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Postado em 10 de Novembro de 2023 às 23h31

MENSAGEIRO SEGURO 1.234

Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Número 1.234 - Ano XIV - 10/11/2023 Publicação Semanal Certa Seguros e Certificação Digital Edição: Samara...


Número 1.234 - Ano XIV - 10/11/2023
Publicação Semanal
Certa Seguros e Certificação Digital
Edição: Samara Braghini


Leia nesta edição do Mensageiro Seguro

1-Insumo ao consumo

2- Autoescola é condenada a indenizar aluna que sofreu acidente durante aula de direção

3- Consumidores poderão conferir suas apólices no portal gov.br

4- Seguro pet já protege 250 mil cães e gatos no país

5- Saúde: Saúde dos olhos

6- Orientação segura: Como a IA pode ajudar o seu negócio?

7- Ação Positiva


Insumo ao consumo



O poder está cada vez mais disperso. E a capacidade das pessoas de se informar e se organizar continuará crescendo. O velho slogan "power to the people" nunca foi tão novo. Ele impacta a política, mas também a economia em seu conceito mais básico: a oferta e a procura. Poder para as pessoas significa poder para os consumidores.
A rápida transição do consumidor passivo do século 20 para o consumidor ativo do século 21 é uma das evoluções mais importantes dessa era de revoluções. Estamos cada vez mais longe da máxima atribuída a Henry Ford sobre o lançamento do automóvel: "Se eu tivesse perguntado aos consumidores o que queriam, eles teriam respondido: 'Cavalos mais rápidos'".
Hoje os consumidores estão bem mais informados e exigentes. E são cada vez mais ouvidos. Criar canais adequados para esse diálogo, processá-lo de forma inteligente e produtiva e responder com rapidez e correção é uma das ferramentas mais ricas da nova gestão. Fico feliz toda vez que compro algo e recebo logo um e-mail de avaliação da empresa que o vendeu.
O novo consumidor nasceu da abundância de canais de consumo, informação e comunicação da nova ordem mundial. Ele tem diante de si ofertas quase infinitas que pode comprar e receber como, onde e quando quiser.
Mas a força do consumidor não deve ser a fraqueza do vendedor. É preciso entrar do lado certo nessa equação. As mesmas ferramentas que empoderam o consumidor também ajudam as empresas a compreendê-lo e alcançá-lo. As redes sociais são armas de pressão e também oportunidades de venda, comunicação e coleta de dados.
Pesquisa da McKinsey com 22 mil pessoas em 26 países consolidou cinco características básicas dos hábitos desses novos consumidores:
1) Procuram descontos e promoções ativamente ? na média global, 44% disseram buscar reduções de preço; no Brasil, passam de 70%. 2) São leais a marcas desde que o preço seja justo ?para isso, procuram descontos em diferentes canais de compra e, não encontrando, podem abandoná-las. 3) Quando trocam marcas mais caras por mais baratas, tendem a não voltar a consumi-las. 4) Gostam de esbanjar seletivamente e podem manter a compra de produtos mais caros se as marcas os convencerem de que valem o gasto extra. 5) Compram em diferentes canais e usam assiduamente internet e lojas de desconto.
Com os dados da pesquisa, a McKinsey traçou considerações às empresas: 1) Justifique seu preço ? diante de tantas opções, as marcas devem dar motivos claros para o consumidor optar por elas, e não por produtos mais baratos. 2) Evite o meio da escala de preços ?é melhor ter opções acima ou abaixo da média e, se possível, uma escada dentro do portfólio para o consumidor optar. 3) Entenda os aumentos de receita ?invista na análise das estratégias e promoções de venda mais efetivas e espalhe as lições pela companhia. 4) Tenha clareza sobre o público-alvo e o que o motiva a consumir seu produto ou os da concorrência ? esqueça o consumidor genérico e segmente públicos e ações. 5)
Garanta a oferta do produto e a consistência de preços estruturando seus canais para maximizar alcance e minimizar conflitos entre eles, dando ênfase aos canais de maior crescimento.
Esses são alguns dos caminhos que se abrem entre a sua empresa e o novo consumidor. Não há insumo mais importante que esse. Se o cliente sempre foi rei, ele ganhou majestade.
Nizan Guanaes ? Publicitário

Autoescola é condenada a indenizar aluna que sofreu acidente
durante aula de direção


Uma autoescola localizada na Comarca de Benjamin Constant, AM, foi condenada ao pagamento de R$ 47.780,65 (quarenta e sete mil setecentos e oitenta reais e sessenta e cinco centavos), a uma aluna, que contratou os serviços com objetivo de obter a habilitação de condução de motocicleta (Categoria A) e, na primeira aula, sofreu um acidente ao conduzir sozinha o veículo de duas rodas, sem o devido cuidado necessário da autoescola, por meio de seu instrutor.
O valor total da condenação foi assim distribuído: R$ 27.780,65 (vinte e sete mil setecentos e oitenta reais e sessenta e cinco centavos) a título de danos materiais e R$ 20.000,00 (vinte mil reais) a título de danos morais.
Na sentença a magistrada avaliou os impactos material e psicológico do ocorrido com a aluna: ?Ressalta-se que a sistemática adotada para a obtenção de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), contém regras tendentes a garantir a segurança do pretendente e de terceiro, cabendo aos instrutores, devidamente qualificados, o cuidado para que acidentes não ocorram, máxime quando se trata de habilitação para motocicletas?, apontou a magistrada.
Na mesma sentença, a juíza citou que ?a autoescola, portanto, no exercício de sua atividade como prestadora de serviço, tem o dever objetivo de propiciar a segurança à consumidora e a terceiros, pelo que cabia ao instrutor aferir a condição pessoal da aluna para a condução da motocicleta, circunstâncias que, se tivessem sido observadas, evitariam o acidente.?
Quando do acidente, a aluna, fraturou a tíbia esquerda, precisando ser submetida à cirurgia para correção com necessidade de tratamento, e foram anexadas nos autos as notas dos valores gastos em despesas médicas.
É bom destacar que todos que conduzem um veículo estão propensos a sofrer um acidente de trânsito o que não pode ser diferente para os alunos de autoescolas. As principais seguradoras disponibilizam o seguro para autoescolas com diversos diferenciais, em coberturas e serviços, variando de seguradora para seguradora.
Antes da contratação do seguro, conheça bem as opções oferecidas pela seguradora. Fale com o seu profissional corretor de seguros, pesquise e decida pela melhor oferta, sempre avaliando a relação custo e benefício. Fonte: Segs

Consumidores poderão conferir suas apólices no portal gov.br



A partir do dia 13 de novembro, os consumidores de seguros poderão consultar as suas apólices no portal gov.br. Os dados serão enviados pelas seguradoras para as certificadoras credenciadas pela Susep e com isso os consumidores terão acesso a sua ?carteira digital de seguros? num só lugar.
Está previsto que, a partir do dia 13 de novembro deste ano, os consumidores de seguros poderão consultar as suas apólices no portal gov.br. Uma conquista grande da Susep, que exigiu, e das seguradoras que investiram em tecnologia para cumprir as normas. Pelo menos é o que foi informado hoje para o setor de seguros, segundo fontes que pediram anonimato.
Os dados serão enviados pelas seguradoras para as certificadoras credenciadas pela Susep e com isso os consumidores terão acesso a sua ?carteira digital de seguros? num só lugar. Hoje, os clientes podem acessar dados das suas apólices no portal ou aplicativo de cada companhia. No gov.br todas as apólices estarão em um só lugar.
Para alguns players do setor esta notícia é uma surpresa, ?pois a implantação do SRO está na justiça e em renegociação com a Susep, com poucos ramos implantados?.
Trata-se de um avanço do Sistema de Registro de Operações (SRO), que ficou em discussões em 2022 e boa parte de 2023. Hoje disponível para apólices de seguro garantia. Estava previsto desde o início do ano estender as consultas de apólices a outros produtos de seguros, previdência complementar aberta e capitalização e resseguros através do portal gov.br, permitindo ao consumidor identificar todas as suas apólices, bilhetes e certificados.
Mais detalhes deste grande passo na história do mercado de seguros do Brasil quando a Susep, a CNseg e as certificadoras retornarem os pedidos de entrevista. Fonte: Sonho Seguro



Seguro pet já protege 250 mil cães e gatos no país


Os animais de estimação já superam os 168 milhões de indivíduos nos 90 milhões de lares do país, segundo estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). Só que o bichinho, além de carinho, precisa de cuidados. Empresas que atuam na área estimam que cerca de 250 mil pets são cobertos por planos de saúde no Brasil. O número representa apenas 0,24% dos 101,4 milhões de cães e gatos, a maioria dos 168 milhões de animais de estimação brasileiros.
Um estudo global publicado pela revista da Confederação Nacional dos Seguros (CNseg) estima que as vendas mundiais de seguros para pets cheguem a US$ 38,8 bilhões até 2030, a uma taxa de crescimento de 11% ao ano.
?A oferta do seguro pet no Brasil é relativamente recente, mas já alcança um bom patamar na operação das seguradoras. O seu crescimento é quase natural a partir da existência do seguro e do aumento da posse de animais de estimação, cada vez mais perfeitamente integrados ao ambiente familiar, ou seja, uma demanda crescente que é atendida integralmente pela oferta?, esclarece Ronaldo M Vilela, diretor?executivo do Sindicato das Seguradoras do RJ/ES.
O seguro pet é parecido com o plano de saúde para pessoas. Os preços podem variar de acordo com a cobertura escolhida, desde atendimentos de emergência, internação, consultas veterinárias, exames, assistência por telefone e até o funeral do bicho de estimação. O seguro saúde pet é uma importante precaução para evitar imprevistos financeiros ao dono do animal doméstico e garante assistência necessária ao companheiro de todos os momentos.
?Afinal, qual é o benefício ao contratar-se esse seguro? Quanto se paga para que o dono do animal de estimação possa contar financeiramente com todas essas proteções ao seu animal? O preço irá variar em relação às coberturas escolhidas. Paga-se, no entanto, em todas as hipóteses, um valor significativamente pequeno em relação ao valor que custaria um ou vários tratamentos do animal caso o seu dono não tenha contratado a cobertura que é dada pelo seguro?, complementa Vilela. Fonte: Sonho Seguro


Saúde: Saúde dos olhos


Você notou algo diferente na sua visão? Sim? Não deixe passar nenhuma queixa ocular.
1 - Você lê bastante ou fica muito tempo em frente às telas? Quando você está olhando para uma tela, diminui o número de piscadas. Quando uma pessoa pisca menos, a lubrificação do olho, pela lágrima, fica prejudicada. A má lubrificação pode provocar irritação e vista cansada;
2 - Pratique a técnica do 20x20x20. Ficou por 20 minutos na frente de uma tela ou lendo? Pare, e direcione o seu olhar por 20 segundos para longe. Essa manobra permite os olhos descansarem um pouco;
3 - Evite assistir vídeos ou jogar vídeo games pelo celular. Prefira a TV, que é maior;
4 - Ajuste o brilho do seu celular e o monitor do computador;
5 ? Esteja sempre em dia com a receita dos seus óculos;
6 - O adulto que tiver pressão alta ou diabetes deve fazer um exame oftalmológico de rotina, logo que for diagnosticada a doença;
7 - Use óculos escuros com filtro de proteção ultravioleta e um boné. A luz do sol é prejudicial aos olhos da mesma maneira que ela é prejudicial na pele.
8 ? Mantenha a consulta no oftalmologista em dia;
9 ? Não compartilhe maquiagem. A maquiagem também é um meio de contágio.
Fonte: Hospital Albert Einstein


Orientação segura: Como a IA pode ajudar o seu negócio?


Há alguns anos isso poderia parecer impossível, inimaginável ou coisa de cinema. Porém, a realidade é que a inteligência artificial (IA) já se tornou presente na vida das pessoas. A IA é uma tecnologia com capacidade de realizar atividades no lugar dos seres humanos. Ela usa máquinas para realizar atividades humanas de maneira autônoma, agilizando processos no mundo dos negócios.
São diversas ferramentas e dispositivos que nos cercam como Alexa, chat GPT, Bard do Google, Power BI, entre outros. Esse é um facilitador do dia a dia e pode te auxiliar a empreender. A tecnologia está ajudando pequenas e grandes empresas a crescer, a se tornarem mais eficientes, econômicas e capazes de lidar com as mudanças constantes do mercado.
Ter uma empresa não é uma tarefa fácil. É preciso uma base sólida e pessoas unidas para manter o negócio fluindo. Mas acaba que uma mãozinha extra pode ajudar. É aí que entra a IA. Um estudo do Global AI Adoption Index 2021, da IBM Watson, mostra que a adoção da Inteligência Artificial está sendo impulsionada pelas necessidades de constante aprimoramento dos negócios e pela tecnologia estar mais acessível. Outro dado do estudo evidencia que 70% das grandes empresas ao redor do mundo já têm ferramentas de IA implementadas como parte da sua rotina.
Uma das soluções que ela pode trazer é através de programas de gerenciamento empresarial ou contábil. O RH pode se beneficiar com softwares que facilitam na contratação. A empresa como um todo pode contar com apps para gerenciamento do tempo e de agenda.
Uma das vantagens é a automatização de tarefas. Por exemplo, há certas tarefas repetitivas e manuais que tomam muito o tempo. Com a IA, é possível liberar colaboradores dessas atividades para que eles se concentrem mais em questões estratégicas.
É também uma ótima ferramenta para tomadas de decisão. A IA pode analisar grandes quantidades de dados e identificar tendências. Além disso, é possível obter ajuda para criar novos produtos e serviços que atendem às necessidades dos clientes de uma forma melhor.
Mas a grande cereja do bolo é o prompt, que é um conjunto de instruções fornecidas a um sistema de IA para realizar uma tarefa. Por exemplo, os prompts podem ser utilizados para ajudar um sistema de IA a aprender e melhorar seu desempenho. No futuro, muitos vão ter que se especializar nisso. Esse vai ser o grande diferencial na carreira.
Inúmeras são as vantagens de se ter essa inteligência do seu lado. A IA pode ajudar a otimizar a gestão do seu negócio e ser mais uma ferramenta para ajudar no sucesso da sua empresa. Fonte: Segs


Ação Positiva


"O grande líder é aquele que está disposto a desenvolver as pessoas até o ponto em que elas eventualmente o ultrapassem em seu conhecimento e habilidade." Fred A. Manske Jr.


Certa Seguros
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