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Postado em 05 de Janeiro às 23h30

MENSAGEIRO SEGURO 1.242

Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Número 1.242 - Ano XV - 05/01/2024 Publicação Semanal Certa Seguros e Certificação Digital Edição: Samara Braghini Leia...

Número 1.242 - Ano XV - 05/01/2024
Publicação Semanal
Certa Seguros e Certificação Digital
Edição: Samara Braghini


Leia nesta edição do Mensageiro Seguro

1- Confiança e inspiração para virar o jogo

2- Pequenos produtores agrícolas precisam de suporte e o microsseguro pode ajudar

3- Utilizando a IA para transformar o setor de seguros de vida

4- Saúde: O poder do silêncio

5- Orientação segura: SMS: ele ainda é um canal estratégico?


6-Ação Positiva

Confiança e inspiração para virar o jogo



Uma das maiores batalhas da minha vida tem sido mudar a mentalidade das pessoas que tomam o tamanho dos seus problemas como o maior empecilho para serem felizes. É uma luta sangrenta: querem me convencer de que problemas grandes são sinônimo de infelicidade. Mentira! A vida é um constante exemplo de pessoas que são felizes apesar de problemas dramáticos.
As pessoas que eu mais admiro na vida não são aquelas que nasceram em berço esplêndido, mas aquelas que agem e realizam, apesar das dificuldades. Muita gente, mesmo em situações críticas, consegue ter paz no coração e atravessar o oceano de angústia com um sorriso no olhar. Ao passo que indivíduos com todo o tipo de conforto não encontram estímulo para sair da cama. Há exemplos de empresários que perdem suas empresas e experimentam o gosto amargo do fracasso. Os inimigos chegam a comemorar a derrota, mas muitos conseguem dar a volta por cima e recriam seus negócios mais fortalecidos.
Em períodos de crise, quantos profissionais são demitidos, mergulham em um novo projeto e voltam em uma empresa muito melhor? Quantas pessoas experimentam dramas na vida, mas fazem dessa dificuldade o alimento do seu espírito e transformam suas vidas?
Ao analisar seu problema minuciosamente, você pode perceber que ele não é dos mais pesados de carregar. A tendência é cada um pensar que o seu problema é o pior do mundo. Mas as dificuldades não estão baseadas no tamanho dos problemas, mas, sim, na capacidade de lutar para virar o jogo.
Portanto, logo depois de sentir a dor gerada por uma adversidade, saia atrás de uma solução, porque esse é o caminho para deixar a existência leve. Chorar em um momento de infortúnio é normal, mas ficar chorando a vida inteira é masoquismo. Os líderes conseguem, em meio a uma desgraça, analisar a situação, pensar em novas opções e dar a grande virada na carreira e na empresa. São nesses momentos de dificuldade que você tem a oportunidade de ser o modelo para sua equipe.
As pessoas sempre vão se inspirar em você mesmo que você não saiba. Se desanimar, elas também desanimarão. Se lutar com bravura, todos vão seguir seu exemplo. Eu, particularmente, fico muito feliz quando vejo o presidente da organização trabalhando junto à equipe com fé e determinação. Pois esse compromisso incendeia o time e todos superam os obstáculos com certeza e coragem.
Napoleão Bonaparte, sem dúvida, foi um dos maiores líderes que este mundo já conheceu. Certa vez, seu exército estava se preparando para uma importante batalha, contra um contingente três vezes superior e equipamento mais evoluído. Napoleão avisou aos generais que estava indo para a frente da batalha, e estes procuraram convencê-lo a mudar de ideia. Tudo em vão, não houve nada que dissuadisse Napoleão da ideia. Disse ele: - É mais fácil puxar do que empurrar!
E Napoleão tem razão: quando você está junto, as pessoas deixam-se contagiar por sua energia vencedora. Quando o líder assume os riscos com a equipe, suas palavras ganham credibilidade. Quando o líder toma para si as consequências de suas decisões, obtém o respeito de seus colaboradores. Quando você vai para a frente da batalha com seus funcionários, sua equipe se sente protegida para arriscar. A simples presença do líder faz despertar a coragem e a confiança de todos. Por Roberto Shinyashiki - psiquiatra e autor

Pequenos produtores agrícolas precisam de suporte e o
microsseguro pode ajudar


Contratamos um seguro para prevenir o orçamento empresarial ou familiar de um evento danoso sobre o qual, muitas vezes, preferimos nem pensar. Pessoas em geral alocam despesas com base em suas necessidades de sobrevivência. Logo, os eventos inesperados ficam no fim da lista, principalmente, para famílias de baixa renda.
Para esses casos foram criados os microsseguros, que começaram a ser usados no Brasil nos anos 2000, projetados para atender necessidades específicas de pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade econômica, dando acesso a serviços financeiros, como crédito e seguros.
Não demorou para que a novidade chegasse ao campo, com a criação do microsseguro rural, cuja finalidade é atender pequenos agricultores e comunidades rurais de baixa renda, viabilizando a proteção financeira, em casos de eventos danosos, como perda da produção agrícola em decorrência de condições climáticas, tempestades, incêndio, ventos fortes.
O microsseguro rural pode oferecer diversas coberturas, a depender das necessidades dos agricultores. As mais comuns protegem contra perdas na produção, danos causados por eventos climáticos extremos, acidentes pessoais, doenças e morte. Em todo o Brasil, muitas cidades são abastecidas por pequenos produtores agrícolas, que precisam de suporte para promover o desenvolvimento econômico e sustentável. O microsseguro pode ajudar.
Como funciona? O segurado faz o pagamento do prêmio e, em caso de sinistro, será indenizado. O microsseguro promove a estabilidade econômica e social nas áreas rurais, incentivando o desenvolvimento sustentável dessas regiões.
A diferença para o seguro agrícola tradicional é que este é voltado para grandes produtores rurais e empresas do agronegócio, enquanto o microsseguro rural é direcionado para agricultores familiares e pequenos produtores rurais. Além disso, difere do seguro popular, uma vez que é destinado às famílias de baixa renda, enquanto o microsseguro é para todos os tipos de consumidores.
Como qualquer outro seguro, é de suma importância o conhecimento das clausulas contratuais e a leitura e compreensão das condições gerais. Essas informações protegem a relação contratual entre o segurado e a seguradora, alcançando o princípio da boa-fé objetiva nos contratos de seguro.
O microsseguro rural é fiscalizado pela Susep, que, por meio de portarias e circulares, dispõe sobre os princípios e as características gerais para sua operação. Assim, mais uma vez, o mercado securitário impulsiona a economia brasileira, trazendo inovação e acessibilidade à população de baixa renda. Fonte: Susep

Utilizando a IA para transformar o setor de seguros de vida


Com o número ilimitado de oportunidades da inteligência artificial (IA), muitas empresas examinam como podem incorporá-la nas suas operações. No entanto, antes que as companhias de seguros de vida determinem a estratégia, governança e implementação de IA, precisam de olhar para as suas organizações e determinar se estão devidamente preparadas para os benefícios potenciais da IA.
O setor de seguros de vida está no meio de uma revisão tecnológica. As empresas reconheceram que a sua tecnologia legada, tanto de front-office como de back-office, não consegue acompanhar as exigências modernas e está cara para manter. Os sistemas desatualizados também não são compatíveis com novas tecnologias, como a IA, e não conseguem aproveitar os grandes volumes de dados acumulados pelas seguradoras.
As seguradoras de vida embarcam na transformação digital em um esforço para trazer suas operações para o século XXI. No entanto, a maioria dessas transformações não foi concluída. De acordo com enquete da Equisoft, 42% dos entrevistados disseram que estavam no meio da implementação, enquanto 37% disseram que estavam na fase inicial da implementação. Além disso, 21% disseram que estavam apenas na fase de planejamento da transformação digital e nenhum dos entrevistados havia concluído a jornada.
Para que uma seguradora passe totalmente pela transformação digital, pode levar anos, até décadas, dependendo da quantidade de sistemas que precisam ser atualizados, da expertise da equipe, do total de recursos disponíveis e da complexidade da organização. Mesmo depois de concluída uma parte da transformação digital, as organizações ainda têm um longo caminho a percorrer antes de estarem totalmente prontas para implementar a IA.
Parte disso se deve aos dados. Para aproveitar a IA, é preciso fazer da migração ou integração de dados um pilar central da transformação digital, o que inclui garantir que os dados estejam devidamente formatados e atualizados. Se já está 10 passos atrasado na capacidade de acessar e utilizar dados, não será capaz de aproveitar as oportunidades de próximo nível.
Bons dados são marcados pela qualidade, quantidade e diversidade. Isso significa que todos os dados devem ser precisos, completos e consistentes. Dados armazenados em diferentes departamentos ou sistemas são muito mais difíceis de acessar, gerenciar e agregar do que dados localizados em um local centralizado. Se você não consegue acessar seus dados facilmente, isso significa que os sistemas de IA também não conseguem.
Antes de mergulhar na IA, determine como ela se encaixará na estratégia e visão geral de negócios da sua organização, bem como definir orientações sobre como ele será usado. Isso pode incluir proteções para garantir que a tecnologia não agrave ou crie distorções de dados.
Embora a IA possa ajudar as companhias de seguros a melhorar os processos internos, subscrições e produtos, a tecnologia só será tão boa quanto a qualidade dos dados e as práticas de dados que a impulsionam. Se sua organização deseja aproveitar a IA, você precisa primeiro construir uma base sólida de dados, que serão transformados em fontes ricas de insights, melhoram a experiência do cliente e as operações gerais. Fonte: Digital Insurance


Saúde: O poder do silêncio


Pesquisa indica que dois minutos de silêncio tem efeito mais calmante do que ouvir música relaxante. Quanto silêncio há em seus dias? Provavelmente, muito pouco. Pode ser a televisão que fica sempre ligada, o aparelho de som ou sua família que não para de falar o dia todo? A verdade é que ficar sem nenhum barulho é cada vez mais raro, mas cientistas apontam que se afastar de ruídos pode beneficiar a sua saúde.
O silêncio ajuda o cérebro a descansar, colaborando com a aprendizagem e fortalecendo a área responsável pela memória e emoção. Como prova, um estudo realizado em 2013 com ratos de laboratório mostrou que os animais que passaram duas horas por dia sem barulho algum acabaram desenvolvendo novas células no hipocampo.
De quebra, também proporciona o autoconhecimento, já que estimula a reflexão! Além disso, pesquisas indicam que a falta de som ajuda o cérebro a descansar, fazendo com que seja capaz de assimilar melhor informações internas e externas.
Também, o excesso de ruídos pode ter um efeito físico relevante no cérebro, resultando em níveis elevados de hormônios do estresse. Quem vive em um ambiente barulhento tem maiores chances de experimentar índices cronicamente elevados de esgotamento e estresse. Ou seja, o silêncio evitaria esses problemas, proporcionando calma e tranquilidade.
A ciência também da observou que a poluição sonora pode ter efeito sobre o desempenho de tarefas cognitivas. O excesso de barulho prejudica até mesmo as crianças, refletindo em piores resultados na escola.
Curiosamente outra pesquisa publicada na revista Heart descobriu que dois minutos de silêncio podem ter ainda um efeito mais calmante do que ouvir música calma. Ou seja, separe um tempo diariamente para ter esse hábito e cuidar da mente para um maior bem-estar. Fonte: Viva Saúde


Orientação segura:
SMS: ele ainda é um canal estratégico?



Todos nós recebemos, diariamente, diversas mensagens por SMS em nossos celulares. Pode parecer algo defasado frente a tamanhos canais tecnológicos disponíveis atualmente, mas, até hoje, este sistema de mensageria curta é um meio extremamente estratégico para a comunicação das empresas com seus clientes, se mostrando como um serviço muito importante de ser investido por sua versatilidade de uso e, acima de tudo, grande abrangência de impacto.
Uma das alegações erradas sobre o SMS, quando comparado aos outros sistemas, é o fato de que são poucas as pessoas que abrem e visualizam essas mensagens ? em um argumento muito fácil de ser quebrado. Além de ter um alcance de 98% quando enviados, segundo dados divulgados pelo Text Message Marketing Report, 90% da população visualizam os comunicados em até três minutos após seu recebimento, o que demonstra sua ampla aceitação no mercado.
Essa eficiência também se confirma quando avaliamos sua rapidez de funcionamento, uma vez que viabiliza o envio de mensagens de forma praticamente instantânea e, ainda, com um investimento muito menor do que o visto com outros canais. Esse custo reduzido é um dos maiores atrativos do SMS, especialmente para empresas que desejam realizar campanhas massivas, tanto para públicos diferenciados quanto segmentados, com conteúdos específicos para cada um deles.
Por mais que a disponibilidade de ferramentas altamente tecnológicas seja atrativa e importante de ser investida pelas companhias, nem sempre esses recursos serão os mais assertivos para manter uma comunicação próxima e fiel com seus clientes. Todo negócio precisa estudar o perfil de seu consumidor, compreendendo onde ele está e de que forma prefere ser abordado, para que atenda essa preferência e o deixe satisfeito em sua jornada de interação.
Afinal, dos 80% dos consumidores que afirmaram gostar de receber ofertas por texto, de acordo com outro estudo feito pelo Simple Texting, 53% preferem se relacionar com marcas que utilizam SMS. Estes dados evidenciam que, mais do que analisar qual público querem atingir, é imprescindível verificar em qual canal querem se relacionar com sua empresa, assegurando essa demanda de forma segura e não invasiva.
Uma boa campanha deste sistema de mensageria deve prezar pelo grande desafio de unir credibilidade ao envio de mensagens curtas, objetivas e claras. Por mais que o SMS seja um dos canais mais utilizados, é preciso planejamento ao incorporá-lo nas estratégicas corporativas. A única forma de garantir que atinja uma ampla abertura e impacto no público-alvo é através da elaboração e manutenção de uma boa base de dados dos clientes, acompanhando todos os retornos obtidos a cada envio e, acima de tudo, não insistindo em manter uma comunicação com aqueles que já demonstraram não ter interesse em continuar neste canal. Fonte: Segs


Ação Positiva:
"Transportai um punhado de terra todos os dias e farás uma montanha." Confúcio

Certa Seguros
Avenida Getulio Vargas 1403N Sala 201
Ed. Don Ricardo
Centro, Chapecó/SC
certa@certacorretoradeseguros.com.br
(49)3321-1100

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