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Postado em 15 de Janeiro às 08h12

MENSAGEIRO SEGURO1.243

Número 1.2423 - Ano XV - 12/01/2024
Publicação Semanal
Certa Seguros e Certificação Digital
Edição: Samara Braghini

Leia nesta edição do Mensageiro Seguro
1. Não sabemos lidar com as divergências
2. empresarial deve crescer seis vezes o PIB
3. Setor de seguro rural deve crescer 23% em 2024
4. garantia estendida é aposta para 2024
5. Saúde: Por que esquecemos fatos corriqueiros?
6. Orientação segura: Avanço da Inteligência Artificial na Indústria de Seguros
7. Ação Positiva


Não sabemos lidar com as divergências


Uma das contradições mais graves que carregamos é esta: gostamos de ser únicos e originais, mas esperamos que todos pensem como nós e até que sintam o que sentimos. Nossa imagem compreensiva vai por água abaixo assim que enfrentamos uma opinião divergente sobre os temas mais banais ? de futebol à religião, expressamos essa intolerância: queremos que as pessoas não só creiam no mesmo deus, mas que o concebam da mesma forma.
Do ângulo da razão, desconfiamos dos que se mostram diferentes, de todos aqueles com quem não nos identificamos e das coisas que não compreendemos. Do ponto de vista emocional, não toleramos as diferenças porque nos fazem sentir sozinhos, desamparados. Uma simples divergência sobre um assunto irrelevante pode causar a separação de duas pessoas, especialmente se elas acreditam sinceramente nos seus pontos de vista e têm a convicção de que estão certas.
As relações só sobrevivem quando percebemos o lado rico dessa convivência com pensamentos diversificados. Todo mundo se diz tolerante e compreensivo em relação a posições divergentes, mas na verdade são poucos os que não se sentem de alguma forma ofendidos pelas diferenças. E elas são a raiz dos preconceitos, que não passam de generalizações precipitadas e negativas que brotam com facilidade em nossa alma. Talvez nenhum de nós esteja livre ? e consciente ? da condição de preconceituoso. Quando nos referimos de maneira irônica ou humilhante àquela pessoa cuja diferença nos incomoda, revelamos nosso preconceito ? seja racial, religioso, social, político ou intelectual. Esta reação de aparente desprezo, na verdade, encobre o que realmente o alimenta: a inveja. Usamos esse disfarce sempre que nos julgamos inferiores.
Nossa tendência arraigada de atribuir valor às pessoas e de compará-las nos leva inevitavelmente a julgar umas melhores do que as outras. Nem sequer cogitamos a hipótese de que sejam apenas diferentes. Como consideramos nossa própria escala de valores, tampouco estamos dispostos a entender o outro ou os critérios dele ? o que implicaria em reavaliar os nossos. Enquanto insistirmos em pensar desse modo equivocado, continuaremos a cometer os erros de sempre: orgulho, quando julgamos nosso modo de ser invejável; inveja, quando ocorre o inverso.
Esse eterno círculo vicioso provoca desdobramentos gravíssimos. O maior exemplo é o da guerra entre os sexos. Homens e mulheres têm diferenças marcantes ? da anatomia à maneira de pensar. Desde que os homens se declararam superiores às mulheres a partir da sua escala de valores, eles gastam uma enorme energia tentando provar a inferioridade delas ? o que não seria necessário caso estivessem, mesmo, convictos de sua supremacia. As lutas femininas em defesa da tese igualitária não diminuíram nossa dificuldade de pensar com liberdade, sem a urgência de avaliar quem é maior ou melhor. As mulheres não são inferiores nem iguais aos homens. São diferentes. E, como já vimos, diferenças não precisam gerar reflexões amarradas a juízos de valor, que rendem vereditos hierárquicos. Precisam apenas ser respeitadas. Flávio Gikovate ? médico psiquiatra

Seguro empresarial deve crescer seis vezes o PIB

O seguro empresarial obteve um dos melhores desempenhos dentro do segmento de danos e responsabilidades em 2023. Segundo dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados), de janeiro a outubro, a arrecadação foi de R? 3,2 bilhões, crescimento de 19,6% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em indenizações pagas aos empresários, o total pago nos dez primeiros meses do ano ficou em R? 1,327 bilhão.
"Considerando que a projeção de crescimento para o PIB no ano seja de 3%, o mercado do seguro empresarial deve crescer seis vezes o PIB, o que mostra que os empresários estão buscando cada vez mais esta proteção para as suas empresas", afirma Jarbas Medeiros, presidente da comissão de riscos patrimoniais massificados da FenSeg.
O seguro empresarial garante a sustentabilidade do negócio ao oferecer coberturas a eventos como incêndio ou explosão, vendaval, danos elétricos, roubo, responsabilidade civil e lucros cessantes. Esta última cobertura foi pensada para impedir a falência do negócio. Se a empresa fica sem operar devido a um incêndio, por exemplo, o lucro que ela deixa de obter por conta do sinistro, será coberto durante o período de reconstrução do imóvel.
Para 2024, Medeiros vê razões para o mercado seguir otimista, apostando na manutenção do crescimento de dois dígitos. Isso porque, na sua avaliação, os empresários estão mais conscientes da importância de incluir o seguro nos seus planejamentos, com maior percepção do risco representado pela intensificação dos eventos climáticos e pela projeção de crescimento do PIB em cerca de 2%.
No Brasil, segundo a FenSeg, apenas 20% das empresas têm apólice de seguro empresarial. Para Medeiros, a participação poderia ser maior se o seu custo-benefício fosse mais conhecido. Com um preço médio anual em torno de R? 2,5 mil, proteger o negócio é relativamente barato, com parcelas mensais de R? 200. Fonte: Segs

Setor de seguro rural deve crescer 23% em 2024

De acordo com a CNseg, agro deve registrar o maior crescimento dentre todas as áreas de seguro no Brasil. O setor de seguro rural deve crescer 23,1% no ano que vem, estimou nesta quarta-feira (14/12) a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). A projeção representa aumento de 18,1 pontos percentuais em relação a 2023.
Segundo a entidade, todas as áreas de seguro, que juntas crescerão 11,7% em 2024. A projeção leva em conta a expectativa de um Produto Interno Bruto (PIB) de 2,5%. O presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, disse durante evento para apresentar os dados gerais do setor que o seguro rural precisa crescer, pois sua limitação deixa vulnerável todo o agronegócio brasileiro. "Não é possível que em um país onde o agro é tudo, ter apenas 10% de cobertura", afirmou.
O seguro rural, no acumulado do ano, teve aumento de 4,5%, atingindo a arrecadação de R$ 11,1 bilhões. Em termos de retorno aos produtores na forma de indenizações, no acumulado de 2023, a comparação com os pagamentos de indenizações sofre a influência dos eventos climáticos severos ocorridos em 2022, principalmente no Sul do Brasil, onde boa parte das apólices do setor estão localizadas.
Nos primeiros nove meses do ano, foram desembolsados R$ 3,5 bilhões em indenizações, representando uma redução significativa de 63,9% em comparação com o mesmo período do ano passado. Somente em setembro, o segmento pagou expressivos R$ 332,8 milhões, registrando um aumento de 45,0% em relação a setembro de 2022, informou a confederação.
Subvenções - As seguradoras do Brasil já comercializaram apólices que demandam a subvenção adicional de mais de R$ 400 milhões pelo governo federal para o seguro no campo, disse Antonio Trindade, presidente da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg). Ele ressaltou durante coletiva de imprensa da CNseg que o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, tem solicitado ao Ministério da Fazenda o montante de R$ 500 milhões para subvenção adicional. "Não sabemos se esse recurso virá ou não, mas está sendo pedido. Estamos trabalhando em parceria com governo federal para melhorar o seguro rural", disse Trindade. "O clima tem colocado em risco safras inteiras", acrescentou.
Trindade destacou também que Fávaro quer destinar cerca de R$ 2 bilhões para o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) no ano que vem, porém, o projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2024) prevê o mesmo recurso disponibilizado para 2023, de R$ 1,06
Reportagem do Jornal O Valor Econômico, dentro do seguimento Globo Rural. Fonte: Valor Econômico


Seguro garantia estendida é aposta para 2024


De acordo com a Federação Nacional de Seguros GeraisNos, este seguro cresceu quatro vezes mais que o comércio varejista entre janeiro e outubro de 2023.
O seguro garantia estendida, que oferece coberturas extras para danos de aparelhos eletrônicos, celulares, equipamentos de som, TVs, geladeiras, fogões e máquinas de lavar, cresceu quatro vezes mais que o comércio varejista em 2023. Segundo a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), enquanto o seguro arrecadou R? 2,7 bilhões de janeiro a outubro, crescimento de 4,4%, no mesmo período, a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE apontou expansão de 1% do mercado de móveis e eletroeletrônicos, segmentos em que a venda de garantia estendida mais se destaca.
"Olhando para a frente, com a perspectiva de manutenção de queda dos juros, mais acesso a crédito, e melhora do emprego e do consumo, a expectativa é que o garantia estendida volte a seus níveis históricos", afirma Luís Reis, presidente da comissão de afinidades da FenSeg.
Em 2023, a FenSeg lançou em março o guia ?Entenda o Seguro de Garantia Estendida: Orientações para o Consumidor?. A nova edição, revista e ampliada, lançada no Mês do Consumidor, explica os direitos e obrigações de todas as partes envolvidas na contratação, utilização e atendimento deste seguro que cobre custos de peças e da mão de obra envolvida no conserto, e cuja cobertura extra inicia após o término da garantia do fabricante ou fornecedor do produto. Fonte: Segs

Saúde
Por que esquecemos fatos corriqueiros?

Esquecer um nome, um compromisso ou de pagar um documento. Muitas pessoas se queixam desses esquecimentos e acreditam que estão com ?problemas de memória?.
Segundo o Dr. Ivan Okamoto, neurologista do Einstein, esquecer algum fato ou atividade acontece em qualquer idade. ?Nós tendemos a prestar mais atenção nisso quando ficamos mais velhos, associando a doenças do envelhecimento, como Alzheimer. Mas episódios de esquecimento acontecem também com as pessoas mais jovens. Nesses casos, o esquecimento geralmente não é causado por um problema de memória, e sim de atenção?, explica o médico.
O sistema de atenção pode ser alterado pelo uso de medicações, disfunções da tireoide, deficiências de vitaminas, situações de estresse e desequilíbrio no sistema emocional, como nos casos de depressão ou apatia, um estado caracterizado pela falta de interesse pelos acontecimentos.
A memória é dividida em três etapas: a primeira é a aquisição, quando temos contato com um objeto, um fato, uma pessoa ou uma emoção. A atenção é fundamental nesse período, pois é o momento de entrada das informações. A segunda é a consolidação, que ocorre para que as informações sejam armazenadas em nosso cérebro. Depois vem a evocação da memória, o momento em que nos recordamos de uma informação retida em nosso cérebro.
Algumas atitudes podem ajudar a memória: evite o consumo de álcool e drogas; durma de 6 a 8 horas por dia; exercite seu cérebro; faça uma tarefa de cada vez; cuide da alimentação; medite; faça associações; pratique exercícios físicos, anote o que é importante e tome bastante água. Fonte: Hospital Albert Einstein



Orientação segura
Avanço da Inteligência Artificial na Indústria de Seguros

A revolução da Inteligência Artificial (IA) no setor de seguros anda impactando de forma significativa como as seguradoras operam. Apesar de 2023 tenha marcado o auge dessas correntes, 2024 será um ano ainda mais promissor com toda essa implementação prática da inteligência Artificial e do Machine Learning conhecido como Aprendizado de Máquina, que molda o cotidiano. E isso explica Jag Lamba, fundador e CEO da Certa, em seu artigo para o Insurance Innovation Reporter.
Segundo Lamba, a IA oferece um potencial incrível para acelerar a inovação nas seguradoras. Desde melhorar as interações com os clientes até influenciar positivamente os resultados financeiros, as inteligências estão se tornando uma peça fundamental na otimização de processos.
Já a coleta, organização e análise de grandes volumes de dados são áreas onde a IA brilha. Permitindo que as operadoras extraiam insights valiosos, capacitando usuários a fazer perguntas em linguagem natural, proporcionando respostas dinâmicas e instantâneas. Isso chega como um avanço significativo em relação aos métodos tradicionais de revisão de dados.
Ele destaca que IA está revolucionando a integração de novos clientes nas operadoras de seguros, reduzindo o tempo de processo de semanas para apenas alguns dias ? ?Eficientemente coletar e processar informações sobre o cliente, a IA guia os funcionários por verificações e processos de diligência de forma mais rápida e precisa. Além disso, os mecanismos de inteligências estão impulsionando o atendimento ao cliente, facilitando aos agentes o acesso imediato a informações relevantes durante reclamações. As funções de Processamento de Linguagem Natural (PNL) tornam mais fácil para os agentes obter informações precisas, acelerando os processos de subscrição e personalização das políticas?, explica
Segundo ele, o aumento das regulamentações, as Inteligências Artificiais tornam-se uma aliada valiosa para as seguradoras ao compreender e adaptar-se rapidamente às novas regras. A análise de dados oferecidas pela IA permite avaliar riscos potenciais e fornecer recomendações para garantir a conformidade.
Porém, ele frisa que inovação em IA está longe de atingir seu ápice ? ?Prevemos a ascensão de chatbots e IA generativa para personalizar serviços de subscrição e assistência a sinistros. Com a crescente presença de veículos autônomos, as seguradoras de automóveis estão se preparando para uma mudança significativa no cenário de sinistros. A IA também desempenhará um papel vital na contabilização do risco climático para as seguradoras imobiliárias?
As IAs já demonstraram ser uma força transformadora na indústria de seguros, e os pioneiros que adotaram essa tecnologia estão colhendo benefícios tangíveis. No entanto, o futuro reserva ainda mais inovações, com aplicações emocionantes da IA começando a surgir, prometendo continuar a revolucionar a forma como as seguradoras operam. Fonte: Segs

Ação Positiva
"A prudência manda atentar não só nas qualidades do galho como também nas do tronco." Monteiro Lobato

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