de sinistro e até de socorro por pane mecânica ou elétrica?, afirma.
O seguro de vida, por exemplo, pode ser individual ou em grupo. A proteção pode ser personalizada e inclui coberturas como invalidez total ou parcial por acidente, diagnóstico definitivo de doenças graves, invalidez total por doença, despesas médicas e hospitalares, e muitas outras. O seguro também abrange assistência funeral.
Para viagens, o seguro oferece planos de cobertura nacional e internacional, em qualquer modal. Possui seguro obrigatório para turismo, incluindo a Covid-19, tem cobertura para intercâmbio e para longas estadias. Outra modalidade é o seguro auto, que garante a proteção do automóvel e dos passageiros em caso de imprevistos como incêndio, colisão, roubo e furto (no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), danos a terceiros em caso de acidentes, acidentes com morte ou invalidez dos ocupantes do veículo e danos ao automóvel.
Para a proteção residencial, o seguro tem coberturas variadas, indo de amparo em casos de incêndio, queda de raios e explosão e, a partir dela, é possível contratar quantas outras coberturas quiser. Dentre as outras garantias, estão a proteção do patrimônio e contratempos como acidentes domésticos, reparo de eletrodomésticos, roubos e furtos. Fonte: D24am

Seguro residencial no Brasil versus EUA: como funciona a cobertura contra incêndios?

Perdas seguradas relacionadas a propriedades residenciais e comerciais, além de veículos, podem ultrapassar os US$ 30 bilhões devido aos incêndios na Califórnia
Com as autoridades norte-americanas indicando mais de 12 mil estruturas danificadas ou destruídas entre os incêndios florestais devastadores que atingiram o estado da Califórnia e avaliações ainda em andamento, o evento está entre os mais custosos da história dos EUA.
As perdas seguradas relacionadas a propriedades residenciais e comerciais, além de veículos, podem ultrapassar os US$ 30 bilhões, considerando de US$ 15 a 20 bilhões no caso de Palisades e de US$ 7 a 10 bilhões em Eaton, dois dos locais mais atingidos pelo fogo na região.
OS incêndios devastadores na Califórnia não só assustam pela destruição e prejuízo, mas destacaram diferenças significativas entre os seguros residenciais nos Estados Unidos e no Brasil. Por aqui, a cobertura cotra incêndios é considerada básica em seguros residenciais e protege tanto a estrutura do imóvel quanto os bens em seu interior contra danos causados por fogo, fumaça e calor.
Segundo Alexandre Barros, diretor da Aon para o Brasil, algumas seguradoras também oferecem cobertura de responsabilidade civil, que cobre os danos causados a terceiros, como, por exemplo, se o incêndio no imóvel segurado atingir a casa vizinha. ?O seguro indeniza até o limite contratado na apólice, que é o valor estabelecido para reconstrução do imóvel e a reposição dos bens. No entanto, não há cobertura para incêndios intencionais, incêndios ocasionados por reformas e bens de alto valor como joias e obras de arte que não estiverem declarados na apólice?, exemplifica Barros.
De acordo com Paulo Davidoff, diretor de Seguros Pessoais e Massificados da Alper Seguros, a cobertura contra incêndio no seguro residencial comercializado nos Estados Unidos é parecida com o modelo brasileiro. ?Porém, no caso da Califórnia, há uma preocupação maior sobre os elementos causadores do incêndio, ou seja, daqueles que ocorrem por fogo iniciado em floresta (wild fire) em relação aos de outras origens causadoras. Na situação deles, o mercado fica mais restrito quanto à aceitação de riscos de incêndios florestais?, aponta Davidoff.
Para o especialista da Alper, é certo que os acontecimentos recentes vão onerar os custos das novas apólices residenciais e também devem criar maiores restrições quanto à aceitação do risco por lá. ?O governo da Califórnia já havia implantado o Plano FAIR, que busca dar opções de seguros aos proprietários de residências que tinham dificuldades de contratar estes seguros junto às seguradoras e, com este acontecimento recente, até o Plano FAIR pode ser reavaliado?, pontua.
Os custos também divergem. No Brasil, o seguro residencial com cobertura contra incêndios custa em média entre R$ 150 e R$ 1.500 anuais, ?dependendo das coberturas contratadas, da região, do tipo de uso, do valor e do perfil do imóvel?, acrescenta Barros, da Aon. Já nos EUA, os prêmios podem ser significativamente mais altos, especialmente em estados como a Califórnia, onde desastres climáticos severos como os recentes incêndios são comuns.
Outro ponto de destaque é o impacto das mudanças climáticas no setor de seguros. Segundo Marlon Basso, superintendente de Sinistros da REP Seguros, eventos climáticos extremos, intensificados pelas mudanças climáticas, têm tornado os incêndios mais frequentes e severos, exigindo das seguradoras uma revisão constante de suas estratégias de subscrição (processo de análise de riscos envolvidos na oferta de uma apólice de seguro a um cliente) e reservas de capital.
?Em relação às responsabilidades civis, incêndios que se originam por negligência ou má gestão podem gerar ações judiciais de alto valor contra empresas ou indivíduos considerados responsáveis, resultando em um aumento na demanda por apólices de responsabilidade civil, que também se tornam mais caras e restritas?, comenta Basso.
Entender as condições específicas das apólices é essencial para evitar surpresas em caso de sinistro, dizem os especialistas. No Brasil, por exemplo, é importante verificar se queimadas em áreas florestais estão cobertas, especialmente para imóveis próximos a essas regiões.
Os incêndios na Califórnia são um alerta global. Mostram a necessidade de um setor de seguros adaptado a um cenário climático em constante mudança, além da importância da conscientização e de políticas públicas voltadas à mitigação de riscos. ?O aumento das queimadas provoca uma pressão regulatória no setor de seguros, levando à necessidade de adaptação às políticas públicas, tanto para garantir a resiliência financeira do mercado quanto para atender às demandas sociais por cobertura justa e acessível?, diz o especialista da REP. Fonte: Informoney

Menor vence batalha judicial contra seguradora e recebe
R$ 150 mil em indenização

Um jovem menor, representado pela mãe, entrou com uma ação de cobrança de indenização contra uma seguradora que negou administrativamente o pagamento do seguro de vida de seu avô, no valor de R$ 100.000,00, e R$ 50.000,00 referente ao seguro de vida da avó.
O juiz da cidade de Ipaussu, SP, proferiu uma sentença favorável ao jovem autor, condenando a seguradora ao pagamento integral da indenização dos seguros contratados, além de custas processuais e honorários. A seguradora apelou da decisão, alegando que o seguro em grupo foi contratado considerando que a segurada, sócia da empresa estipulante, era mãe do sócio da corretora de seguros responsável pela apólice, e que o corretor também era um dos beneficiários do seguro.
A seguradora argumentou que a modalidade de seguro contratada exigia a presença de dois segurados: um sócio e um funcionário. Apesar da proposta indicar a inclusão de um funcionário, os familiares informaram que a empresa nunca teve empregados, o que demonstraria má-fé nas informações fornecidas, essenciais para a aceitação do seguro, justificando a improcedência da ação.
O autor, um menor representado por sua mãe e co-beneficiário dos avós, buscou a indenização securitária referente à apólice contratada. O Desembargador relator do processo observou que a contratante do seguro era uma empresa com único sócio. Assim, cabia à seguradora provar a má-fé da sócia da empresa segurada, o que não foi feito. A seguradora celebrou o contrato sem ressalvas e recebeu os prêmios até a morte do segurado, não podendo se eximir do pagamento da indenização, em contrariedade ao princípio da boa-fé objetiva.
Além disso, o fato de a sócia falecida ser mãe do corretor de seguros não justifica a alegação de má-fé, uma vez que o corretor de seguros, pai do autor, também é falecido e não pode apresentar sua versão dos fatos. Desta forma, impõe-se o reconhecimento de que é abusiva a conduta da seguradora ao oferecer à segurada um produto que não lhe servia e delegar a ela a análise sobre a viabilidade da contratação e do risco, eximindo-se de solicitar as informações adequadas, analisar os riscos e negar a contratação, se o caso, visando tão-somente seu faturamento, fundando-se na possibilidade de negar a cobertura caso a segurada, que lhe pagou o prêmio durante toda a vigência da apólice, não se enquadrasse nos riscos que pretendia assumir com a contratação, acrescentando-se ainda o fato de que, por se tratar de uma microempresa, era perfeitamente possível a análise prévia do risco pela seguradora ré e, se o caso, a recusa da proposta.
Portanto, a conduta da seguradora foi considerada abusiva ao oferecer um produto inadequado e transferir à segurada a responsabilidade de avaliar a viabilidade da contratação. A seguradora deveria ter solicitado as informações necessárias e analisado os riscos, podendo recusar a proposta, especialmente porque se tratava de uma microempresa. A 31ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo negou provimento ao recurso da seguradora, mantendo a condenação ao pagamento da indenização referente ao seguro de vida do avô no valor de R$ 100.000,00 e R$50.000,00 referente ao seguro de vida da avó. Fonte: Tribunal de Justiça do Estado de SP

Saúde
Vitamina D para mulheres
Estudos não param de apontar a importância da vitamina D para a saúde, especialmente das mulheres. A descoberta da Universidade Estadual Paulista (Unesp) verificou a relação entre a deficiência de vitamina D e a síndrome metabólica em mulheres na pós-menopausa.
A síndrome metabólica é um conjunto de condições que aumenta o risco da doença cardíaca, derrame e diabetes, sendo detectada na pesquisa em 57,8% das mulheres analisadas com insuficiência ou deficiência de vitamina D. A exposição moderada ao sol, sem protetor, todos os dias, é suficiente para colocar em ordem os níveis de vitamina D no organismo. Alguns alimentos e suplementos alimentares também podem ajudar. Fonte: Saúde é Vital

Orientação segura
O poder da comunicação
Pense num peixe. Eu também vou pensar. Então, vamos dizer um ao outro o que pensamos. Você me o descreve numa travessa assado com batatas. E eu conto os detalhes do meu, que está nadando num aquário. Mas, nós dois não pensamos na mesma coisa?!
Reflita sobre as mensagens que a sua empresa está levando para dezenas, centenas ou milhares de pessoas. Será que todos os seus públicos de interesse estão imaginando o mesmo peixe? Quanto você está ganhando com isso? Quanto está perdendo? Quais as consequências para a imagem da empresa? E para sua reputação?
O fato é que o sucesso e a superação de metas dependem muito mais da qualidade da comunicação com empregados, fornecedores, parceiros de negócios e o consumidor final do que se pode imaginar. No dia a dia, é comum os gestores subestimarem o real valor da comunicação, que muitas vezes sequer aparece na lista de prioridades e investimentos. Isso é um erro estratégico. O peixe que você vende pode ser muito diferente do percebido por quem o compra ou, pior, por quem o deixa de comprar. Os diferenciais dos produtos ou serviços que você vende, os valores institucionais que o acompanham e a experiência de compra não são informações óbvias.
A falta de comunicação empresarial se reflete diariamente no clima organizacional, no desperdício de oportunidades para atrair parceiros estratégicos, na perda de negócios e, principalmente, na abertura de espaço para o concorrente que se comunicar melhor. Fonte: Segs

Ação Positiva
?O guerreiro de sucesso é um homem médio, mas com um foco tão definido quanto um raio laser?. Bruce Lee, lutador de artes marciais e ator.

Veja também

MENSAGEIRO SEGURO 1.24923/02/24 Número 1.249 - Ano XV - 23/02/2024 Publicação Semanal Certa Seguros e Certificação Digital Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro Seguro: 1. A vida se resume a cada instante 2. Farmácia é condenada por erro venda em medicamento 3. Como usar a IA para elevar a experiência do cliente no setor de......
Mensageiro Seguro 95823/08/18 Pessoas com pouco talento e bem sucedidas                   Relutamos em creditar nosso êxito na vida à sorte. Preferimos atribuir nossos ganhos à......
MENSAGEIRO SEGURO 1.22325/08/23 Número 1.223 - Ano XIV - 25/08/2023 Publicação Semanal Certa Seguros e Certificação Digital Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro Seguro 1-Conecte-se a si......

Voltar para Blog

Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.